CRM para B2B: saiba quais os benefícios de se usar e os principais tipos
Diante do cenário comercial atual, fazer uso do CRM para B2B é uma das melhores maneiras para trabalhar, especialmente pelas suas funcionalidades e benefícios. Com o objetivo de automatizar processos e fortalecer a organização, é indispensável ter um mecanismo compatível com os requisitos da empresa para entender os seus clientes.
Não adianta possuir a melhor tecnologia do mercado se você não sabe as preferências dos consumidores e nem o que eles procuram. Para conhecer adequadamente cada um desses perfis, contar com um CRM de qualidade é fundamental!
O que é o CRM para B2B e para que serve?
O Customer Relationship Management, abreviado para CRM, é um software de gestão de relacionamento com o cliente responsável por auxiliar a melhorar a comunicação com os compradores. Tudo isso passando por todas as etapas de venda, que vão desde o processo de marketing, funil de vendas, até o seu atendimento propriamente dito.
Com o CRM para B2B, você tem acesso e armazenamento de informações extremamente úteis! Dados como nome, endereço, número para contato, e-mail, métricas relacionadas às compras e quantas vezes acessaram o produto disponibilizado pela sua marca são exemplos de tais informações de grande valor.
Qual a importância do CRM para B2B?
Processos ultrapassados que precisam de muito esforço manual são dispensáveis quando decidimos trabalhar com um CRM para B2B, especialmente pela ferramenta se tornar responsável por agilizar os processos empresariais. As informações são mais acessíveis, e dessa forma você verifica os dados em tempo real sem precisar pesquisar por diversos papéis armazenados em gavetas.
Além disso, a sua empresa se torna mais organizada por não ter que lidar manualmente com as planilhas de Excel. Perde-se muito tempo com isso e o que deveria ser prático para a sua equipe se torna um verdadeiro desafio por precisar gerenciar mais de mil contatos e checar uma informação de cada.
Para automatizar o trabalho dos seus colaboradores e o seu, atuar com o CRM para B2B é a melhor maneira de direcionar o tempo que sobra a outras atividades e aumentar os lucros. É possível telefonar ao cliente, falar sobre o produto, explicar como funciona e suas vantagens, persuadindo o comprador para fazê-lo comprar.
Quais os benefícios do CRM para B2B?
Incluir o CRM na sua empresa proporciona muitos benefícios, principalmente por manter as informações dos compradores organizadas. Além de que, com isso, será possível encontrá-las rapidamente sempre que precisar consultar algo. E este é o caso da plataforma da Data Stone, a Stone Station, que entrega os dados B2B rapidamente e de forma organizada para você analisar!
Assim, você poderá entender em qual etapa do funil de vendas eles estão, para entrar em contato e ter maiores chances de fechar negócio. Os benefícios não param por aí, pois além de aumentar as chances de venda, o CRM para B2B também garante:
Aumento da produtividade
Com o uso do CRM na empresa, a sua equipe obtém dados mais seguros, evitando realizar tarefas repetitivas manualmente e encontrando o que precisam em minutos. Os colaboradores conseguem focar em novas atividades, como a nutrição de leads e o fortalecimento da relação com os clientes mais antigos, para mantê-los fidelizados.
Ajuda a segmentar os clientes
A segmentação de clientes é fundamental para entender as necessidades de cada um e proporcionar sempre o melhor atendimento. Com o CRM para B2B, você organiza os compradores por setores ou origens, se necessário.
Melhora o relacionamento com os clientes
Com o CRM você entende as necessidades dos leads e, dessa forma, proporciona sempre as melhores soluções aos compradores, entregando satisfação em atendimento por ser ágil e saber como lidar com problemas.
Centralização de informações
Se você já lidou com muitas pastas cheias de informações de clientes e não conseguiu encontrar nada do que precisava, sabe da importância de centralizar os dados em um mesmo sistema. Com o CRM para B2B, você consegue encontrar o que deseja e entra em contato imediatamente com os leads para apresentar produtos ou serviços.
Acompanhamento de resultados
A tomada de decisões se torna mais assertiva por você obter relatórios completos e avaliar as métricas em tempo real, além de entender se há problemas, qual o melhor caminho seguir para ampliar os resultados e traçar a melhor solução para resolver o que for preciso.
Quais são os tipos de CRM para B2B e qual o objetivo de cada um?
Existem diversos CRMs e cada software possui um objetivo sempre com foco nas informações dos clientes para entender quem eles são, o que precisam e como eles interagem com a sua empresa.
O CRM para B2B pode ser encontrado em sua versão operacional, analítico, colaborativo, estratégico, de vendas e cobranças. Para ter controle sobre os clientes, até mesmo os inadimplentes, é necessário obter todos os dados para tomar boas decisões e encaminhá-los a processos variados.
CRM de cobrança
O principal problema de muitas empresas é lidar com clientes devedores, porém, com a Stone Station você adquire todas as informações dos inadimplentes para entrar em contato por e-mail, WhatsApp ou ligação e efetuar a cobrança do pagamento.
Como diferencial, a ferramenta te ajuda a evitar prejuízos financeiros por comparar as informações fornecidas pelos clientes com a base de dados da Data Stone, em que você avalia possíveis fraudes ou inadimplências rapidamente.
CRM operacional
Um dos modelos de CRM tradicionais, cuja função é a de coletar dados para os colaboradores entenderem melhor os clientes antes de entrar em contato. Com esse tipo de nutrição, a sua equipe melhora a comunicação com os compradores e impulsiona os resultados em vendas.
CRM analítico
O foco do modelo analítico é verificar informações como gráficos e dados obtidos através do CRM para B2B operacional, cruzar os dados e encontrar soluções inteligentes para você ter assertividade e melhorar as suas ofertas.
CRM colaborativo
O CRM colaborativo é aquele que auxilia as equipes dos setores de vendas, suporte, marketing e atendimento a trabalharem baseados em informações reais que os permitem atender todas as necessidades dos compradores.
CRM estratégico
O objetivo do estratégico é avaliar o mercado, mapeando oportunidades e ameaças, além de analisar os pontos fortes e fracos da sua companhia. Dessa forma, possibilitando que você defina novas estratégias para melhorar a gestão e fortalecer o desempenho empresarial.
CRM de vendas
Para melhorar as vendas, a sua equipe precisa de um CRM para B2B que ajude a organizar as informações antes de iniciarem o contato com os clientes. Com todas as informações coletadas dos tópicos anteriores, os colaboradores concretizam boas vendas em pouco tempo, sem precisarem ler dezenas de informações contidas em papéis.
Como adquirir CRM para B2B?
Para adquirir o CRM adequado, é preciso entender a necessidade da sua empresa e escolher o software mais adequado. A plataforma Stone Station, disponibilizada pela nossa equipe da Data Stone, trabalha com a cobrança de inadimplentes e é voltada também ao marketing e vendas, possibilitando que você realize várias atividades em um mesmo lugar.
O CRM para B2B da Data Stone foi feito para ajudar você e o seu time a manter plena organização das informações dos clientes. Além de permitir saber quem são eles e o que procuram, para assim deixá-los engajados e consumindo os produtos e os serviços da sua organização regularmente, seja pelas vendas ou pela nutrição em e-mail marketing, ou WhatsApp.
Além disso, ao escolher a Stone Station, você descobre se os clientes que interagiram com a sua marca são de confiança, se pagam o que devem e não tem risco de se tornar devedores. Caso você descubra esse tipo de informação, consegue separá-los por categorias de “inadimplentes” ou “perfis ruins”, ou seja, aqueles que não estão aptos a passar por negociações.
Temos todas as soluções que você precisa para resolver os problemas com maus-pagadores e obter o dinheiro de volta. Feche contratos com os melhores perfis do mercado para fazer a sua empresa crescer e se fortalecer com segurança e praticidade!