5 dicas de como melhorar o consumo das suas APIs. Veja!
APIs são frutos da evolução proporcionada pela tecnologia nesses últimos tempos. Graças a essas criações, é possível deixar o negócio muito mais desenvolvido e prático. No entanto, com a diversidade existente de APIs, é comum que muitos usuários se atrapalhem e, até, desconhecem as melhores maneiras de utilizar essas tecnologias a favor de seu negócio.
Uma pergunta interessante que costuma surgir para desenvolvedores de aplicativos bancários, por exemplo, é sobre os códigos utilizados para as suas funções de pagamento.
Caso tenha ficado curioso para saber disso, através do guia completo que nós da Data Stone preparamos para você, será possível compreender a respeito dessa pergunta e, consequentemente, saber como utilizar adequadamente as suas APIs.
O que são APIs?
Uma API é um conjunto de normas que possibilita a comunicação entre softwares. Para isso, são criados vários protocolos e padrões com o objetivo de organizar essas interações. Portanto, podemos tratar as APIs como elos de ligação entre vários aplicativos e sistemas Seu nome vem do termo inglês “Application Programing Interface” que significa Interface de Programação de Aplicação.
Apesar de parecer abstrato, as APIs aparecem mais no cotidiano do que parece. Um exemplo bem prático disso são nas compras online, já que a plataforma de pagamentos precisa estar integrada com a operadora para que esta autorize ou não a compra. Essa ponte entre o site e a operadora é feita com a API apropriada para o trabalho.
Qual o objetivo das APIs?
Como vemos, o objetivo das APIs é padronizar e facilitar a criação de sistemas e aplicativos que precisam fazer determinadas funções. Através da padronização oferecida pelo seu conjunto de normas, vários aplicativos podem surgir de maneira mais prática e se comunicar com outros sistemas mais facilmente.
Imagine se cada aplicativo de envio de fotos precisasse criar um código personalizado para acessar a câmera do usuário. Isso deixaria a criação de aplicativos do tipo bem mais complicada e, consequentemente, com menos qualidade já que não se teria padrões de sistema para sistema, fator que faria alguns dispositivos terem incompatibilidade com o aplicativo criado.
Qual a importância das APIs e como funcionam?
A principal importância das APIs é facilitar a criação de diversos aplicativos e sistemas para os desenvolvedores. Dessa forma, é possível desenvolver diversas ferramentas interessantes para o bom andamento do negócio e, simultaneamente, pensar em maneiras de inovar suas funcionalidades.
Podemos pensar no funcionamento de uma API como uma espécie de contrato. Ao seguir a documentação estabelecida, uma das partes envia um pedido remoto de maneira estruturada e espera uma resposta adequada da tecnologia. Com essa troca, a integração entre os sistemas está feita.
Um exemplo da importância das APIs é em serviços de prospecção de clientes. Para oferecer um bom serviço desses, além da grande competência da própria empresa, no caso da Data Stone, por exemplo, é preciso que a API do sistema de mapas escolhido seja eficiente para que os dados tanto estejam atualizados como também sejam mais práticos de se obter.
Quais os tipos de APIs?
Para atender os diversos tipos de sistemas, as APIs se dividem em 4 tipos principais. Apesar de muito semelhantes, todas atuam com o mesmo objetivo de serem pontes para a interação entre os diversos sistemas. Confira abaixo os tipos de APIs de acordo com suas políticas de uso:
- APIs públicas;
- APIs privadas;
- APIs de parceiros comerciais;
- APIs compostas.
As APIs públicas são aquelas que possuem disponibilidade para todos os usuários utilizarem com total acesso ou com restrições. As privadas, por sua vez, só podem ser utilizadas por usuários autorizados, geralmente para sistemas internos de organizações.
As APIs de parceiros comerciais, por sua vez, são utilizadas entre membros de uma parceria de negócios. Logo, o seu acesso é mais restrito ainda e precisa de autorizações especiais para uso. Por último, as APIs compostas misturam todos os outros modelos anteriores (as características da privada e da pública, por exemplo) e podem receber modificações em sua programação para atender determinados objetivos.
Qual a vantagem de usar APIs no meu negócio?
As APIs em seu negócio podem auxiliar a diversificar as funcionalidades do seu empreendimento e, consequentemente, melhorar a qualidade de sua atuação. Com mais qualidade, a sua empresa se destaca em relação à concorrência e tende a crescer em maior volume no mercado.
Vamos voltar ao exemplo das compras online. A popularização desse modo de obter produtos teve seu maior destaque durante a pandemia de covid 19, já que esta transformou as vendas em ambientes online na forma principal de obter produtos. Com isso, diversas empresas precisaram investir em sistemas que permitissem essas compras para obter mais clientes e melhorar a relação com eles.
Para isso, o uso das APIs em seu negócio é a inclusão de meios de pagamento em seu site. Através dessa integração de sistemas, é possível incluir mais formas dos clientes pagarem pelos seus produtos e, dessa forma, deixar as vendas da empresa mais dinâmicas.
5 dicas de como melhorar o consumo das suas APIs
Como você pôde notar, as APIs são essenciais para o bom andamento do negócio. Além de proporcionar praticidade e eficiência, elas auxiliam muito na segurança das operações do empreendimento. Devido a isso, com o bom uso dessas tecnologias, surgem 7 vantagens notáveis para os negócios que o aplicam adequadamente.
Mantenha boa comunicação com o desenvolvedor
Se comunicar adequadamente com o desenvolvedor é o primeiro passo para o melhor aproveitamento das APIs. Ao investir nisso, é possível compreender como anda a aplicação da tecnologia e, simultaneamente, identificar falhas e melhorias que podem ser feitas antes de utilizar o sistema para valer.
Utilize APIs que se adequem ao seu negócio
Pela diversidade de APIs existentes, é interessante escolher as mais adequadas para o bom trabalho de seu negócio. A compreensão do objetivo da API envolve entender as necessidades de seu negócio com a tecnologia. A partir disso, tanto é possível fazer uma escolha mais precisa do tipo de API necessária como também usá-la com mais cuidado e eficiência.
Por exemplo, as APIs de integração entre redes sociais são ótimas para campanhas de divulgação. Tanto ajudam os profissionais na otimização do tempo de trabalho e, em paralelo, divulgam mais conteúdos em diferentes plataformas, fator responsável por trazer mais público consumidor ao negócio.
Entenda a importância dos testes
Os testes precisam ser incentivados tanto pelos desenvolvedores da API como pela própria empresa. Dessa forma, garante-se a identificação de erros e é possível observar qual é o alcance da tecnologia desenvolvida até o momento. Com isso, a empresa tem mais possibilidade de planejamento e noção de como usar a API para favorecer suas práticas.
Deixe o uso da API intuitivo
É preciso desenvolver APIs práticas e de simples entendimento para que o desenvolvedor consiga trabalhar com mais facilidade e o usuário usufrua da praticidade. Um exemplo do uso intuitivo das APIs é no Facebook, já que quando os usuários postam uma foto no aplicativo, eles têm a opção de postar simultaneamente no Instagram.
Foque na segurança
Por último e essencial, a API precisa ter um grande foco na segurança porque várias informações serão compartilhadas através dela. Caso os certificados de criptografia não sejam avaliados corretamente, o negócio corre risco de sofrer ataques de hackers e, desse modo, comprometer o seu trabalho.
Através de todo o artigo trouxemos para você todo o contexto das APIs e mostramos como fazer bom uso delas em seu negócio. Evoluir a tecnologia da sua empresa é um passo indispensável para seu sucesso e fazer isso com a companhia dos serviços da Data Stone é fundamental para o crescimento de todos os setores da sua empresa. Contrate-nos e veja a transformação de seu empreendimento!