Cobrar inadimplentes: saiba como a Stone Station pode te ajudar e o que não fazer ao realizar a cobrança?

Cobrar inadimplentes saiba como a Stone Station pode te ajudar e o que não fazer ao realizar a cobrança

O processo de cobrar inadimplentes, para muitas empresas, tem se tornado complexo pelo fato de não saberem como lidar com os devedores e solucionar a dívida. No entanto, existem métodos práticos de realizar o procedimento sem gerar danos à imagem do cliente ou desconforto entre ambos os lados.

Para reaver o dinheiro de seus serviços, é importante ter o apoio da Stone Station – serviço disponibilizado pela Data Stone – para entender o que acontece com a empresa parceira, avaliar a situação e buscar uma resolução amigável da melhor forma possível. Confira como podemos lhe ajudar!

O que não fazer ao Cobrar inadimplentes?

No momento de cobrar clientes B2B inadimplentes, ser educado e cordial mesmo que a empresa seja problemática previne qualquer tipo de problemas contra a sua companhia. Lidar com os devedores com grosseria não resolve o problema e pode piorá-lo com o não pagamento da dívida.

O que não fazer ao Cobrar inadimplentes
Fonte/Reprodução: original

Atenção quanto a ameaças, coação, constrangimento moral e afirmações falsas que podem ocasionar em até mesmo detenção de três meses a um ano e multa. Cobrar inadimplentes deve ocorrer de forma simples e respeitando os limites do cliente, entendendo o que acontece com a situação dele. Veja mais erros que não podem ocorrer:

  • Telefonemas insistentes: não há nada mais desagradável do que receber ligações a cada minuto. Tenha controle das chamadas para não incomodar os devedores;
  • Envio de SMS em horários ruins: mande por volta de 8h às 18h, no máximo, para não aborrecer o empreendedor;
  • Envio de e-mails: não é errado mandar o e-mail, porém fazê-lo o dia inteiro se torna cansativo e o provedor pode entender que os conteúdos são spams.

Para cobrar inadimplentes e prevenir esses erros, converse com a sua equipe e explique a importância de ligar em horários variados. Não ser insistente e usar métodos menos agressivos são fundamentais para entrar em contato com o cliente.

Por que as empresas se tornam devedoras?

As empresas não se tornam devedoras por acaso e o principal motivo é a falta de alinhamento e organização de todos os gastos que ela possui. Se não existe controle, a companhia do seu cliente pode ter muitos problemas financeiros no futuro, como a falta de pagamento do seu serviço.

Companhias novas com pouca experiência possuem o hábito de misturar as finanças pessoais com as da própria empresa. Ter uma conta separada, por exemplo, é a melhor maneira de controlar o dinheiro, empréstimos e demais serviços empresariais.

Como lidar com as empresas inadimplentes?

Entender o problema do parceiro é importante para chegar a um acordo agradável às duas partes. Com uma oferta amigável, você recebe o que precisa e mantém uma boa relação com o cliente.

Caso os compradores não tenham contratado serviços anteriores com você, é fundamental cobrar o valor necessário, apresentando vantagens para quitar o débito à vista ou parcelado com uma porcentagem de desconto para facilitar. Se necessário, entre em contato dessa forma:

  • “Olá, [empresa]! Não identificamos o pagamento de sua fatura e gostaríamos de entender se ocorreu algum problema e se podemos ajudá-lo. Estamos à sua disposição!”;
  • Bom dia, [empresa]! Entendemos que o momento atual é complicado e gostaríamos de conversar a respeito de suas faturas para negociar da melhor forma a todos. Conte conosco para solucionar esta questão.”;
  • Olá, [empresa]! Identificamos que o pagamento do seu boleto referente ao mês de julho não foi quitado. Estamos enviando um modelo novo com a data atualizada para pagamento. Se preferir, podemos negociar um prazo melhor para você”.

Estas são frases para cobrar inadimplentes antigos ou novos e podem ser usadas a qualquer momento. Ser educado, não usar temos “dívidas” e procurar entender o que ocorreu, aumentam as suas chances de resolver o problema com assertividade.

Quais são as leis de proteção dos Inadimplentes?

A Lei Geral da Proteção de Dados é uma das formas de manter os devedores seguros contra possíveis cobranças indevidas. Isto é, ao estar com dívidas atrasadas, caso o inadimplente perceba que os seus dados são usados por uma empresa que não segue as normas da LGPD, ele pode acionar os órgãos de defesa ao consumidor e a justiça.

Mesmo que você aja conforme as leis, é muito importante ter cuidado quanto às empresas que você contrata para fazer a cobrança aos clientes. Se os devedores descobrirem que a assessoria não é segura, a sua marca será responsabilizada e multada.

Por que devemos ter cuidado ao Cobrar inadimplentes?

Para evitar problemas graves como processos, você precisa se manter cordial, respeitar o devedor e manter a política da sua empresa sempre alinhada com a LGPD. Além disso, é importante verificar se a assessoria também está adequada e se a equipe se encontra alinhada. 

Cobrar inadimplentes é um procedimento fundamental para todas as marcas, porém é necessário saber como fazer e quais as formas mais seguras de solicitar o pagamento para aqueles que te devem. A Data Stone pode ajudá-lo eficientemente, possibilitando reaver o que foi perdido através de uma plataforma tecnológica e completa: a Stone Station.

Como a Stone Station pode me ajudar a Cobrar inadimplentes?

Com a Stone Station da Data Stone, você consulta dados atualizados dos seus clientes e consegue entrar em contato rapidamente com todos os que devem a você, sem precisar pesquisar por telefones ou e-mails atualizados. A equipe da Data Stone disponibiliza tudo o que você precisa para cobrar os inadimplentes e obter o dinheiro.

Como a Stone Station pode me ajudar a Cobrar inadimplentes
Fonte/Reprodução: original

Se já aconteceu de você ficar com os cadastros de compradores ultrapassados, ou demorou para atualizá-los, é muito provável que você tenha tido dificuldades de cobrá-los. No entanto, a plataforma da Data Stone te auxilia a resolver o problema rapidamente, colocando na lista verde todos os que quitaram seus débitos.

Quais os benefícios da plataforma?

Na Stone Station, você localiza os contatos com os dados atualizados e previamente organizados, entra em contato através de WhatsApp, ligações ou e-mail e realiza a cobrança em minutos. 

Mantenha o controle acerca de seus clientes, acompanhe quem paga ou quem está perto de atrasar os débitos e entre em contato e use os exemplos já mencionados para ter sucesso ao cobrar inadimplentes de sua corporação.

Faça vendas sem medo

Encontrar empresas seguras para formalizar negócios tem se tornado um desafio, porém com a Stone Station você analisa o perfil desses compradores antes de tomar uma decisão final ao confrontar as informações do cliente na base da Data Stone.

Ao fazer isto, você descobre possíveis chances desse comprador ser um inadimplente e evita fazer negócio. Manter a sua empresa segura contra empreendedores que não pagam o que devem, nunca foi tão fácil e agora com a Stone Station, você trabalha sem medo e vende para aqueles de confiança.

Tenha os melhores clientes na sua empresa

Não há nada melhor e mais seguro do que trabalhar com clientes transparentes e que pagam o que devem. Você não precisa cobrar inadimplentes e se isenta de ter futuras  dores de cabeça com perfis difíceis de lidar.

Atualize e enriqueça os seus dados

Trabalhar com dados obsoletos atrapalha o desempenho da equipe ou da assessoria contratada. Com a Stone Station você atualiza as suas informações e as enriquece com dados novos, que ajudam o seu time a localizar e cobrar inadimplentes rapidamente.

Além disso, você obtém informações precisas sobre o CNPJ, razão social, data de abertura, CNAE, inscrição estadual, telefones de contato, endereço, dados financeiros, quadro de sócios, entre outros. 

Desenvolver a sua empresa é um processo importante e para crescer com segurança, é essencial contar com a ajuda da Data Stone que oferece as melhores soluções para você se manter seguro contra os inadimplentes.