Leads Outbound: quais as características e o seu objetivo?
Diante do atual mercado, a captação de leads outbound se torna cada vez mais frequente como uma estratégia definida dentro do marketing no B2B. Afinal, a cada dia que se passa, observamos o quanto é importante traçar um caminho em específico para gerar tais leads e cativar o público-alvo.
O cenário do marketing outbound é aquele considerado o mais tradicional, ou seja, através do uso de anúncios expostos publicamente de forma física ou digital. Não estabelecer uma estratégia para atuar nesse cenário é um erro, afinal, muitas oportunidades de gerar esses leads são perdidas como consequência.
Conhecer as características, tanto do marketing quanto dos leads outbound, seus principais objetivos e como estruturar a captação desses clientes em potencial são requisitos fundamentais para se destacar dentro do mercado e do cenário B2B. Para isso, separamos um guia com todas as informações relevantes a respeito dessa estratégia de mercado, confira!
O que é o Leads Outbound?
Antes de definirmos o que são os leads outbound, precisamos compreender o cenário no qual eles estão inseridos. Esses clientes em potencial se encontram e estão dentro do que conhecemos como marketing outbound, também chamado de marketing tradicional, no qual a empresa vai atrás do seu possível cliente, através da oferta de seus produtos ou serviços.
Esse estilo de marketing ficou bastante conhecido através das mais variadas propagandas em televisão, canais de rádio, anúncios em jornais ou revistas, outdoors, dentre outros veículos mais tradicionais. Quando adaptada ao marketing digital, podemos notar esses anúncios em vídeos ou sites, pelo e-mail marketing ou, até mesmo, em pop-ups que surgem quando abrimos links na internet.
Dessa forma definimos como leads outbound o público-alvo, ou seja, seus clientes em potencial que podem ser captados ou não através desse método de marketing. Esses leads, no caso, serão todos os que a sua empresa terá tido contato de forma direta e ativa durante essa estratégia. Nesse caso, podemos ainda citar um exemplo prático para ter um entendimento melhor utilizando a plataforma fornecida pela Data Stone.
Vamos supor que você, empresário, deseja ter informações de outras empresas que sejam do mesmo nicho que o seu e que, de certa forma, necessitem dos produtos ou dos serviços ofertados pela sua companhia. Ao acessar a plataforma da Data Stone, é possível ter acesso aos principais contatos dessas empresas, utilizando filtros que permitem uma melhor segmentação desses futuros clientes.
Quando coletamos uma informação de contato através da plataforma, como, por exemplo, o e-mail, é possível fazer um contato direto com um grupo de empresas que tenham interesse no que você tem a oferecer. Nesse caso, isso se trata de uma geração de leads outbound, por meio do contato direto e ativo feito pelo e-mail marketing.
Qual o objetivo de gerar leads outbound?
A base para qualquer campanha de marketing, seja ela digital ou não, é conseguir captar cada vez mais clientes para o seu negócio, não é mesmo? No entanto, essa conversão não é possível sem que antes ocorra a geração de leads outbound. Dessa forma, o principal objetivo de gerar os possíveis clientes está na alta chance de conversão que eles possuem.
Por meio de técnicas e estratégias presentes dentro do marketing outbound, é possível gerar tais leads por meio de uma chamada ativa, entrando em contato com as respectivas empresas por meio de informações como e-mail ou telefone, que podem ser facilmente obtidas na plataforma da Data Stone.
Quais os benefícios de gerar Leads Outbound?
A geração de leads outbound ocorre justamente por meio de diferentes métodos estratégicos que façam a atração do possível cliente ativamente, de forma que eles fiquem inseridos no contexto de seus produtos ou serviços. Quando optamos por seguir com o marketing outbound, observamos que há diferentes benefícios na hora de gerar seus leads qualificados com essa estratégia, como:
Retorno sobre o investimento (ROI) positivo
O ROI, também conhecido como Retorno sobre o Investimento, é uma métrica responsável por apresentar os resultados de todos os investimentos feitos para as campanhas construídas dentro da estratégia de marketing escolhida por meio de uma fórmula matemática onde o custo e a receita da empresa são levantados.
Como a geração de leads outbound é realizada por meio do contato ativo com um grupo de pessoas em específico, o ROI tende a ser mais eficaz e rápido, gerando resultados positivos e, até mesmo, o aumento da taxa de vendas realizadas.
Agilidade nas soluções
Por se tornar um processo mais rápido e ágil — o que, inclusive, justifica a eficácia do ROI —, há agilidade nos resultados da geração de leads outbound dentro dessa estratégia. Não só isso, como todas as informações obtidas se tornam mais precisas do que nas demais estratégias em si.
Outra vantagem dessa rapidez e fluidez faz com que seja mais fácil, também, corrigir quaisquer problemas caso algo não esteja funcionando de forma adequada. Isso porque se torna mais fácil ver onde o erro está inserido, tornando sua correção rápida e prática.
Maior produtividade e economia no tempo
Ainda comentando sobre a agilidade dos processos para gerar esses leads, como consequência dessa fluidez, garantimos uma maior produtividade da equipe de marketing e vendas, assim como economia de tempo para que se elabore mais campanhas futuras e que ajudem a elevar, cada vez mais, o seu ROI.
Qual a diferença do Inbound Marketing e Outbound Marketing?
Por mais que gerar leads outbound esteja em evidência há tempos, especialmente pelos métodos tradicionais de marketing, há ainda o inbound marketing, que vem sendo debatido com frequência dentro do cenário atual. Diferentes empreendedores procuraram aplicar, inclusive, tal estratégia para vencer certos momentos de crise.
O Inbound Marketing, conhecido também como “Marketing de Atração”, é uma estratégia na qual a empresa planeja realizar a atração e a fidelização de outras empresas que podem vir a se tornar seus clientes. Dessa forma, ela faz com que o lead tenha interesse e se direcione até a empresa para entrar em contato.
Com isso, o empreendedor deverá investir em marketing de conteúdo com qualidade e eficácia para garantir que o lead se mantenha interessado e entre em contato com a empresa para fechar negócio. Nesse ponto já dá para compreender a principal diferença entre gerar leads outbound e inbound.
Afinal, o Outbound Marketing é justamente o oposto e conta com a comunicação ativa com a empresa que você deseja converter como cliente. Enquanto um procura despertar o interesse e se comunicar com o público de forma passiva, o outbound atrai o cliente convidando-o com seus produtos ou serviços de forma ativa.
Quais as características dos leads outbound?
Mais importante do que saber sobre as diferentes estratégias de marketing, é reconhecer as principais características do público que você deseja conquistar para a empresa. Os leads outbound apresentam certas particularidades que os diferenciam dos demais, por exemplo:
- São empresas que possuem pouco ou não apresentam nenhum conhecimento sobre o seu negócio, assim como o produto ou o serviço ofertado por você;
- Inicialmente, não apresenta interesse no que você tem a ofertar, pois não é algo que eles procuram no momento;
- Apresentam uma maior chance de resistir ao contato ativo inicial, desconfiando do que está sendo ofertado;
- Necessitam de follow-up e de nutrição constantemente, para não perder o interesse.
Reconhecendo essas características únicas dos leads, é possível elaborar uma estratégia única e eficaz para entrar em contato e realizar a sua respectiva nutrição. Dessa forma, tornando o marketing outbound eficiente e garantindo os resultados que você deseja.
Gerar leads outbound pode parecer uma tarefa complicada inicialmente, mas com os dados presentes na plataforma da Data Stone se torna mais fácil de ser aplicada na rotina da sua empresa. Procure informações atualizadas sobre as empresas que você deseja ter como cliente e conquiste cada vez mais clientes para o seu negócio!