Como motivar equipes comerciais no final do mês e qual a importância?

Como motivar equipes comerciais no final do mês e qual a importância

Motivar equipes comerciais é uma tarefa muito importante para as empresas que desejam ter sucesso por bastante tempo. Sem trabalhadores determinados para cumprir todas as demandas, uma empresa não se sustenta por muito tempo no mercado. A Microsoft, por exemplo, não teria chegado ao patamar atual se os colaboradores não estivessem engajados e motivados para alcançar grandes resultados.

É interessante observar que mesmo com a revolução tecnológica dos últimos tempos, diversos donos de negócios ainda pesquisam diariamente maneiras de motivar equipes comerciais. O motivo disso não é à toa, já que os colaboradores fazem o negócio. Dado essa importância, a Data Stone preparou um material especial para você compreender a melhor maneira de motivar seus funcionários.

Qual a importância de motivar a equipe?

Saber como motivar equipes comerciais permite que a empresa mantenha um trabalho competente durante vários períodos. Isso proporciona o alcance de resultados melhores e cada vez mais consistentes. É notável como esse fato é necessário para garantir a boa saúde empresarial no longo prazo e se manter sempre a frente da concorrência.

Qual a importância de motivar a equipe
Fonte/Reprodução: original

Neste começo, é interessante entender com mais profundidade como devemos olhar o conceito de motivação. Esta palavra, em sua definição, pode ser compreendida como o conjunto de processos responsáveis por fazer alguém agir de certa maneira para atingir determinados objetivos.

Para exemplificar, imagine se a Data Stone não tivesse profissionais motivados e capacitados para encontrar o cliente ideal para seu negócio, um de seus principais serviços oferecidos. Mesmo com uma tecnologia de última geração, nada poderia ser feito com eficiência se os profissionais não estivessem motivados e dispostos para entender como usar os recursos. 

Quando a empresa deve investir em motivação na equipe?

De preferência, sempre que possível, já que motivar equipes comerciais é um fator muito útil para garantir a entrega de bons trabalhos. No entanto, há alguns períodos que pedem investimentos mais precisos e constantes, geralmente são:

  • Começo de ano ou retorno de férias;
  • Após a contratação de novos integrantes;
  • Após negociações (principalmente se estas forem ruins);
  • Ao observar que a equipe perdeu a determinação;
  • Ao final do mês ou final de semestre.

Motivar equipes comerciais no começo do ano ou após o retorno das férias é muito importante, já que o pessoal retorna de um período de descanso e pode levar tempo para se acostumar novamente ao ritmo de trabalho. Por isso, cai muito bem para esse período investir em treinamentos para revisar conceitos importantes da empresa, conversas e outras coisas que fortalecem o vínculo dos trabalhadores com a companhia.

O investimento na motivação após contratar novos colaboradores também é essencial para o bom funcionamento da empresa. Como esse pessoal está em processo de adaptação com o novo trabalho, é comum que mesmo os novatos mais talentosos apresentem ansiedade ou problemas para execução das demandas diárias. 

O investimento em motivação pode incentivá-los a corrigir esses problemas e despertar mais interesse em evoluir pelo bem da empresa. Junto a isso, os profissionais mais veteranos podem estabelecer vínculos com os novatos e ajudar para a criação de um ambiente mais profissional e harmonioso.

Em sequência, saber como motivar equipes comerciais após negociações realizadas é importante para criar nos profissionais a vontade de evoluir constantemente. Algo comum de ocorrer principalmente em empresas pequenas é um clima de tristeza após uma negociação falha, fator que pode ser detectado no trabalho.

Por fim, motivar a equipe ao observar quando ela perdeu a determinação é essencial e depende de uma constante observação das lideranças da empresa. Motivar um vendedor que perdeu o ânimo em sua última negociação faz com que ele estude melhor as formas de convencer os usuários a comprar os produtos da empresa e, por consequência, melhore sua abordagem.

Quais as vantagens de motivar a equipe no final do mês?

Motivar equipes comerciais no final do mês é bastante interessante para garantir uma série de vantagens importantes para o bom trabalho dos funcionários da empresa. Esses benefícios podem ser resumidos em 3 que sempre se repetem:

  • Profissionais mais produtivos;
  • Ambiente de trabalho mais harmonioso;
  • Incentivar a correção de erros observados para o próximo mês.

O primeiro ponto notável de empresas que motivam seus profissionais é o aumento da produtividade destes. Ao estarem determinados para atingir certos objetivos, eles apresentam uma capacidade maior de trabalhar mais e com mais qualidade. Consequentemente, a empresa sente os benefícios de vários profissionais incentivados nos resultados do período.

O ambiente de trabalho fica mais harmonioso pelo fato de todos os colaboradores estarem determinados para buscar um mesmo objetivo. Devido a esse ponto, haverá um clima maior de união profissional e o pessoal conseguirá resolver uma quantidade maior de demandas de maneira mais competente e eficiente.

Por fim, com todos os fatores anteriores atuando simultaneamente, a empresa terá uma maior garantia de que os erros serão percebidos pelos próprios funcionários e que estes possam corrigir mais rapidamente. Isso garante uma entrega melhor das demandas dos funcionários e aumenta a eficiência dessa empresa.

5 frases motivacionais para usar na motivação da equipe no final do mês

A fim de obter as vantagens de motivar equipes comerciais, as frases motivacionais podem ser um ótimo recurso para transmitir as ideias necessárias para uma equipe de sucesso. Por isso, separou-se 5 frases que quando analisadas trazem o desejo de melhoria para os funcionários de seu negócio, confira:

  • O que quer que você seja, seja bom (Abraham Lincoln).
  • Hoje é sempre o dia mais produtivo da semana (Mark Hunter);
  • Espere o melhor, prepare-se para o pior, aproveite o que vier (Zig Ziglar).

A primeira frase de Abraham Lincoln (16º presidente dos Estados Unidos) e a segunda frase de Mark Hunter (muito conhecido no universo das vendas como The Sales Hunter) podem ser utilizadas simultaneamente. Ambas têm o objetivo de proporcionar aquele ânimo importante para fechar o mês e começar outro com o máximo grau de produção com qualidade e otimização de tempo.

5 frases motivacionais para usar na motivação da equipe no final do mês
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Por fim, a última frase de Zig Ziglar é bem forte e muito útil para o final do mês, justamente por preparar os seus funcionários para diversos cenários que podem aparecer na trajetória de trabalho, sejam eles bons ou ruins. Em paralelo, a frase também ensina como lidar com esses acontecimentos e trata sobre aproveitar os recursos que se tem no presente.

Para o bom uso dessas frases a sua empresa pode fazer reuniões no final do mês e pedir que cada funcionário diga o que entende ao fazer a leitura. Desse modo, além de se comunicar melhor com os colaboradores, as frases ajudam a revelar diversos pontos que precisam de correções para o bom funcionamento dos setores.

A Data Stone pode me ajudar?

A Data Stone oferece aos contratantes diversos serviços que ajudam a empresa a direcionar o foco para cenários mais promissores e maneiras de atuar nesses contextos. O mailing list, por exemplo, permite que o seu negócio encontre o cliente ideal e consiga tratá-lo da melhor maneira possível, fator decisivo para concretizar as vendas.

Com essa capacidade de oferecer dados válidos e contato com clientes promissores, a sua equipe ficará cada dia mais motivada ao saber que o trabalho deles gera resultados. Como esse efeito vai atuar constantemente, a tendência é que com a Data Stone a sua equipe fique cada vez mais motivada e cresça com qualidade profissional.

Visto este artigo, nota-se como é importante motivar equipes comerciais e por isso contar com serviços capazes de oferecer motivos para os colaboradores ficarem inspirados é importante. Para esta tarefa, você pode contar com a Data Stone, já que a nossa experiência com dados facilita o trabalho que sua equipe poderia ter e proporciona o crescimento das relações profissionais do seu negócio junto de uma melhora significativa no cenário competitivo. Não perca essa chance!