Compliance: saiba quais são suas vantagens e qual a relação com o fator humano
Dentro do cenário B2B atual, compreender o compliance é muito importante para garantir a conformidade da empresa com diversas questões importantes para o cotidiano empresarial. Avaliar a qualidade de uma organização em seus diversos processos é essencial e, por isso, o compliance ganhou muito destaque nos últimos tempos.
Uma empresa que trabalha com alimentos, por exemplo, precisa desenvolver maneiras de satisfazer as regras que permitem a atuação dela no setor. Caso isso não existisse, com certeza ocorreriam diversos problemas relacionados à qualidade dos alimentos e haveria diversos problemas tanto com os órgãos reguladores como com os consumidores.
Por isso, o compliance demonstra um papel tão importante. Logo, para conhecer mais a respeito desse conceito tão importante, confira o material preparado pela Data Stone, com conhecimentos interessantes da área e, assim, saberá como podemos te ajudar a montar um bom compliance!
O que é o compliance?
Compliance se trata de práticas que uma empresa estabelece a fim de estar de acordo com determinadas normas, políticas e todas as regras estabelecidas para o funcionamento do empreendimento. Com essa definição, para a montagem de um bom compliance, deve-se avaliar os seguintes pontos:
- Riscos de um negócio;
- Estar por dentro das leis que regem o seu negócio;
- Criação de um código de conduta;
- Aplicar em comunicação e capacitação de profissionais.
Saber identificar os riscos de um negócio é muito importante tanto para compreender o contexto em que o empreendimento se encontra como, também, para a composição de práticas. Estas, por sua vez, devem resolver os problemas encontrados na análise.
Caso o seu negócio esteja com alto número de inadimplentes, por exemplo, esse fator pode causar uma instabilidade financeira na empresa e promover a falta de recursos. Como pode ver, essa é uma informação importante que seu negócio precisa ter e a plataforma da Data Stone, a Stone Station, permite que você organize e mapeie todos esses dados de maneira prática e intuitiva.
Buscar pelas leis que regem o seu negócio é essencial para suas práticas não as violarem e gerarem consequências prejudiciais ao empreendimento. Em paralelo a isso, é necessário um código de conduta que busque satisfazer o cumprimento das leis e promover um trabalho promissor.
Por fim, a aplicação em comunicação vai garantir que essas informações cheguem aos seus profissionais e permitir que eles se preparem para o cumprimento das exigências. Todo esse compilado de informações baseia a composição de um compliance de qualidade que serve para qualquer que seja o seu negócio.
Dado esse contexto, é importante diferenciar o compliance de gestão de riscos. Apesar de serem muito semelhantes, o compliance se trata do conjunto de ações que precisam ser seguidas por uma empresa. A gestão de riscos, por sua vez, se trata do processo de identificar e analisar os riscos que um negócio possui ou pode ter.
Ao explorar mais a respeito do termo compliance, veremos que ele tem origem inglesa do verbo “to comply”, que no português significa “estar de acordo com”. A ideia começou a ser utilizada nos Estados Unidos em 1990 para melhorar a qualidade do trabalho de instituições financeiras, inicialmente. No entanto, pela abrangência do termo, o compliance passou a ser aplicado em diversos negócios e na atualidade pode ser adaptado para todos os tipos.
Quais são as vantagens do compliance?
Dado a definição anterior, é notável como o compliance pode oferecer à empresa melhoras significativas em seu cenário de atuação. Por isso, leia atentamente as 5 vantagens mais observadas nos negócios que aplicam o compliance para entender como esse conhecimento age na prática.
Prevenção de riscos
Pelo fato do compliance promover uma maior taxa de segurança ao negócio, isso implica em uma capacidade maior de prevenir riscos. Conforme já informado, a popularização desse conceito se deu pelo contexto de práticas ilegais nos processos internos de empresas, tais como corrupção.
Portanto, uma prática consistente e eficiente de compliance auxilia a empresa tanto a identificar os riscos de seu negócio como também ajuda no tratamento deles. No contexto atual de diversas incertezas, faz-se totalmente necessário a presença desses conhecimentos para a estabilidade empresarial.
Redução de custos
Como consequência direta da vantagem anterior, o seu negócio é capaz de reduzir os custos tanto pelas boas práticas que aumentam a qualidade do negócio, como pelo maior conhecimento do cenário. Esses dois fatores combinados evitam situações que prejudicam a empresa financeiramente, como o fechamento de um mau negócio ou tomadas equivocadas de decisões, por exemplo.
Promove maior engajamento dos colaboradores
Um dos principais benefícios observados com a aplicação de um bom compliance é o maior engajamento dos colaboradores. Por se tratarem de práticas que vão satisfazer normas, a equipe precisa conscientizar os funcionários a respeito da importância delas. Por consequência, isso acaba por gerar maior engajamento devido ao senso de responsabilidade criado no pessoal – fator essencial para um bom ambiente de trabalho.
Valoriza a imagem da empresa
Uma empresa que possui altos níveis de compliance é certamente vista com bons olhos pelo mercado. Isso acontece porque, se um negócio possui conformidade com as regras estabelecidas, esse fator significa que aquela é uma empresa de qualidade e peso no mercado. Esses fatores ajudam o negócio com compliance a conseguir mais parceiros, aumentar suas vendas e diversos benefícios buscados no mundo empresarial.
Vantagem competitiva
Por fim, o resultado final de uma empresa que aplica em compliance é uma grande vantagem competitiva. Com diversos clientes no mercado interessados em conhecer uma empresa que está em conformidade com as regras, o seu negócio pode ter maior vantagem competitiva.
Um exemplo prático está no fato de que empresas que investem em boas práticas possuem mais chances de ter descontos em linhas de crédito. Devido à criação da sua boa imagem, as instituições financeiras apresentam mais opções e mais chances de negociação.
Quais são os tipos de compliance?
Há diversos tipos atuais de compliance, no entanto, vale comentar que é preciso, além de interpretar bem todas as características de cada compliance, estudar como adaptar isso de acordo com o seu negócio. Confira os principais tipos:
Regulatório
Para abrir a lista, o compliance regulatório tem o objetivo de estabelecer práticas para as empresas cumprirem com as exigências de órgãos como agências reguladoras, entidades de fiscalização e outras do tipo. Logo, esse compliance é extremamente importante visto as configurações do cenário jurídico.
Trabalhista
O compliance trabalhista é aquele que tem o objetivo de cumprir as normas trabalhistas de maneira geral. Logo, além da CLT, também se deseja estar de acordo com os contratos de trabalho, normas coletivas, regulamentos internos e diversos relacionados à área.
Ambiental
O compliance ambiental, por sua vez, visa auxiliar a empresa no cumprimento das normas relacionadas ao bom tratamento com o meio ambiente. Isso é feito através do investimento de boas práticas ambientais e aplicar, em paralelo, em análises de impacto ambiental causados pelo seu negócio.
Empresarial
O compliance empresarial é um dos mais procurados justamente por ajudar as empresas a estabelecerem boas práticas para as operações internas e externas do negócio. Portanto, seu principal objetivo é auxiliar na prevenção de fraudes, corrupção e vários outros problemas.
Financeiro
Por último, o compliance financeiro tem a ideia de oferecer ações e estratégias para uma empresa aplicar em seu ambiente para gerir bem os seus recursos financeiros. A partir de todos esses tipos, já é possível ter uma boa base de como o compliance se aplica em um negócio.
Qual a relação do compliance com o fator humano?
O fator humano é quem dita a possibilidade de se aplicar o compliance de maneira eficiente. É preciso investir na montagem de práticas que respeitem as características e potencialidades dos profissionais da sua empresa. Apesar de conhecer os funcionários não ser uma tarefa fácil nem de longe, sem pelo menos uma base desses saberes será impossível uma implantação eficiente do compliance.
Em uma das vantagens do compliance, comentamos a respeito do engajamento de funcionários que o conceito provoca. No entanto, se essas práticas não estiverem de acordo com as características de seus colaboradores, o efeito não será o desejado, independente da qualidade do compliance construído.
Mostramos para você as diversas vantagens do compliance para as empresas e falamos sobre a importância para o seu negócio. Com esses conhecimentos em mente, cabe a você implementar o conceito no seu empreendimento através dos serviços da Data Stone.
Além de enriquecer suas análises e formação de estratégias com um enriquecimento de dados sólidos, é possível encontrar o seu perfil de cliente ideal com nosso mailing list, dentre diversas outras vantagens para o mercado. Não perca mais tempo e aproveite os serviços da Data Stone!