Análise Cohort: o que é e como funciona?

Análise Cohort o que é e como funciona

Uma empresa que deseja ter sucesso em suas campanhas de marketing precisa investir em diferentes estratégias, especialmente na segmentação de leads e clientes. Para isso, realizar uma Análise Cohort é essencial – uma vez que essa técnica dá a devida atenção a esse grupo que se deseja atingir. 

O estudo feito acerca desses indivíduos é minucioso, justamente para identificar quem são os clientes ou leads que se identificam com o produto ou serviço oferecido por uma empresa. Uma vez identificado, será mais fácil elaborar estratégias e campanhas compatíveis com as necessidades desse grupo específico, e além das vendas a satisfação e maior retenção também podem ser obtidas através dessas ações. 

A Análise Cohort pode ser uma ferramenta essencial nesta etapa de descobrimento, auxiliando na observação que deve ser feita sobre determinados grupos identificando as necessidades de cada um deles. Confira com a Data Stone tudo o que uma empresa precisa saber a respeito desta prática, conseguindo resultados positivos e benefícios desejados. 

O que é a Análise Cohort e para que serve?

A Análise Cohort se trata de um tipo de observação realizada com um determinado grupo de clientes que podem ser segmentados com base em comportamentos em comum.  Dessa forma, a prática visa entender da melhor maneira como esses clientes se comportam dentro da jornada de compras. 

O que é a Análise Cohort e para que serve
Fonte/Reprodução: original

Para realizar esse estudo, são coletados os dados de navegação dos usuários e, a partir daí, algumas alterações para se chegar às respostas necessárias são feitas. Dentre elas o que se mantém, alterar ou descartar em uma estratégia de marketing para um grupo de consumidores. 

Com esta prática, um grupo de consumidores com características compartilhadas consegue ter uma análise mais aprofundada, com base em ações ou itens parecidos, tais como experiências, comportamentos, hábitos, e práticas de consumo.

Qual a importância da Análise Cohort e qual seu objetivo?

Esta análise mais completa a respeito dos grupos que compartilham dos mesmos comportamentos e hábitos possibilita estabelecer um planejamento e obter uma maior previsibilidade, uma vez que se entende quais são os grupos que devem ser alvo de uma determinada ação de marketing, seja qual for o objetivo da empresa. 

A elaboração de campanhas, desenvolvimento de produtos, processos e serviços também tende a ser impactada positivamente pela Análise Cohort. Isso porque, com o maior entendimento do público alvo e suas necessidades, torna-se mais fácil estabelecer meios de comunicação, atendimento e vendas de maneira personalizada. 

O resultado é um aumento no volume de prospecção e fidelização de usuários além de uma visão muito mais ampla do público. Vale lembrar que este tipo de análise, quando feita da maneira correta, pode realinhar as mudanças de acordo com o comportamento dos usuários, que geralmente sofrem alterações no meio digital. 

Quais os benefícios da Análise Cohort?

Uma empresa que adota como uma de suas estratégias o uso da Análise Cohort para fazer um mapeamento mais preciso e completo do público consegue realizar estratégias mais assertivas que atendem as necessidades desse grupo em especial, o que aumenta o número de vendas e resultados. Entre os benefícios estão: 

Previsão de comportamento 

As informações coletadas permitem que as empresas tenham um conhecimento um pouco mais abrangente de seus consumidores, fazendo com que seja possível prever ações e comportamentos futuros de seus clientes. 

Dessa forma, será mais fácil elaborar e oferecer aquilo que ele deseja. Por meio de campanhas e comunicação personalizada, as chances de conversão e vendas se tornam mais altas, proporcionando também uma possível fidelização. 

Melhor entendimento do negócio 

O entendimento do negócio é essencial para promover o crescimento de uma empresa, e alinhado a isso, também é importante que se compreenda quem são os clientes que vão se interessar pelos serviços ou produtos que este negócio tem a oferecer. 

Com essa visão plenamente compreendida, é possível elaborar estratégias, ofertas e soluções que sejam atrativas, chamando a atenção do público que se deseja, aumentando o volume de conversão. 

Personalização e descobertas

Um dos pontos positivos sobre a Análise Cohort é a possibilidade de personalização, que oferece um toque todo especial ao que é oferecido por uma empresa. De acordo com as informações coletadas pela análise realizada é possível elaborar estratégias assertivas e pensadas para o público que se deseja atingir. 

A análise também permite que se saiba o que o consumidor procura e o que ele compra com frequência, fazendo com que as ações de marketing se voltem para esses produtos e serviços, o que gera vendas e aumento de receita da empresa. 

As empresas que fazem uso dessa prática conseguem sair na frente, pois conseguem realizar o monitoramento de dados frequentemente, destacando nos grupos analisados o que eles desejam, surpreendendo positivamente os consumidores com soluções compatíveis ao que se procura. 

Tudo isso acontece por conta dos dados que são gerados a cada interação do cliente. Os grupos de usuários vão sendo formados com comportamentos e hábitos em comum, o que ajuda na visualização da empresa do que oferecer para esses consumidores. 

Com uma percepção mais alinhada e completa do consumidor a empresa consegue oferecer exatamente aquilo que se deseja, o que impacta positivamente nas taxas de conversão e retenção.

Como usar a Análise Cohort no meu negócio?

Para apostar neste tipo de análise, é necessário ter acesso a dados. E nisso a plataforma da Data Stone pode ajudar as empresas a alcançar os melhores resultados. Entre os serviços oferecidos, a Data Stone trabalha com o mailing list onde, com informações devidamente qualificadas, é possível ter diversas possibilidades de segmentação. 

A listagem é elaborada com dados de mercado atualizados e através de filtros personalizados. Assim, é possível atingir as empresas desejadas, obtendo sucesso na campanha e um melhor conhecimento sobre o público da empresa. A partir dessa lista, a segmentação se torna mais fácil, uma vez que as campanhas de marketing são pensadas com base nas necessidades dos clientes das listas.

Como usar a Análise Cohort no meu negócio
Fonte/Reprodução: original

Para isso é simples, a empresa só precisa estabelecer o perfil do público alvo que deseja alcançar de acordo com o que oferece, o meio de contato que será utilizado e o layout com o formato do arquivo que será enviado. 

Toda a higienização de dados (atualização constante das informações de um contato),   enriquecimento (inclusão de novas informações ao cadastro de um determinado cliente) e meios de envio (canais por onde as empresas podem entrar em contato com campanhas) também podem ser realizados pela equipe especializada. 

Oferecemos as melhores soluções em inteligência de dados para empresas, com informações qualificadas que ajudam a segmentar o público, o que auxilia na construção de estratégias de marketing específicas para os grupos analisados através da prática de analisar os grupos com hábitos em comum. 

A Análise Cohort pode ser uma alternativa para as empresas que desejam conhecer seus clientes de maneira mais íntima, a fim de oferecer a eles com os dados coletados soluções e alternativas assertivas dentro do mercado. Isso possibilita maior destaque, satisfação e possibilidades de retenção. 

É importante ressaltar que, com essa visão privilegiada dos grupos com características similares, é possível trabalhar técnicas de marketing alinhadas ao público alvo, com um toque de personalização, vantagens e ofertas atrativas a fim de conquistar esses usuários com opções de produtos ou serviços de seu interesse. 

Portanto, conte com a Data Stone para realizar a segmentação correta e obter os melhores resultados, o que irá potencializar as vendas da empresa e o atendimento aos clientes que se sentirão plenamente satisfeitos com o que lhes for oferecido.