E-mail marketing para e-commerce: quais as vantagens e como funciona?

E-mail marketing para e-commerce: quais as vantagens e como funciona?

Existem diversas estratégias de marketing que podem ser aplicadas em um negócio e entre elas está o e-mail marketing para e-commerce. Diante desse cenário, ela é direcionada dentro do B2B para as empresas que têm como foco as vendas online em seu site.

Entre tantas etapas importantes neste modelo de negócio, a busca pelos clientes e pela conversão é necessária, sendo nesse momento que as técnicas de marketing e a elaboração de campanhas assertivas para ter esses resultados são essenciais. É através da segmentação proposta pelo e-mail marketing que uma empresa conseguirá alcançar o público desejado e plenamente qualificado. 

O e-mail marketing para e-commerce se bem aplicado pode trazer muitos benefícios, além de alavancar os resultados das empresas que atuam nesse segmento. Confira com a Data Stone, tudo o que você precisa saber sobre!

O que é e-mail marketing para e-commerce?

O e-mail marketing trata-se de um tipo de comunicação feita entre duas empresas, uma fornecedora e outra consumidora, de maneira direta através do e-mail. As empresas que utilizam esse tipo de ferramenta conseguem, através de listas de contatos de sua base de clientes, enviar mensagens para diferentes etapas do funil de vendas de maneira personalizada.

O que é e-mail marketing para e-commerce?
Fonte/Reprodução: original.

Geralmente, a empresa elabora os conteúdos que serão enviados para estas listas. Esse conteúdo pode ser de ofertas e cupons de descontos, anúncio de novos serviços e produtos, além de informativos com temas relacionados ao segmento da empresa e que, de alguma forma, serão interessantes para o conhecimento do cliente. 

Qual o objetivo do E-mail marketing para e-commerce?

Este tipo de estratégia de marketing consegue realizar o direcionamento da comunicação de acordo com os públicos diferentes que a empresa deseja alcançar através do e-mail. Com isso, seu uso se torna ideal para os empreendimentos que possuem lojas online. 

Sendo assim, é possível elaborar campanhas e ações eficazes alinhadas com os clientes em cada uma das etapas de funil de vendas e atingir os objetivos desejados pela empresa, realizando conversões e promovendo um aumento nos resultados.  

Como segmentar o E-mail marketing para e-commerce?

A base do e-mail marketing para e-commerce está justamente na segmentação, e ela acontece através de listagens de clientes em sua base de clientes. O foco é realizar uma produção de conteúdo, tanto para os clientes da marca como para quem está iniciando o processo de conhecimento. 

Tudo é conteúdo, mas é preciso ressaltar que a linguagem aplicada a cada um deles será diferente. Ou seja, para um cliente que já faz parte da empresa, e já a conhece, é interessante apresentar soluções mais avançadas. Enquanto isso, para quem está chegando, uma abordagem mais suave é indicada. O intuito é fazer com ele se interesse pelo que é oferecido pela empresa e tenha o desejo de comprar. 

Como segmentar o E-mail marketing para e-commerce?
Fonte/Reprodução: original.

Para quem faz uso da ferramenta de e-mail para se comunicar com seus clientes de maneira mais objetiva, é importante considerar que esta segmentação deve ter como base as etapas de funil em que o cliente se encontra, com o objetivo de tornar a comunicação mais assertiva e que se converte em resultados para o negócio. 

A Data Stone possui o serviço de mailing list, que pode ajudar as empresas neste processo, auxiliando as companhias na prospecção tendo como base as informações já existentes, por meio de filtros personalizados.  

Quais os benefícios de usar E-mail marketing para e-commerce?

O e-mail marketing para e-commerce pode trazer às empresas que atuam no segmento online diversos benefícios, uma vez que as estratégias de marketing para este ramo de negócio são bem estruturadas e executadas. Confira como esta ferramenta pode fazer a diferença e alavancar os resultados. 

  • Conhecimento do público: Com uma base de clientes devidamente qualificada e segmentada, a empresa consegue ter um melhor conhecimento do público acerca de seus interesses, hábitos, preferências pessoais e no que a marca oferece. Isso permite uma personalização através de campanhas focadas em atender a necessidade desses consumidores; 
  • Interesse do público: Uma vez que as empresas segmentam seu público, elas conseguem aproveitar da melhor forma as oportunidades e com isso ela elabora ações e trabalha tópicos de interesse desses grupos segmentados, aumentando a sua satisfação e taxa de conversões; 
  • Aumento das vendas: Qualidade sempre será melhor que quantidade e ao realizar a segmentação de público, ainda que o número de e-mails disparados seja menor, a probabilidade de um lead abrir, clicar e comprar é mais alta, o que potencializa as vendas; 
  • Fidelização: É possível fidelizar o cliente através do e-mail marketing para e-commerce, isso porque com a segmentação correta o cliente inicia seu relacionamento com a empresa passando por todas as etapas do funil, até a conversão. A manutenção do cliente também pode ser feita através da ferramenta, fazendo com que ele volte a comprar; 

É válido destacar que o e-mail marketing para e-commerce não é apenas um envio de conteúdo para uma lista de clientes qualificada, mas sim uma oportunidade de negócio e estreitamento de relações que uma empresa pode estabelecer com as empresas que consomem seus serviços ou produtos.

Em um mercado tão cheio de situações, onde o copia e cola é uma realidade, inovar na relação com os clientes é fundamental, proporcionando experimentar novas possibilidades, incluindo novos formatos de conteúdo e de comunicação. 

Por isso, as empresas que possuem uma loja online e que desejam utilizar a seu favor a ferramenta de e-mail marketing para e-commerce, devem saber que para que as estratégias e técnicas deem certo é preciso sair do óbvio e apostar em algo inovador, explorando as infinitas possibilidades que esta ferramenta pode oferecer aos usuários, dentre elas:  

  • Conquistar a satisfação do consumidor;
  • Identificar oportunidades;
  • Promover o compartilhamento de informações úteis para sua base;   
  • Promover a boa relação do cliente com a empresa, o que aumenta as chances de indicação; 

Através de uma boa estruturação de campanha e segmentação de clientes, mais do que resultados positivos e aumento das vendas, as empresas conseguem mensurar outros pontos importantes ao utilizar essa ferramenta.

Como a Data Stone pode me ajudar com o E-mail marketing para e-commerce?

A Data Stone é especialista em inteligência de dados e conta com uma super equipe capaz de ajudar outras empresas a utilizar esse item tão importante na prospecção de clientes. Para que se tenha sucesso ao usar o e-mail marketing para e-commerce, o serviço de mailing list pode ser uma opção, uma vez que com dados qualificados é possível ter muitas possibilidades ao segmentar clientes. 

A elaboração da lista é feita com informações de mercado que são atualizadas por meio de um filtro personalizado, o que faz com que as empresas corretas sejam alcançadas, possibilitando melhor conhecimento e sucesso da campanha, que são planejadas seguindo as necessidades dos clientes presentes na listagem.

Além disso, a Data Stone também oferece a atualização dos dados periodicamente, assim como o seu enriquecimento, oferecendo às empresas soluções eficazes em inteligência de dados para negócios, contando com informações importantes, que ajudarão as empresas em seus processos, estratégias e técnicas de marketing. 

O e-mail marketing para e-commerce é a alternativa mais assertiva para empresas que atuam neste segmento, isso porque conseguem oferecer aos clientes as melhores soluções além de estreitar o relacionamento com eles. 

Por isso, apostar nas melhores estratégias e uma boa segmentação são essenciais para obter os melhores resultados. Conte com a Data Stone para ter em mãos dados valiosos a partir de uma boa segmentação de clientes, garantindo a satisfação de consumidores e aumento das vendas.