Geração de leads no mercado educacional brasileiro: como funciona?

Geração de leads no mercado educacional brasileiro como funciona

A geração de leads no mercado educacional é uma das mais específicas possível, e é por isso que a precisão, um parâmetro estabelecido e outras técnicas que necessitam de refinamento são tão necessárias para conseguir sua conquista. Muitos nem imaginam que é possível gerar leads para este segmento por conta de toda essa complexidade, porém, não só é possível, como também muito vantajoso. 

O mercado brasileiro educacional é aquecido com cerca de 40 mil escolas espalhadas em milhares de municípios, e mais de 2 mil faculdades privadas. Um número impressionante que necessita de leads, uma vez que cada curso técnico – ou superior – tem o seu próprio público. Entenda com a Data Stone como essa geração de leads funciona!

Como funciona a geração de leads no mercado educacional brasileiro?

A geração de leads no mercado educacional, mesmo que seja um dos tipos mais individuais, têm suas semelhanças com os leads tradicionais. O cliente é identificado, suas características são destacadas e, então, agrupadas em um perfil ideal, que é então trabalhado para facilitar identificar outros leads e potenciais clientes para aquela instituição. 

Mas todo esse processo não é simples, é preciso prestar muita atenção em cada detalhe, e utilizá-los estrategicamente. No processo devem ser considerados as individualidades dos cursos profissionalizantes – e instituições – oferecidos, e quais os alunos que se interessam por eles. E cada público específico tem suas características como o tipo de plataforma que costumam utilizar, conteúdo que consomem, entre outras. 

Como funciona a geração de leads no mercado educacional brasileiro
Fonte/Reprodução: original

O mercado no qual a instituição quer adentrar, geograficamente falando, também faz diferença. Isso também acontece com escolas que funcionam basicamente em EAD, afinal, o marketing quer conversar com o público de determinado local e ele pode ser impactado para gerar leads de acordo com filtros geográficos. 

Todas essas informações e parâmetros devem ser considerados para que a geração de leads no mercado educacional seja eficiente, corresponda às expectativas e possa ser utilizada em diversos setores dentro da mesma empresa. Uma vez em mãos, esses leads podem integrar diversas estratégias como: 

  • Marketing eficiente dedicado ao lead; 
  • Mailing; 
  • Sistema de mensagens que atinjam o público alvo – ou ideal;
  • Integração de estratégias de mercado; 
  • Podem ser utilizados para que os vendedores consigam prospectar esses clientes;
  • Contato direto e facilitado a todos esses leads

Veja quantas estratégias são impactadas, beneficiadas e enriquecidas pela geração de leads do mercado educacional. Por conta de todos os detalhes que integram a geração de leads, é essencial ter uma plataforma dedicada para realizar o serviço, que consiga se adequar a todos esses detalhes com qualidade e, até mesmo, que leve em conta as estratégias que podem ser empreendidas com a geração desses contatos. 

Por isso, escolher a Data Stone é uma grande facilidade para a sua empresa e isso pode mudar a realidade da sua instituição. Com a nossa plataforma, é possível não só ter uma geração de leads de qualidade, como também ferramentas e plataformas dedicadas a utilizar os contatos. Por fim, a Data Stone também pode ajudar a sua empresa a realocar tempo para se dedicar a outras tarefas, como ensinar e criar estratégias para utilizar esses dados. 

Dados importantes sobre a geração de leads no mercado educacional

A geração de leads no mercado educacional precisa se adequar a diversos fatores para conseguir alcançar o máximo de sua eficiência. Esses fatores definem o grau de desempenho que esses leads terão para a instituição e também a variedade de funções em que podem ser utilizados. 

Confira abaixo quais são esses dados essenciais, fatores importantíssimos para integrar a geração de leads no mercado educacional brasileiro na qual cada instituição deve prestar muita atenção antes de colocar o serviço para funcionar. Anote cada um deles para não errar em seu negócio! 

Tipo de curso

O principal fator que deve ser levado em conta na hora de realizar o serviço de geração de leads é o tipo de curso. Seja esse curso um fundamental da grade curricular escolar, como o Ensino Médio, Fundamental, ou se é superior ou técnico. E no caso dos dois últimos, também é necessário ponderar qual é a disciplina em questão. 

O curso de um engenheiro tem um lead específico, com características específicas, já um curso de medicina é preciso considerar outros parâmetros que impactam a geração. Essas características estruturam toda a geração de leads e precisam ser minuciosamente analisadas antes de iniciar o trabalho de geração de potenciais clientes. 

Local

O local é um aspecto importante para gerar leads e faz parte de um tipo de segmento de mercado muito clássica, o segmento geográfico. Onde sua instituição irá funcionar? Essa é uma pergunta comum para a geração de leads geograficamente estabelecidos para sua instituição. 

Mesmo que sua instituição seja EAD, um tipo de ensino que cresce cada vez mais no Brasil, é preciso ter esse segmento para trabalhar seu marketing. Inclusive, se você precisa de uma empresa que auxilie a pautar geograficamente seus leads, a Data Stone também pode ajudar a obter os melhores filtros para seus leads. 

Fatores demográficos

Por fim, é necessário prestar atenção a todos os fatores demográficos que impactam a geração dos seus leads. Entre os fatores demográficos tradicionais estão idade, sexo, renda e até mesmo etnia. Esses dados são preponderantes para que você tenha acesso ao público certo e para o curso certo em sua instituição. 

Tudo isso deve integrar a geração de leads no mercado educacional. Analise todos esses fatores no momento de extrair essas informações, para ter a certeza de que esses clientes terão mais impacto sobre sua empresa e trarão mais oportunidade de lucro. Enriqueça sua estratégia e obtenha contratos facilmente ao ter em mãos leads criados levando em conta fatores demográficos.

Como a Data Stone lida com a geração de leads?

Como vimos, a geração de leads no mercado educacional brasileiro pode oferecer diversos benefícios e ser integrada a muitas estratégias. E se você deseja obter todas essas vantagens, precisa de uma empresa dedicada ao assunto. A Data Stone, sua empresa de dados, é quem tem todas as opções de serviço para sua instituição de ensino e pode mudar para melhor seu lucro e conversão. 

Como a Data Stone lida com a geração de leads
Fonte/Reprodução: original

Com a Data Stone, você terá a oportunidade de gerar leads mais rápidos e com maior eficiência, com filtros específicos, baseados nos cursos que oferece, no público que quer atingir e em suas expectativas para o mercado. Na Data Stone, você pode personalizar os leads que quer atingir com os filtros que mencionamos, além de contar com o suporte da empresa para conseguir enviar mensagens, seja por SMS, WhatsApp ou e-mail.

Esse serviço conta com vantagens específicas, plataformas dedicadas para enriquecer os dados de sua empresa e que serão utilizadas nas mais diversas estratégias. Os leads gerados com a Data Stone podem contribuir para a prospecção direta, marketing de conteúdo, e-mail marketing e vários outros serviços.  

Como acompanhar o mercado de leads no Brasil?

É preciso ficar ligado às novas tecnologias e estar por dentro do mercado de leads no Brasil. Em média, a taxa de conversão de leads em clientes neste tipo de mercado é de 3,7%. Porém, há dados que demonstram que o serviço pode chegar a converter mais de 8% de clientes.

Ao se munir com essas novidades você garante as melhores taxas de conversão para seu negócio. Por isso, acompanhe as principais notícias, tecnologias e os serviços de prospecção, visto que esse hábito pode trazer benefícios exclusivos para seu negócio, e impactar diretamente em sua taxa de conversão. 

Sua instituição de ensino também deve focar em novas plataformas. Por exemplo, hoje muitas das prospecções e geração de leads no mercado educacional são feitas pela plataforma mobile, o que corresponde a cerca de 70% dos acessos por smartphones e outros aparelhos móveis. 

Ao investir no que há de mais atual no mercado de leads, você não garante apenas conversão, mas também consegue adequar o uso desses novos leads em estratégias complexas que buscam maiores conversões. Ao apostar nesse serviço com a Data Stone, você verá como os leads podem mudar seu negócio!