Conheça as tendencias de vendas B2B para 2024

Conheça as tendencias de vendas B2B para 2024

Conhecer bem as tendências de vendas B2B é um dos principais tópicos de atenção quando se decide elaborar o planejamento de como a empresa deve agir no período, seja ele trimestral ou semestral. Para o ano de 2023, no entanto, existiram algumas alterações devido a várias mudanças observadas na economia geral do presente ano.

Negociar de empresa para empresa sempre foi um grande desafio, tanto para os atuantes dos comércios como, também, para as empresas digitais. Logo, se você está com interesse em compreender quais são as tendências de vendas B2B que precisam estar em seu negócio em 2023, acompanhe todas as informações com a Data Stone!

Como funcionam as vendas B2B?

As vendas B2B se tratam de negociações entre duas empresas. O termo vem da expressão Business to Business, traduzido como ‘’de negócio para negócio’’, e caracteriza uma das formas de venda mais antigas e complexas do comércio. Por conta disso, várias etapas que existem nas vendas tradicionais entre cliente e empresa, ao chegar no mercado B2B, sofrem diversas alterações devido à mudança de contexto e de processos. 

Como funcionam as vendas B2B?
Fonte/Reprodução: original.

As constantes oscilações nas taxas de juros, por exemplo, implicam diretamente em alterações nos lucros que o negócio vai coletar com sua atuação. Simultaneamente, isso influencia diretamente em como as empresas vão tratar o seu lucro e guiarão as suas negociações para cumprir os objetivos necessários. 

Quais as mudanças e ou tendências do mercado B2B?

As mudanças do mercado B2B são focadas em dois pontos: melhor forma de divulgação dos produtos e o que os clientes B2B procuram para negociar. Com o retorno completo da normalidade das atividades presenciais, é preciso investir tempo para entender como divulgar os produtos, já que diversas tecnologias diferentes se desenvolveram com o tempo, juntamente de maneiras para compreender o que os clientes desejam para negociar.

Quais as mudanças e ou tendências do mercado B2B?
Fonte/Reprodução: original.

Para não ficar muito abstrato, vamos exemplificar com algo bem comum. Observa-se que muitas empresas passaram a estudar como aplicar conceitos em seu negócio que favoreçam as questões ambientais, por exemplo. O motivo disso é que as tendências de vendas B2B, no período atual, indicam que realizar negócios com empresas apoiadoras de causas ambientais auxilia bastante na reputação e garantia de qualidade da parceria.

Tendências de vendas B2B

Com todo o conhecimento proposto até o momento, percebemos a necessidade de compreender as tendências de vendas B2B. Apesar de toda a variedade de negociações no mercado, nós conseguimos compilar em 5 principais tópicos todas as tendências mais relevantes na atualidade e que podem ser aplicadas para qualquer negócio – confira!

Marketing conversacional

O marketing conversacional é bem conhecido pelos profissionais, tanto do mercado B2C como no B2B. A estratégia envolve conversas com os clientes através de meios de comunicação como WhatsApp, redes sociais ou quaisquer outras plataformas de contato. 

Para o mercado B2B, essa tendência se torna promissora justamente por valorizar a comunicação entre as empresas e, consequentemente, poder auxiliar muitos negócios a crescerem. Aplicar essa estratégia se torna ainda mais fácil com as informações de contato disponibilizadas pela plataforma da Data Stone. Estas permitem que você realize e controle campanhas eficientes, além de enviar as melhores mensagens para seus clientes em potencial!

Integração

A integração é a tendência responsável por juntar e interligar diversas etapas diferentes do processo de vendas. Desse modo, tanto o trabalho como a experiência do cliente com a empresa se tornam mais práticas e promissoras. 

O exemplo mais conhecido é a integração entre e-mail e WhatsApp, na qual a empresa oferece alguma coisa de qualidade e utiliza esse contexto para obter o contato da outra parte do negócio. Outro exemplo são as vendas omnicanal, tendência em vendas B2B e que buscam oferecer uma mesma experiência de compra para os clientes em diferentes canais de comunicação.

Apesar de ser uma prática que teve o seu auge também na pandemia, diversas empresas conseguiram transformá-la em uma grande colaboradora para o negócio e, para algumas, se tornou a forma principal. Dessa maneira, a empresa consegue efetuar vendas independente do canal de comunicação usado.

Criação de parcerias

Ter empresas parceiras é uma ótima estratégia tanto para os momentos de dificuldade como para crescimento do negócio. Com os vários desafios apresentados para o mercado B2B, as parcerias oferecem várias vantagens interessantes e, dentre elas, destacam-se o aumento de público consumidor, melhor reputação no mercado e troca de conhecimentos diferentes entre as companhias.

Adaptação às novas tecnologias

A quantidade de ferramentas tecnológicas e programas que surgem para suprir demandas de diferentes negócios não é pouca. Devido à diversidade de empresas existentes juntamente da quantidade gigantesca de dados que cada uma precisa analisar para tomar decisões faz das novas tecnologias grandes aliadas.

O período pandêmico, por exemplo, causou diversas mudanças na forma pela qual o B2B atuava. Pelo fato do contato presencial ter ficado restrito, utilizou-se o formato digital para a continuação das atividades diárias. 

Nesse contexto, vários negócios descobriram várias ferramentas que potencializam ao máximo a eficiência de seus profissionais e descobriram falhas existentes em seu modo antigo. Logo, o uso tecnológico para melhoria do trabalho é uma das grandes tendências de vendas B2B da atualidade e promete ter muitas mudanças nos próximos anos.

Ofertas estratégicas

Por último, as ofertas estratégicas são as tendências de vendas B2B que buscam entender qual oferta terá maior probabilidade de sucesso com o cliente e oferecê-la. Ela é bastante útil para organizar as informações dos clientes e, por fim, utilizá-las para solucionar o problema do comprador com mais precisão e facilidade. 

Como atrair clientes B2B?

O primeiro passo para atrair clientes B2B é ter um negócio de qualidade. Com produtos que realmente façam a diferença para o comprador, a sua empresa passará a ser bem vista pelas outras e esse aumento de reputação abrirá várias portas para futuras negociações. Junto a isso, é possível atrair clientes B2B com as seguintes práticas:

  • Estude o mercado;
  • Invista em comunicação;
  • Estude o negócio dos clientes;
  • Mostre que seu negócio busca soluções amplas.

Estar atento às atualizações que o mercado costuma fazer é essencial para que o negócio saiba como está a sua situação e possa tomar decisões mais precisas em relação às suas estratégias. O investimento em comunicação, por sua vez, além de ajudar a sua equipe a interagir melhor com o cliente, a auxilia a trocar informações importantes entre si.

Compreender bem como é o negócio do cliente vai formar um vínculo bem forte entre a sua empresa e a dele. Através disso, é possível obter negociações melhores e mais consistentes, além de estar preparado para lidar com outros compradores semelhantes.

Por fim, mostrar que sua empresa busca soluções amplas se trata especificamente de provar ao cliente a competência do seu trabalho. Ao mostrar que a negociação envolve tanto o que ele considera relevante como a sua, o comprador se sentirá mais seguro tanto pelo seu conhecimento como também pela preocupação em oferecer o máximo de soluções possíveis.

Quais são os principais desafios do mercado B2B?

O principal desafio do mercado B2B é estabelecer uma negociação que, tanto beneficia a empresa que oferece, como também a que compra. São muitos fatores que entram em jogo durante as conversas e, a partir dessa dificuldade, podem aparecer alguns desafios como:

  • Aumentar as vendas da empresa;
  • Fidelizar clientes;
  • Negociar com clientes promissores;
  • Contatar clientes adequadamente;
  • Manter boas relações com os clientes.

Durante os nossos estudos, notamos que os dois primeiros pontos da lista são os que as empresas mais sentem dificuldade. Aumentar a quantidade de vendas existentes no negócio e fidelizar os clientes não depende somente da qualidade do negócio, mas também de estratégias bem aplicadas com bastante segurança e competência.

Portanto, com o objetivo de permitir a aplicação das tendências de vendas B2B no seu negócio, os serviços da Data Stone são, sem dúvidas, a sua melhor escolha! A tecnologia que usamos permite que seu negócio, independente do nicho e tamanho, possa otimizar todas as estratégias comerciais e conquistar o sucesso no mercado B2B. Não deixe de aproveitar esta oportunidade única para desenvolver o seu negócio definitivamente!