Proposta comercial efetiva: entenda sua importância e quais as suas vantagens!

Proposta comercial efetiva entenda sua importância e quais as suas vantagens!

Elaborar uma proposta comercial efetiva é fundamental para ajudar um negócio a caminhar suas vendas com mais facilidade e praticidade. Porém, criar uma proposta comercial sempre foi um grande desafio para muitos empreendedores, especialmente, pois a comunicação e os objetivos de cada negociante muda muito com o tempo. 

Com esse cenário em mente, a Data Stone separou os dados mais relevantes para você entender a melhor maneira de montar uma proposta única para os clientes de seu negócio. Leia o artigo e entenda como os conceitos podem ser aplicados ao cenário de seu negócio para melhor absorção do conteúdo, confira!

O que é uma proposta comercial efetiva?

Uma proposta comercial efetiva é um documento no qual a empresa expressa todos os seus produtos ou serviços disponíveis para o interessado. Por causa dessa característica, existem outras nomeações como proposta de negócios, resumos executivos e dentre outros sinônimos conhecidos no mundo empresarial.

O que é uma proposta comercial efetiva
Fonte/Reprodução: original

Para mostrar na prática, veja um exemplo real: A Data Stone tem para você diversos serviços, dentre eles o enriquecimento de dados. Com esse serviço, o seu negócio terá acesso a diversas informações importantes, como o contato de fornecedores ou de empresas que precisam de seus produtos ou serviços. Essa ideia de apresentar os serviços, a utilidade e as vantagens são algumas das informações que a proposta transmite.

Qual é o objetivo da Proposta comercial efetiva?

O principal objetivo da proposta comercial efetiva é mostrar com clareza e praticidade como aquela empresa pode colaborar para os objetivos caso os serviços dela sejam contratados. Portanto, ter uma proposta comercial pode ser interpretado como uma apresentação de serviços da empresa, na qual é responsável por concretizar as negociações e ajuda o negócio a colher benefícios, como:

  • Aumentar a taxa de conversão;
  • Escolher clientes apropriados para a empresa;
  • Tratar os clientes com maior competência;
  • Entender os serviços mais buscados pelos clientes no mercado.

Ela deve ser acessada e compreendida por todos os profissionais da empresa que entram em contato com os clientes, tais como vendedores, consultores e semelhantes. Ao entender bem a proposta, os profissionais que vão entrar em contato com os clientes podem demonstrar mais certeza do que falam e transmitir segurança para o interessado.

Quais são os tipos de Proposta comercial efetiva?

Existem dois tipos de proposta comercial efetiva: a solicitada e a não solicitada. O primeiro tipo, conforme o nome revela, é uma solicitação direta do cliente. Apesar de mais rara, ela costuma surgir após a empresa entrar em contato com o cliente e, devido à comunicação, existe a solicitação da proposta. 

A proposta comercial não solicitada precisa de mais cuidado, já que o cliente não pediu pela proposta. Essas são as que mais desafiam as empresas atualmente, pois muitos clientes que recebem a ideia não possuem interesse ou condições de arcar com a proposta.

Portanto, uma prática aplicável ao seu negócio é a criação de um modelo de proposta comercial que possa ser adaptado e alterado conforme as mudanças do mercado. Dessa forma, a sua empresa sempre conseguirá atrair a atenção de clientes já que a linguagem estará adaptada ao contexto atual.

Uma Proposta comercial efetiva possui validade?

As propostas comerciais possuem prazos de entrega dos serviços que podem ser negociados com o próprio cliente ou já estabelecidas pela empresa fornecedora. O tamanho do prazo, portanto, varia de acordo com o negócio, é preciso ter bastante atenção nesse ponto para evitar possíveis dores de cabeça.

Uma Proposta comercial efetiva possui validade
Fonte/Reprodução: original

Acontece que o cumprimento dos prazos acertados na proposta é crucial, pois o cliente pode utilizar isso legalmente caso os combinados não sejam satisfeitos. Portanto, sempre que possível, revise e observe se os prazos estão de acordo e se podem ser alcançados antes de enviar a proposta para o cliente.

Como elaborar uma Proposta comercial efetiva?

A elaboração de uma proposta comercial efetiva precisa expressar da melhor maneira possível os trabalhos que sua empresa é capaz de realizar. Para mostrar esses dados no seu documento, separamos 5 itens capazes de transmitir toda a informação necessária.

Avalie os seus clientes em potencial

O primeiro passo para a criação de uma proposta comercial efetiva é a avaliação dos clientes em potencial. Acontece que, ao realizar essa avaliação, a sua empresa pode apresentar uma proposta mais trabalhada e adaptada para o convencimento de cada comprador. Para deixar a avaliação do cliente com o máximo de precisão possível, você pode preencher as seguintes informações:

  1. Nome do cliente;
  2. História do cliente;
  3. Metas para serem atingidas;
  4. Soluções possíveis;
  5. Preços;
  6. Avaliações de clientes;
  7. Termos de contratação;
  8. Informações extras.

Basicamente, a sua empresa precisa dedicar bastante energia para ter os 6 primeiros itens. Baseados nesses dados, é possível realizar a montagem de cronogramas que auxiliem o seu negócio a entender como administrar o tempo para atender a necessidade do cliente nas datas decisivas. 

Aprofundamento da pesquisa

Quando se fala em aprofundar pesquisa, trata-se de buscar os dados que não são informados com conversas comuns. Por isso, exige-se bastante cuidado nesta etapa, já que os detalhes vão decidir o andamento de partes essenciais da negociação. Portanto, para fazer uma boa pesquisa, você pode utilizar das seguintes práticas:

  • Veja as postagens do cliente em redes sociais;
  • Notícias do cliente em canais de informação confiáveis;
  • Grupos que falam sobre o negócio do cliente (Grupos do LinkedIn, conversas de Twitter são exemplos).

Por exemplo, se o seu negócio deseja fazer uma proposta comercial efetiva para uma transportadora de alimentos, é interessante pesquisar sobre como está a posição dela no mercado e tentar entender os motivos para o fato. Com essas informações em mente, é possível realizar propostas mais precisas e com maiores chances de trazerem os clientes para o seu negócio.

Estabeleça preços interessantes para a proposta

É preciso estar atento para a criação de preços que atraiam o comprador e que sejam interessantes para a empresa que faz a proposta. Apesar de ser difícil a conciliação das duas condições anteriores, é possível criar preços interessantes quando se avalia os seguintes pontos:

  • Qualidade do serviço da sua empresa;
  • Preços cobrados pela concorrência;
  • Poder aquisitivo do cliente que recebe a proposta.

Ocorre muitas vezes de uma empresa flexibilizar demais os valores com receio de perder o cliente e, consequentemente, sair em prejuízo. Por isso, planejar um valor que seja interessante para ambas as partes da negociação é uma ação capaz de auxiliar a criação da proposta comercial efetiva.

Conheça sobre escrita comercial

Entender a escrita comercial garante maior clareza na comunicação com o seu cliente e evitar situações problemáticas das partes que negociam. Para compreender esse modo de escrita, recomenda-se que você faça um estudo de:

  • Títulos interessantes;
  • Storytelling;
  • Parágrafos curtos;
  • Linguagem objetiva;
  • Elementos visuais (Gráficos, imagens e outros).

Lembre-se de tomar cuidado para não cometer exageros em alguns desses itens, como é o caso do último. Evite colocar imagens sem explicações ou que não tenham nexo com a proposta. Atente-se também a colocar informações úteis que não podem estar de fora como as condições do contrato, por exemplo.

Faça rascunhos e revise

A execução de rascunhos ajuda a exercitar a exposição de ideias em um primeiro momento e através desse ato é possível a maneira de descrever os serviços oferecidos pela empresa. A revisão, por sua vez, permite a correção de erros e a capacidade de melhorar detalhes que podem ser interessantes para a proposta.

Uma recomendação interessante é que haja um intervalo entre a criação do rascunho e a revisão se o responsável pela execução das duas etapas for somente um profissional. Ao ceder esse intervalo, ocorre uma reorganização de ideias e a pessoa consegue acrescentar e reparar detalhes com mais precisão.

Logo, percebemos como realizar uma proposta comercial efetiva é importante para uma empresa manter sua influência no mercado. Para efetuar essa etapa, você viu a necessidade de se ter informações confiáveis para a montagem da proposta. 

Para isso, pode contar com os serviços da Data Stone. Com nossos serviços, é possível garantir que seu negócio chegará em boa forma através do enriquecimento de dados, realizar propostas para os clientes mais promissores do mercado através das nossas mailing lists, dentre vários outros serviços disponíveis para o crescimento da sua empresa!