Green fintechs: entenda o que são e como funciona e qual ligação com a ESG
Em busca de transformações positivas, as Green Fintechs têm se popularizado por entregarem soluções positivas tanto para os clientes como ao mundo, por meio de estratégias sustentáveis e eficazes. Com isso, geram resultados extremamente benéficos em várias áreas.
Por atuarem com mais segurança do que as empresas normais, muitos empreendedores têm voltado a atenção para as fintechs verdes com a intenção de iniciar uma relação duradoura e de muitas conquistas. Devido a sua popularidade crescente, nossa equipe da Data Stone separou informações úteis sobre as Green Fintechs – confira!
O que são green fintechs?
As GreenTechs são companhias da área financeira que trabalham com alta tecnologia para trazer serviços sustentáveis, focados no meio ambiente e que auxiliam a criar uma economia sustentável.
Todas as green fintechs atuam em benefício da natureza, ou seja, querem diminuir os impactos ambientais causados e proporcionar aos clientes uma relação mais saudável, segura e que não prejudique o planeta.
Quais são os objetivos das Green fintechs?
Como objetivo principal, as GreenTechs querem causar impactos positivos à natureza, evitando atuar como poluentes e incentivando os clientes a consumirem mais produtos ou serviços focados no mundo sustentável.
Além disso, as green fintechs possuem financiamentos para diversos projetos ligados ao meio ambiente. Assim, também é capaz de ofertar empréstimos, investimentos e até mesmo o crowdfunding aos interessados.
O diferencial dos investimentos apresentados é que são feitos por meio de ferramentas próprias, que permitem os clientes investirem em planos voltados exclusivamente ao meio ambiente. Muitas empresas atuam com ESG, e têm se tornado uma das principais escolhas daqueles que desejam fortalecer laços com companhias mais sérias e voltadas à redução de impactos negativos à natureza.
Qual é a relação das Green fintechs e a ESG?
ESG, ou seja, Environmental, Social and Governance, pode ser traduzido no português para Governança Ambiental e Social, e tem a função de atuar com a sustentabilidade e a responsabilidade no meio social e financeiro, assim como as green fintechs que analisam as demais empresas dentro destas características. Entenda como funcionam as siglas ESG:
- Environmental ou ambiental: posiciona-se a respeito de desmatamentos, gestão de resíduos, poluição atmosférica, eficiência energética, falta de água e aquecimento global;
- Social: para melhorar a relação com a equipe, a letra S aborda temas como engajamento de colaboradores, satisfação de clientes, respeito aos direitos humanos, na proteção de dados e privacidade, assim como na diversidade entre os membros da equipe;
- Governance ou governança: com características administrativas às empresas, a inicial G trabalha com a composição de um bom conselho, na criação de um canal de denúncias, na boa remuneração dos funcionários, etc.
A Organização das Nações Unidas, em 2005, apresentou um relatório chamado “Ganha Quem se Importa” mediante uma parceria com o Banco Mundial. O processo ocorreu através de provocações a mais de 20 CEOs de financeiras gigantes no mercado sobre como poderiam integrar as características de governanças sociais e ambientais em suas empresas.
Segundo o Pacto Global, o Brasil apresenta uma relação maior com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), estando presente em 83% das companhias integradas ao índice de sustentabilidade empresarial (ISE).
É necessário integrar a empresa com o ESG?
Para você obter mais relevância no mercado e atrair clientes interessados no que a sua empresa realiza, é fundamental atuar com o ESG. O número de empreendedores que atuam com a estratégia aumentou no Brasil, atingindo 78,4% e, para você não perder vendas para concorrentes, é necessário modificar o sistema da sua companhia.
Vale ressaltar que com o fortalecimento da ESG, muitas empresas que não realizam essa integração têm perdido clientes (8,9%) e apresentam mais dificuldades para vender qualquer tipo de produto, prejudicando, portanto, o valor de mercado (4,2%).
O que também pode ocasionar dificuldades em sua companhia é a falta de verdadeiros talentos para contratar. Uma parcela de colaboradores (13,2%) tem mais interesse em trabalhar com marcas focadas com a ESG, o que inclui as green fintechs, do que aquelas que não apresentam este cuidado.
Como a Data Stone se encaixa na ESG?
A Data Stone faz parte das empresas que atuam com ESG, uma vez que esteja amplamente alinhada com a proteção de dados e privacidade de todos os empreendedores que procuram por nossos serviços.
Além disso, para você também atuar exclusivamente com as green fintechs e fechar negócios com as empresas certas, a Data Stone pode ajudá-lo na criação de um mailing list com os dados organizados e atualizados de clientes interessados no que você faz.
Quais os serviços que a Data Stone oferece para organizar os clientes green fintechs?
Com a Stone Station, a plataforma tecnológica da Data Stone, você inclui a sua lista com os nomes de todos os que interagem com a sua marca e organiza-os por categorias. A sua equipe de vendas ou marketing, por exemplo, pode se encarregar desta tarefa e separar os que estão mais avançados no funil e os que precisam de mais engajamento para serem convertidos.
Com eficiência, você vende seus produtos ou serviços e aumenta os ganhos de sua empresa, além de proporcionar um relacionamento melhor e mais duradouro com os empreendedores das green fintechs com quem você fechou contrato.
Quais serviços financeiros as Green fintechs oferecem?
Estas empresas atuam no desenvolvimento de cartões de crédito que beneficiam os clientes por cada gasto em serviços ou produtos exclusivos ao meio ambiente, além de oferecer contas para investir em diversos projetos ecológicos.
As green fintechs trabalham com a conscientização dos clientes, explicando como podem agir com o dinheiro de forma sustentável ao usar mais as ferramentas de planejamento para ter controle dos gastos.
Quais as vantagens das Green fintechs?
Para companhias que visam crescer e atrair novos empreendedores, além de fechar excelentes contratos, se torna fundamental procurar por nomes de peso, como as green fintechs que têm a atenção integral em assuntos ecológicos.
Com as GreenTechs você tem a possibilidade de trabalhar com marcas sérias, organizadas, que realizam ótimas práticas empresariais, sociais e ambientais. Saiba quais são as vantagens destas empresas:
Tem uma boa imagem e protegem os dados de clientes
Todas as green fintechs tem uma boa imagem pública justamente por demonstrar a preocupação por cuidar da natureza, prezando por valores sociais que refletem direta e indiretamente aos demais clientes.
Além disso, este tipo de empresa apresenta características relevantes que é a proteção de dados e a forma como atuam com a LGPD. Todo cuidado das informações dos empreendedores é tomada, evitando que sejam divulgadas em canais de terceiros.
Fidelização de clientes
As GreenTechs são conhecidas por suas características positivas e a forma como atuam em prol do meio ambiente, gerando mais confiança aos clientes e fortalecendo a sua imagem perante o público-alvo com interesse em investir em seus produtos.
Para ter contato maior e melhor com os principais nomes de green fintechs que interagem com a sua companhia, é necessário atuar com a Data Stone, responsável por organizar todas as informações de que precisa e entregá-las organizadas.
Com os dados prontos, você e a sua equipe tem uma tomada de decisões melhor e sabe quais dos nomes são os mais adequados para entrar em contato e vender os serviços sustentáveis.
Empresas mais competitivas
GreenTechs são mais competitivas por trabalhar exclusivamente com questões de segurança de dados de clientes e de funcionários, favorecendo também a sustentabilidade e propondo projetos ligados à diminuição dos poluentes.
Desde 2020, muitos empreendedores brasileiros têm voltado a atenção para empresas que atuam com sustentabilidade e direcionando seus esforços de negociação a elas. Para não ficar para trás, atuar em parceria com empresas sérias e focadas nos cuidados “verdes” é essencial para você e para o seu time.
Através dos serviços exclusivos da Data Stone, você entra em contato com as melhores green fintechs do mercado, vende os seus produtos e fecha negócios com mais assertividade, prevenindo falhas e obtendo resultados positivos.