CRM: veja as vantagens e estrategias para implementar no seu negocio
O mundo dos negócios B2B possui diversas ferramentas de organização e entre elas está o CRM, que possui uma importância gigante no setor comercial das empresas, afinal, é através desse sistema que é possível ter acesso a diversas informações e dados valiosos das empresas que são seus clientes, por meio de um histórico que analisa a relação entre eles e o seu negócio.
Com esses dados em mãos, os times de vendas e de relacionamento conseguem trabalhar de maneira assertiva diversas ações de vendas e estratégias que tem como objetivo captar clientes e oferecer a eles soluções para as suas necessidades – o que aumenta resultados e potencializa as vendas.
A Data Stone, especialista em inteligência de dados, compartilhará neste artigo completo tudo o que uma empresa precisa saber sobre vantagens de estratégias que podem ser feitas através do uso dos dados de CRM, além de oferecer dicas para implementar a ferramenta em uma empresa – confira!
O que é o CRM?
O CRM, que é uma forma abreviada de Customer Relationship Management, trata-se de um grande banco de dados onde as empresas possuem informações importantes sobre seus clientes e aqueles em potencial, conhecidos como leads. A ferramenta foi elaborada para auxiliar as empresas na gestão de relacionamento com os clientes, facilitando os processos.
Entres as informações que são geralmente localizadas nesse banco de dados estão desde os mais básicos como nome completo, telefone, e-mail e WhatsApp, até dados que podem ser utilizados a favor da empresa para aumentar as vendas, como o histórico de compras, feedbacks, interação nas redes sociais, o que dá uma maior clareza na visualização do cliente de determinada empresa.
É importante ressaltar que, para que esta ferramenta funcione corretamente, é necessário que as informações estejam atualizadas. Isso ajuda a facilitar o trabalho do setor comercial das empresas na hora de fazer a abordagem e conhecer o cliente mais aproximadamente.
Quais as características e objetivos do CRM?
O CRM possui o objetivo de estreitar o relacionamento das empresas com seus clientes através de informações que servem para identificar quais são as necessidades dos clientes deixando-os prontos para atender a essas demandas, gerando vendas e fidelidade.
Dessa forma, a ferramenta funciona como uma poderosa estratégia de marketing que permite conhecer mais detalhadamente os clientes, o que auxilia na elaboração de campanhas e ações para fechar vendas.
Além disso, o CRM traz às empresas muitas vantagens, entre elas o melhor desenvolvimento do funil de vendas e o monitoramento da equipe comercial, além de potencializar a estruturação das equipes. Por fim, ajuda também na criação de relatórios com informações para serem analisadas e aproveitadas a fim de alavancar resultados.
Quais os tipos de CRM?
O CRM pode ser utilizado pelas empresas de diferentes formas, influenciando diretamente na maneira que essa relação entre cliente e empresa vai acontecer. Conheça os tipos de CRM e como eles podem ser utilizados por um negócio!
CRM Colaborativo
Sua finalidade é coletar informações de maneira que todas as equipes de uma empresa consigam tocar ideias e desenvolver estratégias. Através dessa colaboração, é possível que equipes de vendas e marketing trabalhem em conjunto com a finalidade de captar os clientes – cada uma em sua área.
Enquanto a equipe de vendas entra em contato com o cliente a fim de estabelecer uma aproximação e entender o que ele precisa, a equipe de marketing vai trabalhar na elaboração de ações e estratégias que possam suprir essa necessidade, o que garante satisfação e resultados positivos.
CRM estratégico
Com esse tipo de CRM, é possível que as empresas consigam analisar todo o mercado entendendo detalhadamente como agem seus concorrentes, assim identificando seus pontos fracos a fim de obter vantagem competitiva.
Vale destacar que esse tipo de CRM pode ajudar as empresas a identificarem com antecedência as necessidades de um cliente, ou seja, isso significa descobrir antes do cliente que ele possui uma necessidade que ainda não se deu conta que precisa. Uma vez que ele descobre, a empresa já estará pronta para oferecer o que ele deseja.
CRM local
Este tipo de CRM está relacionado a maneira como o sistema é implementado, neste caso a empresa que opta por esse formato terá um servidor físico e em cada computador terá uma versão desse software baixado.
Com a ferramenta neste formato, é necessário que a empresa avalie se é financeiramente viável arcar com os custos, uma vez que ele apresenta algumas desvantagens, como a manutenção manual, a necessidade de licença para cada computador, o que pode encarecer o processo.
CRM na nuvem
Esta é uma versão da ferramenta mais prática, uma vez que ela é armazenada na nuvem, e não precisa ser instalada individualmente e também não há uma licença para utilizar esse serviço, pois ele é acessado diretamente pela internet e é só assinar a contratação do mesmo e utilizar.
Entre as vantagens deste formato, uma vez que todos os dados são armazenados e processados diretamente da nuvem, de maneira segura, além da praticidade de poder ser acessado de qualquer lugar, basta ter login e senha.
Às empresas que vão implementar o sistema de CRM, é muito importante considerar qual o formato será adotado, pois a ideia é que ele seja prático e facilitado para que todos os colaboradores tenham acesso aos dados de maneira descomplicada, otimizando o dia a dia de trabalho.
Vantagens de usar CRM
Empresas que usam CRM em suas equipes comerciais tendem a ter resultados mais assertivos, além de terem à sua disposição informações valiosas que podem ser usadas em ações e campanhas para captar novos clientes. Confira as principais vantagens de se utilizar CRM no mercado B2B!
Informações organizadas
Tudo o que uma empresa precisa está localizado no CRM e isso ajuda a otimizar o tempo dos colaboradores, uma vez que com alguns cliques já é possível ter acesso aos dados dos clientes, fazer o contato e fazer a prospecção com base no que ele precisa.
Além disso, a argumentação do vendedor estará muito mais alinhada, já que ele teve acesso aos dados e histórico do cliente com a empresa, o que pode servir para potencializar seu discurso de vendas com maiores chances de conversão.
Evolução do atendimento ao cliente
Ao utilizar o CRM, a empresa não está só investindo no possível cliente de sua marca, mas sim na qualidade do trabalho de seu vendedor, isso porque ele já entrará em contato com seu argumento de vendas detalhado, visando o que o cliente precisa.
Dessa forma, as técnicas de vendas de um vendedor potencializadas com as informações obtidas pelo CRM são capazes de proporcionar maior chance das vendas através do que será oferecido a ele.
Repertório de informações
Vale destacar que o CRM não faz apenas a coleta de informações importantes de um cliente para uma empresa, essas informações são aprofundadas em uma rica pesquisa desses clientes, oferecendo ao time de vendas todo o material necessário para fazer as abordagens de maneira assertiva.
Entre os dados utilizados estão o histórico de interação, que promove desde o início todo o contato que o cliente estabeleceu com a empresa, servindo como um dado necessário para elaborar abordagens em cima dessas ações já realizadas pelo cliente, o que torna seu argumento de venda ainda mais completo.
Estas vantagens proporcionadas pela plataforma ajudam a otimizar o tempo do time de vendas e do time de marketing, melhorando as técnicas de venda dos colaboradores, o que torna o fechamento da venda possível.
8 estratégias para implementar o CRM no seu negócio
A ferramenta CRM pode ajudar na melhora da compreensão da empresa em relação a seus clientes através dos dados. Vale destacar que ter a manutenção desses dados e o enriquecimento dos mesmos é necessário para que os resultados sejam assertivos e vantajosos.
A Data Stone é especialista em inteligência de dados e possui uma equipe plenamente capacitada a ajudar as empresas que desejam usar este item importante a seu favor através de serviços como mailing list e enriquecimento de dados, impactando positivamente na eficiência, qualidade e performance dos leads. Confira algumas estratégias para empresas!
Tenha uma cultura de relacionamento
É essencial que as marcas tenham com seus clientes uma relação mais próxima a fim de os conhecer mais detalhadamente, podendo identificar da melhor forma às suas necessidades e saná-las com assertividade.
Por isso é fundamental que essa cultura seja implementada na empresa, deixando que o cliente perceba que ele não é mais um número, mas sim que atendê-lo da melhor maneira e manter a sua satisfação são inegociáveis.
Indique as necessidades do negócio
Mais do que só vender mais, é necessário que as empresas entendam que o processo de colocar o cliente como centro de tudo, tirando o foco do produto, pode levar um tempo até que todos estejam habituados à ideia.
Uma vez que isso é feito, é necessário saber quais são os dados que podem ser utilizados pelas equipes de vendas e marketing e podem ajudar na implementação dessa cultura na empresa. Para esta etapa, conte com a Data Stone no serviço de mailing list, que é construído com base nos dados já existentes e qualificados.
Escolha o tipo
Basicamente, escolher o tipo do CRM que será utilizado na empresa é estabelecer se ele será local ou na nuvem, e apesar dessa informação parecer irrelevante, é necessário que se considere antes de implementar o sistema, pois os impactos de ambos os formatos devem ser analisados.
A ferramenta de CRM com servidor local requer uma maior complexidade, já que demanda de técnicos de TI um hardware e sistema operacional. Além disso, os processos são geralmente realizados manualmente e quando o sistema apresenta falhas, é necessário contactar esses técnicos para verificar o erro, o que pode impactar no dia a dia de trabalho.
Vale ressaltar que a manutenção neste formato tende a ser mais custosa e que cada computador deve ter esse software instalado, o que também pode impactar em custos a empresa, sendo necessário avaliar.
Por outro lado, o CRM na nuvem tende a ser mais prático, uma vez que eles são independentes e não precisam de instalação, os colaboradores podem fazer o acesso à ferramenta de qualquer lugar ou dispositivo, mediante seus logins e senha e caso seja necessário mais acessos basta reajustar o plano sem a necessidade de instalar um programa só para isso em um novo computador.
Todas essas características de cada formato devem ser consideradas pelas empresas antes de implementar o serviço, sendo necessário se atentar a funcionalidade, valores e praticidade para as equipes que usarão o sistema diariamente.
Faça o colaborador se sentir parte do projeto
Os times de vendas e marketing precisam se sentir parte da implementação de um CRM na empresa a fim de não se sentirem obrigados a fazer algo que foi decidido. Para isso é necessário que eles tenham responsabilidades atribuídas.
Uma vez que o colaborador tem voz ele percebe que a empresa considera importante o que ele pensa a respeito, dessa forma se torna mais fácil o entendimento dos setores que a implementação é para facilitar o dia a dia de trabalho e potencializar os resultados.
Divulgue a implementação
Qualquer mudança significativa em uma empresa, em especial na rotina dos colaboradores, devem ser informadas a eles. Portanto, é necessário conversar com as equipes e explicar a elas as vantagens que o CRM trará ao seu dia a dia de trabalho.
Faça a divulgação de maneira interna através de informativos e convocação para reuniões a fim de falar sobre o sistema, dando ênfase nas vantagens e na satisfação do cliente que será potencializada com tal ferramenta.
Realize testes
Para que os colaboradores tenham contato com a ferramenta que será implementada, realizar testes pode ser uma opção para as empresas com a finalidade de promover o contato do colaborador com o software.
Uma vez feito isso, peça a eles que deem feedback sobre o que acharam, dúvidas sobre o funcionamento, o que poderia melhorar na ferramenta entre outras informações relevantes. Dessa forma, esse grupo pode auxiliar na disseminação da importância da mesma no dia a dia de trabalho para os demais membros das equipes.
Faça a implementação
Os dados precisarão ser repassados ao sistema, sendo necessário ajustar as atividades diárias. É indispensável assegurar como as equipes podem começar a ser direcionadas durante o processo de implementação para que tudo seja realizado da melhor forma.
Nesta etapa, conte com a Data Stone para realizar o enriquecimento de dados, onde a higienização dos mesmos é feita mantendo tudo sempre atualizado e para que as marcas possam utilizar os dados a seu favor.
Promova treinamentos
Os treinamentos são essenciais para que os colaboradores saibam mexer na ferramenta, o que facilita o seu trabalho diário. Por isso, realizar esses encontros é essencial para que eles estejam plenamente capacitados para realizar a leitura dos relatórios, além de cadastrar os dados e fazer a movimentação do que é necessário dentro do sistema.
Além disso, as empresas podem promover cursos online de instituições de renome e especializadas no assunto a fim de que os colaboradores se capacitem, afinal, com a implementação de uma ferramenta como o CRM, repleta de dados, informações, leituras necessárias para entender as necessidades dos clientes e funcionalidades do software, é preciso ter experiência e realizar as demandas corretamente.
Para que isso aconteça, é necessário que a empresa entenda que a necessidade de capacitação dos colaboradores afetados com esta nova ferramenta de trabalho, para isso dispor de horários e dias da semana para se dedicar especialmente ao aprimoramento de conhecimento acerca do CRM é essencial.
Vale ressaltar que cada setor onde a ferramenta será implementada precisa ter um treinamento e capacitação compatível com as funções desempenhadas diariamente, a fim de compreender os impactos positivos dos dados organizados dentro de um sistema.
Implementar um CRM em uma empresa pode ser um desafio, especialmente se a empresa em questão tiver seus esforços focados em produto, o que faz com que a mentalidade de todo um negócio seja alterada, levando certo tempo já que a implementação de mudanças se trata de um processo interno.
Portanto, trabalhar na mudança de cultura da empresa com os colaboradores é essencial para que os resultados, vendas e principalmente a relação com o cliente seja construída com uma boa base de relacionamento.
Assim, através dos dados, as empresas conseguem identificar necessidades e as solucionar de formas inteligentes, estabelecendo uma vantagem competitiva frente ao concorrente com campanhas e ações assertivas, mediante informações coletadas do CRM.
Conte com a Data Stone para fazer a mensagem das empresas chegar mais rápido, além de manter as informações sempre atualizadas e enriquecidas com dados valiosos que podem auxiliar na conversão, manutenção e satisfação das marcas no mercado, potencializando sua presença frente aos concorrentes através da qualidade e alta performance na utilização de dados a seu favor.