8 dicas para transformar leads em clientes
Transformar leads em clientes é uma das etapas mais importantes do processo de vendas das empresas. Por isso, ter conhecimentos sobre essa etapa é indispensável para que toda a negociação possua a qualidade necessária para fazer o negócio crescer.
Um cenário muito comum e que perturba a paz de muitos vendedores é entender o motivo de alguns contatos não terem realizado vendas na empresa, mesmo que o perfil de clientes combine com a fornecedora. Esse cenário é clássico de um tratamento de leads não adequado e quando isso ocorre constantemente a empresa pode se ver com dificuldades de efetuar vendas.
Visto isso, você já percebeu que é preciso saber sobre os leads, pois além de ser um termo muito popular nos últimos tempos, essa categoria é estudada por todos os negócios. Para isso, confira o que a Data Stone montou para o seu entendimento ser o melhor possível com este artigo!
O que são leads e qual a importância?
Tecnicamente, leads são pessoas que já demonstraram algum tipo de interesse pelo seu negócio e ofereceram informações de contato. Graças a isso, é possível direcionar esse usuário nas etapas do funil de vendas e, dessa forma, guiar toda a sua experiência para oferecer uma proposta de vendas.
A importância dos leads, por sua vez, está no fato de que essa categoria separa pessoas interessadas ou não na sua empresa. Logo, significa que o seu negócio pode guiar estratégias específicas aos que possuem maior probabilidade de fazer as compras e, consequentemente, acabar aumentando sua base de clientes e vendas.
Como funciona um lead?
Como o lead já está em uma etapa superior no processo de vendas, o funcionamento dessa etapa começa com um tratamento mais atento pela equipe. O fato deles já terem fornecido dados de contato permite que os profissionais possam executar diversas estratégias com maiores chances de sucesso. Portanto, o segredo do funcionamento dos leads está em entender como realizar a comunicação com eles.
Para exemplificar, é justo pensar que uma empresa que vende cosméticos tem uma abordagem de vendas totalmente diferente de outra companhia que comercializa peças de carro. No entanto, o objetivo é o mesmo e as etapas de classificação do usuário também são as mesmas ou muito semelhantes. O que fará o diferencial é a forma pela qual a empresa deve se comunicar.
Quais são as melhores estratégias utilizadas para conversão de leads em vendas?
Existem diversas estratégias para a conversão de leads, pois a cada negócio há um público diferente. Consequentemente, a maneira de se comunicar com o pessoal de cada empresa muda e isso exige posturas diferentes para a equipe. Portanto, se destacam as seguintes:
- Inbound Marketing;
- Call-to-Action (CTA);
- E-mail marketing.
O Inbound Marketing se trata do investimento em blogs, postagens e outras formas de atrair usuários espontaneamente por conta do conteúdo criado. Por causa dessa característica de atração de interessados, o investimento nessa área trará quais são as dores dos clientes, conhecimento essencial para a atração e conversão de leads.
A CTA, por sua vez, costuma aparecer bastante nos artigos de sites e blogs ou em formato de vídeo de vendas. Essa estratégia se trata de um convite direto para o cliente comprar algo que sua empresa faz. Por possuir esse objetivo de vender, a CTA precisa ter uma linguagem persuasiva e atrativa que faça o leitor tomar uma decisão.
Enquanto isso, o e-mail marketing se torna um grande aliado para a conversão de leads em clientes. Acontece que as taxas de sucesso em conversões e capturas de lead com estratégias de e-mail são muito altas devido ao grande público que possui esse tipo de contato. Por isso, é indispensável investir nessa área para chamar atenção dos melhores clientes.
Apresentadas as estratégias, é preciso entender em quais conceitos elas se baseiam. Apesar das mudanças de público ou de aplicação no negócio, quaisquer estratégias de conversão de leads utilizam princípios semelhantes, tais como:
- Utilizar adequadamente os meios de contato;
- Mostrar que a empresa possui a solução buscada;
- Realizar a oferta no momento certo.
Pode perceber como cada um desses itens se faz presente nas empresas. Os meios de contato deixados pelos leads precisam ser avaliados e usados cuidadosamente para conduzir conversas que favoreçam as negociações. Em paralelo, essas conversas precisam mostrar ao cliente que a empresa possui a solução para o problema presente, o que vai depender do modo que o negócio se apresenta e da qualidade da comunicação da equipe.
Por fim, é preciso tomar bastante cuidado e realizar a oferta de venda no momento certo. Essa última etapa pode ser a mais difícil da conversão de leads, já que uma oferta em um período ruim pode comprometer a relação do cliente com a empresa.
8 dicas para transformar leads em clientes
Sabemos que o objetivo de toda empresa deve ser tornar a taxa de conversão maior do que os perdidos, já que não é possível converter todos os leads existentes. Com isso em mente, separamos 8 dicas fundamentais para transformar leads em clientes, confira!
Garanta qualidade no trabalho da empresa
O primeiro passo para conseguir converter leads em clientes é garantir que a empresa deposite qualidade naquilo que oferece. Isso além de oferecer as soluções procuradas pelos clientes também propõe argumentos para o time de vendas utilizar durante o processo de persuasão dos usuários.
Estude bem o processo de vendas da sua empresa
Estudar bem o processo de vendas da empresa vai permitir que a companhia consiga organizar toda a etapa e entender quais são os pontos que precisam de correções. Além disso, esse estudo permite que o negócio padronize as ações que deverão ser tomadas sem restringir as habilidades de cada vendedor e, dessa forma, chegar a bons índices de conversões.
Tenha conhecimento do perfil de cliente ideal para a companhia
Saber qual é o perfil de cliente ideal vai ajudar muito a equipe de vendas na tarefa de classificar a qualidade dos leads. Além de tornar essa etapa mais rápida, pois o perfil de cliente ideal ajuda os profissionais a darem mais atenção para aqueles que se aproximam mais dos padrões estabelecidos, o que ajuda a aumentar a qualidade das negociações.
Integração entre marketing e vendas
Essa dica já é aplicada em outros setores, mas na conversão de leads em clientes é onde ela surtiu bastante efeito. Com a integração do marketing e vendas, as duas equipes trabalham conceitos que envolvem divulgação do negócio e tratamento dos clientes, fator que promoverá melhor qualidade no tratamento dos leads.
Observe como outras empresas atuam
Ver como outras empresas de mesmo nicho (a concorrência) trata os seus leads é uma dica bastante interessante principalmente porque a análise trará como fruto as ações que seu negócio deve ou não tomar. Consequentemente, esse estudo permite que a sua equipe colete dados valiosos dos clientes que guiarão a formação das estratégias futuras.
Por exemplo, observar como atua uma empresa veterana de mesmo nicho e estável oferece diversas informações e, dentre elas, a maneira que ela trata os seus clientes. Simultaneamente também é viável observar os erros cometidos pela companhia para ajudar ao seu negócio não cometer os mesmo equívocos.
Conheça bem como fazer o primeiro contato
Saber como fazer o primeiro contato garantirá o interesse daquele lead na sua empresa e será um fator decisivo para criar o ambiente adequado para efetuar a proposta. Geralmente isso envolve entender as necessidades dos leads e guiar uma comunicação que seja profissional, mas, ao mesmo tempo, agradável.
Para facilitar, recomendamos que essa dica seja executada após adquirir informações da anterior. Com o conhecimento de como outras empresas atuam, é possível analisar as experiências que o lead teve com outras empresas de mesmo nicho e, dessa forma, atuar adequadamente de acordo com os dados fornecidos.
Converse adequadamente com os leads
Ter boas conversas com os leads proporciona um ambiente adequado para a formação de vínculos mais fortes entre usuários e empresas. Com isso, a relação pode avançar para cliente e companhia e, além disso, são com boas conversas que a equipe de vendas consegue obter informações preciosas a respeito do usuário que, no futuro, vão servir para a composição de uma boa proposta.
Portanto, um complemento para essa dica é incentivar os seus vendedores a tentarem vender mesmo após serem rejeitados. Essa estratégia é chamada de follow-up e, segundo a própria, os vendedores precisam realizar até 5 tentativas de contato com o lead antes de descartá-lo.
No entanto, quando se tem muitos contatos fica bastante difícil organizar a quantidade de dados, momento no qual a Data Stone se mostra eficiente com a sua plataforma Stone Station. Através dela é possível organizar como desejar vários dados para a prospecção de leads e, dessa forma, melhorar todo o processo de vendas do negócio.
Veja os feedbacks dos clientes em relação a sua empresa
Os feedbacks são ótimas fontes para que empresas possam perceber como foi a experiência dos clientes com os produtos delas. Consequentemente, conhecer como está o cenário dessa área fornecerá informações de melhorias que precisam ser feitas para diminuir a taxa de insatisfação.
Após este artigo, ainda valeria questionar como seria possível atrair todos esses leads para conversão. Principalmente para empresas pequenas ou novas no mercado, essa tarefa pode ser bastante complicada sem a ajuda de um serviço inteligente e competente como o da Data Stone.
Para a conversão de leads, o que mais se destaca em nosso trabalho é o mailing list. Com ele, o seu negócio será capaz de ter formas de entrar em contato com diversos usuários que demonstram interesse em seus serviços. O tempo e energia que a sua equipe economizaria e, em paralelo, o aumento da produtividade faz do nosso mailing list um dos serviços que mais colaboram com seu negócio.