Como o CRM pode ajudar na gestão de leads?
Apostar na gestão de leads é de grande importância para as empresas uma vez que, com base nesses dados, é possível criar estratégias assertivas para vender, fidelizar e manter uma boa relação com eles. Além disso, apostar nesse gerenciamento auxilia a marca a identificar quais são as necessidades de seu público alvo.
Esse gerenciamento dos leads, que são as oportunidades de negócio de uma determinada empresa, possibilita chances de venda únicas, que podem ser feitas com uma ferramenta conhecida do universo do marketing e dos negócios como CRM, fundamental para ajudar nesse processo.
Com a gestão de leads é possível otimizar o tempo dos times de uma empresa e facilitar o trabalho de entendimento dos clientes, com a finalidade de elaborar ações e campanhas para alavancar resultados. Saiba mais sobre este valioso processo com a Data Stone!
O que é um CRM?
O CRM trata-se de uma ferramenta que auxilia na gestão de relacionamento com o cliente, afinal, ele é um grande banco de dados onde todos os dados de empresas que negociam com a sua são armazenados. Para a gestão de leads, o CRM é a melhor via, uma vez que consegue coletar e armazenar tudo o que é importante para realizar uma abordagem precisa.
Entre os dados coletados, se destacam os mais básicos para o contato como telefone, nome completo, WhatsApp, e-mail ou informações que podem ser usadas para ajudar na elaboração de estratégias de venda, como histórico de relacionamento, feedbacks, entre outros. Vale ressaltar que é indicado que o salvamento de dados seja realizado de imediato, e que quanto mais forem coletados, maior será o entendimento desse público – o que facilita as ações de marketing e vendas.
Para ter um bom aproveitamento da ferramenta, é essencial que os dados sejam sempre atualizados e estejam prontos para uso sempre que for necessário, dessa forma, auxiliando os times a ter um melhor conhecimento do consumidor de acordo com suas necessidades e interações já feitas com a empresa.
A Data Stone, por exemplo, ajuda as empresas a realizar o enriquecimento de dados, adicionando informações importantes às já existentes, além de promover a manutenção da higienização dessas informações, o que facilita a gestão de leads tornando os contatos da base qualificados.
Como um CRM funciona?
Uma vez que a finalidade é tornar a gestão de leads facilitada para as empresas, o CRM pode funcionar de duas formas: em local ou na nuvem. Antes de considerar o tipo que será escolhido, é necessário que a empresa avalie a melhor opção.
O armazenamento local demanda que a empresa tenha uma estrutura própria, onde a ela arca com os custos de manutenção do sistema e, ainda, de uma equipe de TI para fazer o monitoramento e instalação dos sistemas em cada computador em que ele será usado manualmente.
Já o armazenamento em nuvem é muito mais prático e essa estrutura física não é necessária, uma vez que a gestão de leads no CRM acontece de maneira remota apenas com login e senha em qualquer dispositivo. Além disso, as manutenções de servidores não são necessárias e as atualizações são mais práticas.
Como o CRM pode ajudar na gestão de leads?
Na gestão de leads, a ferramenta CRM pode auxiliar fornecendo as marcas aos times de vendas e marketing dados importantes para que os leads continuem caminhando no funil de vendas – processo pelo qual eles passam até chegar ao objetivo final que é a conversão.
Uma vez com os dados corretos, as empresas conseguem se articular mais rapidamente para criar as estratégias assertivas que vão auxiliar na tomada de decisão do cliente ao final do funil de vendas, fazendo com que ele tenha a sua necessidade atendida e se sinta plenamente satisfeito.
Como funcionam a gestão de leads?
A gestão de leads funciona por etapas e para que isso funcione da melhor forma é necessário entender como elas funcionam para que os resultados sejam qualificados, trazendo às empresas muitas vantagens. Confira um pouco mais de cada etapa para entender o funcionamento.
- Geração: Trata-se de onde esses contatos são gerados. Eles podem ser coletados de maneira online ou offline, através de e-mail, redes sociais, anúncios pagos, landing pages entre outros através de mensagens que os façam se sentir atraídos;
- Rastreamento: É necessário que as equipes consigam realizar o rastreamento das atividades de um site, redes sociais, ou o tempo que ele gasta em um blog acompanhando o conteúdo, uma vez que esses dados podem ajudar a entender em qual etapa do funil se encontram;
- Qualificação: A gestão de leads também é sobre entender os interesses, sabendo o quão próximo da conversão cada um se encontra. Dessa forma, será necessário entender o que deve ser feito para que ele avance para a próxima etapa do funil, uma vez que o CRM possui dados para aprofundar as estratégias;
- Nutrição: Nutrir esses contatos significa oferecer a eles o que a empresa possui, de acordo com o que eles precisam. Dessa forma, é possível atender as necessidades e dar mais um passo a conversão;
- Conversão: Nesta etapa é necessário que as empresas consigam identificar os contatos mais qualificados para que uma abordagem mais próxima seja realizada a fim de converter a venda, suprir a necessidade e conseguir a satisfação desse lead;
Entender como funciona esse processo de gestão de leads é fundamental para conseguir realizar que eles consigam caminhar no funil de vendas, rumo a conversão, o que aumenta os resultados e potencializa as vendas.
Por que uma boa gestão de leads é tão importante?
Gerenciar leads é fundamental para empresas que investem na estratégia de inbound marketing, ou seja, aquelas que apostam em estratégias assertivas para que os leads cheguem até ela, garantindo a eficiência da ação.
Sendo assim, é válido destacar que esse gerenciamento tem como base o cuidado com esses clientes em potencial, por meio de técnicas que assegurem que ao final do funil de vendas eles serão convertidos, após passarem por diversas etapas.
Dessa forma, é correto afirmar que a importância do gerenciamento desses contatos está na curadoria de clientes que estão ou não qualificados para seguir no funil de vendas, os deixando para serem trabalhados em outro momento, ou até mesmo para entender o motivo de alguns deles não terem avançado.
O CRM, possui então nesse gerenciamento a missão de qualificar esses dados dos clientes que estão aptos para seguir no funil de vendas, dando as equipes de marketing e vendas tudo o que é necessário para que novas estratégias e ações sejam estabelecidas para que ele avance em cada etapa, até chegar ao final que é a conversão.
A Data Stone especialista em dados ajuda as empresas, por meio de uma equipe bem treinada a utilizar os dados a seu favor, potencializando a prospecção através de listas elaboradas com informações do mercado e atualizadas por um filtro personalizado, o que faz com que as marcas certas sejam descobertas, além de auxiliar no enriquecimento de dados e higienização dos mesmos.
Portanto, para garantir que listas e dados estejam devidamente qualificados, conte com a Data Stone para promover o auxílio necessário a fim de aumentar as vendas garantindo bons resultados, melhor presença de mercado e a satisfação dos clientes com um mapeamento personalizado, de alta performance e plena qualidade.