Qualificação de leads: saiba seu objetivo e o que significa MQL, PQL, SAL e SQL. Veja!

Qualificação de leads: saiba seu objetivo e o que significa MQL, PQL, SAL e SQL. Veja!

A qualificação de leads é um dos processos fundamentais para as empresas aumentarem suas vendas e segmentarem os seus clientes em potencial. A tecnologia trouxe inúmeras facilidades para vender, assim como o acesso facilitado a um público mais amplo – e, com isso, há uma necessidade mais prática de controle de seus negócios. 

Ter leads é apenas o começo da captação de novos clientes e da organização da prospecção. Após coletar dados e ter leads cadastrados, é necessário qualificá-los antes de passar para a abordagem, portanto dominar a qualificação de leads deve fazer parte da rotina do seu negócio. 

O que significa a qualificação de leads?

A qualificação de leads é um processo de grande importância para as empresas B2B, que deve ser seguido logo após a segmentação de dados dos clientes em potencial. Porém nem todas as empresas, possíveis consumidoras dos seus produtos ou serviços, oferecem vendas da mesma qualidade – ou seja, há certos leads que nem mesmo podem fechar um negócio no momento da prospecção. 

Para conseguir identificar quais são os potenciais clientes que oferecem oportunidades de vendas, e quais as melhores, o serviço de qualificação é essencial. O mercado hoje, como comentamos, é muito mais amplo do que há alguns anos. Atualmente, a tecnologia traz mais dinâmica para as vendas, principalmente com as ferramentas online. 

O que significa a qualificação de leads?
Fonte/Reprodução: original.

Por isso, ter ideia de quais os leads que geram boas vendas e quais aqueles que precisam de uma negociação trabalhosa antes de fechar um negócio é fundamental para pautar as decisões de sua empresa. 

Note que a qualificação não significa estritamente que leads que oferecem as melhores opções de venda receberão todo o foco, enquanto aqueles que não podem comprar no momento são descartados. Ao contrário, a qualificação de leads oferece uma oportunidade para que esses clientes sejam identificados e cada um atendido conforme suas necessidades e as demandas da empresa. 

Qual a importância da qualificação de leads?

A qualificação deve estar presente no dia a dia de qualquer companhia, mesmo dos pequenos negócios. Afinal, toda empresa precisa estar a par das principais técnicas para aproveitar de modo mais completo as tecnologias disponíveis no mercado, e esse esforço envolve a qualificação de leads. 

Com a qualificação, sua empresa sabe quais os leads que oferecem melhores vendas e com isso pode planejar os clientes que serão abordados, prospectados e que negócios poderão ser otimizados e privilegiados pela equipe comercial. Suas vendas serão mais fáceis, oferecerão mais lucros e os investimentos se tornarão menos arriscados.

Qual a importância da qualificação de leads?
Fonte/Reprodução: original.

Tão importante quanto a qualificação de leads é a sua coleta. Para serem qualificados, é preciso ter dados desses potenciais clientes que sejam atualizados e de qualidade, e se você quer aproveitar bons leads saiba que você pode contratar os serviços da Data Stone e conseguir os melhores dados do mercado! 

Os dados disponíveis na plataforma da Data Stone são atualizados, podem ser personalizados e você ainda consegue ferramentas para abordar esses leads após qualificá-los. A Stone Station serve como uma excelente ferramenta para você qualificar alguns desses clientes, identificando outros dados relevantes para vendas B2B.

Quais são as vantagens da qualificação de leads?

A qualificação não pode ser subestimada e, uma vez integrada em sua rotina, aumenta suas chances de vendas, assim como sua qualidade e rentabilidade. Se ainda não ficou claro como a qualificação de leads pode auxiliar o seu negócio, fique abaixo com três vantagens que esse tipo de serviço e estratégia oferece para facilitar as vendas da sua empresa. 

Essas vantagens provam que a qualificação de leads, embora seja uma estratégia básica que deve ser adotada por toda empresa, trazem uma série de enriquecimentos em sua rotina de vendas. Conheça cada uma dessas vantagens que provam que seu negócio não pode deixar de qualificar seus leads!

Melhor desempenho de seus investimentos

Como vimos, a qualificação de leads é um modo de diferenciar que tipo de leads oferecem as melhores vendas e aqueles que oferecem negócios mais desafiadores. Com isso, é possível direcionar e aumentar o desempenho dos investimentos de sua empresa, focando no tipo de lead que pode gerar melhores vendas, com lucros maiores e com maior volume. 

E não é apenas em relação a cada lead e cliente individual que a qualificação auxilia seus investimentos, afinal, cada lead diz respeito a um segmento do mercado e ao identificar que segmento e que tipo de leads oferecem as melhores qualificações, é possível orientar seus investimentos a essa parcela do seu público. 

Personalização da abordagem

Ao identificar e conhecer que tipo de leads oferecem melhores vendas, quais são as vendas mais fáceis e quais as mais desafiadoras, é possível que sua empresa personalize a abordagem. Esse tipo de estratégia é muito cara à equipe de vendas, que consegue se preparar e personalizar a abordagem para aumentar o seu desempenho. 

E uma vez personalizadas, é preciso enviá-las. Quanto mais mensagens sua empresa puder enviar em um intervalo curto de tempo, mais ágeis serão suas vendas. Para isso, nada melhor que um serviço de disparo de mensagens, como os oferecidos pela Data Stone. Com esse serviço é possível enviar mensagens por meio de aplicativos de mensagens, como WhatsApp, SMS e até mesmo e-mail! 

Redução de energia, tempo e custo

Apostando nos leads qualificados, suas vendas podem ser mais práticas. Assim, sua empresa tem muito mais economia, reduzindo no tempo das vendas, em seus custos e até mesmo na energia dos colaboradores ao fazer negócio com esses potenciais clientes. É um modo muito seguro de iniciar negociação. 

Outro tipo de ganho que sua empresa pode conquistar ao realizar a qualificação de leads é a produtividade da equipe. Um lead qualificado raramente irá exigir da sua empresa uma série de tentativas e erros, ou seja, a produtividade da sua empresa pode aumentar exponencialmente. Uma tremenda vantagem se você quer vendas mais práticas. 

O que significa MQL, PQL, SAL e SQL e qual a importância de cada um?

Se você já pesquisou a respeito de leads e de sua qualificação, é possível que tenha se deparado com algumas siglas. As principais são: MQL, PQL, SAL e SQL. Mas afinal, o que significam e representam? Essas siglas são essenciais para representar o processo, descrevê-lo e para ser mais fácil identificar em que parte da etapa cada lead está. 

  • MQL: Marketing Qualified Lead – Lead Qualificado Pelo Marketing, esse tipo de lead foi qualificado pela equipe de marketing. Após passar por essa etapa, esses leads são levados para a equipe de vendas, o time comercial que irá abordá-lo conforme a qualificação. Esses leads geralmente chegam por meio do marketing de conteúdo, landing pages e são consumidores experientes do serviço;
  • PQL: Product Qualified Lead – Lead Qualificado Pelo Produto, os lead qualificados pelo produto já tem algum tipo de experiência com o produto que a empresa comercializa. Portanto, geralmente são leads muito caros à empresa, que costumam levar em conta esse público pela facilidade de fazer negócio com esses consumidores – ou ex-consumidores; 
  • SAL: Sales Accepted Lead – Lead Aceito Por Vendas, essa é uma categoria muito comum de leads, pois diz respeito aos leads que estão começando a ser qualificados pelos vendedores e pelo time de vendas. Esses leads ainda não são exatamente qualificados, estão em um processo de qualificação e foram aceitos pelos vendedores como potenciais clientes. 
  • SQL: Sales Qualified Lead – Lead Qualificado Por Vendas, após serem aceitos, os leads são analisados e estudados pelos vendedores. Depois de realizada essa análise, esses potenciais consumidores podem se considerar finalmente qualificados e assim estão prontos para serem abordados pelos vendedores. 

Todas essas siglas são fundamentais para entendermos o que são esses leads, em que etapa da qualificação se encontram e como a empresa deve lidar com cada um deles. Identifique em sua empresa todas essas etapas e então tenha controle total sobre a qualificação de leads. 

Como a Data Stone pode me ajudar com a qualificação de leads?

Ao longo do artigo ficam claras quais as vantagens e benefícios relacionados a qualificação de leads. Os leads qualificados podem ser um norte para seu negócio, potencializar e agilizar as vendas. Se você quer aproveitar a qualificação e retirar o máximo dela, os serviços da Data Stone são indispensáveis, e podem tornar o seu serviço de qualificação muito mais fácil e eficiente. Com a Data suas qualificações são: 

  • Mais rápidas: Uma vez que a Data Stone oferece a base para seus leads com listas personalizadas e segmentadas; 
  • Completa: A Stone Station, plataforma da Data Stone pode fornecer informações úteis e ricas sobre seus clientes em potencial; 
  • Abordagem mais eficiente: O serviço de mailing e disparo de mensagens é muito mais eficaz com a Data Stone. 

Com os serviços da Data, sua empresa tem inúmeras vantagens em sua qualificação de leads. Não deixe de utilizar em seu negócio todas as vantagens oferecidas pela empresa e tenha uma qualificação de leads que irá mudar suas vendas, tornando-as mais organizadas, práticas e lucrativas.