Cold Call: saiba se vale a pena e quais estretegias usar

Cold Call: saiba se vale a pena e quais estretegias usar

Cold call é uma técnica de venda e do marketing onde ligações são realizadas de maneira estratégica, buscando prospectar clientes, estudar o mercado e vender um produto ou serviço. No entanto, por mais eficiente que seja este serviço, muitos o consideram invasivo e encaram as cold calls com bastante insegurança e ceticismo. 

Mas ainda assim, esse método não só pode ser bastante vantajoso como é importante para o dia a dia de uma empresa e para suas vendas. Quando feito da maneira correta, é um serviço de prospecção valioso que permitirá à sua empresa conhecer mais o público e ter um acesso mais amplo ao mercado.  

O que é o Cold Call?

O termo cold call significa em inglês literalmente “ligações frias”. Essas ligações são utilizadas para oferecer produtos, estudar melhor um público-alvo ou apresentar um novo serviço da empresa. Também podem ser ligações para pesquisas e até mesmo para fazer perguntas sobre o pós-venda. 

O cold call se consagrou como um dos métodos de venda e marketing mais famosos e utilizados do mundo, se destacando por ser bem antigo e ainda hoje se manter funcional. Porém, boa parte dos leads modernos pedem cautela na utilização deste serviço, e muitos no mercado preferem outros métodos de comunicação como e-mail e mensagens de texto. 

No entanto, quando feito da maneira certa, o cold call é um meio muito eficiente para prospectar, vender e fazer marketing. E de maneira correta estamos nos referindo principalmente a realizar as ligações baseadas em um estudo profundo do mercado, onde possíveis clientes que serão alvo das ligações já foram estudados de antemão. 

O que é o Cold Call?
Fonte/Reprodução: original.

Fazer ligações para aqueles que já se interessam pelo seu produto aumenta e muito a eficiência delas e o cliente em potencial que recebe uma ligação nestas condições não se sente incomodado e nem tem a sua privacidade invadida. Embora as ligações também sirvam para prospectar, a melhor forma de realizar uma call é já tendo definido seu público com leads de qualidade. 

E se você deseja leads de qualidade, então precisa conhecer os serviços da Data Stone, a empresa que constrói listas com os contatos mais adequados para seu negócio. Essa lista pode ser personalizada segundo o público-alvo e perfil ideal dos seus clientes. Informações demográficas, porte do negócio e outras características serão fundamentais para você pautar sua estratégia de cold call. 

Conheça os serviços da Data Stone e com isso tenha muito mais material para conseguir planejar seus próximos passos. Mas entenda que, para conseguir utilizar de maneira inteligente e funcional uma cold call, é preciso ter todo esse cuidado para quem ligar e como ligar. 

Além desta lista é necessário planejar com cuidado sua abordagem, que palavras irá utilizar e como tudo vai correr. Esses cuidados devem ser tomados para que toda a ligação flua para o fechamento de uma venda. Ao utilizar essas estratégias da maneira certa, com certeza as cold calls se tornarão mais atrativas para seu público. 

Quais as características e qual o objetivo do Cold Call?

Existem características que são ‌típicas a todas cold calls e é relevante entender cada uma delas antes de iniciar um trabalho neste sentido. Essas informações são fundamentais para que uma ligação funcione, atinja o público-alvo e consiga converter uma venda para sua empresa. Tudo em uma ligação gira em torno da conversa, o vendedor e o público, por isso, entre suas características mais fundamentais estão: 

  • Conteúdo da conversa: Esta é sem dúvidas a característica mais fundamental a respeito da ligação. A conversa deve ser planejada desde antes de iniciar a ligação, e só depois de ter tudo planejado com um bom roteiro de vendas, o contato é iniciado; 
  • Público: A ideia de público deve estar contida em toda preparação para a ligação. Antes de iniciar a call é preciso levar em consideração todas as características de seu cliente, como se comporta, em que etapa está do funil de vendas, entre outros detalhes; 
  • Produto, serviço e empresa apresentados: Por fim, temos a outra ponta que une a conversa, que é a empresa que está realizando a ligação. Essa empresa deve se mostrar apostando em seus pontos fortes, mostrando todos seus benefícios e por que é vantajoso contratá-la. 

Levando todas essas informações em conta, suas ligações serão muito mais eficientes e atingirão o público alvo com maestria. Este é o melhor meio de investir em cold calls e conseguir fazer com que todas essas ligações geram vendas rentáveis e clientes fiéis para a sua empresa. 

Quais os tipos de Cold Call?

Uma cold call pode existir para variadas funções. Algumas são bastante clássicas e podemos até mesmo dizer que são as mais utilizadas, que são as cold calls para vendas. Essa venda pode ser tanto de serviços quanto de produtos e são ligações que oferecem de maneira ativa a venda. Além disso, tanto vendas B2B ou B2C podem ser realizadas por meio de ligações. 

Outro tipo de cold call famosa são as de pesquisa, onde os leads são perguntados, prospectados ou até mesmo qualificados. Este é um tipo de lista que visa entender mais sobre o mercado e os tipos de clientes disponíveis. Por fim, também temos ligações de pós-venda, que vem para confirmar a satisfação dos clientes com os serviços ou produtos contratados e até mesmo oferecer suporte para sua utilização. 

Quais os benefícios?

‌Embora o público mais novo prefira mensagens por texto e e-mails, as cold calls tem uma função extra a ser desempenhada para as vendas. Por exemplo, muito da comunicação só é acessível através da fala, uma vez que o tom de voz utilizado, as palavras ditas pelo cliente, entre outros aspectos ajudam muito para concluir uma venda. 

Até mesmo da parte dos vendedores, a comunicação por voz é fundamental para conseguir levar uma negociação para um bom termo e conseguir fechar uma venda. Outro benefício é que o cliente se sente mais próximo da empresa, visto que a chamada de voz tem o poder de mostrar que ele pode confiar na empresa e seu suporte. 

Estratégias do Cold Call

Existem pelo menos 3 tipos de estratégias para cold calls e elas garantem que sua ligação irá funcionar e conseguir impactar diretamente todos os clientes que forem abordados. Veja a seguir quais são, como funcionam e porque é importante utilizá-las no planejamento das suas ligações. 

  • GPCT: Esta estratégia foca em 4 aspectos da ligação. Os objetivos do cliente (Goals), os plano traçado para o cliente atingir seus objetivos (Plans), desafios que o cliente precisa encarar para realizar os planos (Challenges), período de tempo que o cliente precisa para concluir os desafios (Timeline). Por meio desta estratégia o vendedor busca uma resposta para todos esses tópicos e com isso oferecer a solução perfeita; 
  • SPIN: A estratégia SPIN se baseia em 4 pontos fundamentais que são Situação, Problema, Implicação e Necessidade de solucionar. Esta estratégia consiste em estudar esses quatro pontos e conseguir atender o cliente em todos eles com o produto oferecido pela sua empresa; 
  • AIDA: A ideia da estratégia AIDA é conquistar o cliente em pequenas etapas, primeiro capturando sua atenção, estabelecendo seu interesse, conquistando o desejo e por fim chamando ele a tomar uma ação. 

Essas são as principais estratégias de cold calls e com cada uma delas você poderá conquistar bons clientes para seu negócio! Mas lembre-se: com os serviços oferecidos pela Data Stone, essa conquista será ainda mais rápida e eficiente. Contate a Data Stone e, com uma lista de clientes completa, trabalhe com os melhores contatos de todo o mercado. 

Como funciona o Cold Call?

Sua empresa, vendedores e time de marketing precisam ter em mente que uma ligação deve respeitar as normas de uma conversa. A comunicação deve ser levada em conta acima de tudo e é este o momento que o vendedor deve escolher para conseguir apresentar os serviços e produtos da empresa com eficiência, apostando em todos os detalhes. 

Como funciona o Cold Call?
Fonte/Reprodução: original.

Não faça perguntas que pareçam invasivas, tente manter uma conversa informal com o principal objetivo que é transformar o lead em um comprador. Saiba conduzir suavemente a conversa, captando todos os interesses do contato para conseguir concluir uma venda dentro da ligação. 

Vale a pena usar?

Com as ferramentas oferecidas pela Data Stone, fica muito mais fácil conseguir transformar os clientes em compradores. Por isso, com o suporte certo, a cold call deixa de ser invasiva e um método considerado ultrapassado para se tornar extremamente eficiente! 

Utilize esse serviço e veja como as vendas podem melhorar com as ferramentas e a metodologia correta. Coloque em prática nossas dicas e estratégias que tornarão as suas abordagens muito mais eficientes e fáceis de serem utilizadas em seu dia a dia. Transforme seus leads em clientes com as cold calls!