Quais as melhores estratégias para conquistar novos clientes?
Conquistar novos clientes dentro do B2B é um dos objetivos mais buscados pelas empresas, independentemente da época. Desde os primeiros negócios, a busca por clientes sempre foi essencial para que uma empresa se posicionasse bem e tivesse mais poder no mercado.
Infelizmente, não existe nenhuma fórmula mágica capaz de trazer as empresas para o seu negócio de maneira instantânea. No entanto, mesmo que não exista uma receita, conquistar novos clientes é uma tarefa que pode ser executada com eficiência através de conhecimentos bem trabalhados.
Como sabemos que obter informações dessa área não é uma tarefa simples, veja como a Data Stone organizou as melhores estratégias para você conseguir conquistar novos clientes de maneira prática e eficiente! Após as explicações, será possível acoplar tudo à sua estratégia de marketing e melhorar totalmente o funcionamento da empresa!
Quais são os tipos de estratégias de marketing para atrair clientes?
Existem várias estratégias de marketing capazes de oferecer ao seu negócio um aumento considerável de público novo, devido ao grande alcance delas. Como existe um grande número, separamos abaixo as que mais costumam gerar resultados para as empresas:
- Inbound marketing;
- Outbound marketing;
- Marketing de relacionamento;
- Marketing de produto.
Cada uma dessas estratégias tem um objetivo em comum: fazer com que o seu negócio apareça para mais clientes. Através desse aumento de público, basta capacitar sua equipe de vendas para que eles possam selecionar os clientes mais adequados e, após isso, façam um contato promissor e interessante.
Quais ações de marketing para atrair clientes?
Quando se fala em conquistar novos clientes no B2B, a primeira ação de marketing que vem à mente são divulgações nas redes sociais. Além de serem veículos de comunicação extremamente populares, existe bastante variedade de público, fator essencial para a empresa captar novas possibilidades de negócio. Além dessas, outras ações de marketing são:
- Divulgar materiais interessantes;
- Entrar em contato com o cliente em momentos adequados;
- Participação em eventos (aumenta a visibilidade da marca);
- Parcerias com outras empresas (expõe o seu negócio para outros interessados);
- Prospecção de leads;
- Enviar mensagens interessantes para contato.
Todos esses itens são práticas que toda empresa de sucesso investe para conquistar novos clientes. Veja, por exemplo, o envio de mensagens interessantes. Além de ser uma prática essencial para o primeiro contato ser promissor, ter meios de enviar as mensagens permitirá que sua equipe converse com o usuário com mais facilidade e possa conduzir melhor suas negociações.
Organizar todos esses processos se torna mais fácil com a plataforma Stone Station. Nesse espaço da Data Stone, sua empresa poderá organizar do modo que desejar todas as informações a respeito de clientes. Alguns exemplos são os dados cadastrais, organização dos dados de contato e vários outros que deixarão seu negócio mais prático e produtivo.
Como fazer um marketing chamativo?
A realização de um marketing chamativo é peça chave para a conquista de novos clientes por garantir que seu negócio vai aparecer para mais pessoas que possuem interesse. A execução de um marketing chamativo, portanto, envolve as seguintes etapas:
- Garanta qualidade no que sua empresa oferece;
- Atenda bem o cliente;
- Saiba qualificar bem os clientes.
Seja um produto ou um serviço, o seu negócio precisa oferecer algo de excelência. Como já reforçamos bastante, a competitividade da atualidade faz com que o negócio só se destaque caso ele possua muita qualidade e possa resolver as dores do cliente de maneira muito eficiente.
Caso você tenha um negócio que vende peças de carro, por exemplo, e deseja aumentar a quantidade de clientes, é preciso verificar como esses materiais são construídos. A partir disso, é possível verificar se existem falhas no processo de composição e corrigir para que o produto final atenda todas as necessidades do cliente.
Outro dos grandes segredos para conquistar novos clientes é investir muito bem no atendimento deles. Como esse é o primeiro contato dos usuários com sua empresa, garantir que eles sejam atendidos de maneira objetiva e tranquila permitirá que eles entendam a qualidade do seu negócio e estejam dispostos a entender sua proposta.
A etapa de qualificação de clientes é muito importante, pois vai definir quem o seu negócio tem de mirar. Toda empresa sabe o quão frustrante é passar horas em reuniões com clientes que não possuem vontade de colaborar com o negócio ou sequer são interessantes para ele. Com essa qualificação, sua empresa poupa a energia de seu time e permite que ela seja usada para negociações mais promissoras e lucrativas.
Perceba como todos os itens da lista dependem de uma avaliação precisa de uma grande quantidade de dados para conclusões precisas. Por isso, para acrescentar informações interessantes e válidas ao seu negócio, confira o serviço de enriquecimento de dados que a Data Stone oferece para o seu negócio.
Com base na alta tecnologia e nos anos de pesquisa, oferecemos ao seu negócio uma base segura para a tomada de diversas decisões nas estratégias de conquistar clientes. Confira e se torne mais uma das empresas beneficiadas com nossos serviços!
10 melhores estratégias para conquistar novos clientes
Junto a toda a apresentação que fizemos, separamos as 10 melhores estratégias para que sua empresa consiga conquistar novos clientes de maneira eficiente e prática. Cada uma delas precisa ser adaptada às características do seu negócio e uma recomendação é avaliar quais são todos os conceitos de cada estratégia que encaixam no seu empreendimento. Dessa forma, sua empresa agirá de forma mais completa.
Criação de personas
Criar personas é uma estratégia muito interessante e é uma das bases mais utilizadas para conquistar novos clientes no marketing. Basicamente ela traça qual é o perfil de cliente ideal ao seu negócio com base em uma série de dados reais como comportamento, localização e outras informações. Por fim, esse perfil deve ser buscado pelo seu time de vendas para realizar as negociações.
Geração de leads
A geração de leads, por sua vez, se trata do processo de fazer com que usuários que tenham interesse em seu negócio possam deixar seu contato disponível. Através disso, o time de vendas da empresa pode contatar esse usuário e começar negociações que tendem a ser mais promissoras.
Dinamização de preços
Essa estratégia é muito interessante para lojas físicas, mas os seus conceitos também são bem eficientes para negócios online. O ponto é que a empresa precisa estudar a cada período como estão os preços e, desse modo, estar ciente de alterá-los nos momentos certos para colher maior volume de vendas e de clientes, consequentemente.
As promoções, por exemplo, são ótimos aliados para incentivar o maior consumo de produtos em determinados momentos. Caso eles sejam de qualidade e atendam as necessidades do cliente, sua empresa tem chances muito altas de ter um grande aumento de público interessado em seu negócio.
Divulgação nas redes sociais
Esses são ótimos veículos para encontrar clientes interessantes, pois as redes sociais permitem contato com diversos usuários diferentes. Com uma boa gestão de redes e ótimos conteúdos, é possível encontrar vários clientes que possuam interesse no seu conteúdo e iniciar as negociações por lá mesmo.
Inbound Marketing
O inbound marketing é bastante conhecido pelas empresas e se trata da estratégia de atrair clientes por vontade própria. Isso costuma ser feito através da criação de conteúdos de qualidade e, devido a essa característica, a estratégia também é nomeada marketing de atração.
Outbound Marketing
Essa é uma ótima estratégia principalmente para as empresas mais tradicionais que se modernizaram tecnologicamente. O funcionamento do outbound marketing se dá através da procura ativa da empresa por clientes em diversos locais. É o caso dos anúncios de televisão, por exemplo, e nota-se que a estratégia funciona de maneira oposta ao inbound.
Marketing de relacionamento
O marketing de relacionamento é uma estratégia muito interessante principalmente para os clientes mais exigentes, já que o foco dela é a construção de um vínculo forte com o comprador. Desse modo, ele se tornará fiel à empresa e contribuirá bastante para o crescimento do negócio.
Marketing de produto
O marketing de produto tem como objetivo divulgar da melhor maneira possível o produto de alguma empresa, seja ele já lançado ou prestes a aparecer no mercado. Dessa forma, os negócios costumam usar essa estratégia quando desejam divulgar algo novo no mercado e querem ter o maior alcance possível.
Faça seu cliente divulgar seu serviço para outros
Essa é a famosa estratégia de “traga um amigo e ganhe tal recompensa”. É muito conhecida por diversos empreendimentos por ser muito eficiente em trazer clientes novos constantemente devido às recompensas oferecidas ao primeiro usuário pela divulgação. Ela pode ser usada em praticamente qualquer negócio e sempre é uma boa pedida.
Mailing lists
Os mailing lists são estratégias extremamente eficientes tanto para negócios grandes como pequenos. Basicamente ela se trata de montar uma grande lista de contatos de clientes interessantes para a sua empresa.
Apesar de ser bastante eficiente, um mailing list exige bastante trabalho e bom uso de ferramentas tecnológicas para a busca ser precisa. Por coincidência, você pode encontrar tudo isso no mailing list da Data Stone que baseia a sua construção em anos de experiência com dados e uma plataforma extremamente prática e eficiente. Desse modo, sua empresa estará a um passo do seu cliente ideal e poderá aumentar muito a qualidade dos negócios.
Abordamos no decorrer do artigo várias estratégias para conquistar novos clientes e esperamos que as ideias tenham esclarecido tudo a respeito do conteúdo. Agora só resta pôr em prática tudo que você aprendeu aqui e, juntamente aos serviços da Data Stone, permitir que seu negócio adquira os melhores clientes para o crescimento do empreendimento.