Como vender mais usando o Copywriting para chatbot

Como vender mais usando o Copywriting para chatbot

Trabalhar com o copywriting para chatbot é uma das alternativas que as empresas têm encontrado para gerar uma maior taxa de conversão e vendas. No entanto, para obter estes benefícios, você e a sua equipe precisam saber como é o público-alvo que interage com a companhia.

Com informações objetivas, é mais fácil de você e o time de desenvolvimento fidelizarem os clientes certos ao montar um chatbot qualificado, que entrega o que os leads precisam rapidamente sem ser robótico demais. Aprenda agora com a Data Stone como se destacar no mercado!

O que é copywriting?

O copywriting é uma técnica de escrita voltada ao marketing digital, que consiste em realizar uma escrita persuasiva, rica em informações, demonstração de benefícios e empatia, características que atraem a atenção do cliente, o fazendo querer comprar diretamente com a sua empresa. 

O que é copywriting?
Fonte/Reprodução: original.

A metodologia de copy é elaborada para gerar conversões e, consequentemente, elevar as vendas da companhia. É uma das estratégias que mais trazem resultados, pois os textos se aproximam dos clientes facilmente, criando uma conexão maior, além de gerar confiança, transparência e autoridade.

Quais as boas técnicas de copywriting?

Existem objetivos que o copywriter precisa seguir obrigatoriamente. Dentre eles, a “chamada para ação”, que faz o comprador tomar uma atitude baseada no que foi solicitado através do texto, como a inscrição de newsletter para receber novidades ou permanecer no site para ler novos artigos. Saiba quais as principais técnicas de copy:

  • Entenda o seu público-alvo: antes de escolher um tema para escrever, precisa conhecer quem é o cliente que você quer atingir. Crie uma persona que tem os dados parecidos com os do seu lead ideal para ajudá-lo;
  • Defina o tom e a linguagem corretos: quando você souber quem é o seu público certo, verifique as melhores formas de dialogar com os clientes;
  • Monte um título de qualidade: o que chama atenção dos leads é o título. Deve ser atraente, conter números, não ser longo e transmitir objetividade sobre o que será abordado no artigo.

Antes de começar a construir o copywriting para chatbot, pesquise sempre sobre o seu público ideal, compreenda o que eles procuram e como você pode ajudá-los. Para você economizar tempo e direcionar os seus esforços nos contatos, conte com a Data Stone para auxiliá-lo a verificar os nomes em potencial.

O copywriter educa o leitor?

Por criar conteúdos cativantes com dados relevantes e ensinar os leads que frequentam o site, o copywriter é um tipo de educador focado em criar relações de longo prazo que se transformem em vendas e mais lucros à empresa.

O que é o chatbot?

O chatbot é um software aprimorado e desenvolvido para melhorar a comunicação com os clientes por meio de um atendimento vinte e quatro horas por dia. Muitos dos chatbots estão mais tecnológicos devido à inteligência artificial e coleta de dados.

Há diversos chatbots que contam com as IAs como forma de aprender durante as conversas e melhorar as interações com os clientes que frequentam o site da empresa e precisam tirar dúvidas em horários variados.

Além disso, o chatbot possui ferramentas de machine learning, programadas para dialogar com os leads como se fossem pessoas reais e tornar a comunicação mais agradável e menos robótica.

Como posso vender mais usando o copywriting para chatbot?

O copywriting para chatbot deve ser construído por um programador, com um roteiro redigido inteiramente por um copywriter experiente que saiba do que a sua empresa precisa e tenha conhecimento dos clientes.

Se você não tiver uma equipe de copy em sua empresa, há profissionais como os designers UX, designers conversacionais e linguistas que auxiliam na escrita do roteiro ao verificarem as informações dos clientes disponibilizadas em seu sistema. Conheça as melhores estratégias para seguir:

  • Construa a conversa com base nos objetivos dos clientes: o diálogo precisa estar adequado às necessidades apresentadas pelos compradores, somente após você entender as dores do seu público. O fluxograma dialogal bem-estruturado possibilita que o chatbot entenda o que cada lead procura, entregando uma experiência positiva;
  • Use CTAs: para auxiliar na conversão de vendas, aposte na chamada para ação no chatbot. Para isto ser possível, inclua botões de compartilhamento, botões que direcionam o lead a uma página que explica sobre determinado procedimento ou formulários para agendar um horário com o seu time de vendas;
  • Curadoria: através deste processo, é possível identificar as necessidades dos clientes conforme eles se comuniquem com o chatbot. Por meio das informações obtidas, você descobre o que eles precisam e consegue realizar melhorias no software.

Através de um copywriting para chatbot, o seu cliente pode ser encaminhado a novas categorias para encontrar o que precisa ou ser enviado para o chat do time de vendas e tirar todas as dúvidas que possuir. 

Como vender serviços de copywriter?

Se você já atua no segmento e possui contatos, a melhor forma de expandir a sua rede é realizando o envio de e-mail marketing atraente, que faça os clientes quererem comprar os seus serviços. Mandar uma mensagem por correio eletrônico é uma das estratégias mais antigas e que mais trazem resultados a longo prazo, desde que você saiba implementá-lo na empresa.

Além disso, para o seu serviço de copywriting para chatbot atrair o interesse dos demais leads, o mesmo deve ser de qualidade. Para comprovar que você tem experiência, mande por anexo o seu portfólio completo com o que sabe fazer e os conhecimentos na área aos clientes.

Como vender serviços de copywriter?
Fonte/Reprodução: original.

A melhor forma de entrar em contato com os seus leads é possuir e-mail e telefone atualizados. Caso você esteja com os dados antigos e não conseguir conversar com estes clientes, a Data Stone te auxilia a resolver o problema em segundos através do mailing list.

Para realizar a prospecção e vender o seu serviço de copywriting para chatbot aos empresários corretos, a plataforma Stone Station tem a solução que você busca. É possível prospectá-los, consultar dados relevantes e enriquecer as informações que possui para manter a sua base totalmente organizada e com um público ativo.

Como funciona a criação de persona no chatbot?

A criação da sua persona é feita com ajuda do copywriting para chatbot e para este desenvolvimento são consideradas informações muito valiosas como a buyer persona. É a representação fictícia do seu público, contendo dados relevantes como comportamentos, necessidades, desejos, localização, nome e ramo de atuação.

No caso da brand persona, esta tem a função de representar a marca como se ela fosse uma pessoa real. O atendimento é muito mais amigável e por este chatbot ter sido desenvolvido especialmente aos seus clientes, cria-se uma relação melhor, de mais confiança e segurança. Para desenvolver a persona em copywriting para chatbot perfeito, siga estas dicas:

  • Estruture a sua missão: quando você verifica o que a sua empresa faz, o que ela quer transmitir, os valores e visão, se torna mais fácil de criar uma comunicação melhor com os leads. Se a sua companhia é voltada em saúde e bem-estar, elabore um brand voltado a esta finalidade;
  • Compreenda os leads: por você falar sobre saúde e bem-estar, a sua empresa vende produtos ligados a esta categoria, por exemplo. O ideal é entender os gostos do cliente e o que ele gosta de comprar com a sua marca;
  • Defina a jornada de compra: ao acompanhar a jornada de compra dos leads, você entende os atributos que os fazem decidir comprar e inclui estes dados em seu bot;
  • Crie o conteúdo do bot: escolha uma linguagem agradável, que facilite a comunicação entre os clientes e o chat. Não é necessário fazê-lo contar piadas ou similares, mas ser carismático é uma característica indispensável.

Com ajuda da Data Stone, você obtém todas as informações necessárias de seus clientes, aprende mais sobre quem são e desenvolve o copywriting para chatbot perfeito e assim vende os seus serviços ao público-alvo correto.

Para gerenciar as informações dos leads e clientes, no geral, é fundamental trabalhar com uma plataforma tecnológica, automatizada, que o ajude a organizar os compradores por categorias. Com os diversos filtros presentes na Data Stone, você gerencia os nomes que mais estão avançados no funil e vende mais.