8 estrategias para melhorar as vendas B2B

8 estrategias para melhorar as vendas B2B

As vendas B2B estão crescendo no Brasil, e os investidores deste mercado estão com ótimos olhos para as tendências que virão, tanto ainda em 2023 como, também, para 2024. A expectativa é que esse tipo de venda cresça ainda mais, principalmente na internet, onde os e-commerces estão em crescimento exponencial!

E, como nossa equipe da Data Stone deseja ver sua empresa próspera e com sucesso, iremos mostrar 8 estratégias que irão mudar para sempre as suas vendas B2B! Essas estratégias serão responsáveis por trazer mais sucesso aos seus planos e uma excelente gestão com dicas simples, mas fundamentais e bastante práticas sobre como ganhar cada vez mais relevância na internet. Veja a seguir as principais! 

O que são e quais as vantagens das vendas B2B?

Geralmente quando falamos em vendas de empresas para seus clientes, imediatamente pensamos nas vendas B2C. Esse tipo de venda significa ‘’Business To Consumer’’, ou “de empresas para consumidores” em sua tradução literal. É este o modelo seguido por grandes marcas que oferecem os produtos que você compra – ou seja, direcionadas ao consumidor em sua pessoa física. 

O que são e quais as vantagens das vendas B2B?
Fonte/Reprodução: original.

Já o modelo B2B é bem diferente! O tipo de negócio Business To Business se refere a empresas que vendem para outras empresas – ou seja, voltada para pessoa jurídica. Este tipo de negociação, embora fuja do tradicional, está em alta justamente por conta das vantagens que vem junto ao modo de venda.

Cada vez mais empresas preferem vender umas para outras do que vender para o consumidor final. A razão para isso são várias, e no geral devemos destacar todas as vantagens que esse tipo de negociação traz para os negócios. Confira as principais abaixo!

Receita Recorrente

As vendas B2B são bem recorrentes! No geral, as empresas dão preferência a comprar sempre dos mesmos fornecedores, seja pela confiança como pela qualidade. Isso permite que a receita seja sempre constante e que sua empresa tenha uma receita previsível, o que é ótimo para o planejamento mensal.

Clientes Fixos

É comum que empresas do ramo B2B contem sempre com os mesmos clientes e consigam negociações mais duradouras e sólidas. Isso facilita na tomada de decisões e permite que seu negócio tenha uma relação saudável e duradoura com os clientes. Esse tipo de relação aprofunda os laços da negociação, e tornam vendas posteriores mais fáceis. 

Maior ticket médio e vendas mais rentáveis

As vendas B2B são conhecidas por serem mais rentáveis e, até mesmo, volumosas que vendas B2C. Isso abre os olhos de muitas empresas para este tipo de negócio, pois claro, preferem um método de venda que traga mais lucro em cada compra individual, que muitas vezes são até mesmo mais simples.  

Todas essas vantagens chamam a atenção para as vendas B2B e não à toa este método de venda está tão em alta. Outra imensa vantagem para as vendas B2B é que conseguir uma lista de clientes desta categoria é muito mais fácil, o que aumenta o fator de geração de leads e até mesmo sua gestão. 

A lista da Data Stone, empresa referência na área de serviços de leads, enriquecimento de dados e também suporte tecnológico, é rica e pode ser personalizada com os melhores clientes B2B para sua empresa. Essa lista conta com informações e dados exclusivos sobre diversos clientes e pode ser personalizada pelo seu negócio. Se deseja ter ferramentas incríveis, considere contratar a Data Stone! 

Quais as etapas da vendas B2B?

Existem algumas etapas que devem ser respeitadas para as vendas B2B. Essas vendas são mais interessantes da perspectiva do lucro do que as vendas B2C. No entanto, sua estrutura é muitas vezes mais complexa e as negociações podem exigir mais do gestor e da equipe de vendas. Por isso existem as etapas das vendas de empresas para empresas, que facilitam o entendimento do processo e como ele ocorre. Essas etapas são: 

  • Definição do ICP: Aqui a empresa que vende define o perfil do consumidor ideal, que será utilizado para identificar as melhores oportunidades de negócio. Uma vez definido esse público ideal a sua empresa, é possível apostar em listas personalizadas, como as oferecidas pela Data Stone; 
  • Marketing de conteúdo: O marketing de conteúdo é mais uma etapa das vendas B2B. Ele consegue capturar a atenção do cliente e apresentar a sua empresa, serviços e produtos para novos consumidores; 
  • Qualificação de leads e sua prospecção: Após chamar a atenção das empresas, e contratar sua lista de leads, é necessário qualificá-los e posteriormente prospectá-los. A qualificação se interessa em descobrir quais os leads que oferecem as melhores condições de compra e venda, enquanto a prospecção trata de iniciar a primeira abordagem e entender mais sobre o cliente; 
  • Venda e pós-venda: Por fim, depois de qualificar e prospectar os clientes, é hora de vender e também realizar o pós-venda. Esta é uma estratégia fundamental que deve ser respeitada e levada como um diferencial para seu negócio. 

Todas essas etapas devem ser concluídas em ordem para garantir um melhor aproveitamento em suas vendas de empresa para empresa. Conforme esses processos são introduzidos em sua equipe de venda e seguidos à risca, sua empresa garante vendas mais rentáveis e confiáveis.  

O que é o funil de vendas B2B e como funciona?

O funil de vendas é uma ferramenta indispensável para suas vendas. Essa metodologia de negociação transforma o processo de vendas B2B em uma representação em forma de funil, onde a base mais larga da figura é representada pelo mercado em geral, e conforme o funil vai em direção ao seu topo estreito a negociação está mais próxima de ser concluída. 

O que é o funil de vendas B2B e como funciona?
Fonte/Reprodução: original.

As empresas clientes na condição de topo de funil, onde as negociações estão sendo quase concluídas, devem receber um tratamento diferente das que estão na base. E isso é o que garante que a negociação evolua e chegue a uma conclusão. Por isso, utilize o funil de vendas para analisar cada cliente e negociar da sua forma. 

Qual a importância das vendas B2B e como ela funciona?

As vendas B2B são fundamentais para todas as empresas, afinal, que empresa pode sobreviver sem sua matéria-prima ou mesmo o fornecimento de serviços específicos, como serviços jurídicos, de limpeza, manutenção, entre outros? Tudo isso é importante para seu negócio com vendas B2B, ou até mesmo para sua empresa B2C que compra de outras empresas. 

O funcionamento das vendas B2B é simples e de certo modo similar ao método B2C. Porém, diferente deste, vender para o mercado necessita de um tipo de fornecimento de contatos muito específico – como o que a Data Stone oferece! Com a lista da Data Stone é mais fácil vender e em muitos casos o método mais acertado de conseguir impulsionar as vendas. 

8 estratégias para melhorar as vendas B2B

Para você arrasar de verdade nas vendas B2B, seguem oito dicas incríveis que irão mudar para sempre o modo como você vende para outras empresas e consegue lucro com serviços e produtos. Ao aplicar essas estratégias, você verá como seus negócios irão mudar para melhor e poderá finalmente vender mais! 

  • Faça prospecção: A prospecção é fundamental para suas vendas B2B. As listas de contatos e leads são a melhor ferramenta para isso; 
  • Tenha bem definido o seu público-alvo: Como comentamos, para personalizar sua lista de clientes, ter um público alvo bem definido é fundamental; 
  • Persona B2B: A persona B2B é mais uma forma de personalizar seus serviços, produtos e marketing. Com a persona definida você entende mais sobre seus clientes, como se comportam e como levar o processo de vendas; 
  • Tenha metas bem claras: Seus objetivos devem ser muito bem pautados e definidos. Eles irão guiar todos os seus processos e servirão como seu ponto de chegada;
  • Elabore estratégias: Após ter as metas e objetivos pautados, crie um plano de ação e uma estratégia bem definida para concluir suas metas e conseguir mais vendas B2B; 
  • Defina prazos: Crie prazos para tudo aquilo que você irá trazer para sua empresa. Tenha objetivos que sejam concluídos a curto, médio e longo prazo e assim consiga concluir todos eles de maneira rápida e eficiente; 
  • Utilize softwares e programas de gestão: Se adaptar é fundamental, e hoje já temos acesso a inúmeras tecnologias diferentes, como CRM, softwares de gestão, de envio de mensagens e muitos outros que você pode e deve utilizar para vender mais em sua empresa;
  • Tenha um bom time de colaboradores: Ter colaboradores competentes é fundamental para seu negócio crescer e vender bem. Aposte em um time de profissionais competentes que consigam desbravar o mercado, vender mais e com qualidade para seus clientes. 

Com essas oito dicas, simples mas eficazes, seu negócio só tem a ganhar! Utilize essas estratégias e veja como o futuro da sua empresa e as vendas B2B podem ser elevadas para um próximo nível! Você só tem a ganhar aplicando essas pequenas estratégias de venda em seu negócio. 

A Data Stone pode me ajudar com vendas B2B?

A Data Stone tem o prazer de oferecer o que há de mais atual em tecnologia para conseguir te auxiliar com vendas B2B. A lista de contatos é apenas o começo dos serviços disponibilizados pela marca. Além deste, existem outros como a Stone Lab e a Stone Station, serviços e plataformas que irão mudar para sempre a vida de sua empresa. 

Experimente todos os serviços da Data Stone e veja por si mesmo como a empresa pode transformar seus negócios. Lembre-se que negócios B2B são extremamente vantajosos, porém exigem bastante trabalho, então se arme com as ferramentas e estratégias certas para aproveitar ao máximo as suas vendas de empresas para empresas!