Guia completo com tecnicas de vendas para ajudar seu negocio
O processo de vender é fundamental para qualquer empresa e, para ter resultados mais eficientes, as técnicas de vendas se tornam metodologias perfeitas para incluir na rotina empresarial e auxiliar toda a equipe a melhorar o relacionamento com os clientes.
Por mais que a sua companhia tenha excelentes produtos e certa relevância no mercado, sem as técnicas adequadas para vender, os lucros não aumentam e os leads captados começam a encontrar o que precisam com os concorrentes, te fazendo perder dinheiro. Venha, então, conferir com a Data Stone tudo sobre como utilizar técnicas de vendas para otimizar o seu resultado!
O que são técnicas de vendas?
As práticas voltadas à venda são estratégias de negociação, diálogo e apresentação de produtos ou serviços da sua empresa ao cliente em potencial. É com este mecanismo que você analisa as objeções do comprador e as controla por meio de uma conversa persuasiva que leve o lead a comprar.
Com as técnicas de vendas certas, você mostra ao cliente que o produto oferecido pela sua empresa é de qualidade, possui muitas vantagens e é a solução correta para as necessidades apresentadas por ele durante a conversa que tiveram.
Quando você usa as técnicas a favor da companhia, as vendas aumentam porque você compreendeu a forma adequada de trabalhar com variados perfis, mesmo os mais complicados e difíceis de fechar negócio.
Quais as vantagens de usar técnicas de vendas?
Ao acrescentar as técnicas de vendas em sua empresa, você obtém mais praticidade em suas negociações, fecha os melhores contratos e mantém a equipe unida para vender cada vez mais e melhor. Conheça as vantagens:
- Equipe organizada: ao treinar o seu time com as técnicas certas, o trabalho realizado se torna qualitativo e quantitativo;
- Fale mais das vantagens: ao contar dos benefícios primeiro, você fortalece o produto ou serviço e a sua marca, principalmente se for sincero em seus dizeres;
- Oferece tratamento especial: cada lead possui a própria necessidade e quando você sabe qual é, consegue prestar um atendimento excelente para ajudá-lo;
- Mais atenção aos clientes: com boas técnicas, você dá mais atenção ao comprador, escuta e ouve as dores dele para indicar o produto certo.
Ao usar as técnicas de vendas, você proporciona sempre o melhor atendimento aos clientes, torna a experiência agradável e aumenta as chances de estes mesmos empreendedores voltarem a fazer negócio com você no futuro.
Quais são os tipos de técnicas de vendas?
Para aplicar a metodologia em sua empresa e treinar adequadamente a sua equipe, estude sobre os principais tipos de técnicas que existem para você obter mais eficiência em cada etapa de vendas. Saiba quais são:
- Técnicas de venda digitais: a prática consiste em criar estratégias para fortalecer as redes sociais da empresa, o site ou e-commerce. Com ajuda do marketing de conteúdo, SEO e remarketing, você eleva o seu alcance, gasta pouco e acompanha o desenvolvimento do seu conteúdo regularmente;
- Técnicas por telefone: as ligações para vender e fechar negócio são usadas há muito tempo e, embora comuns, nem sempre entregam os resultados esperados. O treino correto gera benefícios, como aumento das vendas, fidelização de clientes e feedbacks;
- Técnicas de persuasão: use os gatilhos mentais para fazer os leads terem uma decisão mais rápida, baseados em emoção, prova social, escassez e urgência;
- Técnica de venda ativa: o vendedor não espera até o cliente aparecer, procura por boas oportunidades de vendas e toma a iniciativa para apresentar os produtos;
- Técnicas de abordagem: este é o primeiro contato com o cliente, portanto, mostre empatia, ouça o que ele tem a dizer e explique como a sua empresa pode ajudá-lo.
Com o uso correto das técnicas de vendas, você fortalece o seu relacionamento com os clientes e pode dar uma atenção personalizada a cada nome presente na sua lista de contatos, principalmente os que foram captados recentemente.
Por que usar técnicas de vendas para o negócio?
Além do mercado ser muito competitivo, os clientes se tornaram mais exigentes e não aceitam comprar com qualquer empresa que se diz boa. As técnicas auxiliam você a ter uma decisão assertiva sobre o que propor ao comprador durante uma abordagem, sem fazê-lo perder tempo ou gerar uma conversa irrelevante.
As técnicas de vendas te ajudam a criar uma experiência atraente ao lead desde a primeira conversa. Para manter o sucesso da empresa, aplique a metodologia com a sua equipe para juntos atraírem os melhores compradores.
Técnicas de vendas para o seu negócio
Por existirem clientes de diferentes necessidades no mercado, ter uma técnica de venda que se adapte ao que ele precisa, é essencial. Através do conhecimento sobre o que este lead procura, você oferece a melhor solução para resolver o problema.
Para haver sucesso nas abordagens e acompanhar os clientes em cada etapa do funil de vendas, conte com a ajuda da Data Stone para manter os dados destes leads seguros e separados por categorias. Com as informações bem dispostas, você e seu time preparam as melhores estratégias para alavancar as vendas da empresa.
Saiba lidar com as objeções
Entenda o que seu cliente procura, quais os problemas dele ou dúvidas, o que atrai a atenção do lead e o que poderia impedi-lo de efetuar uma compra. Com estas respostas em mãos, você está pronto para aplicar as suas técnicas de vendas e fechar negócio.
Nunca interrompa o cliente
Quando o lead estiver contando sobre os problemas dele, não fale. Apenas escute atentamente porque cada informação é valiosa e pode ajudá-lo a entender, de fato, o que ele está procurando.
Contatos por telefone: ligue às quartas e quintas-feiras
Prefira ligar para clientes apenas nas quartas e quinta-feiras para dar continuidade às negociações e tirar dúvidas. De acordo com os estudos da Lead Response Management, ambos dias da semana são os melhores para telefonar aos clientes, deixando segundas e terças-feiras para resolver questões internas.
Valorize o tempo do lead
Todos os leads têm um cotidiano agitado e não dispõe de tempo integral para ouvir você falando. Afinal, são diversas empresas entrando em contato e para não atrasá-lo, explique sobre a sua empresa, os serviços prestados e como você pode ajudá-lo.
Organize os leads por etapas
A organização dos clientes por etapas no funil é uma forma eficiente de você saber quais estão mais encaminhados e quais devem ser nutridos para prosseguir nas próximas fases. Com a Data Stone, você gerencia, através de filtros, informações relevantes sobre os compradores, cria uma estratégia e entra em contato para vender.
Tenha autoridade
Esta é uma das técnicas de vendas mais importantes para qualquer vendedor, porque através dela, mostra-se autoridade sobre o produto oferecido, gerando mais confiança no cliente que entende o funcionamento e como pode se beneficiar da mercadoria.
Seja mais flexível
Não significa que você tenha de ceder ao que o seu cliente quer, mas apresentar alternativas com vantagens são métodos de demonstrar ao lead que você aceita negociação, está aberto a ouvi-las e analisá-las.
Crie a sensação de desejo no lead
Se você já fez compras em lojas e foi abordado por vendedores, deve ter escutado diversas informações sobre os produtos e os benefícios, te fazendo querer comprar o que era apresentado. O mesmo precisa acontecer em suas conversas com os leads, despertando neles o interesse de comprar ao ouvir sobre o que seu serviço faz.
Saiba tudo a respeito do cliente
Através do enriquecimento de dados da Data Stone, você descobre informações atualizadas sobre o seu cliente para estudá-lo e entender quem ele é e o que procura. Com uma base bem estruturada, você melhora as técnicas de vendas por compreender sobre os perfis presentes em sua empresa.
Aposte no inside sales
A venda interna é uma estratégia comercial muito importante, voltada para focar totalmente no cliente, ajudá-lo em casos de necessidade e resolver o que for necessário no menor tempo possível.
O que é preciso para fazer uma boa venda?
Para vender mais e com qualidade, treine frequentemente a sua equipe para garantir que todos entendam o que deve ser melhorado no processo de vendas e atendimento. Nesta conversa, os colaboradores entendem onde estão errando, como podem melhorar e começam a aplicar o aprendizado na tratativa com os clientes.
Além disso, para as técnicas de vendas serem um sucesso, cabe a você e seu time manterem contato com os clientes. Não adianta telefonar uma vez e esquecer que eles existem, portanto agende uma reunião para conversarem pessoalmente e ter uma comunicação mais assertiva.
Mesmo que a venda esteja concluída, é essencial realizar o customer success para entender se o cliente está satisfeito com a solução, se há reclamações, dúvidas ou feedbacks sobre melhorias acerca do serviço prestado.