Coleta de dados: o que é e como ele ajuda na tomada de decisão
A coleta de dados por meio de listas, fornecidas de acordo com a LGPD, é essencial para uma empresa que deseja conhecer melhor seus clientes. Além disso, são essas informações que ajudam a entender o mercado para trazer as melhores soluções ou, até mesmo, realizar o desenvolvimento de um novo produto através das necessidades percebidas entre as empresas.
Para ter acesso aos dados corretos, é necessário desenvolver uma pesquisa com algumas perguntas que possam auxiliar as empresas a entender o que se necessita – independentemente da finalidade. Confira com a Data Stone tudo o que é necessário para realizar essa pesquisa com assertividade e obter os melhores resultados para uma marca!
Como funciona a coleta de dados?
A coleta de dados trata-se de um processo onde o foco é coletar informações – seguindo as diretrizes da LGPD – relevantes sobre algo, a fim de realizar leituras para entender os comportamentos e, a partir daí, elaborar estratégias e ações que possam favorecer as empresas. Uma vez coletadas, essas informações precisam ser apuradas e analisadas para conseguirem auxiliar no processo de identificação que um negócio necessita.
É importante destacar que, mais do que investir na coleta de dados, é necessário que as empresas mantenham essas informações atualizadas, realizando frequentemente a sua higienização – o que facilita o processo de segmentação e contato de forma assertiva.
A Data Stone possui equipes especializadas em realizar esse processo, otimizando o tempo das empresas através da manutenção de enriquecimento de dados, para que eles sejam utilizados no momento certo e de forma assertiva.
Quais as formas de coleta de dados?
A coleta de dados pode acontecer de diversas formas no dia a dia empresarial. Dentre as mais comuns, estão:
- Pesquisas de satisfação;
- Questionários;
- Landing pages;
- Registros de contato;
- Sondagem.
Vale ressaltar que os dados coletados vão depender de empresa para empresa, uma vez que cada uma irá estabelecer o que precisa para realizar sua ação com base nessas informações fornecidas.
Porém, é válido ter em mente que é necessário que durante a abordagem, dados para entrar em contato, como telefone, e-mail e WhatsApp sejam priorizados. Focar em dados como esses ajuda a fortalecer a personalização deixando a ação mais exclusiva.
Como a coleta de dados pode ajudar na tomada de decisão?
Com base na coleta de dados, é possível que as empresas consigam ter uma visão mais ampla do mercado através das respostas, o que as auxilia na elaboração de ações e campanhas que são criadas justamente para incentivar a tomada de decisão.
As informações coletadas vão traduzir para as equipes de comercial e marketing quais são as necessidades do mercado, do que ele precisa, e como gostaria que essa solução funcionasse para a resolução de problemas. A partir daí, as estratégias são selecionadas e oferecidas, e se alinhadas com o que se procura, as chances de conversão e tomada de decisão mais rapidamente se tornam maiores.
É por isso que a coleta de dados trata-se de uma estratégia muito importante para empresas que desejam sair na frente de seus concorrentes, uma vez que usar dados para proporcionar soluções com base nas necessidades trata-se de uma estratégia inteligente de mercado que pode alavancar bons resultados, garantindo plena satisfação.
Como fazer uma coleta de dados da melhor forma?
As empresas que desejam realizar a coleta de dados, primeiramente precisam elaborar seus questionários com base no que desejam saber para posteriormente elaborar suas ações e campanhas.
Com o questionário pronto, é preciso disparar a mensagem de acordo com os canais de relevância, ou seja, onde quem precisa responder essa pesquisa se encontra. Entre os mais comuns estão email, redes sociais, WhatsApp e, até mesmo, o tradicional SMS.
Conte com Data Stone para obter as melhores soluções e fazer com que a coleta de dados tenha sucesso. Além disso, usar o enriquecimento de dados pode ser uma boa opção, a fim atualizar os dados de clientes da base ou fazer a higienização dos dados mantendo eles sempre atualizados para uso e não correr risco de não obter retorno por manter o cadastro de dados antigos.
Dicas de coletas de dados
Algumas dicas para realizar a coleta das informações de maneira assertiva podem ser implementadas no processo de elaboração dos questionários, o que os ajuda a serem mais assertivos, fazendo com que a empresa tenha muitas informações para analisar.
Confira como algumas orientações podem ser úteis às empresas que desejam fazer uma coleta de dados mais completa a fim de conseguir informações relevantes que poderão ser usadas a seu favor para proporcionar uma melhor solução aos leads.
Atenção ao que será perguntado
Uma pesquisa precisa manter uma linha de abordagem com quem será questionado. Por esse motivo é preciso selecionar bem as perguntas que serão abordadas. Além disso, é preciso que elas tenham uma linguagem agradável, sendo sempre muito clara e objetiva.
Vale ressaltar que a quantidade de perguntas também deve ser um ponto de atenção, pois se trata de uma coleta de dados, e não um interrogatório. Tornar esse primeiro contato o mais amigável possível já é um convite para ter respostas valiosas.
Não induza as respostas
As perguntas elaboradas não devem ser retóricas, ou seja, elas não devem induzir a quem está respondendo ou vir com alternativas de respostas disfarçadas, para que se escolha aquelas opções, a transparência é essencial e depõe muito a favor (ou contra) a empresa.
Por isso, é essencial deixar que as respostas sejam dadas de maneira livre, para que durante a análise de informações, isso possa ser identificado. Além disso, pesquisas induzidas não rendem bons resultados, impactando na qualidade das informações.
Analise as informações coletadas
Conforme a pesquisa vai chegando aos destinatários, as perguntas também vão sendo respondidas. E fazer a apuração dessas respostas é fundamental para verificar o nível de aderência, isto é, quantas pessoas responderam e como as respostas se desenvolveram, o que torna mais fácil a interpretação dos dados apresentados.
Por isso, fazer esse acompanhamento é essencial para interpretar o que o mercado tem a dizer, além de conseguir dados relevantes que podem auxiliar na elaboração de ações para antecipar o processo de decisão de compra.
Conte com a Data Stone
A Data Stone é especialista em dados e possui uma equipe qualificada que auxilia as empresas a realizarem a prospecção de maneira assertiva, além de oferecer soluções para enriquecimento de dados e higienização, onde os mesmos passam por um processo de manutenção.
Contar com a Data Stone para trabalhar com dados ainda promove a otimização do tempo para os membros da empresa, uma vez que enquanto essas informações estão sendo organizadas, as empresas conseguem se ocupar com outras tarefas a fim de oferecer sempre a melhor solução para as necessidades apresentadas.
A coleta de dados pode ser uma opção interessante para as empresas que desejam oferecer as melhores soluções com base nos dados, a fim de sanar as necessidades do mercado com soluções inteligentes e de muita qualidade.
Considerar que a coleta de dados é eficiente para se ter acesso a informações que podem se traduzir em ações assertivas. Além disso, é uma boa alternativa para se destacar entre as outras empresas e conseguir alavancar bons resultados e vendas com estratégia, entendendo as dores do mercado e propondo alternativas para as necessidades.