Como definir uma estratégia comercial eficaz

Como definir uma estratégia comercial eficaz

Atualmente nenhuma empresa consegue ter sucesso sem ter uma estratégia comercial clara e abrangente. A necessidade de planejar algo desse tipo pode prevenir diversos problemas comuns do cotidiano dos negócios e evitar males piores como a falência, superendividamento e outros terrores do contexto.

Devido a essa capacidade de resolver problemas difíceis, várias empresas passaram a dedicar bastante tempo à procura de materiais interessantes para a montagem desse plano. Visto o contexto no qual a estratégia comercial é montada, este artigo da Data Stone traz todos os conceitos necessários para a montagem do seu plano independente do nicho e do tempo de atuação de seu negócio.

O que é uma estratégia comercial?

O conceito de estratégia comercial se define como um conjunto de práticas que buscam melhorar ao máximo os processos de venda da empresa. Portanto, podemos concluir que esse plano tem como principal objetivo mostrar o que os profissionais do negócio devem fazer para que o cenário econômico da empresa cresça. 

O que é uma estratégia comercial?
Fonte/Reprodução: original.

Tome cuidado para não confundir a estratégia comercial com técnicas de vendas. Apesar de ambas terem objetivos em comum, como vender mais e melhorar o cenário da empresa, as técnicas são mais focadas para os vendedores realizarem as vendas com mais eficiência. A estratégia comercial tem um caráter de melhora geral no cenário comercial e não só nos vendedores.

Como funciona uma estratégia comercial?

O funcionamento de uma estratégia comercial se dá a partir de um grande estudo de dados que, quando organizados, fornecem para a empresa quais são as ações com mais chances de render resultados promissores. Por causa disso, cada empresa pode ter uma estratégia diferente mesmo que atue no mesmo nicho.

Como funciona uma estratégia comercial?
Fonte/Reprodução: original.

Por exemplo, se uma empresa opta por aumentar o volume de vendas de uma empresa através da redução dos valores cobrados na compra de produtos, significa que uma série de dados foi avaliada antes da decisão. Além disso, os superiores constataram que o negócio é capaz de se tornar mais conhecido e pode compensar a “falta de lucro” ao vender algo de qualidade para mais pessoas.

Entretanto, essa estratégia nem sempre dá certo para todas as empresas, visto que ela depende de uma produção em massa e com qualidade. Não são todos os negócios que podem corresponder a isso e, portanto, precisarão avaliar outras estratégias.

Como definir uma estratégia comercial eficaz?

Uma estratégia comercial eficaz pode ser definida como aquela que respeita às características do seu negócio e usa ao máximo todas as possibilidades dele. Independente do tipo de estratégia utilizada, ela terá como base os seguintes princípios:

  • Estudo de mercado;
  • Precificação dos produtos da empresa;
  • Busca por clientes em potencial;
  • Indicadores de desempenho;
  • Conquistar e negociar com clientes;
  • Fidelização dos clientes.

O primeiro ponto importante de definição de uma estratégia comercial é o estudo de mercado. É nesta etapa que você vai observar a concorrência, conhecer com precisão a quantidade de consumidores disponíveis e outras informações que vão mostrar como está a oferta e a demanda do negócio da sua empresa.

A precificação dos produtos da empresa, por sua vez, é uma etapa extremamente importante visto que ela determinará as bases dos lucros do negócio e ela nasce diretamente do estudo de mercado. Ao analisar o contexto completo que sua empresa se enquadra, é possível estabelecer preços que rendam lucros e sejam atrativos para os clientes.

Como definir uma estratégia comercial eficaz?
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A procura por clientes em potencial, ou seja, os leads, são essenciais para a sua equipe depositar energia em usuários interessantes. Estes personagens comuns do cotidiano dos negócios são os usuários que já demonstraram algum tipo de interesse pelo seu negócio e deixaram disponíveis alguma forma de contato. 

Para a busca de leads, é indispensável a definição de alguns conceitos importantes como persona, público-alvo e uso de boas ferramentas tecnológicas. Por sorte, nós da Data Stone oferecemos exatamente a busca de clientes em potencial como um de nossos serviços. Através do mailing list, podemos mapear qualquer região do Brasil e, dessa forma, selecionar quais são os clientes mais promissores para a sua empresa contatar.

Os indicadores de desempenho, por sua vez, são dados que informam características do negócio naquele momento. Alguns exemplos são o número de clientes existentes, ticket médio, retenção de clientes, a maneira que os leads são gerados e outros. 

A conquista e a negociação com os clientes é outra etapa que a estratégia comercial define com o objetivo de tornar o conhecimento da quantidade de vendas naquele período mais previsível. Em paralelo, a fidelização de clientes é o último fator que a estratégia comercial deverá considerar para auxiliar mais na previsibilidade da quantidade das vendas e, consequentemente, avaliar com maior facilidade o cenário comercial do negócio.

Quais são os 3 tipos de estratégias comerciais para uma empresa?

É possível observar os principais conceitos de estratégia comercial e pontos essenciais para seu entendimento. Portanto, como forma de exemplificação, separamos 3 estratégias mais utilizadas nos negócios do mundo inteiro. Através delas, além de compreender os conceitos, é possível visualizar melhor como a maioria das empresas trabalha.

Foco em uma área

O foco em uma área é a estratégia na qual a sua empresa vai destinar energia para atuar em segmentos específicos devido ao grande conhecimento que tem da área. A ideia desse tipo de estratégia é gerar identificação com o cliente com mais facilidade e, dessa forma, manter uma constância nas vendas. Exemplos bem conhecidos são lojas de roupas infantis ou vendedores de peças religiosas.

Menos preços, mais vendas

Essa é a estratégia que exemplificamos anteriormente neste artigo. Muito utilizada para empresas que produzem muitas coisas diferentes, a essência dela é justamente aumentar a quantidade de vendas com uma redução nos preços para que o negócio se torne mais conhecido. Com esse grande atrativo, a empresa pode criar autoridade e obter uma grande quantidade de lucro através dessa prática quando bem aplicada.

Diferenciais

Essa estratégia tem como foco conquistar clientes através do valor agregado presente nos produtos. Ou seja, os benefícios oferecidos nessas compras serão o fator que vai destacar a empresa diante das outras e atrair novos clientes. Isso é muito visto com empresas que vendem comidas e investem em embalagens personalizadas, por exemplo.

Vale comentar que não é preciso se prender em somente uma dessas estratégias. Recomendamos fortemente que, após absorver o conceito de cada estratégia, veja quais características de cada uma podem satisfazer necessidades do seu negócio. Desse modo, aproveita-se várias ideias.

Por que é importante montar uma estratégia comercial eficaz?

Sem uma estratégia comercial eficaz, uma empresa não tem chances de se manter no mercado devido à falta de planejamento e ideias para se guiar. O aumento de qualidade no setor comercial implica diretamente em uma grande melhora em todos os setores do negócio. Além disso, outros motivos que para a montagem da estratégia comercial são:

  • Melhorar a produtividade e competência dos seus funcionários;
  • Organização dos processos;
  • Aumentar os lucros da empresa;
  • Maior conhecimento do próprio negócio.

A produtividade e competência dos seus funcionários é um dos fatores que a estratégia comercial ajuda a aprimorar, pois ela expõe de maneira prática o que precisa ser feito. Dessa forma, seus profissionais sabem por onde se guiar e, simultaneamente, podem melhorar a qualidade de seu trabalho para atender as demandas do cenário.

A organização dos processos acontece porque o uso de uma estratégia comercial exige a compreensão de como a empresa deve atuar em suas atividades. Desse modo, é possível utilizar melhor os recursos disponíveis, reduzir os custos efetuados e otimizar o tempo com as tarefas realmente importantes.

O aumento dos lucros da empresa é outro fator já comentado que é proporcionado pelo bom uso da estratégia comercial. Como a qualidade dos produtos oferecidos aumenta simultaneamente com a forma que a empresa se porta no mercado, ela tende a ganhar mais e, consequentemente, ter mais recursos para investir em crescimento.

Por fim, a estratégia comercial permite que você conheça mais sobre o seu próprio negócio. Como para montar esse plano uma série de dados são exigidos, os gestores vão conhecer vários pontos importantes como pontos positivos e fracos do seu empreendimento e, dessa forma, poderá investir em práticas para melhorar não só o cenário financeiro, mas todos os outros setores.

No final, é perceptível como o uso da estratégia comercial eficaz pode proporcionar vários ganhos para as empresas alcançarem os clientes corretos e, dessa forma, crescerem bastante no mercado. Como você pôde perceber, um ponto muito importante para a criação dessa estratégia são dados confiáveis a respeito do seu negócio, já que todas as deduções são feitas a partir deles.

Por causa dessa exigência de dados confiáveis, os serviços da Data Stone são uma ótima ajuda para você tanto entender o cenário de seu negócio como também proporcionar o seu crescimento. Nossa ampla experiência com dados permitirá que sua empresa colete informações confiáveis para a equipe realizar toda a estratégia e, desse modo, fazer o negócio crescer. Logo, não perca essa chance e faça contato conosco!