Leads qualificados: veja dicas de como manter um fluxo qualificado
Gerar leads qualificados é um objetivo que todos os empreendedores, negócios ou portais online executam diariamente. Com toda a competitividade do mercado, encontrar leads se tornou uma tarefa mais complicada devido às grandes exigências dos consumidores. No entanto, ao mesmo tempo, é um processo mais prático com as ferramentas tecnológicas disponíveis.
Apesar das dificuldades observadas, com um bom trabalho e ajuda de conteúdos competentes, diversas empresas se beneficiam do uso inteligente dos leads qualificados. Logo, com toda a experiência de mercado, a Data Stone reuniu para você neste artigo bem prático tudo que se precisa saber a respeito dos leads qualificados e os segredos de manter o bom fluxo deles.
O que são leads qualificados?
Os leads qualificados, também chamados de clientes em potencial, são os usuários que demonstram algum interesse pelo negócio da empresa e, por consequência, esse perfil implica que esses clientes indicam maior inclinação a comprar dela.
Para te auxiliar na absorção da definição, vamos exemplificar. Vamos supor que você tenha um negócio com bastante qualidade, mas com poucos clientes. Durante os seus estudos para a resolução do problema, você se deparou com a Data Stone e achou tão interessante a qualidade tecnológica do serviço de formação de mailing list que informou os seus dados de contato para conversar com nossa equipe.
A qualidade de seu negócio e seu interesse pelo nosso trabalho caracteriza sua empresa como um lead qualificado e o nosso time teria um tratamento especial para você. Portanto, é notável como essa caracterização é importante para as empresas acelerarem e melhorarem a qualidade do trabalho.
Como gerar leads qualificados?
A terceirização de prospecção da Data Stone é a sua melhor escolha para fazer a geração de leads qualificados. Com esse serviço, a sua empresa receberá de uma equipe especializada os contatos com os leads que mais apresentam chances de se interessar pelas soluções que seu negócio apresenta e com reuniões já agendadas.
Tudo isso é possível por conta do time de profissionais especialistas em prospecção que a Data Stone disponibiliza para encontrar os leads ideais para você. Por isso, é interessante se aprofundar mais a respeito dessa estratégia com este conteúdo para entender o potencial que ela apresenta para sua empresa.
Investir em anúncios, criar conteúdos que se adequem ao SEO e conhecer a persona do cliente são outras excelentes práticas para que a geração de leads B2B aconteça de uma forma bastante proveitosa para o negócio. Através dessas práticas, é possível potencializar o alcance, a satisfação e a personalização das estratégias realizadas, o que poderá resultar em um maior potencial de vendas ao negócio.
Qual a importância dos leads qualificados?
A principal importância dos leads qualificados é garantir o contato com usuários interessantes para o seu negócio. Logo, esse conceito ajuda a empresa a separar pessoas com maior probabilidade de realizar compras em seu empreendimento e, consequentemente, dar uma maior atenção para esses possíveis compradores.
Toda empresa já passou pela situação de investir bastante energia com um usuário que não tinha intenção nenhuma de compra. Além de consumir muito esforço da equipe, conversar com usuários desinteressados consome o tempo que poderia ser investido em outros clientes interessados. Ao separar os leads qualificados, sabe-se exatamente os usuários que se deve investir energias e, dessa forma, potencializar o trabalho da empresa.
Como identificar leads qualificados?
Para identificar leads qualificados, é preciso julgar uma série de etapas que fornecerão informações sobre as intenções daquele usuário com o seu negócio. Através da interpretação desses dados, a sua equipe pode tomar decisões precisas sobre o que fazer com aquele usuário. Com base nisso, separam-se os seguintes dados para identificar leads qualificados:
- Avalie o grau de interesse do lead;
- Observe o poder de decisão que o lead tem;
- Observe a qualidade do negócio do lead;
- Compare a qualidade de leads semelhantes;
- Avalie o momento correto de fazer a proposta.
Avaliar o grau de interesse é um ponto crucial principalmente para saber se a negociação terá um bom seguimento ou não. Algumas perguntas ou uma conversa são capazes de fornecer essas informações para a empresa.
Junto a isso, também é possível observar qual é o poder de decisão que aquele lead possui e, dessa forma, ter noção de como a negociação andará tanto em termos de velocidade como de qualidade.
O outro passo é justamente observar a qualidade do negócio do lead. Em negociações do mercado B2B é extremamente importante observar o estado atual do empreendimento a fim de descobrir se a negociação com aquele cliente realmente vale a pena. Esse conhecimento, inclusive, pode ajudar bastante a guiar o modo pelo qual a interação vai se direcionar.
Comparar a qualidade de leads semelhantes serve para que a empresa tome uma decisão mais concreta quando fica em dúvida de qual contato priorizar. Esta pode parecer mais abstrata, mas ainda bem simples de entender com um exemplo.
Suponhamos que você administre uma loja de roupas e converse com três leads muito semelhantes tanto na proposta como nos ganhos. Para definir qual deverá ter mais prioridade, você pode comparar as reações dos leads durante as reuniões, ver qual aparenta estar mais disposto a negociações mais promissoras e outros fatores podem ser avaliados.
Por fim, é necessário avaliar qual é o momento mais adequado para fazer a proposta. Essa é a etapa que mais gera complicações entre as empresas, principalmente pelo fato de alguns leads se adequarem perfeitamente ao perfil procurado pela companhia. Por isso, amadureça a relação com aquele contato e deixe ele pegar confiança em seu negócio para que a proposta surta o efeito desejado.
Quais os tipos de leads?
Os leads MQL, SAL e SQL são os tipos principais de leads qualificados B2B que sua empresa vai lidar constantemente. Pelo fato deles serem mais frequentes no cotidiano dos empreendimentos, é necessário compreender suas características principais para que sua empresa consiga aproveitar todo o potencial que esses contatos mostram e melhorar os resultados do seu negócio.
MQL
O MQL (Marketing Qualified Leads) é o lead avaliado pelo time de marketing da sua empresa e é definido como uma ótima oportunidade de negociação. Em termos de comparações, você pode considerar que os MQLs estão um nível acima do lead comum, já que a equipe os avaliou.
SAL
SAL (Sales Accepted Leads) são aqueles leads aprovados pelo time de pré-vendas do seu negócio e que apresentam altas probabilidades de comprar o que sua empresa oferece. A sua equipe deve realizar o mapeamento com técnicas capazes de qualificar os contatos e, após isso, devem assegurar que a nutrição desses contatos aconteça adequadamente para aproveitar as oportunidades.
SQL
Os SQL (Sales Qualified Leads) são os contatos que já foram nutridos e mapeados como os mais abertos a realizarem negociações com sua empresa. Por serem leads com altíssimo grau de interesse nas soluções do empreendimento, os vendedores finais devem ser os responsáveis por cuidar dos processos.
É notável como cada um desses tipos de contato exige bastante entendimento por parte das empresas que desejam melhorar o potencial de suas negociações. Assim, é interessante obter um aprofundamento maior relacionado a toda definição dos leads qualificados para ser possível tratá-los com mais cuidado e de maneira mais produtiva.
O Sales Qualified Lead (SQL) é a etapa na qual o cliente já se encontra pronto para negociar com a empresa. Logo, ele deve receber bastante atenção da equipe de vendas para que a conversão aconteça da melhor forma possível. Caso assim ocorra, estaremos na última fase, o Product Qualified Lead (PQL), no qual o contato já efetuou uma compra e a empresa deseja fazer com que ele se fidelize ao negócio.
6 dicas de como manter um fluxo qualificado
Com os conhecimentos das definições principais sobre os leads qualificados, cabe agora entender como gerir o fluxo desses clientes em potencial a fim de deixar o trabalho mais organizado e eficiente. Para isso, separamos 6 dicas essenciais baseadas em diversos negócios de sucesso no mercado.
Estude o público de seu negócio
O primeiro passo para manter um bom fluxo de leads é conhecer as características do público de seu negócio. Com essas informações, é possível manter uma comunicação adequada e criar estratégias que atraiam boas quantidades de interessados, fator que dará maior controle para a empresa das possibilidades de compras em determinados períodos.
Estude a concorrência
Além de entender como a concorrência vende os seus produtos, o estudo dos concorrentes dará à sua empresa boas informações do que os clientes procuram. Dessa forma, é possível utilizar isso para confeccionar os produtos do seu negócio e, a partir disso, ter melhores avaliações.
Invista em um bom atendimento
Ter um bom atendimento é outro passo importante, pois, após identificar o público do seu negócio, é preciso saber como tratá-los durante as interações. Portanto, é importante que a sua equipe tenha conhecimento suficiente de comunicação e persuasão para atrair o cliente para o processo de vendas.
Além disso, é interessante que seu negócio saiba como tratar o cliente após as negociações, o chamado pós-venda. Dessa forma, ele apresentará maiores probabilidades tanto de comprar novamente, como também de recomendar para mais pessoas.
Mantenha a união entre o time de vendas e o de marketing
Como se pode notar, a gestão de leads qualificados depende tanto da qualidade do marketing da empresa como do bom trabalho dos vendedores. Por isso, é indispensável que esses dois setores troquem informações e estejam unidos para tratarem o lead com a maior eficiência possível.
Comunique-se adequadamente com sua equipe de vendas e marketing
Se comunicar adequadamente com a sua equipe de vendas e marketing vai te dar bastante noção de como aqueles leads são tratados e, consequentemente, avaliados. Isso permite a revisão de estratégias e coleta de dados mais precisos relacionados ao cenário encarado pelo seu negócio.
Use boas ferramentas de geração
Apesar de já ter se tornado um dizer clichê, as boas ferramentas, principalmente as tecnológicas, vieram para ajudar diversas tarefas, e isso inclui a manutenção do fluxo adequado de leads. Uma das melhores é o funil de vendas, capaz de separar os contatos conforme a etapa da negociação que eles se encontram. Junto a elas existem algumas outras interessantes tais como:
- E-mail;
- Redes sociais;
- Sites;
- Anúncios;
- Blogs.
Através dessas opções, é possível investir em diferentes estratégias para a geração de leads qualificados e, posteriormente, sua conversão em clientes da casa. Todas essas técnicas são fundamentais para crescer e se destacar dentro do mercado B2B – por isso, é fundamental reconhecer como manter um fluxo qualificado de leads.
E, para te auxiliar na manutenção de leads qualificados, temos uma recomendação especial: os serviços da Data Stone. Com a nossa ampla experiência com dados no mercado, nos tornamos referência no ato de otimizar as estratégias de diversas empresas que, assim como a sua, possuem o desejo de crescer. Entre em contato agora e descubra o serviço mais adequado ao seu contexto!
Como nutrir os leads qualificados?
Com a produção de conteúdos de qualidade e uso de ótimos canais de comunicação, a exemplo do e-mail, é possível investir em uma nutrição de leads qualificados muito eficiente. Entretanto, esse processo também exige a realização de outras etapas de extrema importância para que ele apresente o maior potencial para melhorar o cenário de sua empresa.
Segmentação
Fazer uma boa segmentação é indispensável para uma nutrição de leads ocorrer como desejado. O processo ajuda sua equipe a separar os contatos que se interessam pelo seu negócio em grupos menores de acordo com características em comum, o que vai auxiliar para um direcionamento de conteúdos mais preciso e com maiores probabilidades de conversão.
Para ter uma noção do poder desse processo, basta imaginar que sua empresa tenha dois grupos de empreendimentos que podem se interessar em negociar, mas possuem preferências de comunicação muito diferentes. Consequentemente, se seu time enviar os mesmos conteúdos aos dois, a eficiência da estratégia será menor justamente por não haver a separação dos contatos – que pode ser evitada pela segmentação.
Organização dos materiais
A organização dos materiais é muito importante e precisa ser definida para que sua equipe consiga distribuir cuidadosamente quais conteúdos serão mais relevantes para cada segmento. Dessa forma, a nutrição de leads fica muito mais previsível e adequada, diminuindo a chance de operações ruins acontecerem.
Também é preciso definir elementos presentes nos materiais que vão ser montados, como layout, tipo de escrita e CTAs. A junção de todos esses fatores vai permitir que o conteúdo final seja atrativo tanto visualmente como na escrita, o que vai aumentar as probabilidades de melhor uso do material para a nutrição de leads qualificados.
Fluxo de emails
Um excelente fluxo de e-mails sempre se destaca na nutrição de leads, já que isso vai manter uma troca constante de informações entre o seu negócio e o contato. Isso vai permitir que o potencial cliente tenha a sua empresa em mente para o assunto tratado nos recados, ponto este essencial para a qualificação de leads.
No fluxo de emails, é preciso ter cuidado com o volume de recados enviados para que eles sejam suficientes para informar o leitor. Simultaneamente, é preciso se atentar para não cair no Spam caso quantidades extremas de mensagens sejam enviadas, o que vai incomodar o lead.
Monitoramento de resultados
Monitorar os resultados é outro passo indispensável para uma boa nutrição de leads qualificados, já que essa etapa auxilia a verificar se as estratégias utilizadas apresentaram a eficácia desejada. Junto a isso, fazer uma excelente verificação dos resultados ajuda muito a perceber quais alterações precisam ser feitas nas práticas atuais e as que devem ser descartadas para melhores resultados poderem aparecer.
Diversos negócios acabam pecando na parte de monitorar resultados, o que deixa abertura para que seu time invista em práticas que não sejam eficientes para atrair os clientes e nem realizar a nutrição de leads da maneira correta. Caso isso não seja percebido com antecedência, por outro lado, seu empreendimento corre riscos de perder recursos e gerar frustrações ao time de profissionais.
Como a Stone Station pode me ajudar?
A Stone Station ajuda o seu time a obter dados mais relevantes para conseguir atuar no mercado. Dessa forma, as estratégias da equipe são pautadas em informações extremamente confiáveis, o que torna a tomada de decisões cada vez mais precisa e dentro do contexto atual que o seu negócio se encontra.
Além disso, com o módulo B2B da Stone Station, você pode alcançar contatos mais promissores justamente por ter acesso a informações muito importantes como a quantidade de funcionários e seus cargos. Dessa forma, seu time pode encontrar os decisores de uma empresa com mais facilidade e iniciar negociações mais ágeis e promissoras.
Não é difícil perceber como uma empresa precisa ter atenção aos principais tipos de leads qualificados no mercado e entender como nutri-los para melhorar a eficácia das práticas da empresa. Assim, para encontrar esses contatos e poder iniciar uma nova fase em seu empreendimento, conte com os serviços da Data Stone.
Por meio de toda a experiência que acumulamos lidando com dados, conseguimos oferecer soluções muito eficazes para os negócios que desejam crescer de maneira saudável e bastante durável. Acesse o nosso site e converse com algum de nossos especialistas para mais detalhes do serviço que você mais necessitar!