Gerenciar equipes de vendas: dicas e estrategias

Gerenciar equipes de vendas: dicas e estrategias

Estratégias para gerenciar equipes de vendas são um fator primordial para qualquer empresa inserida no nicho B2B! Desde que o cenário de vendas parou de ser visto apenas como o setor de divulgação e entrega de produtos ao cliente, tornou-se necessário conhecer formas necessárias de maximizar a atuação dessa área.

Mesmo que difícil, a característica mais observada presente nas grandes empresas é, justamente, a boa forma que se gerencia as equipes de vendas. Através desse controle, garante-se que os produtos/serviços de um negócio cheguem da melhor forma possível ao cliente. Portanto, para entender como fazer isso da maneira mais eficiente, veja as dicas que a Data Stone preparou!

O que é gestão de equipe de vendas?

Trata-se do entendimento e organização dos processos de todos os profissionais da área comercial. Portanto, podemos interpretar a gestão como a base que os funcionários da parte de vendas tomam para se guiar antes de realizar os seus trabalhos.

O que é gestão de equipe de vendas?
Fonte/Reprodução: original.

Para melhorar a interpretação dessa parte, também cabe definir o que seria uma equipe de vendas. Basicamente, ela é todo o corpo de profissionais responsáveis por captar e conduzir negociações com clientes da melhor forma possível. Entenda bem essas duas definições porque elas vão ser a base de toda a montagem de nosso raciocínio.

Qual a importância de gerenciar equipes de vendas?

A importância principal de gerenciar equipes de vendas é oferecer condições para que os profissionais dessa área possam realizar o seu trabalho da melhor forma. Isso envolve desde a seleção de pessoas capacitadas para as tarefas como também a forma que a equipe atuará no pós-venda. 

Devido a toda essa amplitude de ação, esse gerenciamento costuma influenciar bastante na estabilidade da empresa e, por isso, costuma ser bastante difícil. Com a competitividade e mudanças constantes tanto no mercado como dos clientes, gerenciar equipes de vendas exige diversos conhecimentos diferentes.

Benefícios de gerenciar equipes de vendas

O principal benefício de gerenciar equipes de vendas é justamente garantir o controle de qualidade do trabalho do setor de vendas da empresa. Através disso, é possível controlar de qual forma aquele produto é divulgado para o cliente e observar, de acordo com o que os dados coletados oferecem, o contexto daquela empresa. Logo, alguns benefícios observados são:

  • Maximização dos lucros;
  • Melhora do relacionamento com os clientes;
  • Aumenta a quantidade de clientes;
  • Fidelização dos clientes;
  • Crescimento em várias áreas da empresa.

Todos esses benefícios aparecem conforme o tempo de atuação do gerenciamento das equipes juntamente com a qualidade dos profissionais selecionados para essa gestão. No entanto, para formar uma equipe dessas é necessário oferecer experiência suficiente a fim de permitir que seus profissionais sejam capazes de aprender a arte de lidar com clientes.

Benefícios de gerenciar equipes de vendas
Fonte/Reprodução: original.

Caso você busque mais clientes interessantes, tanto para aumentar as vendas de sua empresa como também treinar o seu time de vendas, conte com o mailing list da Data Stone. 

Através de nossa tecnologia de primeiríssima qualidade, podemos mapear o Brasil inteiro e encontrar diversos clientes para seu negócio e, dessa forma, garantir que sua equipe deposite energia em contatos promissores.

10 estratégias para Gerenciar equipes de vendas

É notável que gerenciar equipes de vendas é indispensável para qualquer negócio que deseja prosperar no mercado. Com toda essa importância, trouxemos 10 estratégias que vão compor um gerenciamento muito eficiente da sua equipe de vendas além transformar o ambiente da sua empresa em vários aspectos positivos.

Qualificar os profissionais

Qualificar os profissionais é o passo inicial para garantir um trabalho competente. Como o mercado passa por uma grande escassez de profissionais preparados, cabe à empresa procurar por pessoas capazes, como também oferecer treinamentos e formas para que os funcionários já presentes possam se aperfeiçoar em suas funções.

Mescle diferentes perfis de profissionais

Podemos pensar na mesclagem de perfis como uma dica complementar da primeira. Acontece que quanto mais variedade de profissionais, maiores são as chances de conseguir lidar com diferentes clientes e, consequentemente, maior se torna a probabilidade de vender mais. 

Além desse resultado nas vendas, uma mesclagem nos perfis ajuda bastante na harmonia do ambiente de trabalho por conter diferentes formas de pensamento. Caso uma companhia tivesse pessoas somente focadas em bater metas, as relações poderiam se tornar muito superficiais e monótonas, fator que prejudicaria muito o ambiente interno da empresa.

Organize os processos

A organização dos processos envolve estabelecer padrões para que a equipe de vendas se baseie para a execução do trabalho. Desse modo, todos os profissionais vão montar sua abordagem, seu texto de vendas ou qualquer outra etapa a partir de um ponto em comum.

Um exemplo de aplicação dessa estratégia é justamente quando a equipe de vendas precisa avaliar a qualidade de uma negociação antes de vender para um cliente. Um dos pontos que precisam ser levados em consideração nesse momento é, justamente, se aquela negociação satisfaz as propostas de crescimento da empresa, um fato que costuma ser padronizado para diversas companhias.

Formar um bom ambiente de trabalho

O bom ambiente de trabalho promove um bom relacionamento de vários setores entre si. Isso auxilia bastante na produtividade diária e também permite que diversos problemas sejam resolvidos com mais facilidade através do forte clima de união entre os profissionais.

Pensemos, por exemplo, em uma indústria que contém mais funcionários experientes do que novatos. Caso o ambiente de trabalho seja bom, os veteranos poderão passar a experiência obtida durante anos e, dessa forma, formar vínculos mais fortes com os novatos. Desse modo, é possível manter diversos profissionais dentro da empresa e promover o desenvolvimento profissional deles.

Informe quais são os valores que a empresa quer passar ao cliente

Mostrar quais são os valores da empresa dará uma maior noção de como o vendedor deve se portar durante o seu trabalho. Logo, oferecer essas informações permitirá que o vendedor arme bem as suas abordagens para o cliente e não caia no clássico problema de apenas “empurrar” o produto ao possível comprador.

Abra o jogo a respeito dos desafios pela empresa

Ao comentar sobre os desafios que a empresa passa naquele momento, os profissionais de vendas podem utilizar isso como fator-chave para que eles se empenhem no trabalho. Isso incluirá a melhoria de suas funções e pode-se ver exemplos disso quando o profissional passa a buscar clientes com propostas melhores para vender os produtos e outros formatos.

Incentive os feedbacks

Os feedbacks são ótimos recursos para gerenciar equipes de vendas justamente por serem capazes de alertar o grau de competência dos profissionais em determinadas tarefas. Além das reuniões periódicas, é possível realizar feedbacks diários com o objetivo de mostrar ao funcionário que o trabalho dele é observado e há possibilidade de melhorias naquela empresa.

Reconheça o valor dos profissionais

Reconhecer o valor dos profissionais da equipe é um passo muito importante tanto para motivar os que se empenham no trabalho como para inspirar os novatos ou, em muitos casos, aqueles que estão sem esperanças. 

Um elogio em reuniões de trabalho ou conversas particulares com os profissionais que se destacam são exemplos que podem fazer a diferença para essas pessoas. Em consequência, colhe-se tanto benefícios para aquele funcionário como também os trabalhos que ele executará vão sair mais bem feitos, o que ajudará bastante a empresa.

Incentive a sua equipe a lidar melhor com os erros

Os erros são medos muito constantes nos profissionais de vendas justamente por não só comprometerem a ele, mas toda a companhia. Por causa disso, muitos tendem a ficar muito instáveis mentalmente e esse cenário costuma afetar muito a forma com a qual o profissional atua.

Após uma negociação fracassada, por exemplo, o primeiro sentimento que tomará o profissional é o de incapacidade e frustração. Portanto, é interessante que sua equipe esteja condicionada a utilizar esse momento para ressaltar o quanto aquele funcionário é valioso e mostrar disposição para ajudá-lo a corrigir os erros.

Não supervalorize um funcionário ou grupo

Apesar de que no último tópico falamos sobre valorização de profissionais, é preciso ter muito cuidado com a supervalorização de um ou mais profissionais. Esse costuma ser um ponto muito mal-executado por diversas companhias justamente por não se lembrarem que o sucesso do negócio depende da equipe inteira e não de um só funcionário. 

Por isso, exaltar apenas o trabalho de um indivíduo fará mal não somente a toda a equipe que se sente desvalorizada, mas também ao próprio profissional supervalorizado que tenderá a se acomodar e perder grandes qualidades. É preciso saber sinalizar os pontos positivos e negativos para que se tenha conhecimento de ambos os lados do funcionário.

Que tal dominar o mercado B2B? Para isso, aproveite bem as dicas e lembre-se de aplicá-las de uma forma que respeite as características dos profissionais. Também não se esqueça de conferir os serviços que a Data Stone oferece para fazer o seu negócio atingir os níveis de excelência que você tanto deseja!