Dicas de Cold Call para vender mais na Black Friday 2023

Dicas de Cold Call para vender mais na Black Friday 2023

O mês de novembro está muito próximo e as companhias começam a desenvolver estratégias de Cold Call na Black Friday para venderem mais e com maior assertividade e confiança durante os contatos.

Aproveitar um dos períodos mais importantes do ano para vender é uma das principais oportunidades que a sua companhia tem, porém, para conquistar os resultados esperados, é fundamental conhecer a sua carteira de clientes para atuar com planos qualificados de captação. Confira com a Data Stone as melhores dicas para vender mais na Black Friday!

O que é o Cold Call e qual o seu objetivo?

O Cold Call é a realização de um telefonema a um lead que não tenha qualquer ligação com a sua companhia. Seu principal objetivo é o de prospectá-lo para criar uma relação mais amigável, que gere ganhos futuros com possíveis vendas.

O que é o Cold Call e qual o seu objetivo
Fonte/Reprodução: original

Este é o método mais prático e rápido de conversar com leads em potencial que não demonstram a menor possibilidade de chamar em WhatsApp, e-mail ou fazer ligações por conta própria.

Além disso, o Cold Call, ao contrário do que acontecia anos atrás, é voltado mais para a necessidade que os clientes demonstram ao invés de falar somente dos produtos que a sua empresa possui. Ter empatia e ouvir as dores dos compradores, demonstra que você e seu time de vendas não querem somente vender, mas ajudar o seu cliente da melhor maneira e com soluções qualificadas.

Como o Cold Call pode me ajudar a vender mais na Black Friday?

Esta estratégia te auxilia por ser você quem faz a ligação para dialogar com os potenciais nomes, explicar sobre a empresa, o que está vendendo e como o produto pode ajudar a despertar o interesse genuíno do lead. O Cold Call na Black Friday é uma excelente estratégia para contatar clientes por meio de uma conversa amigável ao invés de desperdiçar horas esperando pelo contato.

Pelo fato de você ser proativo, há maiores chances de elevar as vendas durante o período de Black Friday, principalmente se oferecer cupons de descontos, promoções ou ofertas exclusivas durante a conversa.

Para o Cold Call na Black Friday dar realmente certo, tenha uma lista completa com o nome de todos os clientes ideais captados. Separá-los por segmentos é o método mais seguro de garantir que sejam contatados no mesmo dia e sem demora, pois precisam da nutrição para tomar uma decisão.

Quais estratégias usar no Cold Call para vender mais na Black Friday?

Os vendedores da sua empresa precisam compreender para qual cliente realizaram a ligação, o tipo de setor, o cargo desempenhado, os desafios que possuem e de qual maneira o seu produto ou serviço resolveria os problemas diagnosticados na análise.

Além disso, é extremamente fundamental você observar que nem todos os leads são aptos a receberem uma ligação da empresa. Segmente os nomes mais qualificados para serem contatados e trabalhe com os gatilhos de vendas, como os de urgência, escassez e necessidade, aplicando também a técnica de persuasão e fala ativa. Abaixo veja mais estratégias para aplicar na sua companhia:

  • Realize as ligações com mais confiança;
  • Saiba escutar o que o cliente fala;
  • Realize anotações sobre o que é dito pelo comprador;
  • Acompanhe todo o progresso das ligações;
  • Analise as conversas;
  • Faça o teste A/B;
  • Demonstre confiança na hora de falar;
  • Apresente excelentes propostas.

Na hora de realizar o Cold Call na Black Friday, o tom de voz do vendedor deve proporcionar ao cliente a sensação de confiança para mostrar autoridade no que é explicado sobre o produto e que sabe como auxiliar o lead que tem em mãos.

Ligações em que o profissional fica nervoso e gagueja ou demonstra pouca segurança, além de falar muito rápido, apenas mostram ao cliente que o vendedor e a empresa não sabem o que querem fazer e que são extremamente inseguros.

Para vender mais, o time precisa se reunir para estudar cada um dos compradores, avaliar o que eles querem e o que a empresa tem de inovador para realmente auxiliá-los e evitar que as futuras ligações sejam ruins.

8 Dicas de Cold Call para vender mais na Black Friday 2023

Ter uma lista cheia de contatos é o sonho de muitas empresas, porém, nem todas estão prontas para realizar uma ligação assertiva em busca de compreender as necessidades dos clientes e quais as maneiras de auxiliá-los, por falta de informações.

8 Dicas de Cold Call para vender mais na Black Friday 2023
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Antes de você pegar o telefone e contatar o primeiro empreendedor da lista, separe um momento para analisar o que este nome busca. Ao fazer isto, as chances de convertê-lo nas primeiras ligações são maiores porque você sabe como ajudar e os métodos mais adequados de encantá-lo. Abaixo, confira 8 dicas perfeitas para que você possa vender mais na Black Friday 2023.

Estabeleça o perfil do cliente

Caso você desconheça o tipo de perfil perfeito de cliente para a empresa, defina-os através de uma avaliação rigorosa, pois o processo rende dados valiosos, como tipo de comportamento, demandas, entre outros, que podem ser usados em favor da companhia.

Monte uma lista atualizada

Pelo fato das marcas possuírem muitas informações no banco de dados, torna-se cansativo realizar as atualizações manualmente. Para evitar uma lista incorreta de telefones para aplicar em Cold Call na Black Friday, a Data Stone auxilia você a montar um mailing completo com os nomes que realmente querem negociar com a sua companhia.

Desenvolva um roteiro

Crie um roteiro com dados a respeito do cliente, como as necessidades, o tipo de perfil, se é um profissional complexo de lidar e o cargo exercido. Lembre-se de incluir perguntas relevantes para realizar na ligação e mantê-lo focado no que você tem a dizer.

Cuidado com o tom de voz

Falar muito rápido ou em tons muito elevados não é o mais adequado para se fazer durante a Cold Call na Black Friday, assim como vozes baixas demais devem ser evitadas, pois não transmitem segurança na fala. Defina um diálogo com intensidade mediana, em que você fale devagar para explicar o que for necessário, mas mantendo uma entonação confiante e otimista.

Seja direto

Os clientes têm muitas obrigações para cumprir durante o dia e não dispõe de muito tempo para ouvir o que você precisa dizer. Seja direto e fale informações atrativas para garantir que ele continue te ouvindo até o final.

Reunião do time de vendas

Os vendedores devem se juntar para definir excelentes estratégias de captação para abordar os empreendedores com mais assertividade e evitar que erros simples causados por falta de informações atrapalhem o processo.

Para garantir que este procedimento ocorra com segurança, trabalhe com a lista de contatos organizada pela Data Stone, com o nome de todos os principais clientes da sua empresa, número de telefone, e-mail e conteúdos relevantes ao grupo de vendas.

Escute o que o cliente tem a dizer

Somente falar e esquecer que o cliente também precisa responder é um erro muito grave cometido por times de vendedores pouco instruídos e este é um problema que não pode acontecer durante a Cold Call na Black Friday 2023.

A sua companhia pode se beneficiar deste passo através de treinamentos em que você explique a importância de ouvir o que os compradores têm a dizer, a opinião sobre a proposta ou qualquer tipo de queixa a respeito da qualidade, ou do retorno do produto.

Enriqueça os dados

Da mesma forma que trabalhar com dados errados não é o mais adequado, atuar com informações antigas não proporciona nenhum benefício. A melhor forma de conversar com os clientes e controlar qualquer erro é enriquecendo a sua carteira de clientes através da plataforma da Data Stone.

É muito importante que você e todo o seu time estejam alinhados com informações complementares que ultrapassam o e-mail, CNPJ, natureza jurídica e outros. Com o enriquecimento de dados, você seleciona exatamente o dado que quer saber, como representante legal, endereço fiscal, faturamento, Suframa e o número de filiais ativas, que podem ser usadas para futuras estratégias.

A Cold Call na Black Friday 2023, quando feita através da Data Stone, proporciona à sua empresa, excelentes ganhos, além do aumento de clientes fidelizados que realmente gostam dos produtos é só aceitam comprar as suas soluções por confiarem na marca e na equipe que esteve disposta a auxiliar desde o início da compra.

Agora que você conferiu as 8 principais dicas de Cold Call para vender mais na Black Friday, só falta entrar em contato com a Data Stone para que ela ajude você e sua empresa a alcançar melhores resultados e garantir clientes mais satisfeitos.