Dicas de Cold Call e de inteligência artificial para aumentar vendas
Cold call é uma das técnicas de vendas e prospecção mais antigas que existem. Essa forma de comunicação por telefone existe há mais de 3 décadas e serve para estreitar os laços entre empresas e clientes. Muitas vezes, este é o primeiro contato que um cliente tem com determinada empresa, o que aumenta ainda mais a responsabilidade de realizar uma cold call de qualidade.
Mesmo que esta seja uma estratégia antiga, ela ainda pode se adaptar aos novos ares e receber atualizações bem modernas. Por exemplo, um novo jeito de realizar ligações telefônicas comerciais é com o auxílio de inteligência artificial. Isso mesmo, a IA pode garantir melhores vendas por telefone e aumentar o sucesso de suas ligações. Venha entender tudo sobre como enriquecer as chamadas com o auxílio da tecnologia.
O que é cold call em vendas?
Cold call nada mais é do que o serviço de ligações de empresas para seus clientes. É um método antigo e funcional de realizar vendas, prospectar, fazer perguntas, consultar clientes, aplicar pós-venda e muito mais. A versatilidade desse tipo de serviço é o que fez dele um sucesso durante muitos anos.
A cold call tem como principal foco clientes que ainda não tiveram contato com a empresa, portanto esta é uma prática que embora seja muito famosa e tradicional exige boa dose de cuidado para não parecer demasiado invasiva. Mas uma boa cold call é capaz de garantir ótimas vendas e fechar negociações bem lucrativas, por isso é utilizada até hoje.
É comum que empresas utilizem as cold calls como meios de prospecção, onde mais do que uma forma de abordagem de fato, a ligação é feita para identificar características sobre o cliente, o que ele busca no mercado, se tem interesse em seus produtos e serviços, e recolher essas informações úteis.
Qual a importância da segmentação de clientes com Cold Call?
A segmentação é uma parte importante da cold call, tão importante que hoje revolucionou as chamadas, que frequentemente recebem o nome de cold call 2.0. Essas ligações têm como objetivo serem muito menos invasivas – que é o ponto fraco, assim como o principal alvo de reclamações da ferramenta – e ganhar mais assertividade.
Para tanto é necessário segmentar os clientes, dividi-los em grupos de interesses em comum, características parecidas e de identificações que facilmente podem ser entendidas e incrementadas na abordagem. Isso permite ligações mais inteligentes e estratégicas. Entre seus principais benefícios temos:
- São ligações mais assertivas;
- Se destinam a clientes que se interessam pelo assunto;
- Utilizam de conhecimento prévio para planejar a abordagem;
- Utiliza dados reais para concluir a negociação;
- Permitem conversas mais flexíveis;
- São relevantes para o cliente.
Colocar em prática essa segmentação pode ser bastante complicado, afinal não é fácil conseguir clientes segmentados prontos para serem prospectados e abordados. Mas por sorte existe a Data Stone, empresa que é mestre em criar soluções para seus problemas comerciais!
Com a Data Stone é fácil conseguir clientes segmentados, prontos para serem abordados. São leads que se interessam pela sua empresa e também interessam à sua empresa. A Data Stone organiza listas de clientes com todos os seus contatos relevantes como e-mail, número de celular e outras informações fundamentais.
Com a lista você tem todos os contatos importantes desses leads que já estão segmentados. Na hora de montar a sua lista, você coloca todos os seus filtros com o intuito de segmentar e chegar até o perfil ideal deste cliente, com isso consegue apenas os clientes que se interessam por você!
Esse tipo de estratégia torna a cold call muito mais eficiente, pois sempre é dedicada apenas aos alvos que tem afinidade com o que sua empresa vende. Entre no site da Data Stone, peça uma demonstração do serviço e também conheça outras soluções tecnológicas para seu negócio!
Como usar a inteligência artificial e o Cold Call para aumentar as vendas?
E é claro que você pode utilizar a inteligência artificial com a cold call. Um método bastante interessante é solicitar para a inteligência artificial criar rotinas e roteiros de venda baseados naquelas informações de segmentação. Isso poupa muito tempo aos vendedores e se torna uma ferramenta de serviço muito útil.
Outra forma interessante é solicitar a simulação de cold calls, onde a lA cria uma série de conversas fictícias, mas fidedignas com base nas informações colocadas nela. Com o uso dos dados fornecidos pela Data Stone, por exemplo, é possível solicitar que a IA represente uma série de conversas que serão estudadas pela equipe de vendas.
Quais os benefícios de usar o Cold Call?
E para aqueles que são adeptos a outros tipos de abordagem e não entendem porque a cold call é tão útil, separamos alguns benefícios que fazem desse método de abordagem tão interessante para sua empresa. Veja quais são e adapte as ligações para a rotina de vendas do seu negócio e aproveite todas as vantagens.
- Conversas mais humanas e menos automatizadas;
- Flexibilidade no que é oferecido;
- Compreensão das dores e necessidades dos clientes;
- Permite que se tire dúvidas e que o cliente faça questionamentos;
- Oferece maior identificação por parte do cliente com a empresa;
- Permite negociações mais dinâmicas.
Por essas razões que as cold calls não saíram de moda. Pelo contrário, continuam sendo utilizadas com frequência por diversas empresas. Venda mais e com maior qualidade com ligações telefônicas e não deixe de adaptar o uso de IA nelas.
5 dicas para fazer um Cold Call de sucesso com inteligência artificial
E para você não errar na hora de utilizar a IA nas suas cold calls, separamos 5 dicas úteis e impressionantes. Com elas, você poderá investir em cold calls muito mais dinâmicos, eficientes e interessantes tanto para a empresa quanto para o cliente, com chamadas personalizadas e que levam a uma venda.
Também não deixe de utilizar outras ferramentas como bancos de dados e softwares CRM que são muito úteis para qualquer tipo de abordagem de vendas. O uso desses elementos garantirão ligações ainda mais frutíferas para sua empresa.
Personalize a ligação
Com o uso da segmentação é possível personalizar a cold call, em especial solicitando à IA o uso de um roteiro personalizado especial para cada cliente. Este é um benefício que une os dois serviços em um só, ótimo se você deseja ganhar tempo e munir a equipe de vendas com uma ferramenta de consulta e treino.
Roteiros de vendas
Embora a cold call ofereça uma abordagem flexível, utilizar um bom roteiro de vendas garante uma padronização na qualidade do atendimento e com o uso da IA fica muito mais fácil criar roteiros interessantes e eficientes. Solicite para sua IA a criação deste roteiro e padronize seu todas as suas ligações.
Crie um tom de voz
Ter um tom de voz que seja adequado para a venda e cada situação é importante. Você pode solicitar para a IA ideias de tons de voz que sejam interessantes para serem utilizados no dia a dia durante as ligações. Aqui também vale oferecer para a inteligência artificial os dados conquistados pela Data Stone para criação desse tom de voz.
Treine os vendedores
Os vendedores podem treinar com a IA antes de ligar para o cliente final. Basta acessar o chatbot da inteligência e solicitar que a mesma crie contrapontos para uma abordagem. Isso estimula a criatividade da equipe e também a sua capacidade de criar rapidamente soluções para os problemas apresentados durante a ligação.
Crie um pré-atendimento
Com o mesmo chatbot mencionado acima, é possível criar chats de atendimento automático para seus clientes. É claro que o fator humano também pode e deve estar lá, mas já é um ótimo negócio inserir a IA em momentos onde não há ninguém para atender ou em pausas para descanso durante o expediente diário.
Todas essas dicas irão garantir uma melhor experiência no uso das IA e também uma melhor capacidade de venda. Não deixe de utilizar cada uma delas em sua rotina, combinada com todos os dados e informações conquistados com a Data Stone, a sua empresa de informações!
Com a Data Stone você tem em mãos o número de telefone e contato de e-mail comercial de diversos clientes, o pontapé para suas cold calls. Acesse o site e veja todos os serviços da empresa, inclusive o enriquecimento de dados que também pode ser útil para sua abordagem e prospecção de clientes.