Por que manter a lista de clientes atualizada é importante? Confira!

Por que manter a lista de clientes atualizada é importante Confira!

A lista de clientes é um documento fundamental para as empresas organizarem os compradores mais antigos e os que chegaram recentemente – por isso, precisam de uma atenção maior do time de vendas. Este é um método de prevenir que problemas como comunicações erradas ocorram por confusão e causem uma má-impressão aos empresários contatados.

Realizar uma listagem completa serve para acompanhar a etapa de cada um dos empreendedores, compreender o que eles precisam e avaliar como a sua empresa pode auxiliá-los com determinado problema revelado durante as conversas.

Os principais setores da sua companhia que mais se beneficiam da lista são os de marketing e vendas, que necessitam estudar o perfil dos principais clientes para abordá-los com informações relevantes, produtos de qualidade e soluções eficazes.

Quais são os benefícios de montar uma lista de clientes?

Montar uma lista de clientes proporciona mais praticidade no trabalho por auxiliar a equipe de vendas a compreender quais dos leads estão mais engajados e prontos para passarem pelo processo de conversão em um tempo muito menor.

Quais são os benefícios de montar uma lista de clientes
Fonte/Reprodução: original

Com uma lista de clientes, organizada pela plataforma da Data Stone, você tem a praticidade de contatar os melhores compradores, apresentar os seus produtos, oferecer promoções ou descontos e garantir que a compra seja concretizada sem dificuldades. Confira os principais benefícios de desenvolver uma listagem completa de empreendedores em potencial:

Melhora a produtividade da equipe

Os times de vendas e marketing são beneficiados através da atualização regular da lista de clientes, podendo realizar um trabalho eficaz e preciso de captação, nutrição e conversão de nomes que demonstraram interesse na companhia.

Mais fácil de encontrar excelentes leads

Sem uma lista qualificada, torna-se complicado encontrar bons leads, porém, quando você desenvolve e fortalece este documento, é simples contatá-los, apresentar os serviços disponíveis em sua empresa e quais são os mais adequados para auxiliá-los com os problemas que possuem.

Melhora as estratégias da empresa

Desenvolver estratégias é uma característica fundamental para qualquer companhia e, através de dados íntegros de clientes, você e seus colaboradores traçam métodos assertivos para vender mais e diminuir a taxa de rejeição.

Obtenção de feedbacks

O pós-venda é uma etapa necessária para todas as marcas, pois neste processo é que se capta informações relevantes a respeito da opinião dos clientes sobre o seu serviço ou produto. Com os comentários em mãos, é possível se reunir com os funcionários para analisar as informações e mostrar aos empreendedores que a sua companhia escuta os feedbacks e os usa frequentemente para melhorar.

Estudo de clientes

A lista de clientes proporciona um estudo completo a respeito de cada perfil que demonstra interesse de comprar com a sua empresa. Vender, por mais que seja um processo essencial, precisa ser feito através do entendimento das necessidades dos compradores que conversaram com você para obter os resultados esperados.

Precisão de atendimentos

Após estudar o que os empreendedores precisam, você e seu time oferecem um atendimento de qualidade em conversas por e-mail, WhatsApp ou ligações. Em um diálogo, você já sabe o que este cliente precisa, como é o seu comportamento e o nível de exigência, ficando preparado para lidar com possíveis objeções e, indiretamente, levá-lo a efetuar a compra.

Fidelização

A etapa de fidelização é muito aguardada pelas empresas porque é neste momento que o empreendedor fecha o contrato. Isto é possível pela atualização frequente da lista de clientes em que você avalia os melhores nomes, as demandas e consegue resolvê-las através de nutrição e atendimentos eficientes.

Quando atualizar a lista de clientes?

O mais adequado é realizar o processo periodicamente através da plataforma da Data Stone, pois através dela, você organiza cada um dos clientes, verifica quais permanecem ativos e os que estão com os contatos desatualizados.

É importante ter atenção quanto ao período em que você realiza as atualizações porque empresas de grande porte, por exemplo, demandam uma quantidade elevada de clientes e precisam alterar as informações semanalmente, no máximo.

O que pode acontecer se a empresa não atualizar a lista de clientes?

A partir do momento que você monta a sua lista de clientes, precisa mantê-la organizada para prevenir problemas como a falta de comunicação, impossibilidade de criar uma relação melhor e dificuldades para entender as urgências dos compradores.

Ter informações atualizadas dos empreendedores previne que dados antigos permaneçam ativos em sua base. Contatos ultrapassados atrapalham o desempenho da empresa e impossibilitam o desempenho da equipe de vendas na hora de contatá-los para realizar a oferta de produtos. Conheça outros problemas causados por falta de renovação de sua lista:

  • Maiores chances de fechar contrato com inadimplentes;
  • Dificuldades para captar bons clientes;
  • Erros são maiores por falta de compreensão do perfil dos clientes;
  • Poucas chances de fidelização;
  • Pós-venda fraco.

Quando você não mantém a comunicação com os clientes, significa que a sua empresa teve o interesse pleno de apenas vender e não se importa com o que eles pensam, sequer demonstra intenção de melhorar os produtos. Isto faz os compradores encerrarem os contratos e procurarem concorrentes que realizam um serviço melhor e de qualidade.

Qual a importância de manter os dados na lista de clientes atualizados?

Atuar com uma lista de clientes devidamente atualizada proporciona mais praticidade no trabalho do time de marketing e vendas por haver mais facilidade na comunicação e mitigação de erros graves.

Além disso, é uma maneira eficaz de dar atenção plena aos clientes que compraram com a sua empresa e demonstraram interesse em dar feedbacks, reclamar sobre determinada funcionalidade do serviço ou sugerir melhorias que agregam à companhia de diferentes formas. Saiba a importância de atualizar os contatos:

Comunicação ágil e direta

Os vendedores precisam enviar um e-mail e serem respondidos em pouco tempo ou telefonar e conseguir conversar com os empreendedores sem dificuldades. Com a lista de clientes atualizada, todos os seus colaboradores têm mais segurança na hora de contatar os principais nomes em potencial de forma direta, concisa e eficiente.

Garante mais conversões e gera mais vendas

Por meio de contatos renovados, os vendedores convertem os leads e fazem vendas maiores e melhores, dessa forma, elevando os lucros da empresa. Além de fortalecer o nome da marca no segmento que se encontra para deixar a concorrência para trás.

Melhora o relacionamento entre ambas as partes

Realizar o atendimento pós-venda é essencial para proporcionar maior satisfação e confiança aos clientes. Afinal, quando eles sabem que a sua empresa está disposta a ouvir sugestões, elogios ou reclamações, que também podem contar com a sua equipe para solucionar qualquer problema, o relacionamento é fortalecido e melhorado.

Como atualizar a lista de clientes?

Para atualizar a sua lista de clientes, conte com a Stone Station, uma plataforma com filtros, prática e intuitiva de trabalhar para encontrar todos os dados necessários a respeito dos nomes presentes no seu documento.

A Stone Station é uma ferramenta que conta com a opção de consulta de dados, em que você insere o CNPJ da empresa e verifica as informações de interesse, como telefone, endereço e o porte da companhia.

Como atualizar a lista de clientes
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Além disso, você pode enriquecer os seus dados de forma prática através da plataforma ao usar os filtros que mais se adéquam ao que você quer modificar e selecionar o estilo de layout adequado, como o “padrão completo PJ”. Após este processo, você recebe a lista completa com tudo o que precisa e atualiza rapidamente a sua base de contatos.

A Data Stone proporciona a você mais agilidade na hora de atualizar a lista de clientes da sua empresa e garante que as informações sejam sempre atuais e corretas para evitar falhas de comunicação com compradores em potencial.