Cold Call para vendas B2B: Vale a pena?

Cold Call para vendas B2B Vale a pena

É interessante pensar como o Cold Call está entre um dos mais antigos processos de vendas e continua, não só ativo, como também apresenta ótimos resultados. Isso demonstra a força desse clássico como um método bem feito e por mais que seja consolidado ainda consegue gerar resultados impressionantes e interessantes para as empresas.

E, por antigo, não queremos dizer que o modelo está parado no tempo, muito pelo contrário. Mesmo hoje, o Cold Call recebe atualizações importantes que fazem total diferença para o processo de vendas. Destacamos aqui as novas tecnologias investidas na técnica e também reformulações em sua estrutura que geraram o Cold Call 2.0. Entender tudo sobre esse assunto irá enriquecer a sua equipe de vendas.

O que é o Cold Call?

O Cold Call é um método de venda que se baseia em ligações telefônicas, onde a empresa realiza prospecções e posteriormente abordagens por meio do contato telefônico. Este é um método antigo, que décadas atrás já conseguia burlar uma das maiores limitações que os estabelecimentos comerciais enfrentam: a distância.

O que é o Cold Call
Fonte/Reprodução: original

Mas as ligações frias não são exatamente apenas sobre venda à distância. Embora, sim, seja um método de venda, o Cold Call é mais do que isso. Comentamos acima que ele pode ser utilizado para prospectar, o que é um processo parecido com a venda em si, porém muito menos invasivo, e este é só um exemplo! Entre os diversos usos do Cold Call podemos pontuar:

  • Realização de uma venda;
  • Andamento de uma negociação;
  • Proposta comercial;
  • Qualificação de clientes;
  • Pós-venda.

Esse é um instrumento versátil na mão de uma empresa que entenda melhor o seu público-alvo e conheça seu Perfil Ideal de Cliente. Um dos grandes aspectos do Cold Call é que o método é realizado segundo informações e dados precisos sobre os clientes que receberão a ligação, o que torna o processo muito mais eficaz.

Cold Call 2.0: O que mudou?

Em essência, o Cold Call tradicional já se preocupa em abordar apenas clientes que façam sentido para sua empresa, geralmente se utilizando de dados de segmentação para definir quem será abordado. No entanto, o Cold Call 2.0 revolucionou esse método de vendas e prospecção, o que trouxe ainda mais eficiência.

No Cold Call 2.0 todas as ligações são orientadas para um público específico, alvos da empresa que de fato se importam com aquele serviço e produto ofertado e que necessitam dele. Mas para conseguir implementar esse método de ligações frias é fundamental conhecer esse público e principalmente ter seus dados cadastrais.

Este é o principal obstáculo para conseguir criar uma estratégia de Cold Call 2.0, mas que por sorte, a Data Stone pode tirar do seu caminho e deixar suas ligações muito mais interessantes! A empresa é líder no tratamento de dados e informações, além de deter contatos públicos e comerciais de diversas empresas, entre elas, aquelas que fazem parte do público interessado pelo seu negócio.

Na Data Stone você consegue uma lista com todos os dados relevantes sobre os clientes que se interessam pelo seu produto ou serviço, os leads, e recebe esses dados atualizados e segmentados. Com o uso da plataforma você escolhe clientes de acordo com sua área de atuação, porte da empresa, localização e outros filtros específicos.

E claro, você também conta com o contato telefônico para conseguir realizar suas ligações. São inúmeros benefícios que tornam sua Cold Call muito mais eficientes. Navegue no site da Data Stone, peça uma demonstração do serviço e veja a longo prazo os benefícios que uma lista de contatos e enriquecimento de dados trazem para seu negócio.

Quais as diferenças entre Cold Call e telemarketing?

Se o fato do método Cold Call se tratar de realizar ligações para vender e abordar clientes de alguma maneira lembrou telemarketing, não foi sem razão, afinal, as duas ações são parecidas, mas nunca devem ser confundidas. E a maior diferença entre esses dois métodos de abordagem está no uso de dados e informações.

É claro que o telemarketing utiliza dados dos clientes, afinal, conta com seu número e liga diretamente para o contato. No entanto, o telemarketing foca muito mais na quantidade de pessoas abordadas do que na qualidade da abordagem. Já o Cold Call é uma estratégia mais completa em que as informações são usadas de maneira estratégica e onde os seguintes fatores importam:

  • Estudo sobre cada cliente;
  • Abordagens personalizadas:
  • Lista de leads mais enxuta;
  • Ligações feitas com propósitos bem estabelecidos;
  • Negociação flexível.

Estes aspectos aumentam a capacidade de uma Cold Call chegar a uma negociação bem sucedida, além de ser muito menos invasiva e, até mesmo, desconfortável do que uma ligação de telemarketing – que na maioria das vezes são realizadas sem o devido foco, além de serem robóticas e automatizadas.

Benefícios do Cold Call para o mercado B2B

E é claro que se o Cold Call ainda é utilizado e após décadas se mantém relevante no mercado é porque traz vários benefícios para qualquer empresa que o usa bem. Esses benefícios são muito vantajosos para qualquer equipe de vendas e enriquece muito mais as estratégias de abordagem.

Por isso que o enriquecimento de dados oferecido pela Data Stone, que separa os leads perfeitos para sua empresa, são tão importantes, pois garantem uma assertividade sem igual para suas ligações, o que resulta em melhores vendas e muito mais lucro. Veja abaixo quais as melhores vantagens que a Cold Call garante para seu negócio!

Abordagem mais humana

A Cold Call garante uma abordagem muito mais humana para o cliente. Por utilizar de ligações e estar em constante contato com seus consumidores, é mais fácil verificar o humor do cliente, definir seu tom de voz, criar adaptações que fazem a diferença para fechar a negociação e também diversificar a proposta comercial.

Personalização

A personalização é um benefício inerente ao Cold Call, o que por si só já garante vendas mais certeiras. Com a personalização da abordagem e proposta, o cliente não se sente incomodado de ser prospectado e nem considera invasiva a ligação, o que garante muito mais sucesso em cada proposta.

Prospecção

Por meio de uma Cold Call é possível prospectar um cliente, entender mais sobre ele, o que deseja e suas condições de compra. Também é possível qualificá-lo e ver se no atual momento aquele lead tem condições de comprar. Esse tipo de relacionamento torna todo o contato com o consumidor muito mais próximo.

Mais vendas e mais lucros

E por fim o maior benefício de uma Cold Call: mais vendas e mais lucro. Com a abordagem pelo telefone você consegue vender mais e com maior qualidade para seus leads, o que garante maior lucro para sua empresa. Seus serviços atingem o alvo e a negociação ocorre em ótimos termos.

Vale a pena investir no Cold Call?

Com todos os benefícios acima fica claro que vale a pena dedicar um tempo para implementar o processo de Cold Call em sua empresa. Sua equipe de vendas, após dominar a estratégia e utilizá-la em seu dia a dia, terá ganhos impressionantes. Com os dados oferecidos pela Data Stone, o processo ganha maiores taxas de conversão.

Vale a pena investir no Cold Call
Fonte/Reprodução: original

Mas é importante saber que o seu Cold Call não deve substituir outros processos de venda, como o e-mail marketing e o marketing digital. Todos eles devem ser elaborados e pensados de maneira estratégica, com o intuito de trazer mais consumidores para empresa e conseguir melhores negociações em todo o mercado.

Dicas para elaborar seu Cold Call

E para finalizar, separamos 5 dicas fundamentais que irão tornar o seu Cold Call muito mais eficiente. Essas dicas converterão mais consumidores e clientes, o que torna a sua estratégia ainda mais impactante. Enriqueça suas estratégias com ela e veja os resultados em maiores vendas para o seu negócio!

  • Crie um roteiro que permita automatização, mas que ainda seja personalizável;
  • Estude os melhores horários comerciais para realizar a ligação;
  • Defina o tom de voz mais adequado;
  • Não desista de um cliente, torne a prospectá-lo em outro momento caso não obtenha sucesso imediato;
  • Utilize dados atualizados e confiáveis para realizar a ligação.

Por isso que os dados oferecidos pela Data Stone e o seu enriquecimento é fundamental para garantir uma Cold Call eficiente. Não deixe de contratar o serviço e conquistar ótimas listas de contatos para sua empresa e que faz total diferença nas vendas. Consulte o site da Data Stone e veja os inúmeros serviços!

Vender é fundamental para que seu negócio cresça e prospere, e com as ferramentas oferecidas, dicas e até mesmo com as estratégias que mencionamos em nosso artigo, com certeza você já está apto para desbravar o mercado. Faça vendas mais inteligentes e obtenha o melhor lucro para sua empresa!