Como os dados qualificados e a inteligência artificial pode ser uma boa dupla?
Combinar o uso de dados qualificados com a inteligência artificial (IA) é uma tendência muito interessante nos negócios atuais. Conforme ocorre o desenvolvimento dessa tecnologia, surgem cada vez mais funcionalidades que permitem o tratamento melhor de informações em uma empresa.
Porém, entender como realizar a combinação de dados qualificados com IA pode até ser intuitivo, mas não é de simples execução. Por conta disso, nós da Data Stone criamos este artigo completo para você que deseja compreender de forma prática como essa combinação vai ocorrer nos negócios e os benefícios disso. Confira!
Qual é o objetivo de utilizar inteligência artificial para os dados qualificados?
A ideia principal do uso de IA para dados qualificados é obter uma maior variedade deles para a montagem de estratégias e, simultaneamente, aproveitar as capacidades da tecnologia para lidar melhor com essas informações. Em outras palavras, o uso de IA serve para aperfeiçoar o tratamento de dados que as empresas executam diariamente.
Combinar essas duas coisas não é uma tarefa tão simples, já que a IA ainda está em desenvolvimento e cada negócio exige práticas determinadas, mesmo que possuam semelhanças entre si. No entanto, caso essa união seja feita com cuidado, é possível elevar as qualidades de todos os setores do empreendimento, melhorar a inteligência comercial, financeira e vários outros pontos.
Como a IA pode ajudar na análise de dados qualificados?
A IA consegue ajudar na organização e fornecimento de respostas rápidas para um conjunto de vários dados do negócio em tempo real. Junto a isso, a grande capacidade de reconhecimento de padrões em campos extremamente complexos permite a obtenção de análises mais profundas e geradoras de ideias mais interessantes para o negócio colocar em prática.
Imagine poder avaliar um número gigantesco de padrões de comportamento com apenas alguns cliques, fornecendo assim ideias importantíssimas para a futura atuação do negócio. Caso a mesma tarefa precisasse ser realizada por uma pessoa, existiriam diversos fatores que poderiam afetar na qualidade da análise como falhas humanas, interpretações equivocadas e a quantidade de dados bem menor em comparação a capacidade da IA.
Logo, dado todo esse contexto, é interessante que seu empreendimento seja capaz de ter a presença de dados qualificados para melhorar a qualidade das práticas do negócio. O melhor modo de obter isso é com o serviço de enriquecimento de dados da Data Stone, caracterizado por sua qualidade e capacidade de organizar todas as práticas da sua empresa.
Como ela funciona?
O funcionamento da IA se dá através de respostas baseadas em um amplo banco de dados combinado a algoritmos bem compostos. O resultado disso é uma ferramenta capaz de fazer um sistema ler, interpretar e reconhecer padrões e, através desses três pontos, criar um aprendizado da situação.
Pelo fato da IA estar em constante desenvolvimento, ainda existem muitas capacidades que precisam ser criadas e funções atuais necessitadas de correção para que assim possamos ver o auge do alcance dessa tecnologia. Apesar do pouco tempo em grande popularidade, já se observa uma grande tendência de uso da ferramenta para melhorias no trabalho.
Vantagens da inteligência artificial nos dados qualificados
Dado todo o funcionamento e capacidade que a IA tem para contribuir com os negócios, é interessante observar as vantagens que surgem aos empreendimentos capazes de utilizá-la bem e fazem mais efeito no modo com o qual eles lidam com os dados. Parte disso se deve pela capacidade da IA de combinar milhões de informações de maneira organizada.
Devido à ampla variedade de benefícios, separamos 5 pontos principais que com certeza farão a diferença no modo com o qual o seu empreendimento lida com os dados qualificados e vão facilitar muito a sua interpretação do poder da IA.
Coleta de dados mais simples
A IA torna a coleta de dados bem mais simples e produtiva devido a sua tecnologia que permite essa ação através de fontes diferentes, sejam elas bancos, interações na internet ou diferentes. Junto a isso, é possível a automação da obtenção de informações junto a um grande aumento da eficácia desse processo.
Análises mais objetivas e precisas
A automação que a IA fornece permite uma maior objetividade de escolher os dados que devem ser tratados, fator responsável por tornar as análises mais diretas e precisas no ponto desejado pela empresa. Dessa forma, os profissionais perdem bem menos tempo para encontrar meios de obter informações e podem focar mais energias a fim de analisar melhor as informações obtidas.
Um destaque vale ser feito para a variedade existente de informações nessa tecnologia, o que permite a montagem de interpretações muito mais precisas e interessantes, capazes de maximizar os esforços do negócio para as áreas de crescimento.
Estratégias mais eficientes
A criação de estratégias eficientes nasce especialmente por conta da quantidade de dados interessantes que a IA consegue fornecer. A partir de boas informações sobre o cenário do negócio, a montagem de estratégias utiliza esses dados como base e, por isso, gera práticas mais eficientes e positivas ao empreendimento.
Caso o seu negócio necessite avaliar perfis de clientes que acessam a página de seu negócio, o uso de IA pode mapear as informações de acordo com suas exigências. Dessa forma, o seu negócio poderá investir em práticas que agradem ao perfil encontrado em maioria, tornando-se assim mais objetivo e com resultados melhores.
No entanto, observa-se como vários negócios possuem dificuldade na etapa de escolher clientes, por ser um contexto específico e exigir cuidados. Por conta disso, nós da Data Stone oferecemos o serviço de Mailing List, responsável por mapear contatos de clientes promissores ao seu empreendimento para colocar o seu negócio mais vezes diante de negociações bem sucedidas!
Previsões
Prever resultados é um ponto muito importante proporcionado pela IA, pois sua capacidade de analisar em tempo real e aprender padrões permite que o sistema entenda como estará o cenário no futuro. Isso é muito interessante para alertar a empresa sobre o que pode vir mais para frente e, desse modo, prepará-la para agir adequadamente.
Análises de resultados
Por fim, a própria IA é bastante conhecida por conseguir analisar métricas e indicadores de resultado com uma incrível facilidade. Isso permite que o seu negócio monitore constantemente os resultados das estratégias aplicadas, podendo avaliar quais são os pontos que necessitam de alterações e os que devem ser mantidos.
Geralmente, isso é bastante necessário em estratégias que lidam com leads, já que é preciso avaliar indicadores como taxa de engajamento, conversão, entre outras. Um bom uso de IA nessa etapa ajuda o seu negócio a executar tarefas indispensáveis com mais facilidade como nutrir e personalizar leads, avaliar pontos qualificadores dos contatos e diversos outros.
Ética e Inteligência Artificial: como analisar os dados qualificados em respeito a LGPD?
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige alguns cuidados a respeito com a coleta de dados. Como a IA é basicamente um corpo gigantesco de informações, é necessário tomar cuidado para que elas sejam obtidas de acordo com as exigências da lei.
O ponto principal é garantir o consentimento das partes que cedem os dados, juntamente do uso deles somente para os fins nos quais a empresa possui autorização para uso. Para tanto, é preciso de explicações bem compreensíveis sobre como ocorre o uso de IA para os negócios que utilizam a tecnologia para automatização de funções.
No fim, podemos perceber que os dados qualificados combinados a um bom uso de IA possuem altas chances de se tornar uma estratégia indispensável no futuro visto a tendência de aumento competitivo dos negócios.
Por isso, ter acesso a serviços eficientes como os da Data Stone irá auxiliar o seu empreendimento a manter a eficiência das estratégias de forma adequada e geradora de resultados. Logo, para garantir essa boa saúde ao seu negócio, não perca tempo e conheça nossos serviços!