Como a inteligência artificial pode ajudar nas vendas da B2B?

Como a inteligência artificial pode ajudar nas vendas da B2B?

A inteligência artificial já se tornou uma grande aliada das vendas B2B! Com diversas funcionalidades e até mesmo polêmicas envolvidas, a IA se tornou alvo de comentários positivos e negativos ao redor do mundo. No entanto, para os negócios, é notável como o seu lado positivo prevalece.

Entretanto, por ser uma tecnologia nova e em fase de aperfeiçoamento, a quantidade de dúvidas sobre a IA para as vendas B2B é gigantesca. Por ser um contexto que exige uma análise bem mais cuidadosa, nós da Data Stone organizamos para você todas as informações necessárias para entender completamente as aplicações da IA no seu negócio!

Como a IA pode otimizar as vendas B2B?

A IA otimiza as vendas B2B através da automatização de processos, geração de ideias novas para a atuação através do fornecimento de dados importantes. Isso se deve ao extenso banco de dados que cresce cada vez mais no passar dos dias.

Como a IA pode otimizar as vendas B2B?
Fonte/Reprodução: original.

Ter essa oferta de dados é muito importante para qualquer empresa, mas precisa ser utilizada cuidadosamente. Devido ao mau uso de IA, o seu negócio pode se ver diante de uma situação ruim e, ainda por cima, utilizar de informações incorretas para basear a solução, o que resultará em uma prática péssima ao empreendimento.

Quais são as vantagens do uso de Inteligência Artificial para as vendas B2B?

Conforme ficou notável, a IA consegue oferecer uma ampla variedade de funcionalidades para os negócios que desejam aumentar a sua eficiência. Não só isso, como também otimiza tanto suas estratégias de marketing como, também, o funil de vendas e a experiência do consumidor. 

No entanto, as suas vantagens vão muito além de otimizar essas estratégias. E, para auxiliar o seu entendimento, separamos as 3 principais vantagens sentidas nos empreendimentos capazes de fazer bom uso da IA – confira!

Otimiza tempo

A otimização de tempo é a vantagem mais conhecida no uso de IA, já que a sua praticidade permite que muitas tarefas antigas sejam resolvidas com mais velocidade. Isso é muito importante para oferecer à sua equipe uma produtividade maior e, consequentemente, permite que os seus colaboradores dediquem tempo a tarefas mais importantes.

Aumenta o número de conversões

O aumento do número de conversões se deve tanto pelas práticas baseadas em mais dados, o que as torna mais precisas, como também devido à maior disponibilidade de energia e conhecimento da equipe para as negociações.

Basta pensar que uma equipe mais produtiva consegue dedicar uma quantidade maior de tempo em aperfeiçoamento de suas próprias habilidades profissionais. Isso é indispensável para melhorar a taxa de conversão do negócio e, consequentemente, crescer o cenário de vendas do empreendimento.

Constrói uma boa comunicação com o cliente

A capacidade que a IA tem de avaliar um conjunto gigantesco de dados e fornecer uma resposta permite que você avalie muitos indicadores diferentes. Dessa forma, o resultado final dessa prática é uma rica análise do contexto de diversos clientes, o que permite uma comunicação mais eficiente e precisa para os objetivos deles.

Caso isso seja somado com o serviço de enriquecimento de dados de qualidade da Data Stone, você será capaz de escolher quais são as informações mais relevantes e organizá-las da maneira que desejar. Não perca essa oportunidade de gerar estratégias eficientes ao seu negócio com base em dados de confiança!

Quais problemas a IA pode resolver nas vendas B2B?

Um problema muito interessante que a IA soluciona é combater a falta de criatividade para novas práticas de negócio. A possibilidade de traçar diferentes perfis de cliente, por exemplo, garante que seu time sempre tenha informações para raciocinar estratégias interessantes e eficientes.

Quais problemas a IA pode resolver nas vendas B2B?
Fonte/Reprodução: original.

Isso é excepcional para as negociações B2B, já que elas tendem a ser mais difíceis no decorrer do tempo. Ao somar com as tarefas do cotidiano pode ficar difícil pensar em práticas inovadoras para conduzir as negociações de maneira inteligente e prática. Outros problemas que a IA também soluciona são:

  • Turnos excessivos de funcionários;
  • Conclusões com baixo número de dados para comprovação;
  • Desorganização de informações;
  • Pequenas falhas humanas.

Através de toda essa resolução de problemas, a sua empresa pode executar práticas muito melhores e evoluir em todos os setores, mantendo o aumento do potencial competitivo. Esse conjunto de fatores deixa o negócio mais saudável e eficiente no mercado por bons períodos.

Aplicações da inteligência artificial nas vendas B2B

Se engana quem pensa que a inteligência artificial não apresenta papel significante dentro das vendas B2B! Diante de todas as suas vantagens e benefícios, é nítido que ela pode ser aplicada diariamente nas estratégias da sua empresa.

E, visto toda a capacidade da inteligência artificial, trouxemos para você 6 exemplos práticos de aplicação dessa tecnologia para as vendas B2B. Dessa forma, será possível observar na prática como os problemas são resolvidos e a maneira que os benefícios costumam aparecer!

Planejamento de negócios

A primeira grande aplicação da inteligência artificial nas vendas B2B é justamente o planejamento para os negócios de modo geral. A quantidade de dados e funcionalidades que a tecnologia oferece permite que a sua empresa monte um planejamento completo para atuar em todas as etapas das vendas com bastante precisão.

Detectar padrões de consumo

A detecção de padrões de consumo é um dos mais utilizados por conta da quantidade de dados que a IA é capaz de avaliar antes de montar a resposta. Dessa forma, é possível obter ideias para onde direcionar o seu negócio e conseguir resultados mais interessantes.

Por exemplo, caso você peça para uma IA dizer quais são os produtos mais comprados em determinado comércio, os dados que retornarem como resposta vão servir para orientar quais são os produtos que merecem sua atenção.

Compreender o público que consome seu negócio

Após compreender os padrões de consumo, o seu negócio terá uma compreensão bem maior do público que se interessa por ele. A partir da capacidade de avaliar a taxa de engajamento com conteúdos, por exemplo, as práticas empresariais podem se basear nesses dados para se tornarem mais impactantes nos interessados.

Caso você saiba que as empresas interessadas demonstram maior interatividade com determinado tipo de sapato é possível investir mais na produção desses modelos para fechar um número maior de parcerias.

Em paralelo, recomendamos fortemente tentar compreender os motivos para essa preferência. Investigar as razões para aquele conjunto de dados oferece maior precisão nas práticas de seu negócio!

Atendimento ao cliente

O atendimento automático ao cliente por meio de Chatbots e até mesmo usar voz com IA permite que o seu negócio tenha contato com os interessados. Com a capacidade de gerar respostas automáticas, esse recurso é bastante utilizado para sanar as dúvidas dos clientes de maneira objetiva e prática.

Formar conteúdos únicos

Por fim, a criação de conteúdos direcionados para cada cliente de maneira automática e eficiente é muito interessante para auxiliar na relação de longo prazo entre interessados e empresa. Dessa forma, com clientes mais fidelizados, o seu negócio tende a apresentar uma ótima saúde no futuro e se manter influente por bastante tempo no mercado.

Personalização

A personalização, por fim, é uma aplicação muito importante utilizada por diversos negócios com o objetivo de melhorar a experiência do cliente naquele local. Com esse fator, torna-se mais fácil a realização de vendas B2B mais lucrativas e recorrentes devido à constante satisfação dos clientes.

As redes sociais são um exemplo claro, pois através dos algoritmos, essas plataformas percebem com quais conteúdos cada usuário interage mais e, dessa forma, oferecem conteúdos que se adéquam nessa categoria.

O futuro da IA dentro das vendas B2B

Pelo fato da IA ser uma tecnologia em desenvolvimento, ainda há muitos pontos nos quais ela precisa se aperfeiçoar, o que torna seu futuro impreciso e promissor. No entanto, com a dedicação que os cientistas de dados, programadores, desenvolvedores e todos os outros da área depositam diariamente, pode-se esperar bastante coisa da IA para as vendas B2B.

A análise preditiva, por exemplo, é uma funcionalidade possível com a IA que analisa dados anteriores para prever novas informações. Nas vendas B2B, isso será bastante útil para que a empresa tenha noção de quais serão as futuras necessidades dos seus clientes para poder se preparar para satisfazê-las.

Você conferiu neste artigo tudo a respeito de como a IA auxilia nas vendas B2B junto de vantagens práticas observadas em vários negócios. Para melhorar ainda mais os efeitos do uso dessa tecnologia, conte com os serviços da Data Stone, já que toda a nossa experiência com dados vai oferecer exatamente a organização e as estratégias que seu negócio precisa para crescer e prosperar no mercado!