Veja como prospectar clientes por telefone e quais as melhores 10 dicas para usar

Veja como prospectar clientes por telefone e quais as melhores 10 dicas para usar

Há uma forte e, ao mesmo tempo, errônea perspectiva de que prospectar clientes por telefone já não funciona mais e que isso é coisa do passado. De certa forma, os métodos de abordagem mudaram e hoje existem muitos meios para entrar em contato com o cliente como aplicativos de mensagens, redes sociais ou até mesmo pelo clássico e-mail. 

Porém, quando realizado da maneira correta, a prospecção por telefone é muito vantajosa. Este método esconde benefícios exclusivos que auxiliam qualquer vendedor atento e experiente, pois conecta empresa e cliente de maneira ainda mais íntima. Com uso de informações e dados importantes, sua prospecção por telefone pode ser melhor do que muitas soluções modernas. 

Qual a importância de prospectar clientes por telefone?

Não há qualquer razão para deixar de lado o ato de prospectar clientes por telefone. Este método ainda pode garantir vendas, conhecimento e uma boa negociação para sua empresa, desde que seu negócio possa contar com bons vendedores, dados corretos e informações confiáveis para utilizar durante as ligações. 

Qual a importância de prospectar clientes por telefone?
Fonte/Reprodução: original.

A importância de prospectar clientes por telefone foi restaurada pelo método conhecido como cold call 2.0 onde o tradicional telemarketing, que por anos roubou a abordagem por telefone, foi deixado de lado. O cold call 2.0 preza por ligações realizadas com mais qualidade e não pautadas pelo volume. Com isso, sua empresa com menos abordagens consegue mais vantagens.

Para realizar este feito incrível, o cold call 2.0 utiliza dados confiáveis e enriquecidos em suas ligações. Com as informações corretas sua empresa também pode obter os mesmos resultados ao prospectar clientes por telefone, o que garante:

  • Conexão maior com o cliente;
  • Análise do tom de voz; 
  • Abordagem mais humana; 
  • Capacidade de adaptação da negociação e argumentos de venda. 

Esses são os principais fatores que mostram como a prospecção por telefone pode ser forte e interessante ainda hoje. Seu negócio perde muito ao não adotar estratégias de cold call para as diferentes maneiras de realizar prospecção. 

Quais os cuidados de prospectar clientes por telefone?

‌Mas mesmo com sua importância restaurada, prospectar clientes por telefone exige muito cuidado. Existem certos aspectos que tornam essa abordagem tão sensível quanto vantajosa. O primeiro deles é não incomodar o potencial cliente, então evite ligações em momentos inoportunos – ligue sempre em horário comercial. 

Também é fundamental ligar apenas para leads e prospects, pois esse público já demonstrou interesse pelo seu negócio e pode render negociações mais lucrativas e ágeis. Por fim, lembre-se sempre de utilizar um tom de voz agradável e cativante para prender a atenção do possível cliente. 

10 melhores dicas para prospectar clientes por telefone

A prospecção de clientes por telefone é indispensável para o crescimento da empresa. Hoje em dia não há uma empresa que atue sem um número corporativo, que é uma via de fácil acesso para conseguir o contato desses clientes e oferecer seus serviços. Você pode se aproveitar melhor desse método para vender cada vez mais! 

Para auxiliar a prospectar clientes por telefone, separamos aqui 10 dicas incríveis que serão indispensáveis para fundamentar sua estratégia de venda. Com nossas dicas, é possível criar uma rotina de prospecção que atingirá o público alvo de sua empresa com muita eficácia. 

Prepare a abordagem

Antes de ligar para qualquer cliente tenha bem definida a abordagem que será utilizada. A criação de um roteiro de vendas é bem-vindo e para criá-lo é necessário conhecer melhor o cliente, personalizar de acordo com o tipo de lead prospectado e adaptar a linguagem. Esse esforço de bastidores irá auxiliar a conduzir a venda. 

Use listas de prospecção

As listas de prospecção são uma tremenda vantagem para qualquer cold call. Elas trazem não só clientes interessados em sua empresa, produtos e serviços como também fornecem os dados necessários para o contato por meio do telefone. Ou seja, com uma lista de prospecção, você tem o número comercial de cada cliente B2B.

E se você não sabe onde encontrá-las, então precisa conhecer a Data Stone, autoridade em tratamento de dados e informações para o mundo corporativo. A empresa trabalha com tradição no fornecimento de listas para prospecção, enriquecimento de dados e outros serviços para que seu negócio possa crescer com mais facilidade. 

Com uma lista Data Stone para prospectar clientes por telefone você tem o contato de todos eles, e ainda pode personalizar com os contatos que sua empresa deseja na lista. É um serviço completo para quem deseja vender mais e melhor. Acesse o site e conheça mais os serviços! 

Escolha um bom horário

Lembre-se que ligações podem ser inoportunas se realizadas fora do horário comercial. A melhor hora para ligar é entre as 10 horas até as 18 horas e mesmo dentro deste espaço de horário não é interessante ligar muito tarde ou muito cedo. Se atente também quanto ao horário de descanso e de almoço praticado pelas empresas. 

Seja direto

Não é interessante iniciar na ligação qualquer assunto que não tenha relação com o produto oferecido, a necessidade do prospect e a empresa que vende. Sempre vá direto ao ponto, não entre em qualquer outra discussão que não irá auxiliar na condução da venda ou que fuja do seu roteiro de abordagem. Pelo menos não no começo da ligação. 

Use informações ao seu favor

Antes de ligar para o prospect estude sobre os leads. Veja quais suas necessidades, o que procura no mercado, como costuma trabalhar e outros dados. Isso irá enriquecer suas estratégias e abordagem, e tornará o roteiro de vendas ainda mais interessante e eficiente para tratar com aquele prospect em especial. 

Escolha o tom

O tom de voz em uma cold call é muito importante. É fundamental que os vendedores antes de ligarem para realizar a abordagem estudem e definam um tom de voz ideal para cada prospect. Durante a ligação esse tom pode ser alterado conforme as necessidades e receptividade do cliente, mas é preciso manter sempre uma voz agradável e convidativa.

Toque nos pontos sensíveis ao prospect

Um método eficiente de prender a atenção do prospect é citar aquilo que é sensível para ele. Suas necessidades, dores e os desafios que enfrenta diariamente e gostaria de resolver. Quando sua empresa se apresenta como uma solução para esses problemas então é muito mais fácil conseguir a atenção do potencial cliente.

Faça o possível para agendar uma reunião

Até o final da ligação tente ao máximo marcar uma reunião com o prospect para ampliar as chances de fechar um negócio. O ideal é que a reunião seja presencial, mas já basta que seja um horário reservado na agenda do cliente para atender e ouvir sua empresa. Este é um esforço que pode resultar em ótimas vendas. 

Dê margem para considerações do cliente

No começo da ligação é muito mais interessante que seus vendedores falem. Porém, com o avanço da ligação é possível dar margem para o cliente realizar suas considerações, tanto para colher um feedback quanto para que o mesmo se sinta ouvido. Isso pode facilitar a reunião posterior e futuras negociações. 

Seja adaptativo

E para finalizar existe um benefício que somente prospectar clientes por telefone traz para a abordagem: a adaptação. Por meio da ligação é possível identificar mudanças sutis no cliente como seu tom de voz, tom das palavras utilizadas e se o mesmo está mais aberto para a venda. Mantenha o time atento a esses dados e abertos para modificar a estratégia em tempo real. 

Quais as vantagens de prospectar clientes por telefone?

Existem vantagens incríveis para prospectar clientes por telefone que você não obtém por meio de e-mails, por exemplo. Uma delas é conseguir abordar o prospect de forma mais humana e pessoal, o que gera empatia e melhora muito as chances de realizar uma boa negociação. 

Quais as vantagens de prospectar clientes por telefone?
Fonte/Reprodução: original.

Outro ponto interessante da cold call é que o vendedor pode identificar em tempo real quais os pontos sensíveis para o cliente. Em uma abordagem esse é um ponto importante, pois permite pequenas adaptações que serão fundamentais para conseguir uma venda. 

Ao utilizar uma lista da Data Stone para conseguir criar a base para sua prospecção por telefone e cold call, sua empresa obtém todas essas vantagens com ainda mais facilidade. Faça prospecções inteligentes com as listas da Data Stone e veja sua taxa de conversão de clientes aumentar e trazer mais lucro para sua companhia.