Saiba como qualificar os leads para alcançar melhores clientes

Saiba como qualificar os leads para alcançar melhores clientes

Qualificar os leads é fundamental para que sua estratégia de venda dê resultado. Não é necessário que o lead apenas seja gerado e prospectado, na hora da abordagem o ideal é que o mesmo já esteja também qualificado. É esta qualificação que garante que o cliente em questão irá se engajar em uma negociação de sucesso em sua empresa. 

‌Existem diversos meios de qualificar os clientes e até mesmo cuidados que devem ser tomados durante esse processo para que não haja desperdícios de leads. Qualificar é uma técnica que deve ser aprimorada com o tempo e por sorte existem estratégias que aumentam o desempenho da estratégia e os resultados de suas vendas. 

Qual o conceito de qualificar os leads?

‌Qualificar leads é um método de identificar entre todos os potenciais consumidores quais os que podem gerar os melhores resultados para sua empresa. Para entender melhor o que é a qualificação, vamos recapitular o conceito de leads. Leads são a parcela do mercado que já demonstrou certo interesse pela empresa.

Qual o conceito de qualificar os leads?
Fonte/Reprodução: original.

Já os leads qualificados são os potenciais clientes que além de demonstrar interesse pela empresa tem plenas condições de comprar seus produtos e serviços. Afinal, dentro desta parcela que quer comprar há aqueles que não conseguem no momento devido a inúmeros fatores como: 

  • Falta de orçamento;
  • Falta de disponibilidade;
  • Falta de necessidade;
  • Ainda não se decidiu sobre qual empresa escolher. 

Esses fatores impedem sua empresa de qualificar os leads, pois não podem realizar compras no momento. Se sua empresa investir nesses contatos muito provavelmente o serviço dos vendedores só será atrasado, o que gera o desperdício de tempo, energia e serviço. 

Qual a importância de qualificar os leads?

Os leads qualificados oferecem para a venda mais praticidade, diminuindo o número de leads perdidos pelos vendedores, o que garante mais assertividade nas negociações. Quanto maior o número de qualificados que chegam até a equipe de vendas, maior a eficiência do setor que desperdiça menos tempo e se torna mais produtivo. 

Por isso é importante qualificar os leads, para que a equipe de vendas atinja um desempenho muito maior e possa oferecer para empresa mais lucros. Com isso os esforços dos vendedores apontam sempre para os potenciais clientes que garantem uma venda mais rápida e proveitosa. 

Qual o melhor momento para qualificar os leads?

Para qualificar leads é necessário antes de tudo já tê-los. Então este processo é necessariamente posterior ao de gerar leads e também é realizado após a prospecção. A prospecção serve não só para pautar como se dará a abordagem dos clientes, mas muitas vezes para qualificar os contatos B2B. 

O processo de qualificação não é simples e faz parte de uma área avançada dos métodos de venda. No geral, esse processo não pode ser realizado sem um profissional capacitado, e sem passos essenciais para a qualificação que envolve: 

  • Geração de leads;
  • Prospecção;
  • Conhecimento sobre os leads; 
  • Criação da ideia de público alvo. 

Para ter um apoio muito maior para sua qualificação e não ter que lidar com essas áreas super complexas, você pode contratar uma lista com a Data Stone! A empresa que é uma especialista em listas de contatos B2B oferece uma ferramenta completa, com dados já separados conforme o seu público-alvo e perfil de cliente ideal. 

Muitos desses dados já são segmentados e pré-qualificados, então seu negócio só tem o trabalho de entrar em contato com o lead e oferecer seus serviços e produtos. Uma chance única de vender com mais eficiência com a Data Stone, confira todos os serviços da empresa em sua página. 

Quais os critérios para qualificar os leads?

Existem certos critérios fundamentais para identificar as melhores oportunidades entre os leads e com isso qualificá-los de maneira devida. São pelo menos 4 princípios básicos que conseguem elevar um lead ao status de potencial cliente qualificado que, quando abordado, oferece vendas muito mais eficientes e ágeis. 

Veja quais são esses princípios e como são importantes para sua empresa qualificar os leads e conseguir vender com maior qualidade. Ao focar neles, o seu time de vendas pode definir quais as melhores oportunidades para suas negociações. 

Necessidade

Um lead qualificado deve necessitar dos serviços e produtos oferecidos pela sua empresa. A necessidade faz a venda, inclusive faz parte do estudo de mercado na hora de criar serviços e produtos novos para atender os potenciais consumidores. Quanto mais necessitado o lead, mais qualificado e maiores as chances de vender. 

Adequação

Existem certos conceitos fundamentais para qualificar os leads e na medida que um potencial cliente se adequa a eles é possível dizer que está pronto para comprar. Entre esses qualificadores se destacam o conceito de público-alvo e também de Perfil Ideal de Cliente. A persona também pode ser um conceito de adequação, mas este é mais sutil e serve como base para estratégias de marketing. 

Orçamento

Sem dúvidas este é o ponto mais importante para qualificar os leads, o orçamento define a possibilidade que o lead tem de comprar seus produtos e contratar seus serviços. De nada adianta que um lead queira e necessite dos seus serviços e até mesmo se adeque ao público-alvo se não tiver orçamento suficiente para comprá-lo. 

Timing

E por fim o timing, ou tempo, é fundamental para qualificar os leads. Um potencial cliente pode querer comprar os produtos, necessitar, mas não ter o orçamento neste momento. O timing impede que sua empresa descarte esse lead só por não poder qualificá-lo, uma atitude muito errada.

O lead pode não estar qualificado hoje, mas talvez daqui dois meses tenha orçamento suficiente e as mesmas necessidades para comprar. É fundamental estudar o timing de cada lead e só então oferecer seus serviços. 

Como qualificar os leads para o meu negócio?

Para qualificar os leads é essencial se manter informado sobre o mercado. Não há como qualificá-los sem os mais diversos dados a seu respeito, como conhecer sua área de atuação, como funciona sua rotina de compras, quem são esses leads e seus segmentos.

Como qualificar os leads para o meu negócio?
Fonte/Reprodução: original.

E se você não sabe onde conseguir informações para qualificar, então pode recorrer à maior autoridade em dados do mercado, a Data Stone! A empresa trabalha com um serviço de enriquecimento de dados que auxilia sua empresa a conseguir qualificar seus leads e potenciais consumidores. 

A própria lista da Data Stone já conta com dados tratados de clientes que são pré-qualificados, escolhidos de acordo com as vantagens e benefícios que trazem para sua empresa. Não há melhor maneira de vender com mais eficiência do que com os serviços disponibilizados pelos profissionais Stone. 

Quais os erros mais comuns na hora de qualificar os leads?

Qualificar é uma prática fundamental e que só traz vantagens. No entanto, é preciso tomar certo cuidado para não acabar com as piores escolhas para seu negócio e não dispensar leads que não estão totalmente qualificados, mas que podem resultar em uma boa venda no futuro. Este é o erro mais comum ao qualificar.

Outro erro comum é imaginar que o lead já conhece sua empresa a fundo. Muitas vezes um lead é desclassificado pela equipe por não parecer interessado o suficiente, mas é preciso ter certeza de que o mesmo conhece todos os serviços e produtos. E no geral, toda exclusão de lead é um erro, o cliente não qualificado nunca deve ser excluído do banco de dados, mas somente colocado na gaveta para ser prospectado no futuro. 

Ao evitar esses erros e optar pelos serviços da Data Stone, qualificar os leads será muito mais fácil e prático. Não só isso, esses potenciais consumidores trarão maior sucesso e vantagens para sua empresa. Aumente suas vendas e lucro com o uso de clientes qualificados em suas vendas!