Saiba a diferença entre informações e dados! Veja agora

Saiba a diferença entre informações e dados! Veja agora

Informações e dados são dois conceitos parecidos, utilizados muitas vezes nos mesmos contextos e, ainda, frequentemente aparecem como sinônimos em diferentes textos – mas, saiba que não são a mesma coisa! Ambos os conceitos são complementares entre si, na qual um é fragmento enquanto outro é um conglomerado desses pequenos fragmentos.

Porém, a tecnologia veio para mudar essa dinâmica – pelo menos no mundo corporativo. Hoje em dia, é possível que um dado consiga te dizer quase tanto quanto uma informação. Ou, se preferir, com a tecnologia correta é possível transformar uma série de dados brutos em informação de qualidade. E por ironia, essas informações retiradas dos dados brutos costumam ser as mais preciosas de todo o mercado. 

O que são os dados?

Dados são um aspecto da informação, como se fossem fragmentos do conjunto, e podem ser considerados elementos brutos, aspectos de uma informação. Se digo, por exemplo, que: “fulano faz 26 anos no dia 20 de fevereiro”, 26 anos é só um dado sobre fulano. Não é exatamente uma informação, mas funciona como o componente de uma informação geral, uma breve biografia sobre a pessoa.

O que são os dados?
Fonte/Reprodução: original.

Esse é um exemplo clássico do que pode ser um dado e de como são utilizados em diversos contextos. No mundo corporativo, principalmente, dados vem se tornando tão importantes quanto as informações e, como exemplo de dados, podemos citar: 

  • Número corporativo;
  • E-mail corporativo;
  • Porte da empresa; 
  • Sua área de atuação.

Mesmo quando faltam complementos a esses materiais brutos que são os dados, por meio da tecnologia, é possível criar a ponte e entregar o contexto necessário para que se tornem informação. Mas, certamente, não é fácil e, para a maior parte das empresas e contextos, um dado não pode dizer muita coisa. 

Qual é a importância dos dados para o meu negócio?

‌Para uma empresa, os dados são preciosos, desde que se tenha a tecnologia a seu favor. A todo momento os clientes que compõem o mercado geram dados: quando compram, navegam, buscam por suas preferências ou disponibilizam seus contatos publicamente. Esses dados podem ser utilizados, desde que sejam públicos, pelas empresas. 

Há um imenso trabalho para pesquisar, recolher e selecionar os dados mais relevantes. Porém, por falta de informação, são eles que conseguem dizer para empresas inúmeros fatos a respeito do mercado. Dados podem fornecer para empresa: 

E muito mais aspecto sobre seus clientes e mercado em geral podem ser conseguidos por meio dos dados. Em grande quantidade, e quando manipulados por profissionais, dados podem até sugerir informações mais completas, o que fecha o ciclo da relação entre informações e dados.

O que é a informação e para que serve?

Uma informação é um conhecimento com muito mais abrangência, ela no geral traz contexto para o assunto e se utiliza dos dados para falar sobre outra coisa. Por exemplo, uma informação não cita apenas que “fulano tem 26 anos”, ela diz que quando ele faz seus 26 anos, fortalece esse dado com um contexto, como dia e mês do seu aniversário. 

O que é a informação e para que serve?
Fonte/Reprodução: original.

Todo esse conhecimento que está ao redor do dado é uma informação, que por conta dessas características é muito mais completa. Na verdade, os dados são sua matéria-prima e funcionam como pedaços brutos, sem tratamento de uma informação verdadeira. 

Como as empresas usam as informações coletadas?

Quanto mais informação uma empresa tiver a respeito do mercado, melhor ela pode planejar suas ações e investidas. Por meio da informação, a empresa tem acesso a conhecimentos indispensáveis para conseguir não só vender como também comprar, criar marketing, abordar clientes e realizar muitas outras atividades. 

São as informações que indicam como a empresa deve criar novas estratégias de venda, quais as tendências do mercado em alta e até mesmo quais os setores mais rentáveis. Dados sozinhos podem, sim, gerar informação, mas, é necessário realizar um tratamento muito mais trabalhoso – em especial com o uso da tecnologia. Com o suporte correto, é possível conseguir ótimas informações e dados para seu negócio. 

Qual sua importância?

Ambos, informações e dados, são importantes para uma empresa, pois um acaba por depender do outro. Sem informação, dados estão sem contexto e não conseguem fornecer conhecimento para a empresa, e as informações sem os dados ficam sem substância e se parecem mais conjecturas do que conhecimento. 

Porém, quando os dois são utilizados juntos, informações e dados viram uma ferramenta eficiente na mão de qualquer empresa. Ambos os conceitos juntos revelam para a empresa uma série de aspectos do mercado que antes não conheciam e outros recursos que podem somar em suas vendas, como: 

  • Onde encontrar por novos clientes;
  • O que esses clientes esperam de uma empresa;
  • Qual seu segmento;
  • Dados para contatos;
  • Meios para abordar. 

Encontrar informação sobre esses clientes é bastante raro, mas com o uso da tecnologia é muito mais fácil conseguir retirar dos dados as informações mais necessárias para prospectar. E essa tecnologia pode ser contratada por meio da Data Stone! Os profissionais da Data Stone são especialistas na leitura de dados e contam com um equipamento moderno e avançado para ler todos os dados necessários. 

Com isso, a Data Stone consegue mostrar para qualquer empresa informações sobre o mercado que antes só estavam acessíveis nos dados. Desses dados – que são todos colhidos de fontes públicas – a Data Stone realiza uma prospecção terceirizada focada em trazer para seu negócio informação de qualidade sobre seu nicho.

Vale a pena utilizar este e outros serviços da Data Stone, como o enriquecimento de dados e a Stone Station para tornar sua empresa mais consciente e inteligente, com ótimas informações em mãos. Todo esse conhecimento permite vendas mais assertivas, eficientes, rápidas e lucrativas. 

Qual a diferença entre informações e dados?

Existem diferenças fundamentais entre informações e dados que devem ser entendidas de maneira suficiente para se evitar confusão no futuro. A começar pelas informações, essas são sempre dadas com maior contexto e em um esquema mais geral de conhecimento. Informações afirmam um conhecimento claro sobre determinado assunto.

Qual a diferença entre informações e dados?
Fonte/Reprodução: original.

Já um dado ele é um elemento da informação, quase sempre em estado bruto que pouco tem a dizer por si mesmo. Somente quando interpretado e combinado com outros dados é que pode gerar uma informação. 

Por isso, é essencial contratar nossa empresa, especialista em dados. Só ela é capaz de interpretá-los e agrupá-los de maneira que façam sentidos e tragam informação relevante para a empresa. Dito isso, as principais diferenças entre informações e dados, são:

  • Dados são elementos brutos de uma informação; 
  • Informações trazem o contexto geral do acontecimento e conhecimento;
  • Informação sem dado tem pouca credibilidade; 
  • Dados podem ser interpretados e com técnicas e ferramentas corretas podem gerar uma nova informação;
  • Dados são gerados de maneira constante no mundo digital. 

Essas são algumas das principais diferenças entre informações e dados que qualquer empresa deve entender. Uma vez compreendida essa dimensão, é mais fácil saber diferenciar um do outro e utilizar em suas diferentes estratégias. 

Como fazer uma boa gestão de informações e dados?

Uma boa gestão de dados demanda que a empresa consiga em primeiro lugar esses  dados com uma fonte confiável, como a Data Stone. Depois disso, é necessário que esses dados e informações sejam mantidos 100% nas dependências da empresa, que deve sempre proteger as informações dos seus clientes e associados. 

Porém, esses dados devem ser compartilhados com toda a equipe, sem exceção. Não são apenas os vendedores que devem conhecer os dados em posse da empresa, mas sim todas as equipes como marketing, gestão e responsáveis pela tomada de decisões. 

Com isso dito, realizar uma gestão de informações e dados é fundamental se o seu negócio quer crescer na internet com maior segurança e possibilidade de ação. Permita que sua empresa possa apostar sempre em cenários seguros por meio do marketing com o uso de dados, e venda com maior assertividade ao integrar mais informação ao time de vendas.