Saiba a diferença entre informações e dados! Veja agora

Saiba a diferença entre informações e dados! Veja agora

Informações e dados são dois conceitos parecidos, utilizados muitas vezes nos mesmos contextos e, ainda, frequentemente aparecem como sinônimos em diferentes textos – mas, saiba que não são a mesma coisa! Ambos os conceitos são complementares entre si, na qual um é fragmento enquanto outro é um conglomerado desses pequenos fragmentos.

Porém, a tecnologia veio para mudar essa dinâmica – pelo menos no mundo corporativo. Hoje em dia, é possível que um dado consiga te dizer quase tanto quanto uma informação. Ou, se preferir, com a tecnologia correta é possível transformar uma série de dados brutos em informação de qualidade. E por ironia, essas informações retiradas dos dados brutos costumam ser as mais preciosas de todo o mercado. 

O que são os dados?

Dados são um aspecto da informação, como se fossem fragmentos do conjunto, e podem ser considerados elementos brutos, aspectos de uma informação. Se digo, por exemplo, que: “fulano faz 26 anos no dia 20 de fevereiro”, 26 anos é só um dado sobre fulano. Não é exatamente uma informação, mas funciona como o componente de uma informação geral, uma breve biografia sobre a pessoa.

O que são os dados?
Fonte/Reprodução: original.

Esse é um exemplo clássico do que pode ser um dado e de como são utilizados em diversos contextos. No mundo corporativo, principalmente, dados vem se tornando tão importantes quanto as informações e, como exemplo de dados, podemos citar: 

  • Número corporativo;
  • E-mail corporativo;
  • Porte da empresa; 
  • Sua área de atuação.

Mesmo quando faltam complementos a esses materiais brutos que são os dados, por meio da tecnologia, é possível criar a ponte e entregar o contexto necessário para que se tornem informação. Mas, certamente, não é fácil e, para a maior parte das empresas e contextos, um dado não pode dizer muita coisa. 

Informação 

Em um ambiente corporativo, as informações são geradas a partir de dados armazenados. Considere que uma empresa tenha um banco que armazena valores como, nome, idade, endereço e estado civil dos seus clientes, para produzir conhecimento esses elementos devem ser tratados. 

Ao tratar esse conjunto de dados dos clientes, é possível gerar alguma informação para o negócio como, por exemplo, qual é a idade de quem compra os produtos e serviços da empresa. Entre outras estatísticas importantes. 

Dados

Os dados em uma organização são elementos brutos que sozinhos não trazem sentido. Em outras palavras, um dado é apenas um registro que não foi processado e não fornece alguma informação específica.

Qual é a importância dos dados para o meu negócio?

‌Para uma empresa, os dados são preciosos, desde que se tenha a tecnologia a seu favor. A todo momento os clientes que compõem o mercado geram dados: quando compram, navegam, buscam por suas preferências ou disponibilizam seus contatos publicamente. Esses dados podem ser utilizados, desde que sejam públicos, pelas empresas. 

Há um imenso trabalho para pesquisar, recolher e selecionar os dados mais relevantes. Porém, por falta de informação, são eles que conseguem dizer para empresas inúmeros fatos a respeito do mercado. Dados podem fornecer para empresa: 

E muito mais aspecto sobre seus clientes e mercado em geral podem ser conseguidos por meio dos dados. Em grande quantidade, e quando manipulados por profissionais, dados podem até sugerir informações mais completas, o que fecha o ciclo da relação entre informações e dados.

O que é a informação e para que serve?

Uma informação é um conhecimento com muito mais abrangência, ela no geral traz contexto para o assunto e se utiliza dos dados para falar sobre outra coisa. Por exemplo, uma informação não cita apenas que “fulano tem 26 anos”, ela diz que quando ele faz seus 26 anos, fortalece esse dado com um contexto, como dia e mês do seu aniversário. 

O que é a informação e para que serve?
Fonte/Reprodução: original.

Todo esse conhecimento que está ao redor do dado é uma informação, que por conta dessas características é muito mais completa. Na verdade, os dados são sua matéria-prima e funcionam como pedaços brutos, sem tratamento de uma informação verdadeira. 

Como as empresas usam as informações coletadas?

Quanto mais informação uma empresa tiver a respeito do mercado, melhor ela pode planejar suas ações e investidas. Por meio da informação, a empresa tem acesso a conhecimentos indispensáveis para conseguir não só vender como também comprar, criar marketing, abordar clientes e realizar muitas outras atividades. 

São as informações que indicam como a empresa deve criar novas estratégias de venda, quais as tendências do mercado em alta e até mesmo quais os setores mais rentáveis. Dados sozinhos podem, sim, gerar informação, mas, é necessário realizar um tratamento muito mais trabalhoso – em especial com o uso da tecnologia. Com o suporte correto, é possível conseguir ótimas informações e dados para seu negócio. 

Qual sua importância?

Ambos, informações e dados, são importantes para uma empresa, pois um acaba por depender do outro. Sem informação, dados estão sem contexto e não conseguem fornecer conhecimento para a empresa, e as informações sem os dados ficam sem substância e se parecem mais conjecturas do que conhecimento. 

Porém, quando os dois são utilizados juntos, informações e dados viram uma ferramenta eficiente na mão de qualquer empresa. Ambos os conceitos juntos revelam para a empresa uma série de aspectos do mercado que antes não conheciam e outros recursos que podem somar em suas vendas, como: 

  • Onde encontrar por novos clientes;
  • O que esses clientes esperam de uma empresa;
  • Qual seu segmento;
  • Dados para contatos;
  • Meios para abordar. 

Encontrar informação sobre esses clientes é bastante raro, mas com o uso da tecnologia é muito mais fácil conseguir retirar dos dados as informações mais necessárias para prospectar. E essa tecnologia pode ser contratada por meio da Data Stone! Os profissionais da Data Stone são especialistas na leitura de dados e contam com um equipamento moderno e avançado para ler todos os dados necessários. 

Com isso, a Data Stone consegue mostrar para qualquer empresa informações sobre o mercado que antes só estavam acessíveis nos dados. Desses dados – que são todos colhidos de fontes públicas – a Data Stone realiza uma prospecção terceirizada focada em trazer para seu negócio informação de qualidade sobre seu nicho.

Vale a pena utilizar este e outros serviços da Data Stone, como o enriquecimento de dados e a Stone Station para tornar sua empresa mais consciente e inteligente, com ótimas informações em mãos. Todo esse conhecimento permite vendas mais assertivas, eficientes, rápidas e lucrativas. 

Qual é a diferença entre dados e informações?

Alguns pontos mostram qual é a diferença entre dados e informações, podemos citar, por exemplo, o valor ou compreensão, um dado em sua forma bruta não gera significado relevante, já uma informação transmite um sentido. Existem outros fatores que acentuam essas desigualdades.

Qual a diferença entre informações e dados?
Fonte/Reprodução: original.

O modo como são coletados, a importância do conteúdo, o modo de entendimento são alguns aspectos que diferenciam esses dois conceitos. Abaixo vamos explicar quais são as principais diferenças entre dados e informações, confira:

Dados são dispersos, informações são centralizadas

Dados são coletados de diferentes fontes, ou seja, podem ser obtidos por várias entradas (rede social, e-mail, cadastros, etc). Eles podem ser representados por números, palavras e imagens. Enquanto a informação, por sua vez, centraliza os elementos coletados para gerar um significado importante. 

Dados são brutos, informações são relevantes 

Os dados são desprovidos de um contexto, podemos chamá-los de elementos brutos, em outras palavras, são os registros primários sobre algo. Por outro lado, as informações apresentam um conteúdo relevante, com sentido, porque junta cada dado e forma um contexto. 

Dados são quantitativos, informações são quantitativas ou qualitativas

Ainda, um dado é um conteúdo quantificável que, de forma isolada, não permite o entendimento sobre determinada situação. Considere um relatório de vendas de uma empresa, que mostra que ela realizou um total de venda de R$100.000,00 (cem mil reais) no mês de agosto. O que isso significa? Dessa forma, não indica nenhuma informação que possa afirmar se o objetivo do negócio foi alcançado. 

As informações podem ser tanto quantitativas como qualitativas, como resultado do processamento de dados. Agora, imagine que a meta da empresa seria obter R$80.000,00 (oitenta mil) mensais, e ela obteve cem mil em agosto, ao transformar esses dados sobre as vendas, temos a informação que o objetivo de lucro foi atingido. 

Dados são estáticos, informações são dinâmicas

Uma vez coletados, os dados não mudam por si mesmos. O registro de uma transação, por exemplo, é fixo no tempo. Uma informação pode mudar com o tempo. Vale ressaltar que as informações só existem se houver dado sobre algo para ser interpretado ou transformado. 

Dados são passivos, informações são ativas

Os dados são passivos, ou seja, podem ser coletados e armazenados para serem usados no futuro, portanto, não fazem nada até que sejam acionados ou interpretados. Já as informações são ativas, pois podem gerar respostas e influenciar nas tomadas de decisões.

Outra característica é que os dados precisam ser transformados, e a informação é resultado dessa transformação. Esse processo gera conhecimento para uma empresa decidir qual é a melhor estratégia para o setor de vendas, setor financeiro, de marketing, entre outros. 

Quais as vantagens de dados e informações?

Contar com os dados e informações é fundamental, pois eles contribuem de forma efetiva para a análise de questões que afetam a inteligência de um negócio. Portanto, esses dois conceitos em conjunto são capazes de promover inúmeras vantagens para uma empresa. 

Essas vantagens incluem o diferencial competitivo, porque uma empresa que tem o conhecimento sobre o perfil dos seus clientes se coloca na frente dos concorrentes. Confira os principais benefícios que dados e informações proporcionam:

  • Gera vantagem competitiva para o negócio;
  • Dados e informações geram conhecimento para empresa sobre determinada situação; 
  • Cada dado é estruturado de forma correta para ser interpretado posteriormente; 
  • A informação gerada facilita na tomada decisão;
  • Dados e informações ajudam a direcionar as estratégias organizacionais;
  • Informações geram conhecimentos para os gestores sobre algo relevante em uma organização. 

Uma empresa capaz de entender qual é a diferença entre dados e informações, se torna capaz de favorecer o seu marketing e assim, captar ou manter clientes por meio de estratégias personalizadas, além de otimizar o desempenho financeiro por alcançar mais vendas. 

Como fazer uma boa gestão de informações e dados?

Uma boa gestão de dados demanda que a empresa consiga em primeiro lugar esses  dados com uma fonte confiável, como a Data Stone. Depois disso, é necessário que esses dados e informações sejam mantidos 100% nas dependências da empresa, que deve sempre proteger as informações dos seus clientes e associados. 

Porém, esses dados devem ser compartilhados com toda a equipe, sem exceção. Não são apenas os vendedores que devem conhecer os dados em posse da empresa, mas sim todas as equipes como marketing, gestão e responsáveis pela tomada de decisões. 

Com isso dito, realizar uma gestão de informações e dados é fundamental se o seu negócio quer crescer na internet com maior segurança e possibilidade de ação. Permita que sua empresa possa apostar sempre em cenários seguros por meio do marketing com o uso de dados, e venda com maior assertividade ao integrar mais informação ao time de vendas.

A Data Stone pode me ajudar a encontrar dados e informações potenciais?

A Data Stone te ajuda por meio da plataforma Stone Station, que integra soluções para o seu negócio, com ela você pode consultar dados cadastrais de clientes e empresas, além de enriquecer a sua base com informações adicionais e fazer a prospecção de clientes. 

A Data Stone é uma empresa especializada em soluções que disponibilizam informações precisas para te ajudar a fazer novos clientes, a contactar consumidores, a divulgar suas campanhas e conhecer melhor o seu público. Entre em contato com um especialista e encontre o melhor serviço para sua empresa!