Custo mensal da prospecção: Qual é o melhor, terceirização ou interno?

Custo mensal da prospecção: Qual é o melhor, terceirização ou interno?

O custo mensal da prospecção é um dado interno utilizado para calcular o valor de uma prospecção de modo mensal. Essa é uma informação fundamental, pois mostra o quanto a empresa deve gastar mês a mês para gerar prospecções úteis para o time de marketing e de vendas e com isso conseguir mais clientes no mercado. 

Realizar prospecções eficientes é uma obrigação da empresa que deve ser mantida a todo custo durante a rotina de gestão. Enquanto uma empresa realizar prospecções, ela poderá contar com clientes selecionados de maneira inteligente para gerar as melhores e mais lucrativas vendas. Diante de uma obrigação tão importante, é fundamental entender os custos e os sacrifícios de manter a atividade em dia. 

O que é prospecção?

A palavra prospecção remete ao ato simples de procurar ou pesquisar, e quando aplicada no contexto corporativo significa procurar por novos clientes. Prospectar o mercado é uma forma da empresa se manter ativa com uma base de contatos que se renova e que seja interessante para as vendas, afinal, nem todo o mercado é necessariamente interessante para a empresa.

O que é prospecção?
Fonte/Reprodução: original.

Quando olhamos a figura do funil de vendas, vemos que a base do funil, e sua parte mais ampla, abarca o mercado de maneira geral. Quando uma prospecção é realizada nesta base, diversos clientes são descartados e apenas os clientes potencialmente interessantes são priorizados. 

Por meio da prospecção, somente aqueles que de fato podem se interessar pelo seu negócio são selecionados para serem abordados pelos vendedores. Com isso sua empresa conquista uma série de benefícios para suas vendas como:

  • Maior agilidade nas negociações;
  • Vendas mais fáceis e com maior volume;
  • Maior lucro; 
  • Conhecimento sobre os clientes; 
  • Possibilidade de personalizar abordagens de venda e marketing. 

Conhecer de maneira completa o que envolve esse processo é fundamental para entender o custo mensal da prospecção e seu real valor para uma empresa. Esse custo não envolve apenas o serviço e atividade da prospecção em si, mas todos seus benefícios diretos e indiretos. 

Quais os tipos de prospecção para empresas?

Existem vários tipos de atividade para prospectar no mercado, e isto pode alterar o custo mensal da prospecção. Há maneiras que podem sair mais baratas para uma empresa, enquanto outros tipos podem se mostrar mais caras. Tudo depende de suas necessidades e das escolhas realizadas para seu negócio. 

Conhecer os diferentes tipos de prospecção pode ser fundamental para você criar sua própria estratégia de pesquisar por clientes e assim controlar seus gastos mensais. Vamos entender melhor quais as opções, suas diferenças e quando podem ser utilizadas e aplicadas nas estratégias de sua empresa. 

Prospecção outbound

Conheci‌do também como prospecção ativa, neste tipo de prospecção outbound a empresa entra em contato com os clientes e busca de maneira proativa realizar a pesquisa necessária. No geral, essa prospecção não depende que os clientes mostram um interesse claro pela empresa ou por seus produtos e serviços.

Geralmente esse tipo de prospecção acontece por meio de cold mailing e cold calls. É contabilizado no custo mensal da prospecção gastos com ferramentas de disparo de e-mails, possíveis aparatos para realizar chamadas e softwares de organização de clientes. Mas no geral é visto como uma prospecção barata. 

Para não realizar uma prospecção ativa “no escuro” é fundamental se enriquecer com dados e informações sobre o mercado e a melhor maneira de realizar isso é contar com a Data Stone. Especialista focada no uso de dados e informações, a Data Stone gera para sua empresa uma prospecção terceirizada com os prospects para abordar. Se você procura por clientes B2B customizados e organizados para prospectar, então a Data Stone é a solução!

Prospecção inbound

A prospecção inbound é realizada de maneira passiva, ou seja, ela espera o cliente abordar a empresa. É uma forma sutil de realizar a prospecção e é muito útil para empresas que já tem uma base de clientes e pode contar com prospects menos urgentes. Entre as principais ferramentas e recursos para conseguir realizá-la, estão: 

  • Marketing de conteúdo;
  • Webinars; 
  • E-books;
  • Podcasts;
  • Vídeo aulas;
  • Landing pages. 

Esse tipo de prospecção funciona bem, mas assim como a primeira necessita de dados para conseguir ser eficiente. A Data Stone também auxilia a realizá-la por meio do enriquecimento de dados da sua empresa o que permite uma compreensão maior e mais exata do mercado. 

Qual melhor prospecção: terceirizada ou interna?

Outro ponto fundamental para calcular o custo mensal da prospecção é definir se o serviço será realizado pela equipe interna ou se contratado por uma empresa terceirizada. Uma equipe de vendas que conta com vários colaboradores pode ocasionalmente realizar um serviço de prospecção e qualificação. 

E há quem imagine que com isso o custo mensal da prospecção fique mais em conta. Mas isso não é necessariamente verdade, como veremos a seguir ao analisar de maneira mais séria os dois métodos de prospecção. 

Terceirizada

Com a empresa terceirizada você tem a chance de contratar um especialista em prospecção para realizar o serviço. Ou seja, é muito mais garantido que o serviço prestado irá trazer bons clientes para sua empresa prospectar, abordar e com os quais poderá negociar no futuro. 

Interno

‌O processo interno pode ser até interessante, mas necessita que você contrate vendedores que sejam também especialistas na atividade, o que com certeza irá aumentar o custo mensal da prospecção. Outro grande problema é que não há garantias de que o serviço será bem realizado, como é o caso do contrato com uma terceirizada, além de tomar tempo extra da equipe e possivelmente acumular tarefas aos colaboradores. 

Qual é o custo mensal da prospecção?

O ideal é que cada negócio realize seu levantamento para realizar a prospecção, e com isso é calculado o custo mensal da prospecção. Entre os diversos elementos que constituem esse cálculo é preciso calcular o salário dos profissionais envolvidos, e também o preço de ferramentas e recursos necessários. 

Para chegar ao custo mensal da prospecção é preciso somar todos os valores na contratação de profissionais, preços de ferramentas e serviços realizados na obtenção dos leads. Por fim, esse valor deve ser dividido de maneira mensal. Entre os principais custos, destacamos: 

  • Gestor: Líder do projeto e serviço de prospecção, no geral seus custos individuais ficam em R$ 10.000,00;
  • LDR: Profissional especializado na geração de leads e sua gestão, custos individuais são de R$ 5.000,00;
  • BDR: Profissional especialista em oportunidades comerciais, custos individuais ficam por volta de R$ 4.500,00;
  • Ferramentas de CRM e e-mail: Serviços e ferramentas importantes para prospecção, custos individuais ficam R$ 700,00;
  • Lista de qualificação: Importante para gerenciar todos os leads, custos individuais são de R$ 1.200,00;
  • Custo fixo: Custos fixos envolvidos na administração da prospecção, e correspondem a cerca de R$ 600,00;
  • E-mail, SMS, telefone e WhatsApp (meios de comunicação): Meios de comunicação com os leads, custos individuais ficam por volta de R$ 2.500,00;
  • Riscos trabalhistas: Riscos envolvidos com acidentes durante a prospecção e que são incalculáveis. 

Todos esses gastos devem ser somados para calcular o custo mensal da prospecção. E lembre-se que o menor valor nem sempre é aquele que é mais econômico para sua empresa. De nada adianta o custo da prospecção sair baixo se a mesma é de má qualidade e não produz resultado. 

Por que escolher a Data Stone para realizar prospecção para empresas?

Na hora de realizar sua prospecção vale muito a pena contar com um profissional, e se você quer um serviço de qualidade então contrate a Data Stone! Os serviços garantem qualidade em todas as vendas da sua empresa, o que garante que sua prospecção sempre será a melhor possível, mais vantajosa e eficiente.

Por que escolher a Data Stone para realizar prospecção para empresas?
Fonte/Reprodução: original.

Os custos dos serviços da empresa cabem no seu bolso e você poderá contar com confiança, pois a prospecção será realizada por uma empresa profissional e especialista na área. Para ter um custo mensal da prospecção que realmente seja vantajoso para seu negócio, procure a Data Stone e seus serviços. 

Se sua empresa ainda está no começo de suas atividades, um serviço de prospecção terceirizada é fundamental para conseguir uma base sólida de clientes. E mesmo empresas já consagradas se beneficiam do serviço para revitalizar seus contatos. Para qualquer situação, a prospecção é importante – e, ao contar com a Data Stone, o custo é reduzido e o resultado, garantido!