Como funciona a Inteligência artificial na prospecção de negócios?

Como funciona a Inteligência artificial na prospecção de negócios?

Realizar uma prospecção de negócios a procura de novas oportunidades no mercado é fundamental para qualquer empresa! E, por meio da tecnologia, essa busca pode ficar ainda mais fácil. 

Um dos recursos e ferramentas mais utilizados para conseguir identificar essas novas oportunidades e sondar o mercado é a Inteligência Artificial, um artifício que já faz parte de nosso presente e, a cada dia que passa, sofre transformações. 

Talvez a tecnologia mais importante dos últimos cinco anos, a IA é um recurso que já é amplamente utilizado em vários meios, até mesmo na vida prática do público em geral. Porém, ela também pode ser útil para o mundo corporativo, especialmente na prospecção e busca por novos clientes! 

Qual o impacto da IA na prospecção de negócios?

No ambiente corporativo, no que se estende à prospecção, a IA é conhecida pela praticidade que traz em certas funções, inclusive nesse processo. A IA é capaz de definir qual é seu público-alvo com base em dados apresentados a ela, além de também operar na organização desses leads. 

Qual o impacto da IA na prospecção de negócios?
Fonte/Reprodução: original.

O seu impacto consiste em praticidade, assim como agilidade no trabalho de prospecção e nas demais áreas das vendas, inclusive, pode estar presente em outros setores da empresa. 

E se engana quem pensa que a ferramenta substitui a ação dos colaboradores – pelo contrário, já que a IA não pode definir seus parâmetros por si mesma, mas no auxílio de suas tarefas, como por exemplo na análise de dados e organização. 

Como o uso de IA pode ser importante na prospecção de negócios?

Quando falamos em busca de oportunidades, é essencial ser prático, rápido e ágil, aspectos que podem ser conquistados com o uso da IA. Por isso, é tão importante utilizá-la como ferramenta da prospecção de negócios – em especial, para conseguir vantagens em relação à sua própria concorrência. 

O ideal é realizar toda prospecção com menor esforço e de modo mais rápido possível, assim a empresa consegue se sobressair no mercado e abordar clientes antes de seus concorrentes. Para garantir essa agilidade na prospecção, a IA se torna uma excelente ferramenta. 

Vantagens de usar IA na prospecção de negócios

A IA deve ser aconselhada e estimulada em seu uso na prospecção de negócios por trazer vantagens e benefícios exclusivos como: suporte, agilidade, praticidade e automação. Esses benefícios estão intrinsecamente ligados a como a ferramenta funciona e, por isso, só podem ser trazidos por ela. 

Vantagens de usar IA na prospecção de negócios
Fonte/Reprodução: original.

Mas atenção, convém lembrar que a IA é uma ótima ferramenta, no entanto, só trabalha de acordo com aqueles dados que são entregues a ela. Portanto, é preciso combiná-las com outras ferramentas de mercado como as da Data Stone para garantir seus resultados! 

Somente a Data Stone entrega para sua empresa, e posteriormente pode alimentar a inteligência artificial, com dados qualificados sobre seus clientes, em especial com a prospecção de negócios. Entre esses dados, se destacam: 

  • Informações sobre a natureza de cada cliente; 
  • Aspectos sobre como cada potencial cliente no mercado se comporta; 
  • Áreas de atuação de cada cliente B2B; 
  • Contatos qualificados de cada cliente; 
  • Localização e aporte financeiro. 

Com essas informações a IA pode garantir uma prospecção de negócios mais organizada, e até mesmo auxiliar no processo das vendas. De todo modo, veja abaixo como ela pode te auxiliar com vantagens e benefícios distintos de qualquer outro recurso. 

Agilidade

O principal benefício trazido pela IA em diferentes processos é a agilidade, em especial quando o esforço é combinado com profissionais da área de vendas. Sua prospecção, categorização de cada cliente e análise de dados qualificados fica muito mais rápida com o uso da IA e pode ser essencial para garantir uma busca por oportunidades mais ágil. 

Suporte

A IA é uma ferramenta incrível para suporte, um auxílio dado para todo profissional da área. Ela pode oferecer ajuda até mesmo na construção de novas estratégias e se solicitado pode oferecer respostas sobre determinados problemas encontrados na prospecção e até mesmo sugerir soluções. 

Automação

E por fim, outro dos grandes benefícios da IA é a automação, recurso que é quase exclusivo da ferramenta. A automação é a capacidade de automatizar processos sem necessitar de constante atenção e trabalho de um profissional humano. Muitos processos podem ser acionados por colaboradores e deixados para que a IA os conclua. 

Em quais áreas a IA pode ser utilizada na prospecção de negócios?

Existem áreas de uma prospecção de negócios onde a IA se encaixa melhor, etapas deste processo onde seu uso atinge máximo desempenho e resultados mais precisos. Essas áreas podem receber o suporte da IA com muito mais proveito e conseguem interagir melhor com suas diferentes funções e benefícios. 

Entenda quais são e como é essa sua relação com a IA, a maneira correta com a qual a inteligência artificial pode ser utilizada nessas diversas áreas. Adiantamos que o uso da ferramenta nesses setores é fundamental para garantir mais agilidade e praticidade para a empresa e toda sua equipe de vendas

Follow-up

Após iniciar suas interações com o cliente é essencial que ele seja acompanhado. Esse processo é chamado de follow-up, que é o ato de seguir os passos de um cliente prospectado. A IA pode emitir relatórios sobre as últimas atualizações do cliente, ou mesmo enviar para o cliente recados que o incentivem a continuar a compra. 

Vale mencionar que o follow-up pode ser aplicado em diversas situações. Ele pode começar logo na prospecção de negócios, onde o cliente é abordado e a partir daí acompanhado. Ou pode demorar um pouco para ser colocado em funcionamento, a partir de um acordo extra-oficial de compra do cliente. 

Qualificação e nutrição dos leads

A qualificação de leads é essencial para entender quais são os clientes que oferecem as melhores oportunidades de negócio. Em muitos casos a IA pode ser utilizada para ela mesma realizar uma pré-qualificação, basta informar os dados de cada cliente e o que a empresa deseja para seus produtos. 

Para aqueles que preferem pular boa parte desta etapa e lidar apenas com leads qualificados, faça uma prospecção de negócios com a Data Stone e saiba que irá lidar apenas com leads que oferecem melhores oportunidades de negócios para sua empresa! E mesmo neste caso a IA pode auxiliar, uma vez que pode hierarquizar esses clientes. 

ICP

ICP é a sigla para Perfil De Cliente Ideal, que são aqueles clientes que oferecem as melhores vendas para sua empresa. Esse é um perfil ideal, portanto não é esperado que seja encontrado na realidade, mas a criação desse perfil é essencial para saber como procurar bons clientes no mercado. Ao interpretar as melhores vendas da sua empresa e os dados de cada cliente, a IA pode por si mesma criar o ICP de sua empresa. 

Segmentação de consumidores B2B

Uma vez que você já tem os dados sobre os consumidores B2B em sua base de dados, a IA pode interpretá-los e segmentá-los, unir os contatos em grupos distintos. Essa separação é chamada de segmentação, um processo incrível que permite a aplicação de estratégias em grupo, ideais para quem deseja personalizar sua abordagem e marketing. 

Como a Data Stone potencializa sua prospecção de negócios?

A Data Stone é uma empresa essencial para potencializar as suas estratégias de negócios, uma vez que sua prospecção terceirizada é o melhor serviço do mercado para trazer novas oportunidades para sua empresa! Essa prospecção revela os contatos dos clientes e mira somente naquele público que oferece mais chances de ótimas negociações. 

É um serviço fundamental, que ainda conta com informações importantes sobre cada um desses potenciais clientes. Com isso é possível alimentar a IA de uso de sua empresa, otimizar processos, aumentar o desempenho e personalizar abordagem e marketing. 

Aproveite as IAs e os serviços da Data Stone para otimizar seus resultados e conseguir vender mais. Personalize seu atendimento, otimize suas abordagens de vendas, processos e com todo este esforço conjunto garante mais desempenho para sua empresa!