Quanto custa ter um time de prospecção de vendas?

Quanto custa ter um time de prospecção de vendas?

A prospecção de vendas é um caminho seguro e proveitoso para conseguir novos clientes, isso para não chamarmos de fundamental para empresas que atuam no mercado B2B e vendem pela internet. No entanto, o que muitos gestores e times de vendas não estão preparados é para lidar com o custo de manter essa prospecção ativa, pois é um esforço que vai muito além daquele que vendedores costumam lidar. 

Este é um ponto que deve ficar bem claro para qualquer empresa, o cargo de vendedor não está necessariamente habilitado para realizar outras funções, mesmo que estas estejam vinculadas ao departamento de vendas. Entre essas funções está a prospecção, que precisa dos seus próprios profissionais e até mesmo de um time completo para ser realizada. 

Como trabalha um time de prospecção de vendas?

O time que estiver empenhado na prospecção de vendas deve não só buscar por novos clientes, mas entender como o mercado funciona e o que ele pode oferecer para sua empresa. É, sem dúvidas, um trabalho extremamente complexo que exige, além de dedicação, diversas habilidades específicas. 

Como trabalha um time de prospecção de vendas?
Fonte/Reprodução: original.

Mais do que habilidade, os profissionais também devem ter tecnologias e ferramentas digitais específicas que os auxiliem a identificar quais são essas oportunidades e categorizar os dados. É um trabalho exaustivo de análise, método e muito critério para conseguir qualificar cada um dos contatos. 

Afinal, não basta que a prospecção encontre esses potenciais consumidores, é necessário que ela traga seus dados como e-mail corporativo, número de telefone e outros meios de comunicação. E além de trazer esses contatos, todos devem estar atualizados para que a prospecção seja eficiente. Tudo isso só demonstra o tamanho do trabalho por trás de um time de prospecção. 

Quanto custa um time de prospecção?

O principal problema de realizar o serviço de prospecção é arcar com os custos do projeto. No geral, este é um serviço bem caro que precisa ser analisado sob a perspectiva de pagamento do time inteiro, que conta com profissionais distintos que cobram seu próprio preço para cada etapa do serviço. 

Abaixo iremos entender a dinâmica desses profissionais que constituem um time de prospecção de vendas e com isso compreender os custos do projeto. Sem os profissionais descritos, não há como entender os valores, custos e nem os gastos que uma empresa deve ter com o projeto. 

Gestor

O gestor é o cabeça de toda prospecção, é ele que direciona o time, delega as funções individuais e cria estratégias que agregam o conjunto de todo o time. É de sua responsabilidade analisar o trabalho individual de cada membro da equipe como todo o andamento do projeto. 

Para ter um gestor de qualidade em seu time de prospecção, uma empresa gasta cerca de R$10.000,00. Aqui estão incluídos o salário mensal deste profissional como seus demais esforços e necessidades, como o uso de ferramentas e tecnologia complexa. 

LDR

LDR é a sigla para Lead Development Representative, ou Representante de Desenvolvimento de Lead, e é talvez o cargo principal de um time de prospecção de vendas. Ao menos é ele quem coloca todo o time para funcionar, pois sua principal atividade é gerar a lista de prospecção de maneira ativa. É claro que ter um profissional desses a trabalho em sua companhia não é barato e os custos com um LDR podem chegar a R$5.000,00. 

Todo o gasto com a contratação deste profissional e os demais gastos a seguir podem ser evitados ao contratar o serviço de prospecção terceirizada da Data Stone que sai muito mais barato! E o melhor, é feito com profissionais competentes que conhecem muito bem o processo e oferecem a garantia de nomes que somam à sua empresa. A prospecção da Data Stone traz para sua empresa: 

  • Mais clientes; 
  • Contatos qualificados de cada lead; 
  • Leads segmentados de acordo com seu público-alvo; 
  • Perfis de clientes que oferecem vantagens para sua empresa. 

Ao contratar os serviços da Data Stone você tem a oportunidade de conseguir leads já qualificados e seus contatos e dados a seu respeito. São todos os recursos necessários para otimizar seus resultados e alavancar suas vendas como nunca! 

BDR

O principal papel do BDR – Business Development Representative – é identificar novas oportunidades de negócio, algo que está muito associado à prospecção de vendas. Prospectar é muito mais do que apenas selecionar uma série de contatos de potenciais clientes, mas sim entender onde estão as melhores oportunidades de negócio. 

O profissional associado a esta atividade costuma cobrar em torno de R$4.500,00 por suas atividades dentro de um projeto de prospecção, algo condizente com o papel essencial que ocupa e sua importância para a sondagem de oportunidades. 

Ferramentas CRM

Ter ferramentas CRM para utilizar durante a prospecção é essencial, pois trazem um conhecimento indispensável para os vendedores e toda equipe de vendas para entender cada cliente que será abordado. Embora CRM seja um conceito, aqui falamos de suas ferramentas digitais e softwares de vendas, que podem variar bastante durante um projeto de prospecção, mas que ficam em torno de R$700,00. 

Lista de Qualificação

A lista de qualificação é um recurso posterior à prospecção de vendas, ela seleciona os contatos que serão abordados posteriormente. Seus custos ficam entre R$1.200,00, mas ele não deve ser encarado como um valor isolado e sim um gasto adicional somado a todos os outros que vieram até aqui, já que a lista depende desses processos. 

Custos Fixos

Após o projeto de prospecção ser iniciado, alguns custos fixos por ações deverão ser contabilizados. Esse custo está presente no pagamento de outras contas e necessidades que não estão vinculadas aos profissionais que trabalham na prospecção. Embora possa ser muito variável, vamos nos ater à média de R$600,00. 

Canais de Comunicação

Os canais de comunicação são utilizados para entrar em contato com os leads e são principalmente divididos entre telefone, e-mail e aplicativos de mensagens. Em média, o custo de manter ferramentas utilizadas para este contato é de R$2.500,00, onde se incluem aplicativos, softwares e até mesmo profissionais em roteiro de vendas. 

Riscos

E por fim temos os riscos envolvidos em qualquer operação de prospecção, e aqui os custos são absolutamente incalculáveis, além do forte risco de todo o serviço ser invalidado,  o que pode acontecer quando os profissionais envolvidos em cada etapa da prospecção não são experientes e nem dominam o assunto. 

Qual a importância da prospecção para o dia a dia de uma empresa?

Mesmo com todos esses custos, não podemos negar a influência vital da prospecção para uma empresa. Toda companhia necessita do serviço para conseguir leads e ampliar sua base de clientes, e é a prospecção de vendas que oferece oportunidades de maior lucro para qualquer negócio. 

Qual a importância da prospecção para o dia a dia de uma empresa?
Fonte/Reprodução: original.

Tudo isso torna a prospecção um serviço essencial e fundamental, que deve ser praticado por qualquer empresa que queira se destacar no mercado e disparar na frente de seus concorrentes. Para mais vendas, não há serviço melhor que a prospecção. 

Terceirize seu time de prospecção com a Data Stone!

E para uma prospecção de vendas que seja mais barata, eficiente, realizada por profissionais experientes e com tecnologia avançada, conte com a Data Stone! O serviço de prospecção terceirizada da Data Stone é o melhor para sua empresa crescer e criar uma base de clientes fortes e rentáveis. 

A prospecção terceirizada da Data Stone é o caminho mais seguro e ágil para suas vendas, pois todos os profissionais envolvidos no processo são experts e trabalham em várias frentes para atrair leads com maiores possibilidades de conversão. Conquiste vendas de maior volume, maior ticket e que façam muito mais sentido para sua empresa! 

Comprar a prospecção é muito mais fácil e econômico do que realizar por si mesmo. Com a prospecção de vendas terceirizada você se livra de toda a burocracia de contratar diferentes profissionais e arcar com seus custos, gastos de equipamentos e ainda se arriscar com um serviço completamente novo.