Quanto custa ter um time de prospecção de vendas?
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A prospecção de vendas é um caminho seguro e proveitoso para conseguir novos clientes, isso para não chamarmos de fundamental para empresas que atuam no mercado B2B e vendem pela internet. No entanto, o que muitos gestores e times de vendas não estão preparados é para lidar com o custo de manter essa prospecção ativa, pois é um esforço que vai muito além daquele que vendedores costumam lidar.
Este é um ponto que deve ficar bem claro para qualquer empresa, o cargo de vendedor não está necessariamente habilitado para realizar outras funções, mesmo que estas estejam vinculadas ao departamento de vendas. Entre essas funções está a prospecção, que precisa dos seus próprios profissionais e até mesmo de um time completo para ser realizada.
Como trabalha um time de prospecção de vendas?
O time que estiver empenhado na prospecção de vendas deve não só buscar por novos clientes, mas entender como o mercado funciona e o que ele pode oferecer para sua empresa. É, sem dúvidas, um trabalho extremamente complexo que exige, além de dedicação, diversas habilidades específicas.
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Mais do que habilidade, os profissionais também devem ter tecnologias e ferramentas digitais específicas que os auxiliem a identificar quais são essas oportunidades e categorizar os dados. É um trabalho exaustivo de análise, método e muito critério para conseguir qualificar cada um dos contatos.
Afinal, não basta que a prospecção encontre esses potenciais consumidores, é necessário que ela traga seus dados como e-mail corporativo, número de telefone e outros meios de comunicação. E além de trazer esses contatos, todos devem estar atualizados para que a prospecção seja eficiente. Tudo isso só demonstra o tamanho do trabalho por trás de um time de prospecção.
Quanto custa um time de prospecção?
O principal problema de realizar o serviço de prospecção é arcar com os custos do projeto. No geral, este é um serviço bem caro que precisa ser analisado sob a perspectiva de pagamento do time inteiro, que conta com profissionais distintos que cobram seu próprio preço para cada etapa do serviço.
Abaixo iremos entender a dinâmica desses profissionais que constituem um time de prospecção de vendas e com isso compreender os custos do projeto. Sem os profissionais descritos, não há como entender os valores, custos e nem os gastos que uma empresa deve ter com o projeto.
Gestor
O gestor é o cabeça de toda prospecção, é ele que direciona o time, delega as funções individuais e cria estratégias que agregam o conjunto de todo o time. É de sua responsabilidade analisar o trabalho individual de cada membro da equipe como todo o andamento do projeto.
Para ter um gestor de qualidade em seu time de prospecção, uma empresa gasta cerca de R$10.000,00. Aqui estão incluídos o salário mensal deste profissional como seus demais esforços e necessidades, como o uso de ferramentas e tecnologia complexa.
LDR
LDR é a sigla para Lead Development Representative, ou Representante de Desenvolvimento de Lead, e é talvez o cargo principal de um time de prospecção de vendas. Ao menos é ele quem coloca todo o time para funcionar, pois sua principal atividade é gerar a lista de prospecção de maneira ativa. É claro que ter um profissional desses a trabalho em sua companhia não é barato e os custos com um LDR podem chegar a R$5.000,00.
Todo o gasto com a contratação deste profissional e os demais gastos a seguir podem ser evitados ao contratar o serviço de prospecção terceirizada da Data Stone que sai muito mais barato! E o melhor, é feito com profissionais competentes que conhecem muito bem o processo e oferecem a garantia de nomes que somam à sua empresa. A prospecção da Data Stone traz para sua empresa:
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- Contatos qualificados de cada lead;
- Leads segmentados de acordo com seu público-alvo;
- Perfis de clientes que oferecem vantagens para sua empresa.
Ao contratar os serviços da Data Stone você tem a oportunidade de conseguir leads já qualificados e seus contatos e dados a seu respeito. São todos os recursos necessários para otimizar seus resultados e alavancar suas vendas como nunca!
BDR
O principal papel do BDR – Business Development Representative – é identificar novas oportunidades de negócio, algo que está muito associado à prospecção de vendas. Prospectar é muito mais do que apenas selecionar uma série de contatos de potenciais clientes, mas sim entender onde estão as melhores oportunidades de negócio.
O profissional associado a esta atividade costuma cobrar em torno de R$4.500,00 por suas atividades dentro de um projeto de prospecção, algo condizente com o papel essencial que ocupa e sua importância para a sondagem de oportunidades.
Ferramentas CRM
Ter ferramentas CRM para utilizar durante a prospecção é essencial, pois trazem um conhecimento indispensável para os vendedores e toda equipe de vendas para entender cada cliente que será abordado. Embora CRM seja um conceito, aqui falamos de suas ferramentas digitais e softwares de vendas, que podem variar bastante durante um projeto de prospecção, mas que ficam em torno de R$700,00.
Lista de Qualificação
A lista de qualificação é um recurso posterior à prospecção de vendas, ela seleciona os contatos que serão abordados posteriormente. Seus custos ficam entre R$1.200,00, mas ele não deve ser encarado como um valor isolado e sim um gasto adicional somado a todos os outros que vieram até aqui, já que a lista depende desses processos.
Custos Fixos
Após o projeto de prospecção ser iniciado, alguns custos fixos por ações deverão ser contabilizados. Esse custo está presente no pagamento de outras contas e necessidades que não estão vinculadas aos profissionais que trabalham na prospecção. Embora possa ser muito variável, vamos nos ater à média de R$600,00.
Canais de Comunicação
Os canais de comunicação são utilizados para entrar em contato com os leads e são principalmente divididos entre telefone, e-mail e aplicativos de mensagens. Em média, o custo de manter ferramentas utilizadas para este contato é de R$2.500,00, onde se incluem aplicativos, softwares e até mesmo profissionais em roteiro de vendas.
Riscos
E por fim temos os riscos envolvidos em qualquer operação de prospecção, e aqui os custos são absolutamente incalculáveis, além do forte risco de todo o serviço ser invalidado, o que pode acontecer quando os profissionais envolvidos em cada etapa da prospecção não são experientes e nem dominam o assunto.
Qual a importância da prospecção para o dia a dia de uma empresa?
Mesmo com todos esses custos, não podemos negar a influência vital da prospecção para uma empresa. Toda companhia necessita do serviço para conseguir leads e ampliar sua base de clientes, e é a prospecção de vendas que oferece oportunidades de maior lucro para qualquer negócio.
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Tudo isso torna a prospecção um serviço essencial e fundamental, que deve ser praticado por qualquer empresa que queira se destacar no mercado e disparar na frente de seus concorrentes. Para mais vendas, não há serviço melhor que a prospecção.
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A prospecção terceirizada da Data Stone é o caminho mais seguro e ágil para suas vendas, pois todos os profissionais envolvidos no processo são experts e trabalham em várias frentes para atrair leads com maiores possibilidades de conversão. Conquiste vendas de maior volume, maior ticket e que façam muito mais sentido para sua empresa!
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