Você sabe o que é previsão de vendas? E como calcular?
A previsão de vendas é um recurso especial e que pode contribuir bastante para melhores resultados, para análises e também para o planejamento estratégico de sua empresa. Conhecimento sobre seus resultados é o que pode tornar uma empresa preparada para realizar investimentos no futuro, ou lidar com as crises que podem ameaçá-la.
Esta previsão também é fundamental para tentar desde já corrigir possíveis falhas em sua equipe, produção e até mesmo entre os vendedores, como também para planejar metas, definir quais os objetivos realistas e que podem de fato serem buscados e alcançados com o esforço conjunto de toda empresa. São tantos benefícios que uma boa previsão das vendas se torna mais do que um serviço adicional, e sim uma obrigação da companhia.
O que é previsão de vendas?
A previsão de vendas é a capacidade de antever quais serão os resultados da empresa. É claro que, excetuando casos de empresas com pouquíssimos clientes e que trabalham com produtos e serviços sob medida, realizar uma previsão dessas que seja exata é quase impossível. Porém, seu objetivo não é ser exata, mas sim suficientemente próxima.
Essa previsão servirá para que uma empresa consiga calcular quais serão seus investimentos no futuro, o que precisa melhorar ou simplesmente mudar em sua rotina de produção e também para definir metas. Uma empresa também ganha mais benefícios conforme luta para ter uma venda previsível, pois isso permite que o negócio continue sempre com lucro.
Principal impacto de um bom cálculo de previsão de vendas
Quanto mais uma venda for previsível, mais ferramentas uma empresa tem para lidar com seu futuro, seja ele positivo ou negativo. Se os resultados podem ser conhecidos desde já, uma empresa consegue otimizá-los, corrigir falhas e tratar de conseguir todo suporte possível para melhorar as vendas.
Inúmeros aspectos podem ser melhorados e até mesmo intervenções novas realizadas por meio de uma previsão de vendas. Veja abaixo quais são as verdadeiras possibilidades de ação após conhecer quais seus possíveis resultados para o futuro:
- Treinar seus vendedores e indicar o melhor caminho para as vendas;
- Criar métodos de abordagem que melhorem as vendas;
- Se preparar para crises e para as flutuações naturais do mercado;
- Definir o orçamento necessário para a produção de bens e serviços;
- Criar o suporte necessário para todos os setores da empresa.
Todos esses aspectos podem ser conquistados por meio da previsão de vendas, o que dá margem para uma empresa conseguir melhores resultados! Com o suporte dado por este recurso, você pode vender com mais qualidade e ainda conseguir cuidar das necessidades de todos seus setores.
Como fazer uma previsão de vendas?
Para realizar uma previsão de vendas é necessário, acima de tudo, informação, em especial dois tipos específicos: sobre a empresa e seus resultados, e também sobre o mercado e seus nichos. Essas são as principais fontes para a realização de uma previsão correta e mais aproximada possível da realidade.
E se você deseja informação útil no mercado para dar suporte e base às suas ações, então precisa conhecer a Data Stone, a maior autoridade em dados e informação corporativa no Brasil. A Data Stone oferece um serviço especial de enriquecimento de dados, que auxilia qualquer tipo de decisão e análise que queira tomar.
Além disso, para assegurar suas estratégias de vendas há o serviço de prospecção terceirizada, que pode alavancar seus resultados e gerar vendas mais rápidas, eficientes e com maior lucro. Mais do que os serviços da Data Stone, você precisa também conhecer como realizar uma previsão de vendas decente, portanto separamos alguns métodos que irão te auxiliar no processo.
Previsão com base nos resultados
Uma maneira bastante eficiente de conseguir prever os futuros resultados na venda da sua empresa é com a análise dos resultados presentes ou passados. Neste método as vendas que já ocorreram na empresa são analisadas e com isso é possível criar uma projeção para o futuro.
É um método simples que pode ser bastante funcional e objetivo. Funciona melhor quando realizado para projeções anuais, uma vez que de mês em mês as empresas costumam ter diferentes resultados – em especial por conta de diferenças sazonais. Como desvantagem, este é um método que conta demais com o fato de que o mercado continuará o mesmo.
Previsão com base no mercado
Em contrapartida, há um método que observa o mercado para criar projeções de vendas e que pode ser bastante útil. Há dois caminhos possíveis para realizá-lo, um é por meio da observação da concorrência, onde negócios parecidos com o seu tem seus resultados analisados e é criado uma média que tenta prever os resultados da sua empresa.
Outro é analisar o mercado como um todo e quais as últimas notícias que o abalam e pode também impactar o seu negócio. Lembre-se que uma análise não anula a outra, e esses resultados podem ser combinados com o primeiro método de projeção.
Previsão com base clientes ideias
Existe um conceito muito utilizado em marketing e em vendas chamado de Perfil de Cliente Ideal, ou ICP. Para o conceito é criado um perfil do que seria o melhor cliente possível para uma empresa e então com base nele a previsão de vendas é criada. A projeção depende de quantos clientes desses existem no mercado e com quantos a empresa já realizou um primeiro contato para prever suas futuras vendas.
Previsão com base no funil de vendas
A projeção de vendas criada com base no funil de vendas é uma das mais exatas e próximas da realidade. O funil é o caminho natural que todo cliente faz até fechar negócio com uma empresa. Ele começa em sua base, como mais um contato ou lead no mercado, e é transportado até o topo onde fecha negócio com a empresa.
Este método de previsão leva em conta quais os clientes que estão na base do funil, e quais poderão chegar no topo e em quanto tempo. Por isso é um método tão exato, e desde que a empresa conheça sua base de clientes dificilmente erra a projeção.
Previsão com base em ações
Uma venda pode ser impactada por ações que fazem parte da rotina da empresa, mas que não necessariamente estejam dentro daquilo que se espera dos vendedores. Entre um dos exemplos dessas ações está uma estratégia de marketing de guerrilha inesperada, mas que pode criar uma projeção de vendas única.
Este é um ponto curioso, pois é difícil de prever este tipo de resultado que depende da reação do público e dos potenciais consumidores. Mas quando bem feito, e com dados confiáveis e fundamentado especialmente experiências passadas, esta é uma previsão poderosa e eficaz.
Conte com a ajuda da Data Stone nas suas estratégias
E para realizar uma boa previsão de vendas, você pode contar com a Data Stone e seus serviços de dados e informação. O serviço de Enriquecimento de Dados oferecido pela Data Stone pode ser um diferencial e tanto para que sua empresa consiga realizar ótimas previsões.
Há ainda, se sua empresa trabalhar com serviços de crédito, a plataforma Stone Station que fornece informações fundamentais para ter mais previsão nos negócios. E se identificar problemas, pode contar com a prospecção terceirizada e conseguir mais vendas para suprir a demanda e alcançar as metas.
Os serviços da Data Stone podem ser utilizados de diversas maneiras em sua empresa, e com eles você tem não só uma ótima previsão de vendas, mas objetivamente consegue vender melhor e mais! Conte com a Data Stone para ter resultados impressionantes e para otimizar os resultados de seus profissionais.