Aumente estrategicamente as reuniões qualificadas do seu time de vendas

Aumente estrategicamente as reuniões qualificadas do seu time de vendas

O time de vendas é um dos setores mais importantes de qualquer empresa, afinal, sem vendas uma companhia não se sustenta, não amplia sua área de atuação e nem consegue se desenvolver. E quanto mais todos os outros setores estiverem conscientes dos esforços dos vendedores e como eles podem ajudar, melhor para uma empresa, e isso só é possível com boas reuniões qualificadas.  

A reunião qualificada é um recurso, pode ser encarada como uma ferramenta que auxilia a empresa a chegar em seus principais objetivos. Quanto mais todos os distintos setores de uma empresa tiverem contato com o time de vendas, esforços mais criativos podem ser propostos para gerar mais vendas. Todas as equipes devem entender como os vendedores atuam e contribuir de alguma forma para o aumento do lucro da empresa

A importância de um time de vendas para uma empresa

Todos os colaboradores de uma empresa importam e contribuem de forma ativa para seu crescimento, porém de todos eles o time de vendas é o que garante os resultados e trabalha para que os resultados metas sejam alcançados. Por mais engajada com outras pautas uma empresa seja, ainda assim ela depende de suas vendas se quiser funcionar. 

A importância de um time de vendas para uma empresa
Fonte/Reprodução: original.

Então não há como fugir dessa presença e importância essencial do departamento de vendedores, são eles que bem ou mal garantem o sucesso de qualquer companhia. Esses profissionais devem ser auxiliados pelos outros, e de certa forma todas as equipes estão em função dos resultados dos vendedores. 

Por isso é fundamental um trabalho uníssono, onde cada time pode contribuir de forma ativa para o sucesso do time de vendas. Garantir esse trabalho em conjunto e harmonia dentro de uma empresa não é fácil, mas por sorte reuniões qualificadas podem fazer total diferença dentro deste esquema. 

Quanto melhores as reuniões de uma empresa forem, mais conscientes os outros times estão de como podem auxiliar os vendedores. Muitas vezes, os resultados de uma empresa não são conhecidos por colaboradores de outros setores, o que é um erro. Todos devem saber o quanto vendeu uma empresa, o quanto ela espera ou precisa vender e como podem contribuir para isso. 

Resultados esperados de um bom time de vendas

O melhor resultado esperado de um time de vendas é o seu desempenho nas vendas. No entanto, não é tão simples assim, já que existem diversos fatores que podem contribuir ou até mesmo prejudicar esses objetivos. É natural que vendedores não só fechem a negociação, mas consigam melhorar sua base de clientes. 

Resultados esperados de um bom time de vendas
Fonte/Reprodução: original.

Existem ainda outros processos de uma venda, ou pelo menos da relação entre cliente e empresa, que devem receber a atenção do departamento de vendas e dos vendedores de forma geral. Esses processos podem ser otimizados de maneira individual e garantir seus próprios resultados, nos quais os principais são: 

  • Colhimento de dados a respeito dos consumidores;
  • Estudo de mercado; 
  • Geração de leads;
  • Prospecção de leads; 
  • Análise de leads; 
  • Abordagem; 
  • Criação de um banco de dados de clientes. 

Todos esses aspectos devem fazer parte da rotina de trabalho dos vendedores e seus resultados individuais dependem da qualidade do seu serviço. Por sorte, existe um suporte indispensável para esses profissionais em cada um dos tópicos acima: os serviços da Data Stone! 

A Data Stone conta com serviços essenciais que podem resolver ou auxiliar de maneira eficiente cada um dos processos de um time de vendas. Sua prospecção terceirizada, serviço de enriquecimento de dados e plataforma de pesquisa são fundamentais para oferecer para os vendedores tudo o que precisam para vender mais e com maior qualidade. Obtenha leads com a Data Stone e veja como crescer com mais eficiência no mercado! 

Protagonistas essenciais de um time de vendas

Para que um departamento de vendas funcione é preciso mais do que vendedores. Pode parecer uma contradição, porém existem diversos colaboradores que são protagonistas dentro do setor de vendas, e muitos deles não atuam em abordagens e são mais requisitados nos bastidores da empresa. 

Em certos casos, são esses os protagonistas de fato de toda a estrutura comercial e responsáveis pelo sucesso dos atendimentos. Também podemos incluir aqui outras equipes e setores que impactam diretamente na qualidade e eficiência de uma venda. Vamos entender quais são esses. 

Diretor de vendas

O diretor de vendas é o cargo máximo do time, ele é o responsável por dirigir todo o setor e conversar com os líderes da empresa. É de sua responsabilidade delegar funções, gerenciar os outros cargos e membros do time e também conseguir articular seus esforços para garantir os melhores resultados. 

Também é da alçada do diretor comercial criar estratégias que favoreçam as vendas, seu próprio time e também os outros setores e empresas como um todo. Para criar essas estratégias ele pode contar com seus próprios colaboradores e outros times. 

Gerente de vendas

O gerente de vendas é um cargo que vem logo abaixo do diretor, e funciona como um excelente auxílio para seu superior. Em empresas menores, onde a equipe tende a ser reduzida, é comum que o diretor substitua o gerente e vice e versa. No entanto, para equipes maiores é fundamental ter os dois cargos estruturados. 

O papel do gerente é ter um olhar mais individual sob sua equipe, pois enquanto o diretor se preocupa sobre como o setor inteiro anda, o gerente analisa os resultados individuais de cada colaborador. Com isso toda a gestão do time de vendas fica completa e é possível atingir os melhores resultados. 

Analista

O analista é um cargo curioso dentro de um departamento de vendas. Assim como o gerente pode ser combinado com o diretor em empresas menores, também não encontramos o analista em pequenas companhias, o que é uma pena. O papel deste profissional é identificar oportunidades, observar os riscos e alertar o resto do setor. 

Muitas vezes o analista funciona como um consultor de estratégias e até mesmo como um assessor para o resto do time. O analista também é responsável por trazer para os vendedores novas ferramentas e auxiliá-los a encontrar soluções para negociações difíceis. 

Vendedor

E sem dúvidas o principal cargo, pelo menos o mais reconhecido dentro do time de vendas, é o de vendedor. Ele é a cara desse time e sua ponta de lança nas abordagens e para lidar com o cliente durante a rotina comercial. Todo o setor deve ser montado para fazer dele um ótimo profissional, e conseguir melhores vendas para a empresa. 

Quanto mais eficiente o vendedor for, mais eficiente todo seu time será. E para garantir essa eficiência é fundamental ter as melhores ferramentas que contribuem para seu serviço. Prospecção de qualidade, contatos confiáveis, dados essenciais para personalizar uma abordagem são alguns dos melhores recursos para investir. 

Como a Data Stone pode ajudar o seu time de vendas

E todos esses recursos podem ser garantidos pela Data Stone que oferece para seu time de vendas exatamente o que precisa na hora que precisa. Com a empresa e seus serviços, os vendedores e todo o departamento tem leads tratados, contatos confiáveis para realizar a abordagem e informações valiosas sobre cada consumidor e o mercado. 

Todas essas informações são públicas, mas a Data Stone realiza o serviço de compilar e estabelecer o que é importante ou não para sua venda. E com todos esses recursos, atingir suas metas e ampliar o lucro de suas negociações é apenas questão de tempo, a Data Stone te auxilia a vender melhor! 

Não deixe também de utilizar os dados obtidos com a Data Stone com todas as outras equipes, esses dados podem até mesmo ser apresentados em reuniões. Quanto mais suporte seu negócio receber para trabalhar, melhor para toda equipe e principalmente para o resultado comercial.