Tendências de vendas B2B para 2024

Tendências de vendas B2B para 2024

Analisar as tendências de vendas B2B e aplicá-las dentro da sua empresa é um passo extremamente importante para o crescimento da companhia. Com as novidades presentes no mercado, é possível determinar o que é mais adequado ao momento que a sua empresa vive, para assegurar que o nome da marca se destaque frente à concorrência.

Além disso, precisamos lembrar que as vendas são o espírito de uma organização e sem elas, o negócio não existe. Portanto, quando não se trabalha com tendências, muito menos se estuda o que há de inovador no mercado, problemas começam a surgir – como, por exemplo, a falta de clientes ativos na base ou a dificuldade para obter o retorno do investimento aplicado. 

Com a virada do ano novas tendências estão para surgir no cenário, tanto do marketing digital como, também, da captação de novos leads para o seu negócio. Para ajudar sua marca nesse processo, separamos as principais novidades dentro das vendas para 2024 – confira!

8 tendências de vendas B2B em 2024

As vendas B2B são extremamente importantes para empresas que querem aumentar os lucros e fidelizar os melhores clientes do mercado. Ao seguir as tendências, você também conseguirá fortalecer a imagem da marca e demonstrar autoridade no segmento, assim como qualidade no que é vendido ou produzido.

8 tendências de vendas B2B em 2024
Fonte/Reprodução: original.

Em contrapartida, uma organização que dificilmente pensa em novidades do mercado, não faz análises complementares e muito menos se preocupa com o planejamento, começa a enfrentar dificuldades. Sabemos que este não é o seu desejo e, por isso, deve-se fazer o estudo destas inovações para aplicá-las corretamente na sua empresa.

Prospecção terceirizada

A prospecção terceirizada é um serviço completo que tem a função de proporcionar controle pleno sobre as vendas B2B, ou seja, você não precisa realizar a contratação de inúmeros colaboradores apenas para auxiliarem no procedimento, pois poderia te prejudicar nos resultados e até mesmo diretamente nos investimentos.

Isto é, a contratação e expansão dos departamentos da empresa, por mais vantajosa que pareça à primeira vista, não é tão adequada quando falamos em vender. Você teria que treinar toda a equipe, explicar as necessidades da sua empresa, além de ter despesas excessivas com salários e gastos que podem ser incalculáveis em caso de erros.

Com a Data Stone, você contará com profissionais de BDR, LDR, copywriter, gestor de máquina de vendas, growth hacker e customer success. A economia na contratação de uma prospecção terceirizada pode chegar a mais de R$25 mil, valor este que pode ser usado para investir estrategicamente em outros setores.

‌Inteligência artificial

A inteligência artificial continuará fortalecida em 2024 e ajudará a obter informações completas sobre tendências e comportamentos de clientes. Com os insights obtidos, você tem mais segurança em tomar determinada decisão porque os dados são verídicos, atualizados e completos, oferecendo exatamente o que você precisa saber antes de contatar um lead.

CRM

O CRM é uma ferramenta essencial para organizar as informações dos clientes e assegurar que os dados permaneçam seguros. Na plataforma, você consegue agendar datas para realizar reuniões e falar de seus produtos ou retomar a negociação que você e seu prospect haviam iniciado.

Mailing list

O mailing list permite que você reúna os dados de seus clientes com tudo o que precisa, como CNAE, localização, faturamento estimado e classificação de porte. Se existem informações antigas ou incorretas, você consegue analisar rapidamente através da plataforma da Data Stone e, com isso, é possível atualizá-las em instantes para conseguir se comunicar com os clientes.

Enriquecimento de dados

Dados ultrapassados que nunca foram atualizados precisam ser renovados imediatamente, caso contrário, podem atrapalhar as suas estratégias e impedir que as vendas B2B ocorram como era estimado pelos relatórios da empresa.

Através da Data Stone, você vende muito mais e para os nomes certos, que realmente demonstram interesse no que a sua organização fornece. Isto é possível devido ao enriquecimento de dados feito por meio do envio de informações atuais, como Inscrição Estadual, Suframa e quantidade de filiais.

Vendas omnichannel

O omnichannel proporciona uma variedade de pontos de canais para conversar com os clientes e oferecer uma experiência inovadora. Se você tem páginas além do site como o WhatsApp Business, Instagram e Facebook, também consegue apresentar valores e descrição de produtos para vender mais e de forma segura.

Foco em experiência

A sua empresa precisa criar uma boa experiência de compra aos clientes, pois é este fator que determinará se eles voltarão a fazer negócio. Desenvolver um bom relacionamento que seja confiável e seguro é a chave para atingir novos mercados e melhorar a forma como seu público enxerga a sua marca.

Atendimento mais humanizado

Dentro das vendas B2B, é essencial que você realize boas conversas com os leads, que mostre a sua empatia e o desejo de auxiliar no que for possível, mesmo no pós-compra. Assim, seus clientes em potencial se sentirão acolhidos e terão mais oportunidades de negócio para a sua empresa.

Marketing de influência

Para atrair a atenção dos prospects, você deverá trabalhar com o marketing de influência. Porém, para este processo funcionar, é necessário selecionar o melhor perfil de influencer disponível nas redes sociais. Pois, não adiantará fazer negócio com um profissional que tem pouco engajamento ou não se comunica tão adequadamente com o público que você demonstra interesse.

Conteúdo humano

Sabemos que a inteligência artificial veio para ficar em 2024, mas não significa que você realmente tenha que trabalhar apenas com a IA. Desenvolver posts de qualidade, que criem conexões com os leads é um método eficaz de fortalecer a relação e torná-la ainda mais duradoura.

Lembre-se que clientes interessados no que você tem a dizer, que comentam e curtem tudo o que é publicado, se tornam defensores da marca. Possuir um público-alvo tão interessado e bem engajado como este garantirá que as vendas B2B aconteçam com menos complicação e mais agilidade.

Por que se adequar às novas tendências do mercado?

O crescimento empresarial é obtido através de análise rigorosa das principais tendências ativas no mercado. Para ter uma empresa de sucesso, que conquiste a atenção dos clientes e os faça querer comprar unicamente de você, é necessário sempre avaliar todas as novidades e saber que formas aplicá-las na companhia.

Por que se adequar às novas tendências do mercado?
Fonte/Reprodução: original.

Se manter atualizado é o ponto que auxilia no crescimento, pois você sabe o que precisa para atualizar a organização e adequá-la às modificações do mercado. Deste modo, você obtém uma visão muito mais realista, consegue decidir facilmente sobre o que fazer, mesmo que pareça ser uma decisão muito difícil.

Problemas de não se adequar às tendências

Pense no seguinte cenário: uma empresa Y, de porte médio e com uma excelente carteira de clientes, prefere não pensar nas novas tendências de vendas B2B para 2024. O concorrente, por sua vez, optou em desenvolver uma estratégia assertiva, que gere resultados no curto e longo prazo, conseguindo captar clientes que poderiam estar na base de leads da marca Y. 

Ou seja, perde-se dinheiro e clientes, além de transparecer uma imagem de que a  companhia não se importa com novidades, nem com a opinião dos prospects. A sua empresa não pode ficar para trás, pois isto significa tempo desperdiçado, assim como os esforços da equipe que estão em vão.

Conte com a equipe da Data Stone para as novas tendências de vendas B2B

Com a equipe da Data Stone, você consegue chegar a novas tendências para vendas B2B em 2024 de forma simples e eficaz. Se você não tem planos estratégicos, está estagnado e quer atingir um público maior e fiel, é indispensável atuar em conjunto com nossos profissionais capacitados, experientes e dedicados.

A partir do momento que você escolhe a Data Stone para auxiliá-lo neste importante processo, a sua empresa é a maior beneficiada, afinal, reconhecimento de marca e excelente retorno financeiro são algumas das principais características obtidas através de estratégias desenvolvidas para o que sua companhia precisa.

Para vender mais e melhor, é importante atuar em conjunto da Data Stone que possui excelentes serviços para te auxiliar. Com a prospecção terceirizada, você consegue aumentar o seu número de vendas e fidelizar nomes importantes que têm interesse no que você produz e estejam dispostos a comprar frequentemente.