Prospecção de Clientes B2B: Táticas para Fechar Grandes Contratos
O objetivo de toda prospecção de clientes B2B é fechar contratos, o que certamente é um desafio quando falamos do mercado business-to-business. E isso ocorre pelas mais diversas razões, afinal, empresas costumam ser clientes mais difíceis e “resistentes” que pessoas físicas – e o papel do vendedor é conseguir lidar com essas barreiras.
Durante o ato da venda, a prospecção tem um papel fundamental, não só porque informa quais são os leads e prospects, mas porque é capaz de preparar os vendedores para a venda. Este preparo vem na forma de dados qualificados e informações relevantes a respeito do mercado e clientes, que tornam toda a abordagem personalizada e negociação mais fácil.
Como os contratos B2B são importantes para a empresa?
O contrato B2B é a finalização de uma negociação, e é muito importante que uma empresa dê atenção a todos os seus detalhes, já que ele deve ser completamente honrado pelo vendedor. Tudo o que o vendedor se comprometer a entregar ao cliente no contrato, deve ser entregue sob risco de sanções jurídicas.
Outra importância crucial do contrato é que ele representa o fim da negociação, o topo do funil de vendas e por isso se torna um objetivo a ser alcançado. O vendedor deve fazer de tudo para orientar o cliente até o fechamento do contrato B2B, acompanhando-o de etapa em etapa até concluir os processos de venda.
Táticas para fechar contratos com a prospecção de clientes
Existem táticas especiais para conseguir fechar um contrato de venda e vale mencionar que esses contratos podem ser excepcionalmente complexos para serem fechados. Como comentamos, eles definem tudo o que o vendedor se compromete a oferecer ao cliente, logo seus termos devem ser acordados por ambos.
A empresa que vende deve concordar plenamente com o que irá oferecer e o mesmo acontece com o cliente que deve se satisfazer com o que vai receber. Qualquer outra discussão a respeito de como o serviço foi realizado deve acontecer em função dos contratos já fechados, por isso que formalizar tudo é complexo e necessita de boas táticas.
Defina seu funil de vendas
Comentamos que os contratos são o topo do funil de vendas, logo ter uma noção clara de como o funil funciona dentro de sua empresa é fundamental. Assim os vendedores sabem exatamente qual é o processo por trás das negociações, onde o cliente sai da prospecção de clientes B2B e chega até o contrato.
Uma vez visualizada essas etapas, os vendedores têm mais controle sobre elas e podem analisar a situação de cada lead de maneira particular. Por se tratar da base do funil, a prospecção de clientes B2B se torna muito relevante para todo o processo, além de ser fundamental para a conclusão de um bom contrato.
Use o follow-up
Follow-up significa literalmente “acompanhar” ou “seguir” e nas vendas se trata de pequenas estratégias que engajam o cliente dentro das etapas do já citado funil de vendas. Ao terminar uma conversa com o lead, o vendedor cria uma expectativa que permite uma próxima conversa.
Assim se dá sucessivamente, da prospecção de clientes B2B até a finalização do contrato. Definir boas estratégias de follow-up que sejam ao mesmo tempo, eficientes e pouco invasivas é fundamental para fechar um bom contrato.
Personalize sua abordagem
De todas as tendências prometidas ao mercado, a personalização é talvez a mais certa e hoje já oferece benefícios e frutos que são realmente interessantes. A abordagem deve ser personalizada de acordo com cada contato e dado de maneira que engaje esses clientes de maneira mais íntima e individual.
Para conseguir este engajamento é preciso ter dados e informações de qualidade e a Stone Station, da Data Stone, oferece todos esses elementos para prospectar! O serviço disponibiliza para sua empresa contatos qualificados de todos os leads que fazem parte do seu público-alvo:
- Segmentação de contatos;
- Personalização de abordagem;
- Enriquecimento para cold call;
- Contatos para e-mail marketing;
- Integração em ferramentas CRM;
- Dados enriquecidos com informações relevantes.
Tudo isso você consegue ao contratar Stone Station da Data Stone, assim como conhecendo outros serviços oferecidos pela empresa. São soluções e serviços variados e muito úteis para impactar seu negócio e garantir vendas mais lucrativas.
Use dados na negociação
Embora a prospecção de clientes B2B possa parecer limitada apenas a fornecer o contato dos leads que serão abordados, ela também pode ser útil para gerar ou enriquecer estratégias de negociação. Por exemplo, é possível usar os dados e informações para personalizar uma cláusula do contrato e criar um benefício personalizado.
Faça uso dos gatilhos mentais
Cada prospect tem seus próprios gatilhos mentais e ao entender melhor como funcionam os diversos segmentos dos seus contatos é possível criar métodos personalizados. Vale lembrar que entre os principais gatilhos de venda estão:
- Gatilho de autoridade;
- Gatilho de escassez;
- Gatilho de prova social;
- Gatilho de dor e solução;
- Gatilho de reciprocidade.
Os vendedores devem ser versados em cada um desses gatilhos para entender as necessidades daquele lead e conduzi-lo para fechar bons contratos de vendas. É um método simples, mas muito eficaz de realizar negociações.
Faça pequenas concessões
Depois de realizar a prospecção de cliente B2B e antes de fechar o contrato, é interessante que a empresa esteja preparada para realizar concessões ou fornecer benefícios para aquele cliente. Um pequeno bônus, bonificação, um desconto e outros elementos deste tipo tendem a fazer com que o cliente sinta-se impelido a fechar negócio.
Invista em uma conversa íntima com o cliente
Nada melhor do que uma conversa mais íntima onde sua empresa se mostra preocupada com o cliente para conseguir fazer com que ele saia da posição de simples prospect até o consumidor final. O fechamento do contrato pode ser agilizado de forma extraordinária por meio de conversas íntimas sobre suas dores.
Respeite o tempo do cliente
Por fim, uma dica de ouro é sempre respeitar o tempo do cliente, sem errar o timing durante as intervenções e especialmente no follow-up. Se possível, no início da abordagem solicite ao cliente os melhores momentos para entrar em contato, assim você evita o risco de ser inconveniente e melhora as chances de fechar um bom contrato.
Processo de criação dos contratos B2B
Ao chegar no final do funil de vendas é necessário formalizar o contrato e criá-lo com base naquilo que foi negociado. É fundamental colocar as principais informações, se não todas, dentro do contrato e definir de maneira exata o que a empresa irá realizar, como, em que condições e sob qual valor.
O contrato é a garantia do cliente, mas também a defesa da empresa de que honrou todos os termos ali definidos. Também é preciso tomar cuidado sobre possíveis sanções e consequências que foram definidas no contrato caso haja descumprimento da empresa prestadora de serviços.
Conte com a Data Stone!
E para a prospecção de clientes B2B, a Data Stone tem o serviço de maior qualidade do mercado. A Stone Station que conta com um estudo de caso sobre cada cliente e o fornecimento de dados e leads qualificados. É o serviço mais relevante para conseguir um bom contrato de venda.
Por se tratar do primeiro passo dado dentro do funil de vendas, a prospecção de clientes B2B é fundamental e se ela for de qualidade todos os outros processos e etapas também farão uso de suas qualidades. Então invista em um bom serviço como o da Data Stone, que garante praticidade para sua empresa.
Ao contratar a plataforma Stone Station na prospecção de clientes B2B você tem uma via rápida de fácil acesso até o lead como uma forma de enriquecer sua tomada de decisões e oportunidade para negociar. É o melhor caminho para que os vendedores consigam fechar um bom contrato com cada lead.