A Importância do Enriquecimento de Dados em Campanhas de Account-Based Marketing (ABM)
O enriquecimento de dados traz benefícios exclusivos e muito interessantes para empresas que conseguem utilizá-lo bem, especialmente em campanhas de Account-Based Marketing (ABM). Estas campanhas são diferentes de qualquer outro tipo e, inclusive, parecem funcionar na contramão do marketing tradicional.
Por focar em leads específicos, o ABM necessita de dados enriquecidos, pois sem isso é impossível engajar com altas probabilidades de conversão nesses leads. Mas quando se tem o enriquecimento de dados a seu favor, conseguir conversar e criar uma campanha de sucesso com os melhores prospects do mercado é muito mais fácil e prático, além de, claro, gerar resultados impressionantes e que aumentam os lucros e as vendas no futuro.
O que é o Account-Based Marketing?
Account-Based Marketing (ABM) é uma estratégia de propaganda muito mais concentrada e contida. Ela não mira no mercado de maneira geral e nem se preocupa em gerar a maior quantidade de leads possível – pelo contrário, seu método é focar em leads específicos que possuem chance de gerar vendas com maior qualidade e alto valor agregado.
Durante a prospecção, alguns leads são destacados por oferecerem vendas com muito mais vantagens. No geral, essas vantagens são maiores lucro, volume e periodicidade, tudo o que o mercado B2B mais deseja em sua essência. Por conta dessas características, esses prospects são escolhidos para serem alvo de uma campanha de marketing elaborada e especializada, que foca em sua conversão individual e dispensa ocasionalmente outros leads.
Qual a diferença entre ABM e o Inbound?
Enquanto o marketing inbound tradicional se concentra em atingir uma ampla parcela do mercado, pelo menos aquela que faz parte do público-alvo da empresa, o ABM atua na conversão de prospects específicos. Esta é uma diferença relevante, pois muda a dinâmica de como todo o marketing e gera as seguintes distinções:
- Uso da personalização acentuada no ABM;
- Foco em poucos leads;
- Buscas mais concentradas;
- Menos volume e mais qualidade;
- Uso intenso do funil de vendas;
- Acompanhamento de perto por parte dos vendedores.
Mas mesmo que os leads gerados pelo marketing inbound sejam maiores, isso não significa que ele é mais vantajoso que o ABM. Desde que se trate de leads realmente especiais e com alto poder de compra, o marketing ABM pode gerar as melhores vendas para toda uma companhia.
E quando consideramos que este método é aplicado em negócios B2B, podemos deduzir que na maior parte das vezes essas vendas tornam-se periódicas. Ou seja, é mais lucro por longos períodos do ano para a empresa que aposta nesse modelo de marketing, é ideal para quem quer um plano com objetivo de resultados a longo prazo.
Qual o melhor momento para praticar ABM?
Sempre que sua empresa puder criar campanhas de marketing paralelas é um bom momento para considerar utilizar estratégias ABM nos planejamentos atuais. Assim, haverá duas equipes empenhadas no marketing da empresa, tanto no tradicional inbound quanto neste focado em leads específicos.
Enriquecimento de Dados: A chave para otimizar seus resultados
Para colocar em prática o Account-Based Marketing é necessário ter uma ferramenta importante junto a sua empresa, o enriquecimento de dados. Ele é a chave para conseguir otimizar a conversão dos leads considerados de alta qualidade, o foco do método ABM e seu principal objetivo.
Dados enriquecidos são reunidos sobre esses leads para entender quem são eles, onde podem ser encontrados, quais suas características, qual a comunicação ideal com eles, entre outros detalhes. Tudo isso é combinado em uma estratégia de conversão sólida e eficiente, aprimorada por toda personalização.
Qual a importância do enriquecimento de dados?
Sem o enriquecimento de dados é impossível conseguir identificar todos esses aspectos sobre os clientes B2B alvos do ABM. Em primeiro lugar, esses dados devem ser higienizados e, então, otimizados para revelar o máximo possível sobre cada um desses prospects.
Após os dados serem enriquecidos tornam-se ferramentas que devem ser utilizadas para descobrir mais sobre cada cliente destacado para o marketing ABM. São esses dados que permitem uma personalização mais fina e focada, com estratégias feitas para conversar e engajar esses leads com alto valor de conversão.
Prospecção aliada ao enriquecimento de dados
No entanto, antes de enriquecer esses dados é necessário tê-los e uma ótima forma de conquistar essas informações privilegiadas sobre leads é com a prospecção terceirizada da Data Stone. Este serviço oferece os dados mais relevantes do mercado para seu negócio, com o contato de cada prospect.
Isto inclui os leads considerados elegíveis para o marketing ABM, que gera vendas de mais lucro e volume. Junto com esses contatos, há informações relevantes sobre cada cliente que podem ser enriquecidos para se tornar mais assertivos nas abordagens da empresa. Assim, a Data Stone oferece serviços com funções que podem auxiliar neste modelo de marketing:
- Prospecção de dados;
- Informações relevantes sobre esses clientes;
- Detalhes a respeito do porte de cada contato B2B;
- Contatos diretos para abordagem;
- Enriquecimento de dados.
Todos componentes essenciais para colocar em prática uma estratégia de ABM de qualidade, que foca nos clientes que oferecem as negociações mais lucrativas para sua empresa. Invista nos serviços da Data Stone e veja como é possível vender mais tendo mais facilidade e praticidade.
Porque alinhar o enriquecimento de dados ao Account-Based Marketing?
Embora o enriquecimento de dados não sirva apenas para contribuir às estratégias de ABM, ele ainda assim traz resultados impressionantes que justificam sua integração nesta forma de marketing. A forma como o cliente passa pelo funil de vendas, da sua base até chegar ao seu topo, é acelerada pelos dados enriquecidos.
Mesmo antes da formalização dos leads que serão alvos do ABM, o enriquecimento de dados pode ser relevante para identificá-los no mercado. Em qualquer uma das etapas da construção deste tipo de marketing, inclusive dentro do funil de vendas, ter dados enriquecidos é uma grande vantagem dentro do mercado.
Benefícios do enriquecimento de dados associado ao ABM?
Ao utilizar o enriquecimento de dados com sua estratégia de ABM você consegue vários benefícios exclusivos desta combinação de ferramentas. Não é só o sucesso da campanha que se torna mais garantido, são vários outros benefícios e vantagens que vêm com o uso de dados enriquecidos, por exemplo:
- Mais praticidade para montar o perfil dos leads;
- Aumento do retorno em investimento em marketing;
- Auxilia durante as negociações;
- Mostra quais os melhores prospects do mercado;
- É útil para outros setores da empresa.
Com o enriquecimento de dados você tem a melhor estratégia de ABM e pode conseguir vendas que são mais lucrativas do que vários outros leads. Sem dúvidas é uma forma eficiente de vender e conseguir manter sua empresa com os melhores clientes do mercado.
Utilize a plataforma da Data Stone para enriquecimento de dados
A Data Stone tem as melhores ferramentas de todo o mercado para criar estratégias de marketing para que você possa investir no ABM. No rol de serviços há o enriquecimento de dados, que é o recurso indispensável deste tipo de abordagem.
Todas as ferramentas da Data Stone combinadas formam recursos essenciais para consolidar uma estratégia ABM de sucesso. Mas, o interessante é que essas ferramentas não se limitam apenas a esta técnica de marketing e podem ser utilizadas para melhorar as vendas, abordagens e marketing no geral e contribuir para diversos processos dentro da empresa.
Com as ferramentas da Data Stone e o marketing ABM de qualidade, sua empresa poderá criar os métodos perfeitos para conquistar leads que geram vendas lucrativas. Conquiste mais vendas com muito menos trabalho ao focar nos recursos da Data Stone e na estratégia de ABM marketing!