O Papel do Enriquecimento de Dados na Eficiência de Equipes de Vendas
O enriquecimento de dados é a etapa de renovação e coleta de informações dos clientes presentes em sua base. No momento que a empresa atua com este procedimento, é possível eliminar conteúdos antigos ou que estejam incorretos, prevenindo assim que problemas futuros de comunicação aconteçam.
Por mais que enriquecer informações seja importante, muitas empresas deixam de fazê-lo e trabalham constantemente com dados ultrapassados. Neste caso, ocorre perda de tempo, desperdício de esforços e o uso inadequado de investimentos que poderiam ser direcionados aos clientes que estão com cadastro em dia na companhia.
Qual a função do enriquecimento de dados para a equipe de vendas?
O enriquecimento de dados permite aprimorar a qualidade de informações que já estão ativas em sua lista. Deste modo, são inseridos conteúdos novos e relevantes, que auxiliam a equipe de vendas a entender quais perfis de clientes estão prontos para serem contatados e quais devem ser removidos da lista.
Além disso, garantir que o cadastro dos leads permaneçam organizados é fundamental para que ligações e envios de e-mail marketing tenham sucesso. Afinal, os conteúdos podem mudar com muita frequência e sem as novas informações, como o seu time de vendas conseguirá se comunicar com os prospects? O mais adequado é trabalhar com ferramentas adequadas a esta demanda, como o enriquecimento de dados da Data Stone.
Companhias que mantém os dados regularmente atualizados têm melhores chances de fecharem bons contratos, ou seja, se os seus concorrentes não possuem uma data base completa e organizada, encontrarão dificuldades de receber o retorno de contato ao enviar uma mensagem por WhatsApp que fale sobre um produto ou serviço.
Vantagens do enriquecimento de dados
O enriquecimento de dados é uma das principais estratégias que empresas podem adotar para obter resultados melhores. Através deste processo, há a possibilidade de realizar uma comunicação assertiva que possibilite a apresentação de soluções adequadas às necessidades de cada cliente. Você estuda os perfis com mais facilidade e sabe como a sua organização pode resolver as dores dos leads com produtos ou serviços de alta qualidade.
Atuar com o enriquecimento é uma excelente vantagem para diversas empresas, embora a grande maioria não adote a estratégia e permaneça com dados desatualizados. Sem o cuidado da renovação, como esta companhia poderá se comunicar com os clientes? Apenas o fato do número de telefone estar ultrapassado já é um problema sério, pois impede a comunicação rápida e assertiva do time de vendas, atrapalhando na obtenção de um contrato de qualidade.
Aumenta a produtividade do time de vendas
Segundo a Forbes, os vendedores passam apenas 35,2% do tempo concentrados nas vendas. As demais tarefas não estão ligadas ao processo, atrapalhando integralmente na obtenção de resultados positivos.
Entretanto, ao atuar com o enriquecimento de dados proporcionado pela Data Stone, há maior praticidade e segurança em adquirir as informações corretas para acrescentar na lista de contatos. Deste modo, é possível atualizar o que está antigo e remover clientes que não demonstram interesse no que a companhia produz.
Conhecimento pleno sobre os perfis de clientes
Conhecer os leads é extremamente importante para desenvolver estratégias eficientes que auxiliem no processo de captação. Através do enriquecimento de dados, é possível organizar a data base e auxiliar a equipe de vendas nos estudos de cada um dos perfis de interesse.
Companhias que conhecem muito bem os clientes sabem quais estratégias adotar para iniciar a conversão. Há mais segurança, agilidade e eficiência no momento de conversar com os prospects para explicar os benefícios dos seus serviços e tirar as principais dúvidas sobre o que é oferecido.
Eleva as vendas
Com o enriquecimento de dados, o seu time de vendas conhece adequadamente os clientes e possui chances maiores de convertê-los. Saber tudo sobre um prospect é extremamente importante para conduzir melhores vendas e fechar contratos duradouros e de alta lucratividade.
Reduz erros
Reduzir erros é importante para todas as empresas e, através do enriquecimento, a sua organização consegue minimizar falhas. Isto se deve ao fato do time de vendas ter informações atualizadas dos clientes e compreender exatamente o que este público precisa, sem sentir dúvidas ou dificuldades para realizar a venda.
Mais segurança
Uma equipe de vendas totalmente segura é significado de excelentes vendas. Os vendedores precisam se sentir confiantes para trabalhar com os dados captados, pois é deste modo que ocorrerá a etapa de conversão e fidelização. Por isso, o enriquecimento é indispensável para as suas estratégias darem certo e terem o sucesso esperado.
Remoção de dados antigos
Atuar com dados antigos não é o mais recomendado, justamente por poderem estar errados ou inexistentes. Com o enriquecimento, torna-se mais fácil remover as informações ultrapassadas para atualizar os cadastros dos clientes e ter mais agilidade em iniciar uma primeira comunicação.
Equipe de Vendas e Enriquecimento de Dados: como potencializar seus resultados?
Potencialize os resultados através da Data Stone, que oferece o enriquecimento de dados para a sua empresa se manter atualizada. Ao fazer isto, as listas ficam organizadas, completas e práticas de trabalhar para evitar que possíveis erros aconteçam – como a comunicação com números inexistentes.
Além disso, é possível segmentar os clientes com maior precisão ao separar cada perfil de acordo com as demandas analisadas nos cadastros. Assim, a sua equipe de vendas consegue ter um posicionamento melhor e oferecerá produtos e serviços condizentes com o que os leads precisam.
Para potencializar os resultados com o enriquecimento de dados, os vendedores podem também reativar o contato com clientes inativos. Com a atualização nas informações dos perfis em sua base, há a oportunidade de conversar com leads mais antigos, que já fizeram compras com a sua empresa, mas que podem estar com o cadastro antigo e não recebem seus e-mails ou ligações.
Enriquecimento de dados e LGPD: como realizar de forma segura?
Todas as informações precisam estar protegidas no meio digital para impedir que terceiros as acessem e as usem inadequadamente. Para ter segurança em seu trabalho, atue em conjunto da Data Stone que oferece um ambiente completo com o que você precisa para enriquecer as suas listas e mantê-las bem estruturadas.
É importante lembrar que os dados de leads são obtidos através de formulários preenchidos no seu site. É um processo que os leads realizaram por vontade própria, em que você adquire as informações que precisa e pode usá-las para enviar newsletters, campanhas de e-mail marketing ou agendar reuniões para falar de produtos e serviços.
Ainda, para manter as informações dos seus clientes protegidas, é indispensável trabalhar regularmente com o enriquecimento de dados. É desta forma que você terá a garantia de que os conteúdos estão atualizados, que não existem erros e ninguém de fora acessou as listas desenvolvidas por sua equipe.
Utilize a plataforma da Data Stone para o enriquecimento de dados!
Para ter facilidade na organização de dados, atue com a plataforma da Data Stone que auxilia no processo de enriquecimento. Você não precisa realizar nenhuma tarefa manualmente, pois levaria muito tempo, geraria desgaste em toda a equipe e poderia sequer proporcionar os resultados esperados.
Todas as informações de clientes permanecem seguras e apenas você e o seu time poderão acessá-las sempre que for necessário. Inclusive, é possível selecionar quais pessoas podem verificar os dados para evitar múltiplos acessos e garantir que os colaboradores de sua confiança verifiquem as listas.
Com a plataforma, você realiza o enriquecimento de dados de maneira simples e efetiva, sem ter nenhum trabalho extra. Todas as informações desejadas são fornecidas em instantes, possibilitando também que você realize o download do arquivo e trabalhe em seu CRM. Através da Data Stone você tem mais segurança, obtém os resultados que precisa rapidamente e consegue se comunicar assertivamente com os melhores clientes do mercado.