Inteligência Artificial e Enriquecimento de Dados: A Dupla do Futuro
Nos últimos anos a evolução tecnológica que mais trouxe assombro e novas possibilidades para o mercado corporativo é a inteligência artificial. O que antes era reservado à ficção científica hoje pode ser acessada por qualquer profissional com certa facilidade e combinada com o enriquecimento de dados, a ferramenta promete ser um recurso indispensável para o futuro.
O uso destes dois elementos em conjunto pode garantir resultados impressionantes nas vendas e sobretudo no marketing. A inteligência artificial se beneficia quando é alimentada com informações e dados de qualidade, por isso é tão importante utilizar o enriquecimento de dados em conjunto com a tecnologia.
Como a Inteligência Artificial e o enriquecimento de dados contribuem para melhorar minha empresa?
A inteligência artificial contribui diretamente para a busca por novas informações, o que enriquece a base de dados. Esses dois elementos formam a base de funcionamento da tecnologia e por isso são relevantes para a forma como ela pode trabalhar e contribuir para o marketing na criação de soluções e realização de diagnósticos.
E, se você deseja que uma IA trabalhe para sua empresa, será necessário alimentá-la com essas informações. Os dados enriquecidos devem ser aqueles relacionados à sua área de atuação, necessidades, clientes e outros elementos importantes para seu negócio. Uma vez colocados à disposição da IA, a ferramenta irá analisá-los e passar a trabalhar em função da sua empresa.
Quais as vantagens de usar a Inteligência Artificial e o enriquecimento de dados?
A primeira e mais clara vantagem é que a inteligência artificial é uma ferramenta à disposição de todos os colaboradores de uma empresa. Além disso, se a IA é tão famosa e popular hoje, é porque oferece versatilidade de uso no mundo corporativo, ainda mais quando combinada com dados enriquecidos nos mais diversos setores.
Desde vendedores até profissionais do setor de RH, de compras e de marketing podem utilizar a ferramenta sem qualquer problema e ampliar as suas funções por meio do enriquecimento de dados. Veja abaixo mais sobre essas vantagens e entenda o quão profundo pode ser o uso da inteligência artificial no mundo corporativo.
Praticidade
A praticidade é um dos pontos mais relevantes sobre a inteligência artificial. Em certa medida ela pode realizar operações sem descanso, o que permite analisar uma alta quantidade de dados sem qualquer interrupção, por vários dias e horas e com relativa agilidade.
Além disso, aspectos como a automação somam-se à praticidade e por isso para quem precisa de uma ferramenta de atendimento, por exemplo, esta é uma ótima alternativa. Para processos criativos, criação de roteiros de abordagem e até mesmo treinamento, a inteligência artificial também cumpre seu papel.
Resultados mais rápidos
O auxílio promovido pelo recurso não deve ser desconsiderado e especialmente na leitura de dados e análise de relatórios ela se torna uma ferramenta que realiza processos mais rápidos. Para empresas que necessitam de alta demanda em análise e geração de relatórios, esta é uma ótima opção.
É possível combiná-la com o esforço de certos profissionais, o que certamente torna a ferramenta ainda mais otimizada. Assim o colaborador com a IA trabalha em conjunto e garante um serviço mais completo, com o cuidado humano e a velocidade de análise da máquina.
Reforço na segmentação
A segmentação de público é uma forma de conseguir atingir de maneira personalizada grupos de leads no mercado. Esses leads são identificados, suas características são destacadas e por fim agrupados em segmentos diferentes que podem ser prospectados e receber mensagens personalizadas em massa.
Com o enriquecimento de dados da Data Stone o uso da inteligência artificial na segmentação se torna ainda mais interessante, afinal, os dados enriquecidos fornecidos pela Data Stone oferecem as informações necessárias para que a máquina crie mensagens eficientes de abordagem e marketing:
- Disparo de mensagens personalizadas;
- Otimização da abordagem;
- Personalização de um roteiro de vendas;
- Treinamento com vendedores.
Além de oferecer dados qualificados para sua empresa, a Data Stone conta com um serviço de prospecção terceirizada que também pode ser combinado com IA. Vale a pena apostar nos dois serviços para manter o uso da inteligência artificial em dia dentro de sua empresa.
Possibilidade de automação
De todos seus usos, a IA é muito conhecida por automatizar processos de atendimento e até mesmo de marketing. Várias atividades podem ser colocadas a cargo da inteligência artificial que começa a praticá-las de maneira automática. E não só atividades internas de análise, mas até mesmo atendimento.
A ferramenta pode atender em diversos campos, desde um e-commerce, chat ao vivo e até integrado em plataformas como WhatsApp. E a máquina nem precisa substituir todo o atendimento, basta apenas estar associada a um pré-atendimento ou momentos específicos onde não há um colaborador disponível.
Otimização do desempenho da equipe
É possível treinar colaboradores com a IA, especialmente com comandos onde solicita que a máquina crie opções de diálogos que contestem as vendas de um produto. Este modo de treinamento pode ser intensificado e programado pelos profissionais, o que o torna muito mais especializado e personalizado para seu negócio.
Outro fator de otimização é que praticamente todo colaborador da empresa pode ter a ferramenta da IA como um auxílio especial. Vendedores, profissionais de marketing e até mesmo gestores podem usá-la em sua rotina e com isso aumentar o desempenho de sua equipe.
Suporte na tomada de decisões
Não podemos nos esquecer do suporte que a inteligência artificial pode conceder para a tomada de decisões da empresa. Por meio dos relatórios e diagnósticos, a IA gera os materiais necessários para realizar uma tomada de decisões consciente, além de oferecer soluções e orientações de maneira direta.
Tudo depende das necessidades da sua empresa e da forma de trabalho da equipe e do marketing. A orientação direta é mais interessante para profissionais que trabalham com serviços administrativos, enquanto a análise de relatórios e diagnósticos é para profissionais que vendem produtos.
Como usar a Inteligência Artificial e o enriquecimento de dados na minha empresa?
Os dados enriquecidos trabalham como um alimento da IA, o material com o qual ela trabalha e precisa para desempenhar suas funções, e é deste modo como eles devem ser utilizados pela empresa. Depois de unidos, a IA se torna uma das ferramentas mais versáteis e pode impactar todos os setores.
Qualquer negócio só tem a ganhar ao garantir que esses dois serviços estejam atrelados e assim combiná-los com os serviços, produtos e outros processos internos da empresa. É sem dúvidas uma forma eficiente de garantir um serviço mais otimizado e, consequentemente, vendas mais expressivas.
Como contar com a Data Stone para usar Inteligência Artificial e enriquecimento de dados?
O enriquecimento de dados da Data Stone oferece os melhores elementos para combinar com a inteligência artificial. São dados enriquecidos, escolhidos a dedo para enriquecer os processos de sua empresa, todos segmentados e orientados para seu nicho e a parcela do mercado atendida pelos seus serviços.
Estes dados vêm para revelar mais informações sobre clientes, mercado, nicho e muitos outros pontos importantes para que uma empresa possa vender bem. Aliado com outros serviços da Data Stone, como a prospecção e consulta, sua empresa tem ainda mais elementos para serem integrados na IA. Vale a pena conhecê-los e usá-los como ferramentas de sua empresa!
Se você deseja conseguir se diferenciar da concorrência, terá que se acostumar a utilizar a IA em seu dia a dia. Este será um serviço indispensável no futuro e mesmo hoje já oferece tantos benefícios e vantagens que já é muito relevante. Se prepare, invista em dados enriquecidos e use a ferramenta com muito mais desempenho.