Prospecção de clientes B2B: como ela afeta sua empresa e como contratar?

Prospecção de clientes B2B: como ela afeta sua empresa e como contratar?

A prospecção de clientes B2B é uma atividade fundamental para conseguir encontrar novos leads e aumentar a sua base de clientes. Prospectar é o ato de buscar no mercado os contatos B2B que oferecem as melhores oportunidades de vendas para uma empresa. Realizar a prospecção é a forma mais adequada de fazer com que sua empresa cresça. 

Embora seja um trabalho complexo, e por isso vale a pena contratá-lo com um bom prestador de serviço, ainda assim ele é essencial. Sem a prospecção uma empresa pode ter muitos problemas, o que pode significar a sua falta de rendimento no futuro. 

Além disso, é a prospecção que oferece a melhor base para que o time comercial do seu negócio possa trabalhar. É o caminho mais prático, rápido e ágil para conseguir vender com qualidade, sem cancelamentos e negociações difíceis. 

Como funciona a prospecção de clientes B2B?

O serviço de prospecção de clientes B2B é uma atividade onde os principais leads do mercado são identificados, catalogados e organizados. Esses contatos são selecionados conforme o perfil do cliente e sua aproximação conforme o público-alvo da empresa, e por isso esses leads B2B são tão valiosos. 

Como funciona a prospecção de clientes B2B?
Fonte/Reprodução: original.

Por meio da prospecção a empresa tem uma via segura e prática para entrar em contato com esses leads. Desta forma é possível negociar com muito mais facilidade e até mesmo agilidade, uma vez que os leads são qualificados, o que significa que conseguem passar pelo funil de vendas com muito mais desenvoltura. 

Como funciona a prospecção no funil de vendas

Chamamos de funil de vendas uma perspectiva sobre como funciona todo o processo de negociação em uma empresa. Na base do funil se encontra o mercado e é por meio da prospecção de clientes B2B que os potenciais clientes da empresa são escolhidos e levados para completar todo o funil até seu topo. 

Este processo complexo e extenuante é suavizado por meio da prospecção, que não só indica os leads e quais são, como também informa certos dados e informações sobre eles. Desta forma, toda a negociação, abordagem e criação de estratégias de vendas podem ser enriquecidas. Todo o funil é otimizado por meio da prospecção B2B.

O processo de qualificação

Um dos fatores que fazem da prospecção de clientes B2B tão especial é a qualificação. Qualificar leads significa encontrar entre os principais nomes do mercado aqueles que têm disponibilidade de fazer negócio com sua empresa. Este é um processo importante que gera muita eficiência nas negociações e diminui abordagens ineficientes. 

A qualificação torna cada um desses leads especiais e prontos para comprar. Desta forma, ao serem abordados cada um dos leads B2B entregues pela prospecção resultam em uma negociação tranquila, afinal, aqueles clientes que já foram qualificados não só se interessam pelo que a empresa tem a oferecer como tem plenas condições de fechar uma compra. 

Como a prospecção de clientes B2B pode afetar sua empresa?

Toda empresa que recebe o serviço de prospecção de clientes B2B é afetada com nomes qualificados para iniciar abordagens e realizar vendas, uma via fácil para vender. Esses contatos são altamente qualificados, com enorme probabilidade de gerar vendas, e por isso são uma das melhores soluções se sua empresa deseja crescer. 

Como a prospecção de clientes B2B pode afetar sua empresa?
Fonte/Reprodução: original.

Bons leads qualificados são o pavimento que a equipe comercial necessita para trabalhar. Através deles é mais prático fechar vendas, não só porque os vendedores têm os contatos de cada um desses leads, mas porque eles já estão prontos para comprar. 

Além disso, a prospecção permite uma perspectiva mais ampla sobre seu mercado, o que facilita técnicas de marketing, personalização e estudo de mercado. É um serviço com muitas vantagens e benefícios e que pode auxiliar sua empresa em vários setores. 

Quais os tipos de prospecção B2B?

Existem pelo menos dois tipos de prospecção: aquela realizada pela empresa ou contratada de maneira terceirizada. Ambas têm a mesma função, a de conseguir realizar a busca por novos leads no mercado, qualificá-los e entregar para a equipe de vendas um caminho seguro para iniciar suas abordagens. 

No entanto, cada uma delas oferece suas próprias características e é importante conhecer essas pequenas diferenças na hora de optar por aquela que será a prospecção de seu negócio. Vejamos melhor a seguir cada uma dessas diferenças. 

Prospecção realizada na empresa

A prospecção de clientes quando realizada pela empresa ocorre entre seus próprios colaboradores. Neste processo a empresa tem total controle, no entanto, também deve arcar com todos os seus custos. Desde o salário dos profissionais, como a contratação de softwares, ferramentas digitais e tecnologia para a analisar e organizar os dados. 

Além disso, a empresa também deve arcar com os riscos trabalhistas e inerentes ao próprio processo. Ao mesmo tempo que a empresa deve também investir em profissionais especialistas em leads, mercados e em uma equipe de SDR. 

Prospecção terceirizada

‌Na prospecção terceirizada uma empresa prestadora de serviços é contratada e conta com seus próprios especialistas, profissionais, ferramentas e recursos para realizar esse serviço. A terceirização é mais simples e prática e ainda garante que o serviço será muito bem executado com os especialistas no mercado. 

Pelo menos é deste modo que a Data Stone, especialista em prospecção de clientes B2B, trabalha. Na Data Stone você pode contratar o que há de melhor em serviço de prospecção terceirizada, que entrega ao seu negócio leads B2B qualificados, prontos para serem abordados. 

Se você deseja vender com mais tranquilidade, ofereça ao seu time de vendas a prospecção da Data Stone. Com este serviço o time de vendas terá a melhor chance de vender, negociar e fechar boas negociações com cada lead B2B. 

Por que é importante utilizar da prospecção de clientes B2B na sua empresa?

Sem a prospecção de clientes B2B, seu negócio corre o risco sério de se ver estagnado e sem perspectiva de crescimento, afinal, é a prospecção que mostra qual o melhor caminho para vender, quais os contatos B2B que devem ser priorizados e as melhores formas de criar estratégias de abordagem. 

Por que é importante utilizar da prospecção de clientes B2B na sua empresa?
Fonte/Reprodução: original.

Os benefícios que a prospecção traz, como uma perspectiva mais clara e objetiva para as vendas, também devem ser considerados. Dentre todos os benefícios, também é importante ressaltar aqueles ligados à prospecção terceirizada, que oferecem menos custos e mais garantias a qualquer negócio. 

Vantagens da prospecção

Há várias vantagens em optar pela prospecção de clientes B2B em sua empresa, como clientes qualificados e ótimas oportunidades de negociação. Essas vantagens são essenciais para que seu negócio tenha mais versatilidade em negociar, vender e criar campanhas de marketing. Entre todas as vantagens estão: 

  • Leads qualificados e que geram boas conversões;
  • Baixo custo, quando terceirizada;
  • Perspectiva ampla sobre seu nicho de mercado; 
  • Possibilidade de personalização de estratégias; 
  • Via prática para que a equipe de vendas consiga realizar seu trabalho. 

Essas características e vantagens da prospecção são essenciais para que seu negócio consiga sair na frente da concorrência. Independente de sua área de atuação, segmento e público, a prospecção de clientes B2B pode colocar a sua empresa no caminho do sucesso. 

Como contratar uma empresa de Prospecção de clientes? ‌

E para contratar uma prospecção de clientes B2B de muita qualidade, procure a Data Stone. Lá você terá os melhores profissionais da área, todos que atuam com recursos e ferramentas exclusivas e importantes, como softwares, aplicativos e demais itens necessários à prospecção. 

A Data Stone também realiza a qualificação e entrega os contatos dos clientes B2B todos já qualificados, com alta possibilidade de vendas. É o melhor suporte se sua empresa deseja abordar, vender e crescer com sustentabilidade, segurança e eficiência. 

Aprimore seu time de vendas com o apoio e serviço da prospecção B2B terceirizada da Data Stone. Com esses contatos seus vendedores terão muito menos trabalho e complicações para garantir resultados. O serviço da Data Stone é a solução definitiva para que sua empresa possa otimizar seus resultados, desempenho e gasto de tempo.