OKR: entenda como funciona e como pode ser importante!

OKR entenda como funciona e como pode ser importante!

Também conhecido como Objectives and Key Results, o OKR é uma metodologia de análise e gestão que acompanha o desempenho e performance de determinados processos ou até mesmo colaboradores. Com isso, seu objetivo é permitir que a empresa entenda de maneira mais clara certas atividades e consiga otimizar o desempenho de diferentes setores. 

Hoje, esta metodologia é muito popular entre empresas de tecnologia, especialmente no Vale do Silício, lar de gigantes como Amazon, Google, Twitter, SpaceX e Apple. Este método é bastante válido para criar uma rotina de alto desempenho, onde os resultados são procurados de maneira saudável e orgânica. 

O que é o OKR?

OKR é um conceito importante para criação de metas e objetivos, assim como de métricas chaves para conquistá-los. Os Objetivos e Resultados Chave, em sua tradução literal, são ótimos para apontar quais serão os passos da empresa e que tipos de análises serão eficientes para identificar e perseguir seus resultados. 

O que é o OKR
Fonte/Reprodução: original

Vale mencionar que o OKR não pode utilizar qualquer métrica ou resultado e sim apenas aqueles considerados “chave”. Isso significa que esses indicadores são aqueles considerados os mais importantes para entender a performance da empresa. 

Um resultado chave para o time de vendas, por exemplo, é a taxa de conversão de leads ou de sua geração. Já para o setor de produção é a otimização de matéria-prima, insumos e a redução de desperdício. Portanto, além da aplicação do OKR, é fundamental criar e definir quais serão os demais pontos de sua produção. 

Como funciona o OKR?

O OKR funciona por meio da definição de quais serão os objetivos da empresa, seja os gerais de toda companhia, ou de certas atividades, times, setores e profissionais. Após isso, são criadas métricas que irão identificar os resultados das atividades essenciais para alcançar esses objetivos. Veja um passo a passo de sua aplicação. 

Os objetivos

É necessário que a empresa diga quais são os objetivos desejados, de maneira clara e concisa. De preferência, esses objetivos devem ser debatidos previamente com os diferentes líderes e gestores, o mesmo se dá com as metas para outros setores menores da empresa. 

Quanto mais razoáveis e realistas forem esses objetivos e metas, melhor será para a empresa alcançá-los. Embora os objetivos possam ser individuais, é importante que todo o time esteja engajado em alcançá-los, afinal, existem as metas gerais para a empresa que podem ser resumidas em vender com mais qualidade e mais otimizada. 

Resultados

Aqui entram as métricas que serão utilizadas para analisar os objetivos e se o processo empreendido pela empresa está tendo utilidade. São essas métricas que trazem clareza sobre as atividades da empresa e permitem otimização, correções e até mesmo uma melhoria nas vendas e demais atividades da companhia. 

Como o OKR pode ser importante?

Utilizar OKR em uma empresa é extremamente importante, pois permite que a empresa entenda suas atividades, mensure seus resultados e persiga seus objetivos. Sem OKRs em seu dia a dia, a empresa não tem oportunidade de verificar seu real desempenho e nem ao menos tem ferramentas necessárias para acompanhá-los. 

E o mais interessante sobre os OKRs é que podem ser adaptados para diversos usos e setores diferentes. Como sua função possibilita a personalização, os OKRs podem identificar o desempenho de várias atividades. Veja abaixo alguns importantes para a empresa. 

OKRs primários

Esses objetivos são aqueles gerais da empresa, metas que a companhia busca como um todo. No geral, tem uma profunda relação em como a empresa cresce, vende e aumenta a sua base de clientes B2B. São considerados os objetivos mais importantes, por isso é preciso muita atenção ao definir quais OKRs serão utilizados. 

OKRs secundários

OKRs secundários são aqueles utilizados por líderes de secção, gestores de times e outros líderes. O papel do OKR secundário é servir de fundamento para os primários, eles cuidam de processos mais essenciais e sustentam a empresa em menores projetos. São igualmente importantes para os resultados da companhia. 

OKRs operacionais

Os objetivos operacionais são para profissionais e especialistas específicos, são os OKRs mais específicos para o desempenho de colaboradores. São úteis para especializações importantes para a empresa, especialmente de vendedores e colaboradores de marketing. Devem ser definidos pelos colaboradores e seus times. 

Uma ferramenta com o potencial de auxiliar os 3 tipos de OKRs é o Módulo B2B da Data Stone. Com lançamento previsto para abril, o serviço é uma inovação importante no mercado B2B, onde a plataforma permite identificar entre mais de 23 milhões de empresas os melhores leads para seu negócio. Busque a Data Stone para ter o auxílio necessário para o desempenho de sua empresa!

Principais vantagens de adotar o OKR

Existem várias vantagens em adotar o OKR, como uma otimização dos resultados e correções. O uso dessas métricas por meio de empresas, especialmente na área de tecnologia, é uma prova de como são ferramentas importantes na vida de uma empresa. Veja mais vantagens de adaptá-las em seu negócio logo abaixo:

Foco

Um dos grandes benefícios de utilizar o OKR em sua empresa é o foco nos resultados e objetivos. Ao definir quais são as metas da empresa, primárias e secundárias, é possível persegui-las e ainda utilizar as ferramentas para acompanhar seus resultados. O OKR também permite hierarquizar atividades e objetivos. 

Correção

É normal que uma empresa tenha dificuldade em atingir suas metas, como também para acompanhar seus resultados. Por meio da OKR é possível ter ótimas ferramentas para ficar de olho nas metas e seguir com a análise dos resultados em dia, importante para conseguir otimizar os processos e atividades da empresa. 

Aumenta o desempenho

O desempenho da empresa é enriquecido por meio de OKRs bem implementadas e construídas. Em primeiro lugar, os objetivos mais básicos da companhia são definidos, e a partir daí, métricas úteis consideradas chaves passam a acompanhar os resultados, o caminho perfeito para aumentar o desempenho. 

Prático

Embora seja uma metodologia versátil e útil, o OKR não é complexo e nem complicado de ser colocado em prática na empresa. Basta definir quais serão as metas e objetivos, e a partir daí criar as métricas e ferramentas necessárias para acompanhar os passos da companhia. 

Permite flexibilidade para a empresa

Uma das características da metodologia OKR é a flexibilidade e adaptabilidade. Como vimos, ela pode servir para acompanhar o desempenho de profissionais individuais, setores inteiros ou da própria empresa. Essa versatilidade é realmente impressionante para os resultados de sua empresa. 

Alinhar estrategicamente os times

Aplicado o OKR a empresa tem possibilidade de alinhar estrategicamente todos os times e até mesmo colaboradores. Sempre com uma hierarquia de processos, objetivos e métricas que serão utilizadas para acompanhar os resultados. É fundamental para grandes movimentos corporativos, novas vendas e lançamentos de campanhas. 

Compromisso individual

A aplicação do OKR individual para especialistas tornam os colaboradores mais conscientes de sua importância para a empresa, e também permite que eles mesmo possam observar seus resultados. Esse é um diferencial que pode facilitar a conexão da empresa com todos seus colaboradores. 

Auxilia os gestores

Os líderes de sua empresa são muito beneficiados pela aplicação do OKR. As métricas fornecidas pela metodologia torna a sua função mais fácil de identificar os resultados dos seus setores e colaboradores sob sua tutela. Sem dúvidas uma ferramenta muito útil para sua atividade. 

Qual diferença entre OKR é KPI?

Existem diferenças bem grandes entre o OKR e KPI, onde o primeiro define quais serão os objetivos e metas procurados pela empresa, e o segundo as métricas utilizadas. Ambos são importantes para que a companhia tenha um funcionamento adequado e permitem otimizações dos mais diversos tipos em diferentes setores. 

Qual diferença entre OKR é KPI
Fonte/Reprodução: original

Mas é fundamental que a empresa coloque ambas metodologias para funcionar em seu dia a dia. São complementares, e ter bons KPIs torna o uso de OKRs mais fácil de ser implementado e utilizado pelos profissionais e gestores da companhia.

E para otimizar sua empresa como um todo, tenha ferramentas adequadas para vender e prospectar no mercado. Especialmente na área de vendas, que é um grande OKR para o time comercial, conte com o Módulo B2B da Data Stone para tornar esse processo mais ágil. Essa ferramenta pode ser o diferencial que seu time precisa para obter mais performance!