Estratégias de Pricing: saiba quais são e como usar?
Importante para definir os preços de seus produtos ou serviços, as estratégias de pricing – também chamadas de estratégias de preços – são essenciais para qualquer empresa. Todo produto necessita de um preço que será pago pelo cliente B2B, e mesmo que haja elementos para defini-lo, no fim das contas, ele depende da arbitrariedade de sua empresa.
No entanto, o pricing se torna fundamental para dar um ‘’preço ideal’’ para cada serviço, uma vez que se for muito alto, seus leads não terão interesse em comprar seus produtos e serviços, e muito provavelmente irão buscar a concorrência com preços mais competitivos.
Se o preço também for muito baixo, sua empresa não terá lucro e não poderá se sustentar mesmo com vendas. Isso mostra como as estratégias de pricing são complexas e para otimizar as que serão utilizadas em sua empresa é preciso muito conhecimento.
O que é o pricing?
Pricing é uma palavra que em inglês significa preço, que é a quantidade monetária necessária para pagar, adquirir, alugar ou ter acesso a um produto, ou serviço da empresa. O preço é estabelecido ao adotar critérios como os custos para realizar o serviço ou criar o produto, o cenário da concorrência e o próprio custo para o cliente.
Para atingir o objetivo que é oferecer lucro à empresa, ele deve compreender em sua estrutura todos esses elementos, além do acréscimo que será o lucro da empresa. No entanto, as estratégias de pricing são bem mais complexas do que apenas dar um valor final ao produto.
Estabelecer os custos para a realização de um serviço demanda muitos outros fatores do que aparenta. Nele não estão inseridos apenas os gastos com matéria-prima, por exemplo, mas também da energia elétrica, salário dos colaboradores, impostos, tarifas, taxas e tudo o que uma empresa precisa pagar para atuar.
Qual o objetivo do pricing e qual a sua importância?
As estratégias de pricing tem como principal objetivo estabelecer os preços de seus serviços e torná-los mais acessíveis e interessantes aos leads, assim como também servir como chamariz para sua empresa, afinal, até mesmo estudos relatam que preços acessíveis criam oportunidades de vendas e são um dos aspectos mais analisados antes de um lead fechar uma compra.
Para se ter uma ideia do valor que estratégias de pricing tem, basta verificar como promoções e descontos fazem tanto sucesso. De fato, o preço é essencial para qualquer negociação e sem dúvidas serão debatidos por seus potenciais clientes B2B antes de fechar uma venda. Para criar essas estratégias, é necessário levar em conta:
- Custo: quais são os custos para que o produto possa ser criado, vendido e enviado até seus compradores B2B;
- Mercado: o quão disposto estão seus leads e prospects de comprar o produto com determinado preço;
- Competição: quais são os preços praticados por outras empresas que disputam seu nicho.
Por fim, o lucro desejado também é um fator determinante para estabelecer o preço do seu produto. No final, os objetivos de uma estratégia pricing são otimizados conforme esses detalhes são levados em conta na sua construção.
Quais as estratégias de pricing para usar na minha empresa e como usar?
Existem certas estratégias de pricing que são muito úteis para que uma empresa chegue até o preço ideal a ser apreciado pelos seus leads B2B, favorecer vendas e, ainda assim, manter o negócio nos eixos e com um bom lucro. Confira as principais estratégias abordadas dentro do pricing:
Preço de entrada
A expressão “de entrada” na indústria significa que um produto, ou o preço dele, é muito mais em conta, ou seja, eles são mais baixos que a concorrência ou pelo que se espera de um produto ou serviço do gênero. Certas estratégias de preços de entrada são ainda mais ousadas e lançam produtos com lucros baixos ou até inexistentes.
No caso, após o produto ganhar fama no mercado e a empresa investir em sua base de leads B2B, esse preço será aumentado de maneira natural e gradual. Também há a possibilidade da empresa atuar com preços de entrada durante toda sua produção, seja com diferentes linhas de serviços ou por meio de alto volume em vendas, algo comum no mercado B2B.
Valor de mercado
É possível criar estratégias de pricing baseadas no valor de um produto ou serviço. Existe uma diferença clara entre preço e valor, onde o primeiro é a quantidade monetária paga pelos clientes B2B por um produto ou serviço, como vimos no primeiro tópico a respeito de como funciona o preço.
Já o valor, é a percepção que o mercado tem sobre seus produtos e serviços. Sua empresa pode identificar se o mercado valoriza seus produtos e com isso criar estratégias de pricing que se aproveitem do conceito. Caso sua empresa seja de fato valorizada, é possível elevar o preço gradualmente e aumentar o ROI de sua produção.
Estudo do mercado B2B
Para conseguir criar estratégias de pricing com mais eficiência é necessário estudar o mercado com bastante atenção. Aqui, os dados B2B são muito úteis para adaptar, estruturar e personalizar cada vez mais as ações da equipe comercial. E, com o Módulo B2B da Data Stone, sua empresa pode ter:
- Mais de 23 milhões de empresas para prospectar;
- Dados de mais de 4 milhões de decisores;
- Mais de 6 milhões de redes sociais e websites de leads B2B;
- Mais de 20 milhões de contatos B2B;
- E mais de 1 milhão de contatos de WhatsApp corporativo.
Tudo isso com mais de 40 filtros para adaptar suas buscas que tornam a pesquisa ainda mais assertiva. Se sua empresa quer mais inovação e otimização, este Módulo B2B é uma excelente escolha. Opte pela Data Stone e tenha a chave necessária para conseguir melhorar as estratégias de sua empresa!
Estratégia de concorrência
A concorrência é importante para definir suas estratégias de pricing, afinal, os preços de sua empresa competem diretamente para conquistar e converter leads. Inclusive, o preço é algo constantemente analisado pelo público-alvo antes de fechar uma negociação. Estudar a concorrência é fundamental para conseguir otimizar suas vendas.
Estratégias de pricing baseadas na concorrência verificam qual a média de preço dos produtos e serviços do mercado e tentam tornar os preços de sua empresa mais baixos. Ou pelo menos criam soluções mais aprimoradas que tornam o custo benefício do público B2B maior ao fechar compras com seu negócio.
Price skimming
Uma das estratégias de pricing mais arriscadas, mas que podem ser ótimas para seu negócio é o price skimming. Esta estratégia utiliza propositalmente preços maiores para o lançamento dos seus produtos para atingir um segmento de mercado que não se importa tanto assim com o alto valor dos produtos.
Para que esta estratégia dê certo é necessário que esses produtos sejam de qualidade premium, ou pelo menos mais aprimorados que a maioria do mercado. Após uma parcela de clientes B2B ser conquistada, os preços passam a ser diminuídos para ampliar a base de leads B2B da empresa.
Quais as vantagens do pricing?
Existem diversas vantagens em optar pelas estratégias de pricing, como o aumento das vendas, possibilidade de aumentar os preços a longo prazo e ainda conquistar autoridade e renome no mercado. Se sua empresa deseja otimizar suas vendas e converter leads, vale a pena criar e otimizar suas estratégias de pricing.
E, para colocá-las em prática, lembre-se do Módulo B2B da Data Stone, a melhor maneira de conhecer novos leads B2B e descobrir quem são os principais decisores do mercado. Por meio dessas estratégias e da plataforma Módulo B2B, com lançamento previsto para abril, sua empresa pode se tornar uma protagonista em seu nicho de mercado e demais segmentos.
Obter dados B2B é essencial para qualquer empresa que deseja vender para outros negócios. Desta forma atingir um mercado mais estável com vendas com maior ticket médio e até mesmo mais recorrentes. Invista no Módulo B2B para conseguir criar estratégias de pricing que podem potencializar seus resultados!