Fidelização de clientes: o que é e por que é tão importante?
Investir na fidelização de clientes B2B é uma estratégia muito rentável para qualquer empresa. Independente do seu estilo de negócio, quanto mais eficiência tiver em fidelizar seu público, é possível que se tenha mais vendas e, consequentemente, a receita será previsível e o lucro, no geral, poderá ser maior.
Por sorte, há diversos modos de fidelizar clientes B2B desde a base do funil de vendas, especialmente quando sua empresa o conhece e conta com informações atualizadas sobre o público-alvo. Esses dados, captados de acordo com a LGPD, são fundamentais para uma boa fidelização e o que não faltam são oportunidades e estratégias para integrá-los nas atividades da empresa.
O que é e para que serve a Fidelização de clientes?
Por definição, a fidelização de clientes B2B é o ato de tornar quem já foi cliente interessado em realizar novamente a compra, mesmo depois de já ter adquirido uma vez os serviços com a empresa. Isso se dá, acima de tudo, por conta da qualidade do seu serviço ou produto, assim como a qualidade do atendimento.
Inclusive, destaca-se como função da fidelização de clientes manter um consumidor ativo na empresa. No entanto, ela também possui outras funções – especialmente no pós-venda. São elas:
- Ter mais consistência nas vendas;
- Aumentar o ROI;
- Previsibilidade nos lucros;
- Aumento da autoridade da marca e empresa;
- Marketing espontâneo;
- Realizar estratégias como cross-selling e up-selling;
- Criar um relacionamento com os clientes B2B;
- Conseguir engajar melhor campanhas;
- Vendas com menos riscos.
Todos esses objetivos fazem parte de uma empresa que conseguiu fidelizar seus clientes B2B, uma ótima otimização para as vendas e marketing. São todos objetivos que auxiliam a empresa ter mais resultado e consistência em suas atividades, vale a pena investir na fidelização para seu negócio.
Qual a importância de realizar a fidelização de clientes?
De certo modo, fidelizar é um exercício fundamental para o mercado B2B, onde as vendas são mais espaçadas, dependendo de clientes recorrentes e com ticket maior. Neste estilo de mercado há grandes benefícios, no entanto, ele é muito mais impactado pela variação e queda nas vendas.
Neste cenário, a fidelização se torna uma importante solução e previne a empresa de sofrer o baque das quedas em seu funil de vendas. Então, vale a pena investir na prospecção terceirizada, assim como também nas estratégias que fidelizam os clientes B2B e tornam os seus leads muito mais engajados.
Quais as vantagens da Fidelização de clientes?
Existem várias vantagens em conseguir fidelizar os clientes, como vendas mais recorrentes e oportunidade de ter um ROI maior. Essas vantagens tornam a fidelização tão importante para uma empresa, engajam seus leads e facilitam o crescimento dos negócios e seu relacionamento com todos seus clientes B2B.
Possibilidade de maiores vendas
Clientes B2B que já fizeram negócio com sua empresa têm muito mais motivos para adquirir novamente do que da última vez, afinal, já conhecem e aprovam seu estilo de negócio. Quando já apreciam o produto ou serviço que foi comprado, se sentem menos tímidos para fechar novamente um negócio e se tornam mais confiantes em fazer vendas maiores.
Previsibilidade
Previsibilidade e fidelização de clientes B2B andam juntas, seu caixa pode ser muito mais previsível se houver fidelização nas vendas. Então vale a pena investir nesse serviço e garantir que suas vendas sejam mais consistentes. Uma ótima vantagem que permite a empresa investir com mais segurança.
Mais facilidade nas negociações
As negociações com os decisores dos clientes B2B que já foram fidelizados é muito mais fácil. Uma vez que esses decisores já tem ideia de como funcionam seus serviços e produtos, logo estão muito mais abertos para fechar negócio, criam pouca resistência e tendem naturalmente à compra.
Vendas otimizadas
Outra excelente vantagem é a otimização das vendas. O pipeline de vendas é muito mais ágil e menos complexo quando os clientes B2B estão fidelizados, o mesmo acontece com a rapidez que os leads, neste caso antigos clientes B2B, passam pelo funil de vendas. Uma otimização que permite maior ROI, menos esforço e mais retorno para cada investimento.
Quais dicas usar para fidelização de clientes
Por sorte, existem várias dicas para fidelizar seus clientes B2B, como personalização no atendimento e a oferta de benefícios ao fazer negócio com sua empresa. Esses elementos, que parecem sutis e simples, podem ser muito eficientes em fidelizar e tornar as vendas muito mais recorrentes – veja algumas dicas abaixo:
Personalização
De todos os modos de fidelização de clientes B2B, a personalização é um dos mais interessantes e que gera bons resultados. Quando seu negócio personaliza as vendas, atendimento e outros e outros elementos da sua prestação de serviços, o cliente sabe que ali encontrará um diferencial que não existe em outros vendedores.
Personalizar o atendimento é o ato de sua empresa entregar exatamente o que o cliente B2B necessita e da maneira que precisa. Entretanto, para personalizar é necessário ter dados qualificados a respeito do mercado, algo que é possível conseguir com o Módulo B2B, uma ferramenta exclusiva da Data Stone.
Com o Módulo B2B, você tem acesso a mais de 20 milhões de empresas ativas no perfil, pode aplicar mais de 40 filtros e possibilita vendas muito mais personalizadas, e um conhecimento enorme sobre os decisores dos seus leads B2B. A ferramenta é ótima para marketing e para o time comercial, faça uso deste serviço incrível para fidelizar mais.
Benefícios
Oferecer benefícios é um modo muito comum para fidelizar no mercado. No caso do mercado B2B, esses benefícios podem ser descontos em compras mais volumosas, serviços especiais como suporte e em certas empresas é possível até aplicar um sistema de cashback.
Atendimento
Foque no atendimento de sua empresa, se você deseja a fidelização de clientes o atendimento deve ser ímpar. Sua empresa deve estar a serviço dos leads e clientes B2B sempre, oferecer também vários canais de atendimento para poderem entrar em contato, fazer vendas e tirar dúvidas por onde se sentirem mais confortáveis.
Também é importante oferecer suporte e pós-venda, como já comentamos, e estar disponível sempre que necessário. Uma empresa que se sente muito bem atendida tem muito mais motivos para retornar e realizar um novo negócio. Logo, vale a pena investir nesse serviço para todos seus clientes B2B.
Compreenda a buyer persona
Compreender a buyer persona é um passo necessário para conseguir vender com mais facilidade, inclusive para fidelizar os seus clientes B2B. A buyer persona é a compilação de características importantes dos seus leads e decisores, a forma como a empresa pensa, realiza suas compras e do que necessita.
Compreender esses aspectos torna qualquer venda mais fácil, já que seu negócio irá focar naquilo que realmente interessa a cada lead. É uma excelente maneira de otimizar suas estratégias para atingir com precisão seus resultados.
Use o marketing
O marketing deve andar de mãos dadas com o time de vendedor, explicitar e deixar os leads B2B interessados em comprar com sua empresa. Desta maneira é possível conseguir a fidelização de clientes B2B muito mais interessados em retornar para fazer negócio, mesmo após terem comprado com sua empresa.
Fique de olho nas métricas
Por fim, as métricas são importantes para conseguir fidelizar com maior otimização. Antes de iniciar uma estratégia de fidelização de clientes, entenda o quanto seu negócio já fideliza e onde pode melhorar para aumentar esses resultados. Use métricas para entender melhor o desempenho de suas equipes, produtos e serviços.
E não se esqueça de utilizar ótimas ferramentas como o Módulo B2B da Data Stone. A plataforma é excelente para fidelização de clientes B2B, para vender com mais desenvoltura, precisão, aumento de performance e com muito mais ROI. Opte pela Data Stone para trazer à sua empresa otimização nos resultados.