Vendas Outbound estão estagnadas? Encontre decisores
Vendas outbound são uma das formas mais tradicionais e eficientes de fazer com que uma empresa cresça. Buscar ter contato com o lead – que é o princípio básico do outbound –, permite que a empresa tenha mais controle sobre seu processo de vendas e agilize toda negociação.
No entanto, sem boas ferramentas e dados B2B, as vendas podem ficar estagnadas. Neste momento é necessário revisar as estratégias e ferramentas utilizadas pela empresa, pois com os dados corretos o time comercial finalmente terá oportunidade de focar na expansão do negócio e trabalhar com muito mais eficiência.
Como funcionam as vendas Outbound?
As vendas outbound funcionam de forma que os vendedores buscam seus leads de maneira ativa, realizam o primeiro contato e abordam de maneira clara cada um dos contatos. Este é o princípio de fundamento das vendas outbound – também chamadas de vendas ativas -, que não dependem que o lead procure seus serviços.
Sem dúvidas, a estratégia em Outbound é uma forma mais ágil de vender, pois a empresa não aguarda pelo primeiro contato, visto que já toma a dianteira na negociação. Também conta com o fator de personalização, pois quando a empresa assume as rédeas da venda ela pode realizar ofertas personalizadas, pensar na abordagem ideal, procurar o melhor canal para abordar e investir em comunicação.
Porém, para que este tipo de vendas seja eficiente é necessário que o time comercial e toda estratégia conte com bons dados B2B sobre seus prospects e leads. Somente por meio destas informações que a empresa tem possibilidade de vender com mais propriedade e avançar de fato neste mercado.
Como os Decisores podem te ajudar com as vendas Outbound?
É por meio da conquista do aval dos decisores que a venda acontece, a aceitação desses indivíduos é o que garante o sucesso da negociação. Quando uma empresa se empenha em realizar vendas outbound ela deve se preocupar principalmente com os decisores dos leads B2B que analisam a oferta.
Por isso é essencial entender mais sobre cada lead e o comportamento geral dos seus decisores. Dados aqui fazem total diferença, pois quanto mais informações os vendedores tiverem sobre os prospects e seus decisores, mais bem planejados serão seus argumentos e abordagem. Os dados B2B garantem:
- Entendimento sobre quem são os investidores;
- Quais são suas necessidades;
- A melhor maneira de iniciar uma comunicação;
- Como oferecer a solução para cada lead.
Ao contar com todas essas informações se torna mais fácil lidar com os decisores e conseguir convencê-los. Investir em dados é essencial para vendas outbound que sejam eficientes e que todo o esforço de criar uma abordagem planejada e personalizada valha a pena.
Vantagens do uso das Vendas Outbound
Algumas vantagens fazem parte das vendas outbound, como agilidade e a possibilidade de personalização. Esses elementos chamam a atenção desse método de vendas, que mesmo hoje ainda é o preferido da maior parte das empresas B2B. Entenda melhor sobre cada um deles abaixo e como são benefícios interessantes para seu negócio.
Personalização
O fator personalização pode estar presente em todas as vendas ativas, como a empresa toma a dianteira na negociação, antes da abordagem é possível personalizar inúmeros elementos. É uma forma de atender de maneira especial cada lead e garantir o interesse pela oferta. Entre os elementos passíveis de personalização, estão:
- Comunicação;
- Abordagem;
- Oferta;
- Contrato;
- Solução;
- Serviços e produtos.
Personalização é um elemento que promete ditar os rumos do futuro do mercado B2B e de vendas no geral. Por isso é essencial que uma empresa invista na conquista de bons dados B2B para vender de maneira personalizada, criar produtos, serviços e abordagens com base em um estudo real com informação de qualidade.
Não deixe de conferir o Módulo B2B da Data Stone, o lugar perfeito para você selecionar os dados B2B dos seus leads. São mais de 23 milhões de empresas, com 4 milhões de decisores para consultar. E para te ajudar a encontrar o seu público-alvo, você conta com mais de 40 filtros. É a solução para conseguir os melhores dados para suas vendas ativas!
Consolida a buyer persona
Ao investir em vendas ativas é mais fácil para a empresa consolidar as características presentes em sua buyer persona. Possíveis aspectos que antes eram ignorados sobre o público-alvo da empresa são identificados, o que é ótimo para compilar as características presentes na buyer persona.
Conhecer a buyer persona é entender melhor as principais características dos leads que compram de sua empresa. Este conhecimento é muito importante para as vendas ativas e além de fundamentá-las ele mesmo pode ser aprimorado quando essas vendas são realizadas.
Liberdade para vender
Com as vendas outbound a empresa tem muito mais liberdade para fazer negócios, não só no modelo de oferta, comunicação, abordagem e outros elementos fundamentais para a negociação, mas especialmente nos canais de comunicação que serão utilizados. Os principais são:
- Telefone;
- E-mail;
- Presencialmente;
- Plataformas digitais.
Há também muito mais liberdade na forma como a empresa realiza seu marketing e negocia com seus leads. Este método de vendas é o que oferece mais versatilidade para uma empresa e seu time comercial. Toda essa liberdade também permite que várias estratégias sejam iniciadas e realizadas ao mesmo tempo, além de garantir mais possibilidades.
Mais produtividade
Vendas outbound geram muito mais produtividade para o time comercial e outras equipes. Como essas vendas buscam os leads, criam novas estratégias e estimulam todas as áreas da empresa, elas têm o poder de fomentar a criatividade e produtividade de todos os setores.
Esta é uma excelente oportunidade para a inovação, especialmente com bons dados B2B em posse da empresa. Por meio desses dados e em função das vendas outbound, os diferentes times e equipes podem inovar a sua maneira de atuar no mercado, criar soluções, ofertas e abordagens distintas para cada lead.
Agilidade no ROI
O ROI, o retorno de investimentos, é muito mais rápido quando as vendas são ativas. Toda ferramenta contratada, recursos adquiridos e até mesmo o esforço dos especialistas na criação de novas soluções é rapidamente retornado à empresa com o fechamento de novas vendas com os leads abordados.
Para empresas que precisam de um rápido investimento e reforço em seu caixa, esta é possivelmente a melhor forma de vender. Com as vendas outbound a empresa consegue mais recursos com muita agilidade e logo já pode desfrutar do lucro obtido com a negociação com seus novos leads.
Previsibilidade
Quando as vendas ficam a cargo da empresa é mais fácil prever o lucro, possíveis gastos e até mesmo como ocorrerá o pipeline de vendas. Todos esses elementos ficam mais fáceis de serem calculados e seus resultados podem ser previstos com mais facilidade.
E, quanto mais experiência a empresa tiver com essas vendas e identificar o ROI de cada negociação, melhor será seu cálculo. Uma ótima forma de controlar o orçamento, planejar investimentos e conseguir manter as contas da empresa em dia.
Como a Data Stone pode te ajudar com as vendas Outbound?
Para conseguir realizar as vendas outbound é essencial ter bons dados B2B em mãos e a melhor forma de obter esses dados é com a Data Stone e sua plataforma Módulo B2B. Lá, milhões de empresas podem ter seus dados analisados segundo suas necessidades, o que inclui uma perspectiva ampla sobre os principais decisores do mercado.
Além de todas essas empresas, ainda é possível aplicar filtros avançados, mais de 40 para identificar os potenciais clientes B2B do mercado ideais para seu negócio. É um caminho seguro para as vendas, que potencializam a ação dos vendedores e de todo o time de marketing.
Com os dados B2B oferecidos pela Data Stone, a expansão de seu negócio e a retenção de clientes poderá ser uma realidade mais segura. Utilize o módulo B2B e veja como os dados são essenciais para vendas ativas, uma das melhores ferramentas para retirar sua empresa da estagnação.