KPI: o que é e como ela pode te ajudar?
O KPI, sigla para Key Performance Indicator e traduzido como Indicadores Chaves de Performance, são métricas excelentes para analisar o funcionamento e resultados de seu negócio, atividades, produção e equipes inteiras. Ficar de olho nesses indicadores de performance é fundamental para ter ideia do que funciona ou não em sua empresa.
Uma empresa deve ter consciência de como seus recursos estão sendo administrados e entender quais os resultados obtidos. Sem este conhecimento, a empresa pode gastar seus recursos em áreas que não oferecem retorno, o que atrapalha seu crescimento. É essencial compreender quais os melhores KPIs para aplicar em seu negócio para otimizar seus resultados.
O que é KPI?
Por definição, o KPI é uma das métricas mais importantes para entender o desempenho dos processos de sua empresa. Diferentes processos exigem distintos KPIs, e faz parte da aplicação desses indicadores entender o que é mais essencial para o negócio.
E, além disso, ele serve para identificar se determinado processo atende os objetivos pelo qual existe, foi planejado e aplicado. E, há diversos KPIs para aplicar na empresa, cada um adequado para determinada situação ou processo diferente, como por exemplo:
- Indicadores de vendas;
- Indicadores de marketing;
- Indicadores de desempenho individual;
- Indicadores de custos e gastos.
É de responsabilidade da empresa escolher quais serão os KPIs aplicados em seu negócio. Também é necessário entender quais os melhores e mais importantes para definir os resultados de seu negócio. Novamente, é válido mencionar que cada processo necessita de um KPI específico para analisar os resultados daquele processo segundo seus objetivos.
Métricas e KPI são a mesma coisa?
Para que uma métrica se torne um KPI é necessário que ela seja muito mais importante que outras. A métrica em questão deve ser uma peça essencial para entender o funcionamento de determinado objetivo e meta de uma empresa. Somente depois de realizada essa análise que ela pode se tornar um KPI.
Como o KPI pode te ajudar?
O KPI é possivelmente o melhor método para analisar os resultados de sua empresa, em especial os individuais, aqueles conquistados por processos isolados. Sem o uso de KPIs a empresa se torna cega a respeito das suas conquistas em atividades, funções e até mesmo processos mais básicos.
Quando percebemos a atividade de um KPI, vemos que o conceito pode auxiliar a empresa em praticamente todos os setores. Há diversos tipos de KPIs que podem ser adaptados para auxiliar a empresa a entender cada processo e com isso identificar possibilidades de melhora.
Por fim, também devemos citar a importância de um KPI para a venda e produtividade da empresa. Vendas dependem de métricas importantes para que a empresa possa ajustar a sua produção e otimizar os lucros. E, sem KPIs, é quase impossível identificar as possibilidades de melhora.
Quais são os KPI’s mais usados?
É comum que certos KPIs sejam aplicados de maneira frequente em empresas, como indicadores chaves de geração de leads ou marketing. Esses são alguns dos mais clássicos e que devem ser utilizados em seu negócio para ter uma perspectiva abrangente dos resultados. Vejamos quais os mais tradicionais.
KPI de geração de leads
O KPI de geração de leads analisa quantos leads sua empresa conseguiu gerar durante determinado tempo. Também é levado em conta quais as atividades utilizadas para conseguir bons leads B2B no mercado. Este é um indicador chave para que a empresa consiga entender como aumentar sua base de leads.
Ter bons leads é essencial para que os vendedores consigam aumentar as conversões e consequentemente as vendas de sua empresa. Por isso é essencial a aplicação desse indicador chave e a otimização da conquista e prospecção de leads.
E, para conseguir melhorar seu desempenho com leads utilize o Módulo B2B da Data Stone, uma ferramenta incrível que auxilia sua empresa a encontrar bons leads. Com lançamento previsto para Abril, será possível encontrar com o Módulo B2B os melhores leads do mercado com muito mais facilidade, agilidade e rapidez com mais de 23 milhões de empresas e 40 filtros para aplicar.
KPI de marketing
O marketing utiliza diversos KPIs diferentes no mercado e tudo depende da estratégia que receberá o foco da empresa. Por exemplo, o marketing digital geralmente se utiliza de métricas chaves que dizem respeito ao site da campanha. Este KPI analisa a forma como uma página abre, se é ágil ou não.
Esta métrica é tão importante que o próprio Google a leva em consideração na hora de ranquear seus sites. Entre outras ferramentas também há o KPI que analisa de onde veio cada lead, qual a taxa de rejeição do público com o site e o número de backlinks que levam até seu site.
Churn
Churn é um clássico KPI e o mais interessante é que ele pode ser aplicado a praticamente qualquer negócio. O churn visa identificar o quanto sua empresa acabou perdendo de clientes ou receita e com base em seus resultados novas estratégias são criadas para reduzir ou reverter a situação.
Esse KPI é muito importante e deve ser aplicado pelas empresas sempre que necessário para otimizar seus resultados. É especialmente útil em negócios que passaram por mudanças recentes e estudam a possibilidade de atingir novos mercados.
Vantagens de usar o KPI
O uso de bons KPIs na empresa garantem várias vantagens, como um acompanhamento dos resultados e melhorias em processos da empresa. De maneira geral, a empresa como um todo pode ser otimizada conforme são aplicadas as métricas na empresa. Veja algumas das vantagens abaixo de utilizar uma boa KPI.
Permite diversas melhorias
O objetivo de um KPI é permitir que a empresa tenha controle e consciência sobre seus resultados. Sua aplicação permite que a empresa consiga identificar possíveis prejuízos, desperdícios e pontos fracos em sua estrutura. Ao identificar esses gargalos é possível aplicar melhorias diversas e até mesmo corrigir erros.
Auxilia no gerenciamento inteligente de recursos
Aplicar um bom KPI na empresa permite que seus recursos sejam utilizados com muito mais inteligência, com foco no rendimento e desempenho dos diferentes setores, equipes e de processos como um todo. O uso do KPI informa onde é necessário direcionar os recursos da empresa para garantir bons resultados.
Aperfeiçoa a empresa
Empresas podem se aperfeiçoar com o uso de KPIs, tanto nos resultados da companhia quanto em pequenos processos. Ao utilizar bons KPIs é possível atingir cada vez mais uma excelente performance, especialmente com os recursos sendo aplicados onde são necessários, como já comentamos.
Auxilia a empresa a atingir suas metas
Quando uma empresa cria metas e objetivos, é importante que bons KPIs sejam levantados para analisar esses resultados. Ao aplicar esses KPIs a empresa tem uma perspectiva mais clara do que precisa e de como pode atingir seus objetivos com mais rapidez, agilidade e segurança. Esta é uma excelente vantagem em utilizar indicadores de performance.
Qual a importância do KPI?
O KPI tem uma importância ímpar em uma empresa e é um serviço obrigatório para qualquer negócio. Como comentamos, sem o uso de um bom KPI a empresa não tem os meios necessários para analisar seu desempenho, o que torna a sua rotina muito mais problemática.
Sem KPIs, uma empresa não sabe quais os resultados dos seus processos, serviços, etapas ou até dos objetivos gerais da companhia, ou seja, a empresa fica muito mais suscetível ao desperdício, prejuízo e até mesmo falhas. Tudo isso sem identificá-las, o que perpetua os erros.
Portanto, o KPI é essencial, torna a empresa consciente de seus resultados e permite melhorias, inclusive com suas vendas, o que somado a plataformas de prospecção, como o Módulo B2B, pode potencializar os resultados de seu negócio. Por isso, una essas duas estratégias e veja como conseguir mais clientes enquanto otimiza sua empresa!